• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os Valar estavam cientes da traição de Saruman?

Infelizmente nem todas as escolhas deles foram boas.

Mas eu acho que os Valar só tomaram consciência da traição de Saruman quando ela ocorreu. Ok, o Mandos poderia saber por prever o futuro, mas acho que os outros Valar não poderiam prever isso. Você não consegue ler o pensamento das coisas/pessoas que você cria:joinha:

Não acho que nenhum valar tenha criado Saruman.
 
Hum... me expressei errado.
Por favor leiam Você não consegue ler o pensamento das coisas/pessoas que você cria trocando o final por de seus representantes:razz:
 
Ler o futuro é uma das habilidades/dons de Mandos?? Ou ele é responsável por Mandos e seus mortos??

Para mim, Mandos é um Vala conhecedor da Música. Talvez esteja errado, coisa que não é incomum, mas não seria ele, Mandos, alguém que conseguiu prestar mais atenção na Música?
É assim que eu o entendo. E na ocasião da escolha dos Istari, não me lembro de Mandos estar na reunião Valar, precisarei rever essa parte...

:joinha:
 
Realmente eles não foram pressionados mas sim designados, tinham um objetivo, um foco. Entretanto, três deles se perderam, Allatar, Pallando e Saruman.
 
De todos os Istari somente Gandalf cumpriu a missão que lhe foi confiada, pois Radagast acabou dedicando-se aos animais e não trabalhou diretamente na luta contra Sauron.
 
pelo minha interpretação, apenas iluviatar sabe o que se passa na mente de todos em arda, nem mawe nem mandos nem nenhum dos valar tinham plena certeza da traição de Saruman até ele se declarar o de muitas cores.
 
eu acredito que Manwë no alto da Taniquetil controla as atitudes dos Istari , logo sabia da traição de Saruman.

mas ler pensamentos acho um exagero . Uma grande capacidade de percepção da natureza de todos os seres de Arda : com certeza .
 
Não acho que Manwë controlava ninguem... Ele podia ao menos observar. E ficar pensando(coisa que era comum aos Valar) e apenas isso. Acredito que acabou por imitar Eru, e ficar vendo o circo pegar fogo! Ler pensamentos?? DE onde tiraram isso?? Cadê aquela coisa do "Livre Arbítrio" que tanto se fala??
 
Mas nO Retorno do Rei é dito que veio um vento frio do oeste e o vulto se dissipou (vide penúltimo parágrafo do Expurgo do Condado). Não seria isso um sinal de que os Valar já tinham conhecimento da traição de Saruman e o condenavam por isso?
 
Aí, já é interferência dos Valar. Há uma parte em que se "indica" uma possível ação de Ulmo; surge água em Mordor, numa hora em que os hobbits estão quase no fim de suas forças. Alguém percebeu isso também ou teve essa mesma impressão?? Quanto a ler pensamento, ainda não encontrei nada!!:hxhx:
 
Essa da água eu não lembro, nem da leitura de mentes. Se bam que já li por aí alguma coisa sobre telepatia élfica........
 
Que coisa Mathan, nunca tinha pensado que essa água que surgiu pudesse ser uma intervenção de Ulmo. Parabéns pela perspicácia:clap:
 
Nossa essa visão da água como interferêcia de Ulmo é mesmo muito interessante e faz sentido. Será que O Professor deixou outras "mensagens subliminares" ? :lol:

Bom voltando ao tópico, eu acho que os Valar não são onicientes. Nem mesmo Mandos, pois não é possível que cada passao ou cada movimento futuro de alguém ele saiba. Acho que ele "selecionava" o que previa. Mas ler mente já é de mais. :lol: Porém os Valar são seres de grande sabedoria e vêm mais fundo que os nosso olhos já mais sonhariam em enxergar. Então eles poderiam até saber que Saruman era corruptível, mas como foi dito há questão do livre do arbítrio ( que eu acredito existir em Arda ).

Eu não acredito que ees controlem ninguém, mas sua influência e intervenções, para mim são quase óbvias. :mrgreen:
 
Os Valar sabiam da traição mais nunca interferiam.Radagast naum volta para o Oeste pq ele saiu da sua missão só gandalf volta pq só ele continua a missão
:lol:
 
Quanto a ler mentes, eu não creio que seja algo tão direto assim, mas O Silmarillion fala sobre os Valar saberem do rumo do mundo até onde Eru o julgou, então existe uma certa "parcela" do futuro de Arda que eles já conhecem.
Quanto a traição de Saruman não é difícil entende-la: Ele foi iludido assim como o próprio Sauron quando ainda era um maia. O poder do Anel era tamanho que distorceu suas crenças e o removeu do caminho de seu verdadeiro objetivo, além da inveja que sentia de Gandalf por ser o "preferido" dos elfos.
Quanto a água em Mordor, muito bem observado Mathan, nunca tinha pensado nisso, uma ajudinha de Ulmo ao portador do Anel, parabéns! ^^
 
Os Valar tinham mensageiros e seus proprios meios de saber como as coisas andavam no mundo todo, os poderes que possuiam ja lhes davam esse privilégio. Manwë, quando em compania de Varda podia ouvir qualquer som em qualquer lugar, da mesma forma, Varda quando estava com seu esposo podia ver todos os lugares e coisas a mostra de Arda. Ainda havia Ulmo, que coletava notícias das águas que vinham do continente.

Então é bem provável que eles ja soubessem das intenções de Saruman logo após seu primeiro deslize, pois o que ocorria com os Ístari era de grande interesse para os Valar, ja que estes eram seus agentes na Terra Média.
 
Manwë, quando em compania de Varda podia ouvir qualquer som em qualquer lugar, da mesma forma, Varda quando estava com seu esposo podia ver todos os lugares e coisas a mostra de Arda.

Na verdade Rogério, é o contrário, quando Varda estava acompanhada de Manwë conseguia ouvir tudo com clareza até as mais profundas forjas de Melkor, e quanto a Manwë, quando estava acompanhado de Varda, conseguia ver os mais distantes pontos de Arda.
Afinal, ele era o senhor dos ventos e ela a senhora das estrelas e do firmamento. ^^
 
Mas nO Retorno do Rei é dito que veio um vento frio do oeste e o vulto se dissipou (vide penúltimo parágrafo do Expurgo do Condado). Não seria isso um sinal de que os Valar já tinham conhecimento da traição de Saruman e o condenavam por isso?

Sim, nesse ponto os valar já sabiam sim pois saruman já tinha se revelado, a discurssão é se os valar sabiam que saruman iria trair sua missão e isso eu acho que não, senão não o enviariam para a terra média, eles não iam mandar um maiar sabendo que ao invés de ajudar ele iria atrapalhar.
 
se não me falha a memória, muitas das coisas que sucederiam Ou sucederam aos homens e elfos era de conhecimento dos valar, e estes não poderiam interferir, por pior que fosse a situação, simplesmente pq do caos surgiria a solução.
em termos beeeeeeeeem grossos...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo