• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os sábios

Nossa, é estranho var a decadência do Melkor, começou como o mais poderoso dos Valar e acabou como "sinistro inimigo do mundo", o cara ainda acaba todo aleijado... :lol:

Mas na questão dos sábios eu acho que ele se referia aos Istari, visto que os participantes do Conselho Branco são conhecidos por essa alcunha. Dos Istari Gandalf era com certeza o mais sábio, mas não o mais majestoso. Círdan percebeu isso quando viu-os desembarcar. Está no capítulo - Dos Istari - no CI
 
Pois ele se apresentava na forma de um velho recurvado sob o peso de muitos anos, sua expressão era profunda e ele se vestia em "trapos" ( não literalmente né)

Já Saruman usava tecidos finos, tinha uma postura altiva e era todo arrumadinho, existe inclusive uma passagem no CI que fala sobre isso sob o ponto de vista de Círdan
 
Pois ele se apresentava na forma de um velho recurvado sob o peso de muitos anos, sua expressão era profunda e ele se vestia em "trapos" ( não literalmente né)
mas o gandalf cinza era assim, o branco era como saruman
 
Mas ainda assim ele ocultava seu esplendor, o q eu quis dizer é que ele era humilde Felagund...
 
É tipo isso q eu queria dizer, ele era majestoso no sentido de "exibido" o Gandalf era o mais reservado, e o que tinha a mais profunda sabedoria e entendimento..
 
-Felagund- disse:
Pois ele se apresentava na forma de um velho recurvado sob o peso de muitos anos, sua expressão era profunda e ele se vestia em "trapos" ( não literalmente né)
mas o gandalf cinza era assim, o branco era como saruman

Como saruman deveria ter sido, ou o era no começo.
 
Não acho que Saruman era presunçoso e orgulhoso desde Valinor. Na verdade, eu acho que ele só ficou depois que se aprofundou demais nos assuntos do anel: pelo fato de a idéia de ser o mais poderoso começou a destruir, e destruiu, seu caráter.
 
Mas ele desde cedo já tinha alta cobiça, pois é dito no CI que ele ficou extremamente desconfortável com o anel Narya ser ofertado a Gandalf ao invés dele, que foi intitulado Chefe do Conselho Branco.
 
Mão acho que não, Curumo foi um dos maiar mais sábios de Aman e não acredito que fosse tão ganancioso antes, talvez tivesse sede de saber e de conhecer, mas não de poder. Quando ele encarnou em um hröa e logo que veio para TM começou a sofrer com o elemento morgoth, assim veio a inveja que tinha de gandalf, mas sede de poder e a corrupção total de Saruman veio quando ele desejou o Lugar de Sauron.
 
-Felagund- disse:
Mas saruman foi eleito o lider ñ em aman mas na TM no conselho branco
Eu disse que foi? 8-)
Mas de certa forma ele mesmo em Aman fora o primeiro a ser escolhido, o que o torna o mais "indicado" como líver mesmo perante os Valar.
 
Sr. Cachopardo disse:
Felagund disse:
ele é mais sabio q Sauron?

Sim. Gandalf é mais sábio que Sauron. Só para citar um caso de superação de inteligências:

No final da Guerra do Anel, Gandalf na companhia de Aragorn e os outros cavaleiros, foram na frente do Portão Negro convocar Sauron para a "batalha", sendo assim, tentando enganar o Senhor da Terra das Sombras. Pois Sauron imaginou que o Anel estava com Pippin, que por sua vez olhou pelo palantirí. Isso é, Sauron não sabia de Frodo e o Anel, aí a sua concentração no Portão Negro o fez não prestar atenção em Orodruin.

Sendo assim, Sauron caiu na armadilha bolada por Gandalf.

Bom, na realidade, isso não comprova muita coisa, pois foi mais uma diferença em termos de mentalidade. Acontece que a estratégia de Gandalf foi brilhante, sim. Mas às vezes acho que as pessoas têm pouca noção à cerca de certas coisas: era uma estratégia estremamente frágil. Muita coisa podia correr mal. Eles tinham muitas poucas hipóteses de sucesso, menos de 50%. Acontece que aconteceu o impensável, e no fim estes "jogo" de Gandalf e Sauron acabou por dar uma volta inesperada e uma vitória para o feiticeiro. No entanto, muitas vezes eles podiam ter falhado. Desde cedo os Espectros do Anel poderiam ter encontrado Frodo e o Anel: bastaria um espirro na altura errada, um pau pisado quando não devia; em Mória tudo podia ter sido deitado a perder; em Amon Hen tudo poderia ter sido de uma maneira surpreendentemente fácil ser mudade; a Batalha de Helm's Deep podia ter sido facilmente perdida, e o Herdeiro de Elendil morto, o que seria desastroso para os planos de Gandalf; nos Campos de Pelennor também a sorte poderia não ter aparecido; até ao último momento tudo poderia ter corrido de maneira diferente - não fosse um descuido momentaneo de Gollum.

Aliás, todos os acontecimentos na Terra-Média foram uma sucessam de acontecimentos, de simples casualidades, de ocorrências momentaneas e inesperadas: a mais leve mudança alteraria o rumo de tudo.

Bom, mas continuando, o plano de Sauron era muito mais sólido. As suas estratégias, mais fáceis e claras. As hipóteses de vitória foram sempre maiores para ele. O que sucedeu foi que no fim, contra todas as espectativas, a rede tecida por Gandalf envolveu inesperadamente Sauron, e este foi drásticamente derrotado.

Mas no entanto, que Olórin era mais sábio que Sauron, disso não podemos ter dúvida; aliás, mesmo astuto, Sauron cometeu muitos erros, principalmente durante a 2ª Era, que acho que Gandalf evitaria.
 
Fingolfin disse:
Humm... acho q é dito no Valaquenta que Gandalf era o mais sábio do seu povo.

O Silmarillion - Valaquenta: Dos Maiar disse:
O mais sábio dos Maiar era Olórin. Também habitou em Lórien, mas a sua disposição levou-o muitas vezes à casa de Nienna e com ela aprendeu a compaixão e a paciência.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo