• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As Sete Maravilhas de Arda Os Portos Cinzentos

Décimo

The Swanson Code
Mithlond
Os Portos Cinzentos

attachment.php

Os Portos Cinzentos eram uma cidade portuária localizada na costa noroeste da Terra-Média. Ficavam a oeste do Condado, além das Colinas das Torres. Foi o principal porto dos elfos na Terra-Média, e foi daqui que partiram os últimos barcos para as Terras Imortais a oeste, durante a Quarta Era do Sol.

Os Portos Cinzentos foram fundados pelos Elfos no primeiro ano da Segunda Era, depois de Beleriand ter ficado submersa na Guerra da Ira. As Montanhas Azuis foram separadas a meio, e a água do mar penetrou na região, formando o Golfo de Lune; o curso do rio Lune foi alterado, passando a desaguar na nova enseada. Foi nesse local que Mithlond, como os Elfos chamavam aos Portos, foi erguida. O Golfo de Lune era largo e permitia guardar muitos navios. Havia duas pequenas baías no golfo, Forlond e Harlond, no banco norte e sul do golfo, repetivamente, onde também foram estabelecidos portos. O acesso a Mithlond era feito pela Grande Estrada Leste, que vinha desde Valfenda, atravessando Eriador.

Círdan, o Construtor de Navios, era o Senhor dos portos, e com ele vivam vários Elfos, como Galdor, seu mensageiro. Muitos deles foram também habitar Lindon, uma grande extensão de terra na costa do mar, perto dos Portos, que era governado por Gil-Galad, Alto Rei dos Noldor na Terra-Média.

attachment.php

Os Portos Cinzentos no jogo Lord of the Rings Online​

Devido à importância cultural e espiritual que tinha para os Elfos, uma vez que representava a ligação mais próxima que tinham ao ocidente e à terra dos Valar, os Portos Cinzentos sempre tiveram uma grande importância. Mesmo após a morte de Gil-Galad, e com mais e mais Elfos partindo com o passar dos anos, continuou a ter um papel de relevo nos acontecimentos da história da Terra-Média.

Em 600 da Segunda Era, o primeiro navio dos homens de Númenor chegou aos Portos Cinzentos, comandado por Vëantur. Após essa época, muitos navios vindos de Númenor navegaram para os Portos Cinzentos, sendo recebidos pelos elfos. Quando Sauron invadiu Eriador em 1700 e sitiou os Portos Cinzentos, uma esquadra de Númenor veio em auxiliou dos elfos, conseguindo expulsar as forças de Mordor.

Os Istari, ou feiticeiros, vieram chegaram à Terra-Média por volta do ano 1000 da Terceira Era. Quando Gandalf, o Cinzento, chegou nos Portos Cinzentos, Círdan lhe deu Narya, um dos Três Anéis dos elfos, pois percebeu que ele tinha uma difícil e importante missão pela frente.

Em 1975, Círdan enviou um navio dos Portos Cinzentos para resgatar o Rei Arvedui, que fora forçado a bater em retirada para a Baía de Forochel pelo Rei-Bruxo de Angmar. Mas uma grande nevasca veio do norte, e apesar do esforço dos marinheiros de Círdan, o navio foi direcionado contra o gelo, e seu casco foi danificado. Todos os que estavam a bordo morreram, incluindo Arvedui.

Algum tempo depois, uma grande esquadra chegou aos Portos Cinzentos, vinda de Gondor, levada por Eärnur. Havia tantos navios que era difícil comportá-los todos. As forças combinadas dos Elfos e
Homens de Gondor derrotaram o Rei-Bruxo, que fugiu do norte.

attachment.php

Elfos dirigem-se aos Portos

À medida que a Terceira Era chegava ao fim, muitos Elfos partiam da Terra-Média em direção às Terras Imortais, para não retornarem mais. Muitos deles passaram pelo Condado em seu caminho para os Portos Cinzentos para ocupar os navios que iam para Oeste, de forma que alguns hobbits se aperceberam que algo fora do comum se passava nas terras a sul.

No dia 29 de Setembro de 3021, Gandalf retornou aos Portos Cinzentos. Círdan estava lá para cumprimentá-lo, e um navio estava ancorado num cais, pronto para partir em direção à Aman. Então a última cavalgada dos portadores dos Anéis chegou aos Portos, incluindo Elrond, o portador de Vilya, e Galadriel, a portadora de Nenya, e um número de outros Elfos que também partiam da Terra-Média, incluindo Gildor Inglorion.

Com eles estavam os hobbits Bilbo Bolseiro e Frodo Bolseiro, ambos antigos portadores do Um Anel. Normalmente não era permitido aos mortais navegar para as Terras Abençoadas, mas por causa do grande fardo que ambos tinham carregado, foi dada uma permissão especial a Bilbo e Frodo. Pensa-se que Gandalf, como um emissário dos Valar, tenha concedido esse favor a pedido de Arwen.

attachment.php

Os portadores do Anel partem da Terra-Média

Sam Gamgi, Merry Brandebuque e Pippin Tûk foram aos Portos Cinzentos para dizer adeus aos seus amigos.

"Então Frodo beijou Merry e Pippin, e por último Sam; depois embarcou; as velas foram içadas, o vento soprou e lentamente o navio se afastou ao longo do estuário comprido e cinzento; e a luz do frasco de Galadriel que Frodo carregava faiscou e se perdeu. E o navio avançou para o Alto Mar e prosseguiu para o oeste, até que por fim, numa noite de chuva, Frodo sentiu uma doce fragrância no ar e ouviu o som de um canto chegando pela água. E então teve a mesma impressão que tivera no sonho na casa de Bombadil; a acortina cinzenta de chuva se transformou num cristal prateado e se afastou, e Frodo avistou praias brancas e atrás delas uma terra vasta e verde sob o sol que subia depressa."

O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei, capítulo Os Portos Cinzentos, páginas 314 e 315​

É dito que Sam Gamgi retornou aos Portos Cinzentos no ano 61 da Quarta Era (1484 pelo calendário do Shire), onde entrou a bordo de um barco e seguiu Frodo para as Terras Imortais. Não se sabe ao certo por mais quanto tempo os Portos foram habitados. Apenas se sabe que Círdan lá permaneceu até a partida do último navio para o Oeste.

Outras Informações​

Nome

Também chamado de Os Portos. Mithlond é uma palavra sindarin que se traduz para Portos Cinzentos, sendo uma junção das palavras mith (cinzento) e lond (porto).

Localização

attachment.php


No mapa da Terra-Média.

Vídeos

Os Portos Cinzentos no filme O Retorno do Rei

Autores

O 10º membro da Sociedade - Texto, imagens e revisão final.
AlissonTuor - Tradução de texto e pesquisa de imagens.

Fontes

Websites:
Thain's Book

Livros:
O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei, J. R. R. Tolkien
O Senhor dos Anéis - Apêndice A: O Povo de Dúrin, J. R. R. Tolkien
The Complete Tolkien Companion, J. Tyler
 

Anexos

  • bigmap.jpg
    bigmap.jpg
    188,6 KB · Visualizações: 201
  • havens.jpg
    havens.jpg
    69,3 KB · Visualizações: 2.061
  • intro.jpg
    intro.jpg
    174,1 KB · Visualizações: 11.614
  • lindon-map.gif
    lindon-map.gif
    25,6 KB · Visualizações: 2.018
  • PGC_PIC06_2.jpg
    PGC_PIC06_2.jpg
    180 KB · Visualizações: 2.284
Última edição por um moderador:
attachment.php

Mithlond, o maior porto élfico em Eriador

attachment.php

Barcos Élficos nos Portos

attachment.php

Sam, Merry e Pippin despedem-se de Frodo

attachment.php

Frodo parte para Aman
 

Anexos

  • grayhavens2.jpg
    grayhavens2.jpg
    168 KB · Visualizações: 1.987
  • wotrlee_whiteshipsailing_tn.jpg
    wotrlee_whiteshipsailing_tn.jpg
    10,1 KB · Visualizações: 1.857
  • GreyHavens_2.jpg
    GreyHavens_2.jpg
    168,5 KB · Visualizações: 1.961
  • rotk2517.jpg
    rotk2517.jpg
    36,8 KB · Visualizações: 1.823
  • elfesleave.jpg
    elfesleave.jpg
    39 KB · Visualizações: 2.064
Os Portos Cinzentos também é um forte candidato.
O texto e as imagens estão ótimos.
Adorei a terceira imagem do segundo post, nunca tinha visto,
10º ou AlissonTuor vocês sabem quem é o ilustrador?
 
Os Portos Cinzentos também é um forte candidato.
O texto e as imagens estão ótimos.
Adorei a terceira imagem do segundo post, nunca tinha visto,
10º ou AlissonTuor vocês sabem quem é o ilustrador?

Os Portos Cinzentos certamente entrarão na minha lista.
Também gostei muito dessa imagem. Procurei na internet, mas não consegui achar nada.

Edit: Agora achei. O ilustrador é David Wyatt.
 
Última edição:
Esse entra na minha lista. Pra dizer a verdade quase tudo que os elfos fizeram entra na minha lista. Não dá pra negar que tudo deles é lindo, à pesar de gostar mais dos hobbits e do povo de Rohan...
 
Os portos cinzentos pela suma importância e pela beleza sem duvida é um forte candidato.
 
O 10º sempre com seu cranio ! fazendo esse posts
Realmente os Portos são um dos lugares onde Tolkien deixou boa parte de sua emoção ao escrever a historia ao final do livro.
Portos Cinzentos, onde eu Reinava, sim é otimo
 
Bom, eu já vi muitos e adorei muitos outras maravilhas mais confesso que os Portos Cinzentos é muito bonito, existem outras mais bonitas, mas que ela é uma forte candidata eu não posso negar, é muito bonito, agora estou em dúvida entre as outras maravilhas.
 
Esse Porto é muito bonito, sem dúvida uma grande construção dos elfos.
A quarta ilustração do primeiro post está muito bem desenhada.
Ilustra muito bem o lugar de uma maneira majestosa.
 
Os Portos Cinzentos foi um grande monumento de valor construído pelos Elfos, muito admirável por todos!
É especialmente fantástico.
 
Bonito, sem duvida alguma, e sua relaçao estrita com o mar o torna um de meus preferidos!! Sim, esse vai estar na minha lista, pois é um lugar estonteantemente belo...

E grande trabalho 10° e Alisson!! Parabens!
 
bah..que lindo :joy:
as imagens são perfeitas, Os Portos Cinzentos sem dúvida estarão na minha lista, seria legal trabalhar neste porto *sonha*
o texto está ótimo, parabéns :clap:
 
Com Certeza uma Linda Construção...Como a maioria obras peculiares do Elfos: parecem expressar a imortalidade e o passar da eras em cada uma delas.
 
Pra mim, desde que li a descriçãop or Tolkien, fiquei parada , pensando um bom tempo. Acho que depois de Ithilien e Lothlórien, é o lugar da Terra-Média pra mim.
 
Um dos lugares mais belos da Terra Média!!!!Se existisse eu gostaria de visitar todos os dias para admirar esta grande consturção!!!^^
 
Cara, que coisa linda isso! E é tão poético...

Eu me emocionei prá caramba quando vi essa imagem no Filme, se vocês repararem, verão que foi dado todo um acabamento especial aquela maquete!

Parabéns 10º, tá bom de vocês fazerem um book guide da Terra-Média, quero dizer, um on-line guide companion da Terra-Média!

Abraços!
 
Realmente, o local era maravilhoso, esplendoroso.
Um tanto poético, mágico!

Realmente lugares assim que me fazem querer dar uma passadinha na TM.

Parabéns pelo trabalho 10o e cia.
 
Outra Maravilha do Décimo!! Grande descrição e ótimas imagens.

Não havia encontrado essa imagem do Ted Nasmith ainda. E não tem como negar que PJ inspirou-se nela para fazer a cena de despidida do filme.

Parabéns pela idéia e trabalho!
 
Realmente, estão lindas estas imagens e ótimas as descriçoes, parabéns 10º :mrgreen: !!!! Sobres os Portos Cinzentos eu tenho pouco a falar pois sua visão é de perder a fala........mt belo :D

E eu apoio oq a Sara falou, vcs fazerem um book da TM. Que tal ????:lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo