• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os Segredos dos Pântanos Mortos

"Caiu pesadamente sobre as mãos, que afundaram muito num lodo pegajoso, de modo que seu rosto ficou próximo à superfície do pântano escuro. Ouviu-se um chiado fraco, um cheiro fético subiu, as luzes piscaram, dançaram e se contorceram. Por um momento a água embaixo dele ficou semelhante a uma janela, coberta por um  vidro encardido, através do qual ele espiou. Arrancando as mãos do brejo, ele deu um salto para trás e gritou. - Há coisas mortas, rostos mortos na água." (O Senhor dos Anéis – A Passagem dos Pântanos)
<HR>
spacer.gif
 
<P class=CorpoTexto>
<TABLE align=left border=0>
<TBODY>
<TR>
<TD> </TD></TR></TBODY></TABLE></P>
<P class=CorpoTexto>Para filmar as seqüências dos Pântanos Mortos, Peter Jackson precisava de um lugar vasto, agourento e misterioso, de onde fosse impossível escapar. Inicialmente, Peter e Andrew Leslie ( diretor de fotografia) consideraram usar os pântanos de Kepler Mire, na região de Te Anau (Ilha Sul da Nova Zelândia). Chegaram inclusive a pedir autorização ao Departamento de Conservação da Nova Zelândia para levar uma equipe e três atores até lá. Porém, depois que ouviram dos fazendeiros que rebanhos inteiros desapareceram naquela região, eles acharam mais prudente construir o seu próprio pântano. </P>
<HR>



</P>


“Nós descobrimos que era incrivelmente difícil transitar à pé naqueles pântanos, e um passo na direção errada resultava em afundar até a cintura.”  Recorda Leslie.
<HR>
spacer.gif
 
<P class=CorpoTexto>
<TABLE align=left border=0>
<TBODY>
<TR>
<TD> </TD></TR></TBODY></TABLE></P>
<P class=CorpoTexto>As imagens dos pântanos verdadeiros foram utilizadas apenas para as tomadas aéreas e todo o resto foi filmado em três sets ( um coberto e dois ao ar livre). O maior set ao ar livre foi construído em um estacionamento de milhares de metros quadrados inundado e habilidosamente transformado pelo departamento de arte usando terra, lodo e vegetação trazida dos pântanos verdadeiros.
<HR>



</P>


</P>
<P class=CorpoTexto>
<TABLE align=right border=0>
<TBODY>
<TR>
<TD> </TD></TR></TBODY></TABLE>A maioria das seqüências foi filmada no cenário externo, maior. O outro set externo, menor, foi criado no estacionamento do próprio estúdio, para que o pessoal da WETA pudesse trabalhar melhor. As tomadas noturnas e ao amanhecer foram gravadas no cenário coberto, para que a equipe e atores não tivessem que se expor às temperaturas congelantes da noite.
<HR>



</P>


Mesmo  dentro do set , nos dias mais quentes, filmar as cenas dos pântanos  foi uma tarefa congelante para todos os envolvidos, especialmente para os atores.
<HR>

<P class=CorpoTexto>
<TABLE align=left border=0>
<TBODY>
<TR>
<TD> </TD></TR></TBODY></TABLE></P>
<P class=CorpoTexto>Lesnie explica: “ As roupas deles iam ficando encharcadas conforme o dia progredia. Elijah, Sean e Andy são atores maravilhosos que nunca reclamavam, mas era um ambiente frágil e perigoso para se trabalhar.” </P>
<HR>



</P>
<P class=CorpoTexto>
spacer.gif
 Filmar Frodo caindo e as cenas seguintes exigiu que Elijah ficasse ensopado, e Sean e Andy molhados por horas a fio”. O antídoto? “ Muita sopa quente”, lembra Lesnie, com um sorriso.
<HR>

<P align=right></P>
<P class=CorpoTexto dir=ltr style="MARGIN-RIGHT: 0px">
spacer.gif
 Os espectros que povoavam os pântanos foram criados pela equipe de Lesnie e pelo pessoal de Richard Taylor (da WETA Workshop). Eles usaram bonecos, e em alguns casos, pessoas de verdade para fazer os corpos.  Para dar opacificidade à água dos pântanos, foram usadas redes, sombras e máquinas de fumaça. </P>
<P class=CorpoTexto dir=ltr style="MARGIN-RIGHT: 0px">
<HR>



</P>


</P>


"Jazem em todas as poças, rostos pálidos, nas profundas águas escuras. Eu os vi: rostos repugnantes e maus, e rostos nobres  etristes. Muitos rostos altivos e belos, e ervas em seus cabelos prateados. Mas todos nojentos, podres, todos mortos." (Frodo - A Passagem dos Pântanos)
<HR>



</P>
<P class=CorpoTexto>
spacer.gif

<TABLE align=left border=0>
<TBODY>
<TR>
<TD> </TD></TR></TBODY></TABLE>
"Todos mortos, todos podres. Elfos e homens e orcs. Os Pântanos Mortos. Houve uma grande batalha há muito tempo, sim, assim lhe disseram quando Sméagol era jovem, quando eu era jovem antes do Precioso chegar. Foi uma grande batalha. Homens altos com grandes espadas, e elfos terríveis, e orcses gritando. Lutaram sobre a planície por dias e meses diante dos Portões Negros. Mas os pântanos cresceram desde então, engoliram os túmulos, sempre se espalhando, se espalhando." (Gollum – A Passagem dos Pântanos)
<HR>




</P>
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo