• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os Valar podem morrer ??!!

Mas não se esqueça que Melkor era o mais poderoso entre os Ainur, e mesmo apesar de estar com o poder muito reduzido, ele pode sim voltar, ou através de seus artifícios, ou através de algum desíginio de Ilúvatar desconhecido de nós...
 
Ele não pode voltar porque seu espírito foi selado no vácuo. Ele só retornou da primeira vez porque os Valar acreditaram que ele tinha se arrependido e o soltaram.
A menos que os Valar façam a mesma burrada duas vezes ou que ele tenha adquirido ou recuperado os seus poderes no vácuo, o que também não deve ter acontecido já que a essencia que ele espalhou se tornou parte da essencia de Arda.
 
É que tipo, tem um amigo meu que tá querendo mestrar um RPG de Senhor dos Anéis. E a história se passaria na quarta era e Melkor teria voltado. Não dá então??
 
Etyel disse:
É que tipo, tem um amigo meu que tá querendo mestrar um RPG de Senhor dos Anéis. E a história se passaria na quarta era e Melkor teria voltado. Não dá então??

Em Rpg você pode criar a história que vc quiser. Não precisa seguir a risca a obra.
 
É que tipo, tem um amigo meu que tá querendo mestrar um RPG de Senhor dos Anéis. E a história se passaria na quarta era e Melkor teria voltado. Não dá então??

É, dentro do que o Tolkien escreveu, isso seria uma incoerência mesmo. Sauron teria sido a última "encarnação" do mal, enquanto "mito".

Fëaruin disse:
Não foi condenado por Eru; Melkor foi julgado e executado por Mandos, e seu espírito foi empurrado para fora dos limites de Eä pelos Valar, e é guardado por eles (e Eärendil, em Vingilot, que vigia a Porta da Noite).

Eru não teve nada com isso.

Eu acho que ficou mais complicado que isso, cara. Ainda não entendo 100% isso, parece que há duas idéias de Vazio. No Mitos Transformados tem aquele trecho:

We read that he was then thrust out into the Void. That should mean that he was put outside Time and Space, outside Eä altogether; but if that were so this would imply a direct intervention of Eru (with or without supplication of the Valar). It may however refer inaccurately* to the extrusion or flight of his spirit from Arda.

*Since the minds of Men (and even of the Elves) were inclined to confuse the 'Void', as a conception of the state of Not-being, outside Creation or Ëa, with the conception of vast spaces within Ëa, especially those conceived to lie all about the enisled 'Kingdom of Arda' (which we should probably call the Solar System).

Parece que como os Ainur estavam presos em Eä, eles só poderiam sair de lá com intervenção de Eru. Mas então por que havia guardas, ou como Melkor poderia voltar? Eu tenho que voltar a ler isso, acho que esqueci alguma coisa.
 
Eru não teve nada a ver com isso?? Pelo que me lembro houve consulta por parte dos Valar para decidir o que seria feito com Melkor.
 
Maglor, eu sei exatamente do que você tá falando, dessa parada de dois Vazios (a gente discutiu bastante isso lá na Ordem); olha só, tudo começa com a idéia de Melkor, ao ser posto no Vazio, seria esse "Vazio" fora de Arda com certeza, mas seria também fora de Eä?

A resposta que eu posso te dizer agora é: não sei.

Afinal, eu até entendo a dúvida: ao entrar em Eä, a força dos Valar ficaram contidas dentro de Eä, que é, na concepção mais tardia, a abrangência de tudo que existe.

Mas então, o que diabos os Valar teriam feito? Empurrado Melkor para fora de Eä tomando cuidado para não pisar no batente e perder seu próprio poder, ou será que existe algum outro Vazio que seja fora de Arda (o Reino de Manwë), mas ainda dentro de Eä?

Essa questão levanta o fato de que Melkor possa estar preso fora de Arda, apenas; ou seja, em algum lugar do espaço.

Eu particularmente gosto da idéia de Melkor estar fora de Eä; afinal, lá ele supostamente perderia sua força (se interpretarmos as palavras ditas no Silmarillion), já que ela estava contida dentro dos limites de Eä, e imagine como seria insuportável para ele isso; outrora maior dos Valar, agora pateticamente sem poder.

E a gente sabe pela própria leitura do Myths que não é possível acabar com Melkor sem acabar com a própria Arda (já que a essência do Vala Rebelde está impregnada na matéria de Arda). Assim, nesse caso, quem quiser crer na impotência praticamente total de Melkor, possivelmente vai gostar mais da idéia do Vazio em que Melkor foi jogado ser fora de Eä como um todo, e não somente fora de Arda.

Agora, as dúvidas surgem obviamente nas leituras do Silmarillion; afinal, quando o Christopher Tolkien editou o livro, ele sempre optou pelos escritos mais completos, não necessariamente os mais tardios; e aí gera o problema já que a própria concepção de Arda e Eä mudou no Tolkien no decorrer de seus escritos; antes, Arda e Eä eram a mesma coisa, só mais tarde (acho que só depois da publicação do SdA ou um pouco antes) que mudou para a idéia de Arda ser menor e estar contida dentro de Eä.
Então, se a gente observar com cuidado, vão surgir certas incongruências.

E outro problema surge na leitura do Myths: o próprio Tolkien fala que a retirada de Melkor de Eä (e portanto, sua saída do Tempo e Espaço), implicaria numa intervenção direta de Eru. Eis os trechos do Silmarillion e do Myths:

Tolkien disse:
Os Valar empurraram o próprio Morgoth pela Porta da Noite, para além das Muralhas do Mundo, para o Eterno Vazio.

Tolkien disse:
Aquilo deveria significar que ele foi posto fora do Tempo e Espaço, completamente fora de Eä; mas, se fosse assim, implicaria uma intervenção direta de Eru (com ou sem súplica dos Valar). Pode referir-se inacuradamente, porém, à retirada ou vôo de seu espírito de Arda.

Agora, vai de cada um preferir se Melkor foi posto fora de Arda, somente, ou fora de toda Eä; cada uma das circunstâncias implica em conseqüências; se ele foi posto fora somente de Arda, então ele efetivamente tem como "recuperar" seu poder; ainda que demore muito; ele ainda possui certa força. Se ele foi posto para fora de Eä, o que implica na sua retirada do Tempo e Espaço, temos que discutir daí se os Valar efetivamente têm poder para isso; tem gente que acha que sim, tem quem ache que não.

Como eu disse, é uma coisa que vai mais do gosto pessoal.


vinialoe6 disse:
Eru não teve nada a ver com isso?? Pelo que me lembro houve consulta por parte dos Valar para decidir o que seria feito com Melkor.

Não houve não.

Quanto ao caso de Melkor não. Defender Arda é problema dos Valar, não de Eru. O destino de Arda era de responsabilidade dos Poderes, dos Valar, e não de Eru.
 
Nossa, Fëaruin! Lendo esse seu post me surgiu uma dúvida que jamais tinha passado pela cabeça!
Para mim Ea e Arda eram a mesma coisa...
Veja se esse meu pensamento está correto: Arda seria a Terra e Ea, o Universo?
 
Etyel disse:
Nossa, Fëaruin! Lendo esse seu post me surgiu uma dúvida que jamais tinha passado pela cabeça!
Para mim Ea e Arda eram a mesma coisa...
Veja se esse meu pensamento está correto: Arda seria a Terra e Ea, o Universo?

Arda ERA a Terra, e Eä ERA o Universo. Eram dois nomes diferentes para duas coisas diferentes.
 
O 10º membro da Sociedade disse:
Etyel disse:
Nossa, Fëaruin! Lendo esse seu post me surgiu uma dúvida que jamais tinha passado pela cabeça!
Para mim Ea e Arda eram a mesma coisa...
Veja se esse meu pensamento está correto: Arda seria a Terra e Ea, o Universo?

Arda ERA a Terra, e Eä ERA o Universo. Eram dois nomes diferentes para duas coisas diferentes.

Sim, Arda é a Terra e Eä é o Universo.

Isso na versão tardia; na concepção mais antiga, porém, os dois eram a mesma coisa.
 
O 10º membro da Sociedade disse:
Etyel disse:
Nossa, Fëaruin! Lendo esse seu post me surgiu uma dúvida que jamais tinha passado pela cabeça!
Para mim Ea e Arda eram a mesma coisa...
Veja se esse meu pensamento está correto: Arda seria a Terra e Ea, o Universo?

Arda ERA a Terra, e Eä ERA o Universo. Eram dois nomes diferentes para duas coisas diferentes.

Pq tanta enfase no "era"... não é mais??
 
Fëaruin Alcarintur disse:
Eu não acho que assumir fánar "consumia" o poder dos Valar. Se fossem hröar tudo bem, faz sentido; além do grande desgaste no caso da perda do hröa em questão. Mas um fána? Né, acho que não; se for, é uma parcela tão ínfima do poder bruto que nem faz diferença. Faz mais parte de uma habilidade, eu creio, do que gasto de poder efetivo.

E para um Maiar, a troca constande de um fána faria grande direrença? Como Sauron trocou relativamente várias vezes, ele teve redução no seu poder?
 
Daí sim, provavelmente havia um "cansaço" maior do Ainu em questão, no caso do seu exemplo, Sauron; mas ainda nesse exemplo, vale lembrar que Sauron era notável por essa habilidade de mudança de forma; era um dos grandes talentos dele; então, mudar tanto em tão pouco tempo devia ser menos comum entre os Ainur do que se pode imaginar.
 
Nem assim; o Tolkien também discute isso (se não estou enganado, justamente no Myths); não seria possível acabar com a existência de alguém, seja esse alguém quem for, mesmo por Eru. Seria ferir as leis do livre-arbítrio diretamente.
 
Fëaruin Alcarintur disse:
Daí sim, provavelmente havia um "cansaço" maior do Ainu em questão, no caso do seu exemplo, Sauron; mas ainda nesse exemplo, vale lembrar que Sauron era notável por essa habilidade de mudança de forma; era um dos grandes talentos dele; então, mudar tanto em tão pouco tempo devia ser menos comum entre os Ainur do que se pode imaginar.

Fëa, mas parece que em algum canto está escrito que as 'recriações do corpo' consumiam bastante da "Vontade" do Ainu, a ponto de isso se tornar impossível depois de determinado consumo. Eu tenho quase certeza de que isso está numa carta.
Claro que um Vala sábio talvez tivesse poder e consciência para ficar a usar formas diferentes quando fosse exatamente útil e necessário, mas por exemplo, aqueles maiar orcs e até os balrogs. Depois de tempos e guerras e reconstruções de corpos eles estavam 'esgotados', enfraquecidos e sem capacidade para se refazerem. Pelo menos é o que eu imagino há um tempo, já.
 
Maglor disse:
Fëaruin Alcarintur disse:
Daí sim, provavelmente havia um "cansaço" maior do Ainu em questão, no caso do seu exemplo, Sauron; mas ainda nesse exemplo, vale lembrar que Sauron era notável por essa habilidade de mudança de forma; era um dos grandes talentos dele; então, mudar tanto em tão pouco tempo devia ser menos comum entre os Ainur do que se pode imaginar.

Fëa, mas parece que em algum canto está escrito que as 'recriações do corpo' consumiam bastante da "Vontade" do Ainu, a ponto de isso se tornar impossível depois de determinado consumo. Eu tenho quase certeza de que isso está numa carta.
Claro que um Vala sábio talvez tivesse poder e consciência para ficar a usar formas diferentes quando fosse exatamente útil e necessário, mas por exemplo, aqueles maiar orcs e até os balrogs. Depois de tempos e guerras e reconstruções de corpos eles estavam 'esgotados', enfraquecidos e sem capacidade para se refazerem. Pelo menos é o que eu imagino há um tempo, já.

É possível sim, Maglor; por isso mesmo que eu me centro no Sauron nesse sentido, ele era eminente nessa habilidade de assumir várias formas, logo, não devia ser uma coisa tão simples assim; do contrário, os Ainur em geral teriam essa mesma habilidade e Sauron não seria notável nesse sentido. Sim, provavelmente (e quase que certamente) essa constância de mudança de forma não era simples, não. E provavelmente exigia um desgaste do Ainu envolvido, mas um dos poréns é em comparar se esse desgaste seria irrecuperável; afinal, o gasto nem se compara ao uso que Melkor fez de sua essência quando a despejou pela matéria de Arda; são coisas bem diferentes.

Você citou os Maiar Orcs e os Balrogs; é uma coisa que a gente vê, que os Ainur voltados para o "mal" têm uma "queda" efetivamente maior no sentido de dispêndio de poder. Lendo o Myths inteiro, a gente vê que o Tolkien parece considerar que o próprio fato do Ainu assumir forma física já é, a grosso modo, uma espécie de pequena queda, já que, assumindo forma física, ele deseja interagir com Arda física, que não deixa de ser um almejo de controle.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo