1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Os Trolls foi Tolkien que criou ou não?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Guga_theOld, 21 Nov 2007.

  1. Guga_theOld

    Guga_theOld Excluído a pedido

    Os Trolls foi Tolkien que criou ou não?
    A minha dúvida é essa, nunca soube.
    Alguém sabe?:think:
     
  2. A Arlequina

    A Arlequina Sumida e inconstante

    Hum...o mito dos trolls já existia, na mitologia nórdica.Ele deu a leitura dele,dentro do mundo que ele criou,assim como fez com os elfos e anões.Alguém mais interado do assunto por aqui pode te dar uma descrição melhor do que a minha,porque eu não conheço tanto a mitologia nórdica!
     
  3. Foxwulf

    Foxwulf Banned

    Não, não foi o Tolkien quem criou não. Os trolls fazem parte da cultura nórdica, assim como os anões(já ouvi piadinha sobre isso, estou falando dos caras barbudos com machados, não do pessoal com alteração genética XD) elfos e os orcs(que também são conhecidos como elfos das trevas).

    O que o Tolkien fez, foi dar a sua própria visão desses seres, criando as origens próprias para eles.

    Um exemplo do que ele fez. Vampiros, os vampiros pertencem são citados em várias culturas e lugares, do Egito à China. Mas, vários escritores inventam origens, organização da raça e etc.

    A mais popular, infelizmente, é a versão daquele jogo de RPG Vampiro: A máscara, não que o sistema seja ruim, mas, para quem leu as obras de Anne Rice, como eu, vê o quanto os vampiros foram idiotizados nesse RPG.

    Não estou lembrado, mas parece que em O Silmarillion Tolkien cita vampiros, entre os servos de Melkor. Mas, com certeza, esses vampiros deveria ser bestas, como os Balrogs.

    Embora, fosse bem legal ver uma elfa vampira :D
     
  4. Belfalas

    Belfalas Ele é legal

    Mas Orcs de Tolkien, não são os Orcs da grande maioria de contos e historias.
    Muitos orcs são brutamontes, verdes, e tem caninos enormes, e usam clavas como se fossem selvagens. E não negros, obscuros, gostam de comer carne humana, e tals.
     
  5. Tuor

    Tuor Usuário

    Eu já li algo sobre os Trolls da Mitologia Nórdica. Sobre eles, from Wikipedia [confiável?]:

    Os trolls são criaturas antropomórficas do folclore escandinavo. Poderiam ser tanto como gigantes horrendos - como ogros - ou como pequenas criaturas semelhantes a goblins. Viviam em cavernas ou grutas subterrâneas.

    Na literatura nórdica apareceram com várias formas, e uma das mais famosas teria orelhas e nariz enormes. Nesses contos também lhes foram atribuídas várias características, como a transformação em pedra destas criaturas quando expostas a luz solar.

    Depois disto os trolls foram adaptados a muitas outras culturas e obras, como nas obras de J.R.R. Tolkien e J.K. Rowling.
    Sim, há sim uma que aparece n'O Silmarillion: Thuringwethil é o nome dela. Foi morta, servindo de disfarce para Beren [ou Lúthien] para que pudessem atravessar Anfauglith e chegar a Angband.

    Ia ficar Transilvânia demais :think:
     
    Última edição: 21 Nov 2007
  6. A Arlequina

    A Arlequina Sumida e inconstante

    Mas aí é como falei eu e o Foxwolf.Ele deu a leitura dele p/ o mito.

    Mas sim,lembrei de uma história que ouvi quando era pequena,do troll debaixo da ponte.Era um troll em várias versões que eu li,mas eu lembro que em uma era um gigante quem ficava embaixo da ponte,mas não causava o mesmo efeito que um troll.
    Enfim...
    O troll morava debaixo da ponte.E três carneirinhos queriam passar por ela.O primeiro engambelou o troll dizendo que esperasse o próximo irmão,que era mais gordinho.E o mesmo disse o segundo_O terceiro a passar, o mais velho,derrubou o troll da ponte,e ele então morreu.
    Em todas as vezes,ele dizia a frase.Acho que é por causa dela que eu lembro do conto,e me assustava tanto.Minha mãe sabe meter medo!!!:yep:

    "FÁ FÉ FÍ FÓ FÚ!Sinto cheiro de carneiro!!!"
     
    Última edição: 21 Nov 2007
  7. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Vale lembrar que os vampiros de Tolkien era "morcegões", assim como os lobisomens eram "lobões". Na verdade eram espíritos malignos que tomaram forma de (ou "encarnaram em", não lembro direito) bestas.
     
  8. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    O certo seria dizer que o Professor resgatou e recriou alguns personagens que tinham uma estética muito folclórica ou infantis demais, no caso de elfos e anões. É isso, meu conhecimento em mitologia celta ou nórdica é pífio :dente:
     
  9. Lew Morias

    Lew Morias Luck is highly overrated

    Como muito bem disse a Arlequina, Tolkien deu a sua leitura aos trolls. Assim como fez com os orcs, elfos e outros seres existentes na Terra-Média. As raças que me recordo serem "criadas" por Tolkien são os Ents e os Hobbits. As outras presentes em sua mitologia, ele "apenas" absorveu de outras mitologias e as adaptou ao seu universo. E, convenhamos, ele fez isso muito bem.
     
  10. Hagia Sophia

    Hagia Sophia Usuário

    É verdade, os trolls já existiam antes de Tolkien. Porém tenho de corrigir algo, os ents também já existiam. Os Ents, conhecidos como os pastores das árvores, foram tomados da Mitologia Celta por um lado, e de outro pela Mitologia Germânica, estas que são "culturas irmãs", pois possuem muitas coisas em comum, como a veneração por árvores. Da mitologia céltica vemos no "Livro de Talyesin", a batalha das árvores, as árvores que andam. Mas na mitologia germânica as evidências são muito explícitas, onde vemos um grupo de espíritos das florestas, os Heldrufolk, que tem a frente como de homens, mas são como árvores ocas, vistos de costas. Uma variedade especial, Elle da Dinamarca, eram conhecidas por guardarem as árvores antigas. Assim como são vistos os Ents, ou seja, guardadores, ou pastores das árvores antigas conhecidas por Fangorn, que é também o nome da floresta onde estão na Terra Média. As Entesposas de Tolkien são inspiradas nas wood wives (“esposas de árvores”), personagens do folclore Alemão, e correspondentes aos Heldrufolk.
     
  11. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    E lembrem-se que os Trolls de Tolkien eram sim monstros burros. Só Sauron, que depois, deu um "upgrade" neles.
     
  12. Foxwulf

    Foxwulf Banned

    Uma prova disso, é a diferença entre os trolls de O Hobbit, para os trolls de O Senhor dos aneis.

    Pegunta! Em algum momento do livro é dito que o Sauron manipulou os trolls com magia, para que não se tornasse pedras quando tocados pela luz do sol?

    Só como curiosidade, os elfos na cultura nórdica são apresentados como crianças loiras, cujo corpo emana luz e vivem eternamente nessa forma.

    Acho que foi ai que tiraram a inspiração para fazerem os Kokiris de A Lenda de Zelda.

    O lance dos Ents, talvez eles não tivessem esses nomes, mas já existiam seres assim citados em outras mitologias.
     
  13. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Tem sim, mas não lembro aonde.
     
  14. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Quase certeza de que isso fica nos Apêndices do SdA.

    Sobre os Ents, pode ser pura ignorância minha, mas....lembro-me do Jogo "Age of Mithology" onde os nórdicos tinham um poder que dava "vida" às árvores. Eu não lembro do texto sobre eles, mas...sempre me lembraram Ents..ou Huorns...
     
  15. Kainof

    Kainof Sr. Raposo

    :lol:
    Na história que eu conheço, era uma bruxa.

    A variedade de descrições é enorme. Existiam sim esses elfos luminosos, e eles também viravam pedra ao raiar do sol.
     
  16. Grahan

    Grahan Sim, eu me divérto

    Como não conheço a mitologia nórdica, direi pelo meu eu pessoal (que redeundante!)

    Antes mesmo de conhecer Tolkien, eu já ouvia falar de trolls, elfos e anões, mas não da forma com que ele descrevia. Minha vida pós-Tolkien ficou meio do tipo... a gente não consegue se lembrar como a gente via as letras antes de saber ler... da mesma forma: não me lembro como eu imaginava esses seres antes de Tolkien. Não sei se vocês me entenderam. Tudo isso só pra afirmar que, assim como eu, acredito que muitas pessoas, antes mesmo de ouvirem falar de Tolkien, já tinham ouvido falar de trolls, etc...
     

Compartilhar