• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os primórdios da computação

Agora fugindo um pouco (mas só um pouco) dos anos 80, vcs se lembram de quando os computadores começaram a se popularizar no Brasil?

Até hoje eu lembro do meu primeiro computador, uma potente máquina com processador 386, 4 mb de ram, 200 mb de memória em disco, windows 3.11, sem cd rom e sound blaster, equipado com aqueles disquetões, com os sensacionais jogos pacman e space invaders instalado (nem preciso dizer que eu era viciado!)...acessava tudo pelo DOS, quase não usava o windows...isso foi em 93... :roll:

Lembro tb dos jogos que vieram depois...stunts...4d boxing... formula indy...gpu...soccer (um jogo incrivelmente tosco de futebol)...tantos outros.... :roll:

Vcs se lembram dos seus primeiros computadores? Postem aqui dizendo os jogos e os progamas que vcs se lembram dessa época áurea. Mas só valem jogos de computador! (não reparem, é que eu não tive video game quando era pequeno... :wink: )
 
Meu 1º PC foi um 486DX2, 66Mhz, c/ CD, Sound Blaster, com direito a drive de 5¼ ! Windows 3.11 e os joguinhos clássicos : pacman, maze, tetris, solitaire, campo minado, dots... é isso !
 
Bom, sóo pra ser chato, do contra e caduco o meu primeiro cpu foi um MSX, e não tinha ainda windows nem nada, acho que foi o ano de 1989 ...

mas tinha uns joguinhos muito sagazes !!!!

nhotô, que adorava o pseudo enduro e o jogo do pinguim !!! :roll:
 
nhotö batünrë disse:
Bom, sóo pra ser chato, do contra e caduco o meu primeiro cpu foi um MSX, e não tinha ainda windows nem nada, acho que foi o ano de 1989 ...

mas tinha uns joguinhos muito sagazes !!!!

nhotô, que adorava o pseudo enduro e o jogo do pinguim !!! :roll:
Na verdade o primeiro computador que eu vi foi na casa de um amigo meu, um daqueles com tela de fosforo, toda verde, era uma espécie de avô do laptop...nem sei como funcionava, mas tinha um jogo de campo minado que eram uns quadradinhos que ocupavam a tela toda, que era minúscula, por sinal....

Alguem se lembra dos progamas que usavamos pra acessar a internet antes do explorer? O trumpet???? E o eudora?????
 
nhotö batünrë disse:
Bom, sóo pra ser chato, do contra e caduco o meu primeiro cpu foi um MSX, e não tinha ainda windows nem nada, acho que foi o ano de 1989 ...

mas tinha uns joguinhos muito sagazes !!!!

nhotô, que adorava o pseudo enduro e o jogo do pinguim !!! :roll:

heheh....eu lembro que tinha um pessoal que já tinha até o drive pra disquete de 5 1/4
O MSX que eu mechi tinha era aquele leitor de fita K7 que você passava um tempão só pra ajustar a velocidade certa da fita pra conseguir fazer a leitura....huhauhauah....
 
Meriadoc disse:
Alguem se lembra dos progamas que usavamos pra acessar a internet antes do explorer? O trumpet???? E o eudora?????

O Trumpet WinSock era pra conectar usando o windows 3.1
(eu odiava esse troço, na época eu trabalhava numa provedora de internet e eu passava o dia inteiro configurando micro usando o Trumpet(I HATE THAT PROGRAM!!!) :evil:
Bendita hora que apareceu o Windows 95 com o salvador da pátria, o acesso a rede via "DIAL UP" :wink:


O Eudora era cliente de e-mail, eu gostava mais dele do que dos outros porque era mais fácil fazer backup (os e-mails eram todos gravados como txt mesmo)...heheh
 
nhotö batünrë > Bom, sóo pra ser chato, do contra e caduco o meu primeiro cpu foi um MSX, e não tinha ainda windows nem nada, acho que foi o ano de 1989 ...

Glaurung> heheh....eu lembro que tinha um pessoal que já tinha até o drive pra disquete de 5 1/4 O MSX que eu mechi tinha era aquele leitor de fita K7 que você passava um tempão só pra ajustar a velocidade certa da fita pra conseguir fazer a leitura....huhauhauah....

Não me lembre desse gravador!!! Eu nunca consegui ajustar a p... da velocidade!

Bem, depois disso, eu só tomei contato com computadores na faculdade... qual o modelo daquele Apple antes do XT eu não me lembro... Só sei que ajudou bastante pra fazer as contas de minimo quadrados...
 
Nossa, vendo pelo que alguns colocaram, até sinto que o meu 1º computador foi bem avançado!

Hoje em dia eu penso: como eu sobrevivia com aquilo?
Não lembro direito as configurações, mas lembro que era um Windows 95 e 33Mhz! E tinha um botão de turbo do lado, que quando você apertava, os mhz subiam pra 66! QUE UTIL!
Nessa época eu nem tinha internet, achava uma coisa do futuro, que somente os milionários tinham...

Fico pensando, quanto em pouco tempo nós avançamos... Putz, a 10 anos atras muita gente imaginava coisas que pareciam impossiveis, mas hoje tem! E daqui a 20 anos? e 30? e... Ops, isso aqui é o Clube da Nostalgia...
 
Poxa, o meu primeiro computador foi até bem avançado se comparado com o de vcs! :D
Era um pentium, até hoje me lembro do meu pai falando: "esse computador é o modelo mais moderno, é um pentium" Já tinha Windows 95 (nem tenho ideia de como é um 3.11), Paciencia, Campo Minado e Copas...
 
Putz, nem lembro direito do meu primeiro computador, mas acho que foi um 386 ou menor... Já dos jogos, lembro bastante do Prince Of Persia 1 e 2, Stunts, 4D Boxing, Test Drive 1, Moto GP, Grand Prix 1, Wolfenstein 3D, Alley Cat, Carmen Sandiego e outros... Se lembrar de mais posto aqui...
 
Hehe, que isso, aquelas fitinhas do MSX, caramba, eu sempre perguntava pro meu pai - Pq demora tanto - e ele me respondia - A tecnologia, estamos avançando muito rápido se comparar com a minha época. Vc sabia que eu não tinha televisão em casa quando era da sua idade? -
Se comparar com hj, dá vontade é de rir muito....
E o pior é que a gente ficou com o MSX muito tempo, o 286 veio muito tempo depois e eu fiquei no windows 3.01 até 2000 quase, só pra vcs perceberem o baque que me foi isso aqui, heheheheheh
 
Pelamordedeus, nhotö, como vc conseguiu sobreviver com um 286 equipado com windows 3.01 durante tanto tempo???????

Eu me lembro que no meu preimr=eiro computador, devidoà sua grande memoria em disco (200 mega, acho que sim city 3000 é maior que isso...), eu lembro que muitas vezes a gente aqui em cas tinha que apagar alguns progamas pra poder instalar outros...pq só tinha algo como 3 mega de espaço livre no disco...(isso mesmo, 3 mega, ou 2 disquetes de 1.44 :lol: )

Nesse tempo, eu achava o windows um saco, aquele tal de gerenciador de arquivos....como eu disse lá em cima, só uasva o DOS....até pq o windows não carreegava automaticamente, não, tinha que digitar no DOS -->C/:win
E quando eu qeuria jogar? Facil, C/:cd/jogos/4dboxing

Tinham umas coisas muitos loucas no meu computador, um tal de UTIL, que tava mais pra inutil...
Por exemplo: cd/util/fireworks--> ficavam uns fogos de artificio toscos estourando na tela.
cd/util/clock-->aparecia um relogio muito horrivel, em cga, que mostrava a hora no brasil, japão, londres e eua....

Tinha outras coisas toscas....vou ver se lembro pra colocar aqui...
 
Eu lembro no meu Expert (MSX) q tinha um cartucho de expansão de memória.. acho que ia do "quase nada" original pro "pouca coisa a mais"...

Eu adorava jogar batman no msx...
E tinha uns outros vários jogos em perspectiva 3d q eu adorava tb, mas num lembro o nome agora....
 
486DX2 66, 300Mb de HD, 8Mb de RAM, com direito a Windows 3.11 e Lemmings!!!!

Lembro que TODOS os jogos que eu comprava nao funcionavam. Coisa de PC antigo. Os jogos exigiam mais memoria convencional (hahahah eita termo velho) do que o PC tinha de fabrica! Eu me revoltava! Era um tal de disco de boot pra ca e pra la.....

Epoca de ouro daqueles pacotes com 12 "jogos" - que nao funcionavam ou eram tosquissimos, como robocop2 e outras perolas

Ah, e tinha multimidia tb! Nossa como isso parecia moderno!
 
Bah, eu me lembro q eu fui o 1o da turma a ter uma placa de som, que compreio no paraguai... um amigo meu, o mais guri da turma, ficava com medo de jogar doom no meu pc, por causa dos rosndados dos bichos.....
 
Ola gente,

EU sou um pouco mais pré-histórico eu acho, eu cheguei a usar um modelo que tinha como sistema Operacional o Cp/M, e peguei a transição dos computadores de rom/disquete para os computadores com HD.
 
Leo disse:
Ola gente,

EU sou um pouco mais pré-histórico eu acho, eu cheguei a usar um modelo que tinha como sistema Operacional o Cp/M, e peguei a transição dos computadores de rom/disquete para os computadores com HD.

Hmmm...era aquele com disquetes de 8 polegadas do tipo:

"Insira o primeiro disco pra carregar o sistema operacional"....heheheheh

O primeiro que eu mechi o foi o MSX mas só consegui meu primeiro computador na época do 286 (eu pulei a fase do XT).

Meu primeiro computador era o topo de linha:
AT 286, 2 megas de RAM, HD de 10 megas, drive de disquete de 5 1/4, monitor fósforo verde, placa de vídeo 256k de memória (eu ainda não tinha um mouse) e me divertia com o bom e velho DOS.
 
hehehehehehehehe

na verdade glaurung perto disso.

Vcs lembram da revista microeletronica (do Del debio) que inclusive tinham competições de 2 lines programing?
 
Leo disse:
hehehehehehehehe

na verdade glaurung perto disso.

Vcs lembram da revista microeletronica (do Del debio) que inclusive tinham competições de 2 lines programing?

Eu lembro de uma competição de quem fazia uma animação (em tela de terminal mesmo, nada de flash e photoshop, viu novatos...heheh) usando apenas 1kb .
Eu lembro da época do computador sem HD que ligava na TV e você ficava copiando várias horas o código de um joguinho pra depois compilar e jogar e finalmente, desligar o computador e perder tudo o que fez (não tinha HD nem disquete ainda)...hehehe
 
Vc lembra de um classico dessa epoca chamado minotauro, ou ainda dos joguinhos do intelevission?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo