• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os Últimos Dias dos Romanov (Helen Rappaport)

Anica

Usuário
Lembrei da Izze assim que vi esse lançamento da Record:

A execução em julho de 1918 dos Romanov - a família do último czar da Rússia, Nicolau II - é cercada de mitos e histórias macabras. Especialista em história russa, Helen Rappaport teve acesso aos depoimentos de várias testemunhas-chave. Ela revela o papel de Lenin na execução e mostra também como os Romanov e seus carcereiros desenvolveram uma relação complexa.

Parece bem legal, especialmente para quem tem interesse nesse período histórico, né? Na Cultura diz que o lançamento é para 10 de dezembro >> http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=22353791&sid=71121041112926396064786132&k5=5F44702&uid=
 
Aaah, eu quero!

Acabei me interessando mesmo pela história dos Romanov depois de ler O Palácio de Inverno. Claro que o romance deixa tudo mais bonito, fantástico, mas queria saber bem mais sobre como eles eram de verdade. A história é realmente muito interessante e triste, se for considerar o relato que John Boyne fez deles.
 
Ah...eu tb quelo :P 2

Vish, fiquei doidinha quando vi esse tópico. Ainda não consegui pegar O Palácio de Inverno para ler, mas tá chegando a vez dele na fila. :)
 
Um dos maiores e mais misteriosos episódios do século XX ocorreu logo no seu início. Na madrugada de 16 para 17 de julho de 1918, em uma Rússia comandada pelos bolcheviques, a família imperial, há 16 meses presa depois da Revolução, foi terrivelmente assassinada. Os Romanov, descendentes de uma dinastia que comandou o país durante 300 anos, foram vítimas do ódio daqueles que sofreram durante o reinado de Nicolau II, o último czar. Encarcerados na cidade siberiana de Ecaterimburgo, eles passaram as suas últimas semanas de vida afogados em incerteza e esperança. O relato sobre a rotina da família na casa Ipatiev, sua prisão, está no livro Os Últimos Dias dos Romanov, da historiadora Helen Rappaport, que chegou ao Brasil no ano passado pela editora Record.

Uma extensa pesquisa realizada pela historiadora, que a levou até Ecaterimburgo para falar com estudiosos e visitar locais por onde os Romanov passaram, reúne relatos de personagens que antes não tiveram tanta voz nas pesquisas. Pessoas que de perto viram os últimos Romanov sofrerem com a falta de informações sobre o que aconteceria com eles no futuro, em uma cidade que, na maioria, apoiava o regime czarista, mas que nada podia fazer pelos seus sete integrantes. Nicolau, sua esposa Alexandra e seus cinco filhos Olga, Tatiana, Maria, Anastasia e o caçula Alexei, apesar de católicos ortodoxos fervorosos e solidários, não tinham a popularidade entre o povo que os reis devem inspirar. Nesse livro que reconta o assassinato da família, além de falar das condições em que eles viviam, Helen traça o perfil de cada Romanov e faz um panorama do que acontecia na Rússia de 1918.

CONTINUE A LER ESSE ARTIGO NO BLOG MEIA PALAVRA
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo