• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os primórdios da computação

Leo disse:
Vc lembra de um classico dessa epoca chamado minotauro, ou ainda dos joguinhos do intelevission?

Eu lembro muito pouco daquela época, não lembro do minotauro mas lembro do batalha naval...heheh

Lembro mais dos joguinhos do DOS, lembra daqueles do Qbasic, um era o das minhocas e o outro era dos macacos que distruiam a cidade jogando bombas banana (você informava o angulo e a força eu acho)
 
Glaurung disse:
Leo disse:
Vc lembra de um classico dessa epoca chamado minotauro, ou ainda dos joguinhos do intelevission?

Eu lembro muito pouco daquela época, não lembro do minotauro mas lembro do batalha naval...heheh

Lembro mais dos joguinhos do DOS, lembra daqueles do Qbasic, um era o das minhocas e o outro era dos macacos que distruiam a cidade jogando bombas banana (você informava o angulo e a força eu acho)
HA! Até que enfim uma coisa que eu lembro!
Eu ficava um tempão jogando o jogo dos macaquinhos! HUAHA!
Qual é esse da minhoca? É tipo aqueles de celular?
 
Meriadoc disse:
Glaurung disse:
Leo disse:
Vc lembra de um classico dessa epoca chamado minotauro, ou ainda dos joguinhos do intelevission?

Eu lembro muito pouco daquela época, não lembro do minotauro mas lembro do batalha naval...heheh

Lembro mais dos joguinhos do DOS, lembra daqueles do Qbasic, um era o das minhocas e o outro era dos macacos que distruiam a cidade jogando bombas banana (você informava o angulo e a força eu acho)
HA! Até que enfim uma coisa que eu lembro!
Eu ficava um tempão jogando o jogo dos macaquinhos! HUAHA!
Qual é esse da minhoca? É tipo aqueles de celular?

Exatamente.
Era um tracinho e cada vez que você pegava um "numero" o tracinho aumentava. Você morria se batesse em qualquer obstaculo, inclusive o próprio corpo que a medida que você pegava mais "numeros" ia ficando grande.
 
Mas Merry, foi justamente por esse tempo todo de 3.01 que hj eu posso afirmar com toda e absoluta certeza que:
EU NÃO SEI LHUFAS DESSA MÁQUINA MALDITA ! ARGH!!!!!!!!

bom, só um desabafo
obrigado, ghehe
 
Glaurung disse:
Meriadoc disse:
Glaurung disse:
Leo disse:
Vc lembra de um classico dessa epoca chamado minotauro, ou ainda dos joguinhos do intelevission?

Eu lembro muito pouco daquela época, não lembro do minotauro mas lembro do batalha naval...heheh

Lembro mais dos joguinhos do DOS, lembra daqueles do Qbasic, um era o das minhocas e o outro era dos macacos que distruiam a cidade jogando bombas banana (você informava o angulo e a força eu acho)
HA! Até que enfim uma coisa que eu lembro!
Eu ficava um tempão jogando o jogo dos macaquinhos! HUAHA!
Qual é esse da minhoca? É tipo aqueles de celular?

Exatamente.
Era um tracinho e cada vez que você pegava um "numero" o tracinho aumentava. Você morria se batesse em qualquer obstaculo, inclusive o próprio corpo que a medida que você pegava mais "numeros" ia ficando grande.
Era esse mesmo que estava pensando. Era legal. Mas não sei se joguei essa versão que vc falou...acho que a que eu jogava era um pouco mais avançada... :mrgreen:
nhotö bantürë disse:
Mas Merry, foi justamente por esse tempo todo de 3.01 que hj eu posso afirmar com toda e absoluta certeza que:
EU NÃO SEI LHUFAS DESSA MÁQUINA MALDITA ! ARGH!!!!!!!!

bom, só um desabafo
obrigado, ghehe
Não fique triste, eu tb vivo me quebrando (ou quebrando o computador) pra entender esse troço...mesmo de quase dez anos de contato com ele...
Skywalker disse:
Bah, eu me lembro q eu fui o 1o da turma a ter uma placa de som, que compreio no paraguai... um amigo meu, o mais guri da turma, ficava com medo de jogar doom no meu pc, por causa dos rosndados dos bichos.....
Nem lembre, aqueles rosnados eram horriveis....
 
Meu primeiro computador foi um XT velho q veio da firma do meu avo pq tava ocupando muito espaço lá! Na epoca o 386 era o top de linha e até o TX já era considerado velho, mas emsmo assim eu aprendi nele muitas coisas q hoje em dia sao desnecessarias, mas na epoca do 486, pentiun 100 e tal era super importantes!
Quem não lembra de como era dificil fazer os jogos "modernos" rodas em DOS?
Tinha q se ter milhões de confugurações diferentes para o Autoexec.bat e o Config.sys
Usuarios de hoje nao devem nem saber oq é isso! Mas antigamente era preciso saber oq era isso para conseguir liberar a memoria certa q seu jogo precisava!
Memoria Espandida, XMS, Convencional entre outras!
Eu lembro q tive q fazer uma Autoexec especial pro War Craft 2, q era considerado o jogo mais pesado pra Dos!
 
Digo_s disse:
Meu primeiro computador foi um XT velho q veio da firma do meu avo pq tava ocupando muito espaço lá! Na epoca o 386 era o top de linha e até o TX já era considerado velho, mas emsmo assim eu aprendi nele muitas coisas q hoje em dia sao desnecessarias, mas na epoca do 486, pentiun 100 e tal era super importantes!
Quem não lembra de como era dificil fazer os jogos "modernos" rodas em DOS?
Tinha q se ter milhões de confugurações diferentes para o Autoexec.bat e o Config.sys
Usuarios de hoje nao devem nem saber oq é isso! Mas antigamente era preciso saber oq era isso para conseguir liberar a memoria certa q seu jogo precisava!
Memoria Espandida, XMS, Convencional entre outras!
Eu lembro q tive q fazer uma Autoexec especial pro War Craft 2, q era considerado o jogo mais pesado pra Dos!
Ô se lembro! Tive que dar varias vezes esse tal de autoexec.bat, na época eu não entendia bem pq.....meu pai é que me ajudava nessas horas...

Lembra quando a gente queria procurar um progama pelo DOS?
Tinha que digitar: C/:dir
ou para ver em ordem alfabetica, com pausas: C/:dir/o/p/w

Aí aparecia todos os progamas do computador numa lista lá no DOS... que era horrível.... :lol: hehe
 
o nome do joguinho do quick basic do tracinho que aumentava com os numeros chamava nibbles, e virou o serpente dos celulares.

Tinha o gorila tb que era pra ser jogado de 2. com um gorila em cada canto da tela arremessando bananas atomicas.
 
O dos tinha cada comando, esse do dir era o mais facil!
Uma coisa q nucna aprendi como fazer q tinha sempre q achamar meu pai era pra apagar arquivos ocultos, e tb pra achar eles! Era muito grande confuso!
Mas até hoje ainda lembro como usar o arj no DOS! Na epoca o não existia winzip, era PKZIP e PKUNZIP e era piores q o arj!
O comando pra "ARJEAR" era, arj a -va a:\O_nome_do_arquivo
E pra "DESARJEAR" era, arj x -v1440 -y a:\O_nome_do_arquivo

Isso era pra se eles estivessem em disquetes ou se vc fosse mandar pra disquete!
Se não tinha q definir o local exato onde o arquivo estava, era um saco!
outros comandos muito usados:
Copy
Rename
Edit
DELTREE (esse era classico, era tão facil manda alguma coisa pro espaço naquela época)
MD
CD
RD
MEM

Um jogo classico de DOS era umd e Xadres q as peças andavam e se atacavam, foi o primeiro q fazer isso, o grafico era muito tosco, mas era muito maneiro vc o Rei matando o pião! Ele sacava a arma, dai o pião saia correndo e ele atirava no piao q cai espatelado no tabuleiro!
A torre simplesmente esmagava os adeverssarios, era muito engraçado!
Eu deixava o pc matar minahs peças só pra ver as animações!
 
Realmente, digo_s, o dir era a coisa mais besta que tinha no DOS....mas quem disse que eu sei mexer em computador?? Eu não sei muito hoje (o pouco que eu sei aprendi sozinho a duras penas) imagine há 9 anos atrás!
Como eu disse, sempre que eu tinha problemas eu chamava O Super Pai pra me ajudar...hehehe

Esse joguinho do xadrez era mt rlz! Eu costumava colocar a partida de dois jogadores e ficava jogando contra eu mesmo, só pra matar as pobres pecinhas e ver as animações.......hehehehe
 
Digo_s disse:
Um jogo classico de DOS era umd e Xadres q as peças andavam e se atacavam, foi o primeiro q fazer isso, o grafico era muito tosco, mas era muito maneiro vc o Rei matando o pião! Ele sacava a arma, dai o pião saia correndo e ele atirava no piao q cai espatelado no tabuleiro!
A torre simplesmente esmagava os adeverssarios, era muito engraçado!
Eu deixava o pc matar minahs peças só pra ver as animações!

Battle Chess! Muito bacana mesmo! Eu tenho ele até hoje! Aliás, tem uma versão com gráficos aprimorados e ambientado no futuro que é o BC4000 que também é bem bacana.

E respondendo ao tópico eu creio que bati vocês todos! Meu primeiro micro foi um avançado (em 86, pelo menos) TK 2000! Entre outras características toscas, essa incrível máquina vinha equipada com um leitor de fitas K7 na qual eram armazenados jogos e programas. Para que um jogo com cálculos complexos e gráficos elaborados como Pac-Man fosse carregado era necessário esperar pelo menos uns 3 minutos para que o aparelho lê-se a fita! Isso quando não dava erro! :P
 
meu pc

hahaha, os seus primeiros pcs sao modernidade perto do meu

meu primeiro pc foi um tk 800 e depois um apple classic(que o tchan era o teclado separado) :))) de tbm os belissimos XT
 
Caramba, vcs não tiveram computadores, e sim calculadoras avançadas!
O meu TX tinha um HD de 20Mb

Quanto tinha esses CP ai? Se bobear menos do q um disquete!

Eu lembro de ver na biblioteca da minha escola antiga já fora de uso uns computadores q eram uma caixa só, com uma telinha pequena e o teclado tudo junto! Eram esse os PCs de vcs?
 
.

Vocês, conhecedores das máquinas de dias esquecidos, podem me ajudar. Qual era o nome daquele computador, do monitor longo e tela pequena e verde? Eu me lembro de ter visto um funcionando uns dois anos atrás na casa dos meus avós paternos! Joguei Lode Runner lá!!! Aquela tela me assusta!!!
 
Re: .

Fox disse:
Vocês, conhecedores das máquinas de dias esquecidos, podem me ajudar. Qual era o nome daquele computador, do monitor longo e tela pequena e verde? Eu me lembro de ter visto um funcionando uns dois anos atrás na casa dos meus avós paternos! Joguei Lode Runner lá!!! Aquela tela me assusta!!!
Olha senhor raposa, eu não tenho mt conhecimento desses dinossauros, mas pelo que vc disse, acho que corresponde à descrição do computador do glaurung...:
Meu primeiro computador era o topo de linha:
AT 286, 2 megas de RAM, HD de 10 megas, drive de disquete de 5 1/4, monitor fósforo verde, placa de vídeo 256k de memória (eu ainda não tinha um mouse) e me divertia com o bom e velho DOS.
Era mais ou menos assim? Vc disse que a tela era verde, então devia ser daquelas de fósforo, como essa do computador do glaurung....na casa de um amigo meu da terceira série tinha um desses tb, até já citei aqui...

Ei pessoal, se eu tiver me enganado quanto ao modelo, me corrijam, falou?
 
O meu XT tb tinha tela verde de fosforo!
Alias, foi aquele monitor q me fez toamr vergonha na cara e comprar um computador decente!
É q com o tempo a tela foi esmagando na parte de cima! Digamos q 1 centimetro da parte superior passou a caber em 1 milimetro, e com o tempo foi sumindo mais coisa! Até q a tela começou a se jutnar no meio e virou uma faixa fininha de luz verde! hehehehe! Foi o fim de um bom computador!

Alguem tb perdeu um desses computadores antigos por causa de problemas no monitor de fosforo?
 
Meu primeiro PC foi um 386, eu tinha um drive de CR-ROM de ponta 2x da criative! Era muito legal, usava o win 3.11 mas eu usava mais o DOS mesmo. Fica dias e dias jogando clássicos como Prince Of Persia 1, Stunts, Simcity, Simfarm, Dune, Carmen Sandiego...puts que saudade esse negócio de nostalgia as vezes deprime hehe :cry:
 
Oi para todos. Tenho um registro neste fórum há um tempinho já, mas nunca tinha entrado aqui no Nostalgia. Visitei alguns tópicos de vocês nesse final de semana, mas o que eu mais gostei foi este. Comecei a escrever alguma coisinha sobre o MSX, e quando vi a coisa já estava num tamanho tal que me fez pensar na conveniência de desistir, ou escrever com algum muidado a mais do que eu vinha tendo.

Bem, eu não desisti, e taí o resultado.

---

Eu sou da turma que começou no MSX. BASICamente foi ali que tudo começou, computadores, programação, faculdade (eu tenho um problema sério com essa palavra, em 12 anos nunca consegui usá-la fluentemente), etc. Eu aprendi a programar nele, fazia uns programinhas para brincar com meus irmãos, pequenas planilhas, mais tarde cheguei até a implementar alguns dos meus EPs lá. Quando o infame gravadorzinho quebrou, eu tive que parar de usar a máquina e perdi muitas coisas que eu tinha gravado. A máquina tinha 3,4 MHz e 28 K de memória livre para programas em BASIC. Tinha um jeito de carregar Assembly nele que permitia usar acho que quatro páginas de memória desse tamanho aí. Nossa, eu achava demais mexer com aquilo. Não, eu não sabia Assembly naquele tempo, isso foi só uma fase curta bem depois. Tinha uns livrinhos com os programas em hexa, que a gente comprava, e...

Isso tudo foi antes ainda da era do glorioso monitor CGA de fósforo verde. Aquele mesmo que, porque ficava todo cheio de marcas de onde o fósforo acendia mais. Antes disso, eu usava era aquele triplamente maldito conector RGB com a TV de casa. E só tinha uma TV em casa. A era da Programação Dominical Full Time não havia ainda começado. No máximo dava pra fazer uns campeonatos com o jogo da arvorezinha, que era o melhor que tinha.

Mas isso foi bem depois. Meu primeiro contato com computadores de verdade foi mesmo na faculdade (ugh), num grande caldeirão onde todos os calouros (outra palavra difícil) dos dois lados da Grande Avenida foram confinados. Os do lado de lá... bem, melhor não falar neles, afinal nós de cá é que éramos os intrusos.

O Grande Caldeirão era equipado com 5 redes de XT 256 4,7 MHz e uns poucos 512 de 8 MHz, cada uma delas com uma impressora matricial de 132 colunas que a gente não chegava nem perto. Os micros eram todos iguais, e era estratégico saber, dias antes de uma entrega de EP, quais eram os XT de 512K, qual rede vinha se portando melhor nos últimos dias e também em qual delas aquela impressora com a fita boa estava conectada. Ficar limitado a debugar por writelns depurativos no Turbo 3 numa véspera de entrega de EP ou se expor a uma queda na rede, com a consequente perda do assento, podia sair caro. Ah, sim, a gente tinha uma quota de 120 horas por semestre, com sessões de duas horas e um intervalo obrigatório de duas horas entre cada sessão. Eu aprendi mais naquele ano sobre boa convivência e negociação do que qualquer curso teria me ensinado, pelo menos naquela época. E a ocasião em que a minha turma recebeu uma senha extra para cada um, uma arma estratégica na luta pela sobrevivência entre os de Lá, foi memorável.

Depois, veio o regresso do Cativeiro no Caldeirão. Os XT de 512 eram agora individuais e com acesso livre. Meu primeiro contato com um winchester de 10 M foi uma glória. Needless to say, também glorioso foi o meu primeiro contato com seres estranhos como o Stoned e o Ping Pong. Alguns colegas mais audaciosos começaram a colecioná-los, mas eu não aderi à nova moda. Não que eu me incomodasse muito com eles. Eu logo percebi que a pretensa liberdade era de fato um exílio em outra forma, e me adaptei depressa à convivência com essas entidadezinhas de conversa tão contagiante (literalmente). Eu me pergunto se não teria ainda alguns vestígios deles nas algibeiras. Acho que não, aqueles eram seres de um mundo rude, não sobreviveriam no ambiente refinado dos computadores de hoje.

Não mesmo?

Eu dominei depressa algumas ferramentas básicas de sobrevivência, como PCTools e Norton Utilities (um XT com um desses aí instalado direito valia o seu peso em ouro, por causa dos disquetes, que bichavam a toda hora), Flow (pelo amor de deus, alguém aí conheceu o Flow e lembra da interface?! Era de longe a "melhor" de todas!!), Arj, LHA, PKZIP, News, Word 5, e maravilha das maravilhas, o Turbo 5, que finalmente me libertou dos writelns depurativos, e, mais tarde, o Turbo C 2, que apresentou aos printfs depurativos. Naquele ambiente de tamanha liberdade individual eu sempre tinha comigo um kit com alguns disquetes (5 1/4 dupla face dupla densidade, ou seja: 360K) com os módulos principais de todos esses programas gravados, e pelo menos um deles sendo bootável. Nunca se sabia quando essas coisas iam ser necessárias, e nunca se podia contar com elas à mão numa hora de emergência, a não ser que você fosse precavido. Agora me ocorre uma lembrança bizarra de que havia, às vezes, mais de um tipo de command.com disponível pela sala. Eu cuidava sempre de escolher os meus command.com com todo o cuidado, através do tamanho deles.

No final desse período veio um duro teste de proficiência, na forma de um projeto semestral, que exigiu que eu aplicasse todos os truques de sobrevivência que eu havia desenvolvido. Aquela experiência deixou marcas indeléveis na minha psique. Uma das minhas lembranças daquele tempo é de que, sempre que eu ouvia no rádio "Lea", do Toto, eu pensava em outra coisa. [1]

Essa foi para mim a era do DOS, da memorização de comandos e switches, do segmento de 64K, dos ponteiros near e far, do gabinete horizontal e do já mencionado Monitor de Fósforo Verde. A fase seguinte me trouxe à época da interface gráfica, em que uma nova geração, menos adaptável, menos forte, mais suscetível à beleza puramente superficial, nos sucedeu. Mas aqueles que viveram, como eu, essa fase de esplendor da história da computação, têm direito ao orgulho verdadeiro, que é reservado apenas aos Grandes.

[1] LEA = Load Effective Adress em Assembly 8088.
 
Nossa! Rescucitaram uma poarrada de topicos heim? 8O

E adivinhem, hj eu sai de casa pensando no meu primeiro contato com um computador... um CP 500 td preto e tela verde! :)

Depois vieram 386, 486, pentium 75 (o primeiro q era meu realmente), pentium 200 e pentium 550 (atual).

Alguns jogos para vcs se lembrarem! :D

Um ratinho q tinha q fechar os gatos com blocos para que eles se transformassem em queijo?

Missile Attack: Vc tinha um canhão e tinha q destruir o mundo de um ataque massiso de misseis (primeiro jogo q eu joguei com o mouse)

Jewel: Um bonequinho controlado pelo mouse onde vc tinha q pegar as joias espalhadas pela tela enquanto algumas coisas ficavam se movendo tentando te acertar

E os mais conhecidos né? Doom, Duke Nukem, Quake.... :D :D
 
Meu primeiro computador foi um XT com DOS 3 ou 4... Eu lembro até hoje da tela verde monocromática - e até me deixou com saudades daquela época.

Tá certo que os únicos comandos que eu sabia usar eram o dir, del, tree, date, nada muito avançado... Até que um dia meu pai trouxe alguns joguinhos, como o Test Drive e outro que parecia o Grand Prix (da Accolade) e eu aprendi a dirigir carros usando o teclado. :D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo