1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Os Valar estavam cientes da traição de Saruman?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Lórien Leaf, 26 Mai 2008.

  1. Lórien Leaf

    Lórien Leaf Usuário

    Primeiramente, peço desculpas se este tópico é ridículo e/ou por falta de atenção com os livros...:roll:

    Mas gostaria de saber se por exemplo, os Valar estavam cientes da traição de Saruman bem antes dele aprisionar Gandalf em Isengard.

    Se Saruman e os outros magos foram enviados pelos poderosos das Terras Imortais, eles tinham poderes sobrenaturais para ler e interpretar as mentes dos magos?

    Os valar sabiam dos destino dos outros magos?

    Radagast tinha vida eterna? Ele poderia voltar para as Terras Imortais?

    Bom, é isso...
    :abraco:
     
  2. moriel

    moriel Banned

    Bem, acho que a resposta é sim para a maioria das perguntas (menos a de ler a mente).
    Mas os Valar não eram muito de interferir nos negócios dos outros.
     
  3. Fimbrethil

    Fimbrethil Esse chato é um

    Olha, Ayanna, Tolkien quase não menciona os Valar na Terceira Era, acho que eles interferiram muito pouco. É bem possível que eles soubessem da traição de Saruman, mas eu não me lembro de Tolkien comentar isso em nenhum lugar, quem já leu os HOMEs pode te responder melhor (eu ainda tô no terceiro).
    Radagast era imortal, assim como Gandalf e Saruman. Curioso, agora que você falou que eu lembrei que Tolkien não fala dele indo pro Oeste... vou ver se eu consigo desobrir algo.
     
  4. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    Quando Saruman chegou a T-M era um bom rapaz.
    Foi se corrompendo conforme foi estudando os anéis do poder.

    O Valar viam e sabiam de sua traição. MAs uma vez na T-M os Valar não iriam interferir no rumo que as coisas estavam levando.
     
  5. Shantideva

    Shantideva Adoro elfos ruivos!

    Eles ficaram cientes quando todos também ficaram. Aquela altura do campeonato, não tinham como fazer mais nada, mesmo se quisessem.
     
  6. Fimbrethil

    Fimbrethil Esse chato é um

    Radagast podia voltar para as Terras Imortais, mas eu acredito que ele não quis. Como diz um amigo meu, ele foi o primeiro hippie da história ahuahuahuahuahuahuahuahua
     
  7. Lórien Leaf

    Lórien Leaf Usuário

    Então Radagast ficou na Terra Média para sempre mesmo depois de todos os elfos e outros seres terem desaparecido da Terra Média? :think:

    E se caso ele quisesse voltar para Aman, os Valar o receberiam mesmo ele não tendo cumprido totalmente sua principal função que era combater Sauron juntamente com Gandalf? :think:
     
  8. Mírëloth

    Mírëloth Ex Eleri

    Bem, pelo menos o Mandos devia saber da traição de Saruman antes dele virar traidor. Afinal, o Mandos não "previa o futuro"? :roll:
     
  9. Shantideva

    Shantideva Adoro elfos ruivos!

    Mandos sabia, mas ele não dizia nada, pelo menos diretamente.
     
  10. Lórien Leaf

    Lórien Leaf Usuário

    Então eles tinham plenos poderes vamos dizer "espirituais" para ter conhecimento do que ocorria na Terra Média, mesmo eles não interferindo diretamente né!

    Eles interferiram enviando os magos para ajudar os povos livres a lutarem contra Sauron.
     
  11. Tuor

    Tuor Usuário

    Não só espirituais, mas de visão mesmo. Manwë enxergava longe, e com Varda sua visão se ampliava. Ele devia descer os olhos para a Terra-Média constantemente, vendo tudo o que acontecia.

    Com Sauron sendo o inimigo da Terra-Média, os Valar enviaram os Istari, com suas limitações, em corpos de homens idosos, para ajudarem os povos livres a derrotarem o Inimigo.

    É até estranho Mandos saber do que ia acontecer e não fazer nada, mas é por aí mesmo.
     
  12. Fëahin

    Fëahin Aurë entuluva !!!

    Como foi dito, quando Saruman foi mandado para a TM ele ainda era bom. Porém aos poucos ele foi se corronpendo. Provavelmente os Valar não souberam muito antes do resto das pessoas, mas se souberam não fizeram nada. Simplesmente pelo fato, de que como é dito no Silmarrillion, eles "cortaram conexoês" com o Leste. Porém eu acho que isso poderia entrar no campode provações para os Povos Livres enfrentare. Por exemplo´se Eru é tão bom, porque permitia e existêcia de Morgoth ou de Sauron ? Eu penso que é mais oumesnos por aí. :mrgreen:
     
  13. moriel

    moriel Banned

    Ah, o mandos em todas as épocas parecia ser o cara que fica só na dele, sabe de tudo e fica assistindo do camarote.
     
  14. Éomer

    Éomer Well-Known Member


    Ele realmente sabia de tudo, mas não era o senhor do destino para interferir.
     
  15. Sauron

    Sauron Dark Lord

    De fato os Valar sabiam da traição de Saruman, tanto que pós expurgo do condado seu espirito se eleva e volta sua atenção para o oeste, mas seu retorno é negado, acho que Radagast teria permissão para voltar às Terras Imortais, pois não desviou totalmente de sua função ao ajudar Gandalf a escapar de Orthanc, dos Azuis pouco se sabe, o único que de fato retornou ao oeste foi Gandalf.
     
  16. andreftm

    andreftm Usuário

    Na verdade, eu acredito que os Valar sabe de quae tudo, mas eles não se interferem talvez pelo fato de que os serves viventes têm suas escolhas e por essas escolhas elas tbm têm de pagar...
     
  17. Finwë Fëfalas

    Finwë Fëfalas Nas Echoriath...

    Olha eu acho que eles estavam quando Saruman começou com sua inveja e interesse pelo Um.

    Por Manwë ve tudo que acontece nos céus.

    Porém não podiam fazer nada.

    E acho que a chance que deram para Gandalf foi a falha deles enquanto a Saruman na Terra Média.
     
  18. Leura F

    Leura F Say tchubaruba!

    Acho que os valar não sabiam porque o Curuni (Saruman) foi se conrompendo com o tempo
     
  19. Húrin

    Húrin Amante da Calíope

    Para os Valar, todos os Istaris eram bons, tanto que mandaram seus representante/escolhidos entre os seus preferidos. Foram assim, devido a preferência dos Valar por seus serviços entre eles. Saruman/Curunir, começou a sentir ciumes/inveja de OLorin/Gandalf desde o momento em que Manwë o espera chegar de viajem e o indica para a missão. Acontece coisa parecida entre eles em Valfenda, sendo que os líderes elficos preferiam Gandalf para ser o chefe do Conselho...

    Quanto aos outros Istari, Radagast ficou pela TM, após ser usado por Saruman. Os outros Istari, Tolkien não define o que acontece com eles, mas dizem que se perderam em territórios sulistas...

    Quanto aos Valar e Saruman, eles não poderiam imaginar que Saruman/Curunir viria a se bandear para o lado escuro.

    E por falar nisso, Aulë é péssimo para escolher criados e amigos, não é mesmo??
     
  20. Fringway

    Fringway Andarilho do Norte (187)

    Infelizmente nem todas as escolhas deles foram boas.

    Mas eu acho que os Valar só tomaram consciência da traição de Saruman quando ela ocorreu. Ok, o Mandos poderia saber por prever o futuro, mas acho que os outros Valar não poderiam prever isso. Você não consegue ler o pensamento das coisas/pessoas que você cria:joinha:
     

Compartilhar