1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Os Valar e os Deuses gregos? É falha minha ou não?

Tópico em 'Influências, Seguidores e Recomendações' iniciado por Arringa Hrívë, 2 Set 2010.

  1. Arringa Hrívë

    Arringa Hrívë um papo e um bom chimarrão... Usuário Premium

    Não sei quantos Ainur, Illúvatar havia criado, e muito menos se há alguma mensão sobre este assunto ja no Forum, peço desculpas,mas procurei e não encontrei.

    Então,comecei recentemente a ler o Silmarillion, e logo de cara, no início do livro, pensando, me deparei com Eä, sendo magnificamnte feita, e logo Sete Ainur descem a Eä, para preparar o mundo aos filhos de Illúvatar.
    Mas então observando a ordem correta dos senhores (valar para os elfos) Ainur quando não em Eä, enfim...
    Observando a ordem de poder de cada um.

    Manwë,Ulmo,Aulë,Oromë,Mandos,lórien, e Tulkas.( os Sete Valar)
    Pensando com mus botões, pensei que Manwë senhor dos ventos,dos cérus e das colinas, talvez representasse Zeus, e Melkor como (Hades), senhor da escuridão e causador das tristezas e destruição da até então Eä, e Ulmo,senhor das águas, prefere a solidão, nunca para em um único lugar por muito tempo, como (poseidon).

    É minha visão e imaginação que falham ou essas semelhanças são reais?

    Então quer dizer que Tolkien é um livro de cultura diversificada em todos os ambitos do mundo?
    Por possuir mistos da Mitologia Nórdica e Mitologia Greaga e muitas mais fontes históriacas e fantasios?
     
  2. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Re: Os Valar e os Deuses gredos?É falha minha ou não?

    Mas Hades não causou nada de destruição no mundo. Nada comparado a Melkor.
     
  3. Arringa Hrívë

    Arringa Hrívë um papo e um bom chimarrão... Usuário Premium

    Sim, mas esse seria o diferencial, afinal não podia ficar igual, mas a Raiz, a Essêncial da idéia, não poderia se dizer que é?
     
  4. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Na verdade isso meio que um padrão em todas as mitologias. Sempre há um deus para cada poder da natureza. Tanto é que Vala quer dizer Poder. Os Valar eram os Poderes do Mundo, ou seja, a personificação dos grandes eventos naturais ou não: vento, água, fogo, morte, força, guerra etc.

    Mas Melkor nada tem em comparação com Hades. Hades, como deus dos mortos, seria melhor comparado com Mandos, porém com valores diferentes. Hades foi condenado a viver com os mortos no Mundo Subterrâneo. Já Mandos tinha amor pelas almas que vinham descansar em seus Palácios.

    Melkor chega mais perto do Demônio judáico-cristão do que de qualquer outro ser mitológico. Afinal ele é o Anjo Decaído, a mais poderosa criação de Deus e que se voltou contra seu criador, tal como Lúcifer.


    Sim! Uma mistura de vários mitos, formando uma nova história, extremamente original e com suas próprias riquesas!
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  5. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Acho que as semelhanças entre eles variam muito mais das funções que eles exerciam, mas não vão muito mais longe. Assim, Manwë=Zeus (rei dos "deuses"), Ulmo=Posêidon (associação com as águas), e por aí vai. Aliás, essas funções estão presentes em quase todas as mitologias antigas.

    E concordo com o Neithan: Hades está longe de poder ser comparado com Zeus. Hades era soturno sim, mas está longe de ser o mauzão que nos costumam passar. Em essência, não difere muito dos outros deuses. Pode, em certo sentido, ser comparado a Mandos, por causa da função de "deus dos mortos".

    Mas há grandes diferenças entre os Valar e os deuses do Olimpo: os habitantes do Olimpo tem um caráter muito mais "humano" que angelical. São mais propensos a picuinhas, vingancinhas, puladas de cerca, puxadas de tapete, facada nas costas... Isso fazem os Valar ser um grupo muito mais unido: os Valar discordavam entre si, mas não havia picuinhas nem ciúme.

    EDIT: Ops, postei junto com o Snaga.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  6. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Célio e eu postamos a mesma coisa, praticamente ao mesmo tempo! :lol:

    Mas o último parágrafo do Célio tem muita relevância, mais que as comparações entre funções. Os deuses gregos eram muito mais humanos, enquanto os Valar eram seres realmente superiores, desligados de cobiças materiais (com excessão de Melkor).
     
  7. Arringa Hrívë

    Arringa Hrívë um papo e um bom chimarrão... Usuário Premium

    :think:...Então Mandos se encaixaria melhor.
    Muito obrigada pelas respostas, sabe aquela pequena dúvida que surge e não para de levantar caraminholas na cabeça antes de ter certeza.Idéias a Mil.
     

Compartilhar