• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os poderes dos Poderes

Alguem sabe quais são os poderes dos maiar e valar?
Eu acho q a divisão é assim:

ERU: Pode fazer tudo. É o unico q pode criar materia, energia e mentes proprias (raças pensantes).

Valar: Podem transformar materia e energia. Podem criar vida animal e autômatos. Podem imbuir poder em algo.

Maiar: Podem transformar matéria e energia, assim como imbuir poder, mas d forma menor q os valar.
 
Discordo de você, afinal foram os Valar que criararm Arda, então como apenmas Eru pode criar matéria???
 
Discordo de você, afinal foram os Valar que criararm Arda, então como apenmas Eru pode criar matéria???

Quem criou Arda foi Eru, os Valar apenas a moldaram para a chegada dos filhos de Eru.
 
Bom, isso eu sempre vi assim...

Os Ainur (Valar e Maias) são apenas intrumentos da criação, tendo como único dom a própria existência.

A hierarquia entre eles viria da própria mente de Eru, e suas "habilidades" viriam com aquilo que eles mais se identificassem e com que mais estivessem de acordo do propósito.

Bom, acho meio complicado eu explicar, mas é isso...MHO

:)
 
Elrond Meio-Elfo disse:
Saradoc disse:
Discordo de você, afinal foram os Valar que criararm Arda, então como apenmas Eru pode criar matéria???

Talvez somente Eru poderia "criar", os Ainur teriam somente o poder de "transformar".

Não é talvez nem entre aspas. Ele CRIA mesmo. :wink:

E de fato, os Ainur somente tranformam, transmutam, remodelam. Seu poder "sub-criativo".
 
Me lembro que em um outro tópico, discuti esse assunto com o Glaurung, ele disse que eu estava errado ao dizer que no começo de Arda, este era um planeta sem vida e estéreo, aí ele me disse que isso nunca existiu, pois haviam sido os valar que criaram Arda, bem eu também acho que quem criou Arda foram os valar, e também continuo achando que eles podem criar formas e matérias.
 
Saradoc disse:
(...) eu também acho que quem criou Arda foram os valar, e também continuo achando que eles podem criar formas e matérias.

Eu ja acho q eles só modelaram Arda com a musica.
Quem "escreveu" a musica foi Eru, e os valar cantaram. Então eu acho q Eru criou uma "massa cósmica" e os valar deram forma.
 
Existem várias maneiras de se criar uma coisa... os Ainur podem ter "criado" Arda no sentido de que a "transmutaram" a partir de uma forma amorfa inicial. Agora, é bem provável que quem forneceu a matéria prima para essa modelagem foi o Ilúvatar e somente ele.

Afinal, como bem dizia Lavoisier. "Na natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma".
 
Eu estava pronto pra discordar do Saradoc no tocante ao poder de criar ou não dos Valar e me esqueci onde li que só Eru cria.

Alguem pode citar um trecho disso por favor? :oops:
 
Fox disse:
Eu estava pronto pra discordar do Saradoc no tocante ao poder de criar ou não dos Valar e me esqueci onde li que só Eru cria. Alguem pode citar um trecho disso por favor?
Se não me engano em algum dos HOME. Mas existe também essa passagem no Silmarillion:
"...e nada que tivesse vida própria, nem aparência de vida, Melkor jamais poderia criar desde sua rebeilão no Ainulindalë antes do Início." Silmarillion, pg. 49.
Entretanto, ela parece aplicar-se apenas a Morgoth, e não a todos os Ainur, e somente em relação a seres viventes.
Mas me parece claro que pelas palavras de Eru aos Ainur no Ainulindalë, de que o dom da criação pertence somente a ele, e que aos Ainur cabe apenas moldar (ou ornamentar, como ele disse) sua criação com seus dons (que afinal, são expressões do próprio pensamento de Eru).
 
Eu não vejo pq essa frase não poderia se aplicar a todos os Ainur.

E como perguntaram o que significa poder de sub-criação. MHO, eu acho que seria a idéia de se estar criando alguma coisa. Porque o único que cria é Eru.

Exemplo: Feanor criou as Silmarils.
Na verdade, essa criação é apenas uma sub-criação, já que Feanor não tem poder pra criar.

Será que tá dando pra entender ou eu to sendo muito confusa?

:?
 
O q eu acho é o seguinte: Quem criou Arda foram os Valar, ao executar a canção criada por Eru. O que Eru fez foi apenas transformá-la em algo perene, com vida própria, assim como fez com os anões, criados por Aulë.
 
Eru e só Eru criava, Ainur transformavam o que estava criado.
Os Valar, do tema proposto por Eru, "imaginaram" Arda e a comtemplaram, mas foi Eru quem disse "Eä" e tudo foi criado.
Aule transformou algo já criado em Arda, ou seja, sub-criou, nos corpos dos Pais dos Anões, mas foi Eru quem lhes deu a vida, a Chama. Morgoth não criou os dragões, através de algum ser existente, provavelmente, ele deturpou e alterou até eles se tornarem os dragões.

Feänor conseguiu aprisionar a Luz nas Silmarils, mas a Luz já estava criada.
 
Morgoth fala....

Bom, aí é que entra a história do Morgoth's Ring. Ora, os Valar poderiam passar parte do SEU ser para outra coisa/pessoa/matéria. E, na minha opinião, foi isso que o Morgoth fez com relação aos dragões... são criaturas que nada mais são do que parte dele, parte da chama que Eru lhe deu. Por estas e outras (o Morgoth's Ring propriamente dito - HoME 10), Melkor foi enfraquecendo gradativamente no decorrer dos anos, ocasionando sua "derrota" por Eönwë na Guerra da Ira.

Quando Tolkien fala de Glaurung muitas vezes ele associa a maldade deste com o Morgoth, principalmente o olhar do dragão que lembra muito da maldade emanada pelo olhar do Senhor do Escuro... tem algo aí.. os dragões como vemos não parecem que um dia foram criaturas do bem mas que foram, sim, criadas com o mal desde o princípio.
 
Darth Morgoth disse:
Quando Tolkien fala de Glaurung muitas vezes ele associa a maldade deste com o Morgoth, principalmente o olhar do dragão que lembra muito da maldade emanada pelo olhar do Senhor do Escuro... tem algo aí.. os dragões como vemos não parecem que um dia foram criaturas do bem mas que foram, sim, criadas com o mal desde o princípio.

Mas será que isso a citação do olhar do Glaurung não pode apenas significar apenas que o Morgoth passou uma consideravel fração do seu poder pro dragão?

PS: Não li nenhum HoME, então apenas me atrevo a deduzir.
 
Fox disse:
Mas será que isso a citação do olhar do Glaurung não pode apenas significar apenas que o Morgoth passou uma consideravel fração do seu poder pro dragão?

Creio que sim, afinal Morgoth transmitia porções de seu poder aos seus vassalos e se tornava mais fraco com o tempo, apesar de seu poder ser imenso assim mesmo. Acredito que os dragoes sejam uma aberração corrompida por Morgoth, assim como os orcs e todos os outros.
 
Veja bem, quando eu faço uma escultura, eu que a criei, eu a fiz, não foi Eru quem a fez, o mesmo aconteceu com Arda, ela foi criada pelos Valar, ela teria sido moldada se o Planeta existisse antes, o que não ocorre.

É correto afirmar que apenas Eru pode criar a matéria, mas não se pode dizer que apenas ele detém o dom da criação, todos nós temos o dom da criação, todos.
 
No seu exemplo você acabou de se contradizer e confirmar o que estão tentando te dizer: quando você faz uma escultura, você apenas molda uma rocha bruta. Você não a faz, você a modifica para que tome a forma que você ache melhor naquele momento.

E é nisso que eu acredito também: Eru criou, os Valar transformaram 8)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo