• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os professores não deveriam censurar menos os livros?

Ah... mas o problema quando a gente deixa "leitura livre" é o seguinte: o aluno vai ler somente aquele que gosta, mas a professora precisará ler 30 a 40 livros para avaliar se o aluno tem boa interpretação de texto, etc.. :dente:

Mas também pode ser apenas que ela estivesse preocupada. Tipo, pega um enorme e pára no meio, ou enfrenta hostilidade do resto dos colegas.

De qualquer jeito, o Sheldon morreu hehehe...

Quanto ao livrinho de 128 pgs, eu parei na metade... Tinha que levar pra casa e ler; e eu gostava de terminar rápido... Só passei a gostar da leitura a partir da coleção Vaga Lume :mrgreen: (Não enfrentei hostilidade dos colegas).

Mas fazem mais ou menos um ano e meio que acabaram as opções da literatura porca e eu comecei a ler Jorge Amado e outros de escalão mais alto. Poderia ter começado antes...
 
Estou em um dilema. Eu acho que certos livros podem causar más interpretações, por vários motivos, por ser muito longo para uma crianças,... Mas também pode levar a amar literatura, se você gostar do livro. Então, pode causar tanto bem quanto mal. Não faço idéia qual deles é mais freqüente. É isso aí, não tenho uma opinião fixa.
 
Sorte sua, mas nem todos têm um destino tão feliz. Mas sério, nem das garotas, de ninguém?




Concordo. sempre sofri no colégio. De toda a turma. Por tirar notas boa, sentar na frente da classe (isso mudou:lol: ) e esse tipo de coisa. É muita sorte não ter sofrido com isso:cool:
 
o que acontece aqui em minah cidade é diferente os professores pra começo de conversa mal incentivams os alunos. :/
Mas quando isso acontece pedem pra que eles vao a biblioteca municipal que e muito boa e tem otimos livros...
mas a bibliotecaria e meio chata ela julgas as pessoas pela cara dizendo que este livro ela nao vai enteder, ou que este livro vc nao pode ler porque nao e bom pra vc, ou pior ela diz que este livro e ruim e que vc deveria ler outro... isso aconteceu uma vez quando fui ler A divina comedia, eu tinha meus 14 anos e ja tinha um boa carga de livros lido, como odisseia, brumas de avalon, ecce homo, e ela disse que nao poderia ler e me trouxe spharion da coleção vagalume :/
eu fui a loucura com, ela... eu tinha livros que nem ela havia lido... hj nao frequnto a biblioteca municipal por causa dela e muita gente acha isso uma tremenda falta de caracter dela... ao julgar as pessoas de acordo com a aparecencia ou classe social, indicando que livro deve ler.
 
Isso realmente deve ser horrível. E com certeza é preconceito. Os meus professores até incentivavam, mas davam O Cortiço para ler (isso foi na 8 serie, acho que foi muito cedo). Aí não me deu vontade de ler. Porque esse Cortiço é chato que nem uma porta:blah: Se soubessem como começar, muita gente teria mais ábito de leitura.:yep:
 
Sorte sua, mas nem todos têm um destino tão feliz. Mas sério, nem das garotas, de ninguém???8-O

Só na sétima série, eu gostava de Dragonball Z (Nojeira) e tinha um monte de aluno mais velho... Só no começo do ano tbém; era novo no colégio.:yep:

Única coisa ligeiramente incomodativa foram os apelidos, TDB no primeiro grau e isso + TATU (Motivo: esfreguei um tatu na Liliam:mrgreen: ) no segundo grau. Coisa nojenta; ela saiu correndo da sala... Também, quem mandou me roubar a caneta? Daí roubei duas dela durante o ano.

E quanto aos livros... Só uma vez, o Anderson viu que eu estava no fórum de literatura e achou um absurdo... Ele é um chato que acha legal.

Mas teve gente que até gostou da época que eu lia Sheldon e Agatha... A fabrine virou fanática por Agatha Christie, o Sidnei dizia que eu lia Sheldon por causa do nome dele e leu "O céu está caindo".. Também tentou "O Assassinato de Roger Ackroyd"; mas achou a linguagem complexa, o Jefferson não gosta de ler e só leu os livros "pequenos" do autor, o Raul também não gosta de ler e só leu o começo de "Escrito nas Estrelas" e "Se houver Amanhã".
 
Última edição:
Não dá pra censurar, o máximo que dá pra fazer é orientar. Pode acontecer casos como o meu que aos 14 anos peguei "O processo" pra ler e não dei conta. Graças a Deus não peguei nojo do Kafka. O professor, esperasse, tem mais leitura que o aluno, podendo orientá-lo de modo que a criança tenha um maior rendimento com a sua leitura.
 
Deviam censurar menos sim, aqui na cidade é um tanto comum os profs fazerem cara estranha tbm qdo veem um aluno se interessar por livros "de series superiores" à sua.
Deviam incentivar quem lê, num país onde as pessoas tem preguiças de ler livros de 50 paginas... Uma vez eu quis ler um livro de literatura num 1º ano, e a prof disse q era melhor eu ler no 2º, como se fosse dar mta diferença, mas eu li assim msm.
E o pior....

Tinham mandado a gente ler os livros do Dan Brown, e uma professora ignorante³ disse q achava mto complicado pros alunos do 1º ano entenderem, isso pq ela num deve ter lido nem ate metade e n deve ter entendido nda.
Agora me diz, Dan Brown complicado? ¬¬""" Se fosse pra alunos de 4ª serie ate va lá, mas 1º ano ngm merece.

Nunk fui d pedir opiniao por causa disso, dsde uns 10 anos comecei a ler livros adultos e isso foi essencial pra conhecimento, vocabulario e gostar de leitura, esse negocio de "censurar" nao ta com nda.
 
meus professores no 3º colegial achavam o cumulo da inutilidade
qndo me viam na sala de aula lendo O Hobbit.. ou o Silmarillion..
diziam que eu devia ler algo da literatura brasileira..
e principalmente ALGO QUE FOSSE USAR NO VESTIBULAR.. =/

mais a primeira vez que li um livrão tava na 6º série
e li as Brumas de Avalon... minha prof da epoca
me dava a maior força... ela me que indicou
dps que expliquei o tp de livro que me interessava..

eu até lia alguns classicos brasileiros..
Vida Seca, Morte e Vida Severina,
A Hora da Estrela, e outros...
mais nao me interessaram tanto.. :|
 
O primeiro livro que gostei e li por mim mesmo foi Musashi. Acho que o pedi no meu aniversário de 12 anos, sorte que minha família não me censurou em momento algum.
No meu colégio não há nenhum incentivo especial à leitura, minha professora praticamente pediu desculpas por indicar Dom Casmurro como livro obrigatório no segundo ano do ensino médio, ridículo...
 
Estou em um dilema. Eu acho que certos livros podem causar más interpretações, por vários motivos, por ser muito longo para uma crianças,... Mas também pode levar a amar literatura, se você gostar do livro. Então, pode causar tanto bem quanto mal. Não faço idéia qual deles é mais freqüente. É isso aí, não tenho uma opinião fixa.

Pois é. Depende também do aluno. Estudando Letras, nossos professores nos sugerem, por exemplo, trabalhar com contos modernos ou esses livros escritos para adolescentes. Bem, minhas professoras da escola devem ter seguido essas orientações, porque era isso que faziam. Eu, porém, nunca gostei dessas obras. Resultado: detestava ler.

Fui adquirir gosto pela literatura através de José de Alencar, justamente um autor que faz a maioria odiar literatura. Cabe à escola estimular a leitura, mas como não se pode generalizar o gosto dos alunos, seria bom que indicassem livros para todos os gostos. Claro que, para isso, o professor também deve gostar de ler, mas nem sempre é isso que acontece...
 
Cabe à escola estimular a leitura, mas como não se pode generalizar o gosto dos alunos, seria bom que indicassem livros para todos os gostos.

Minha professora faz exatamente isso. No início do ano, ela nos dá uma lista de livros, e nós discutimos aqueles que queremos. Claro, escolhemos alguns de vestibular, mas outros mais leves. Ano passado, por exemplo, pegamos desde Olhai os lírios do campo, As cinco pessoas que você encontra no céu, A hora da estrela, O retrato de Dorian Gray, e até mesmo O caçador de pipas, entre outros (a outra sala também escolheu vários, e na metade do anos trocávamos de livros). Todo mundo na sala gostou de pelo menos um. Foi interessante, e esse ano também vai ser assim. Acho que esse é um dos meios de os professores incentivarem a leitura.
 
Dom Casmurro?! Não é um livro difícil. :blah:
Pois é, mas era consideravelmente mais difícil que os outros. Num mês, "A nudez da verdade" de Sabino, no outro, Dom Casmurro. Considero falta de senso não saber construir degraus.

Outra proposta interessante seria incluir a literatura internacional no Ensino Médio. Se dependesse dos clássicos da literatura nacional, minha leitura se resumiria à Turma da Mônica.
 
Outra proposta interessante seria incluir a literatura internacional no Ensino Médio. Se dependesse dos clássicos da literatura nacional, minha leitura se resumiria à Turma da Mônica.

auihaiuhiuha pior q eh verdade, ja percebi q qdo pedem livros internacionais (raramente, mas enfim...) os alunos se entusiasmam mto mais, ja esses classicos nacionais a maioria dos alunos nem chega perto dos livros. De qualquer modo, tem mtos livros nacionais bons, é so saber escolher...
Nao adianta a escola ficar passando os livros q vao cair no vestibular se nem conseguem fazer com q os alunos tomem gosto pela leitura antes.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo