• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os poderes de Gandalf

matheuscarmo

Usuário
Todos nós sabemos que os poderes do nosso querido Mago Gandalf se baseiam quase que totalmente em encantos relacionados a fumaça, a luz e fogo. A partir disso, e de afirmações no Silma de que ele seria uma "chama radiante, ainda que velada, a não ser nas horas de necessidade", e que ele recebeu logo o Anel Élfico do Fogo (que conveniente!), e seu encanto mais poderoso (ao que parece) ser um "golpe de fogo branco", não podemos supor, não sem razão, que Gandalf era um dos espíritos do fogo que não foram corrompidos por Melkor?

Não podemos também esquecer que ele se refere a si mesmo como "um Guardião do Fogo Secreto" na luta contra o Balrog em Moria, e ao Balrog como Chama de Udûn. Não estaria ele dizendo que ele também era um antigo espírito do fogo, que estava a serviço do bem e da Chama Imperecível (Ilúvatar), ao contrário do outro, que servia a Morgoth?

No CI também diz que Gandalf é a "chama que anima e encoraja", enquanto Sauron era o "fogo que corrompe e destrói".

E então, o que vocês acham? :D
 
Última edição:
Boa teoria,
Talvez ele fosse um servo de Morgoth que se rebelou, mas eu ainda acredito que Gandalf nunca tivesse nenhum vínculo ao mau, ele poderia ser simplesmente a figura do bem que representa os poderes do mau.
 
Bela teoria! Mas não acho que Gandalf fosse um espírito de fogo. Eles sempre me pareceram mais intempestivos, diretos, e Gandalf é mai calmo, paciente.

Eu sempre vi esse 'fogo' dele como algo mais simbólico, uma habilidade própria de inflamar corações.

Legolas_Greenlaeaf disse:
Boa teoria,
Talvez ele fosse um servo de Morgoth que se rebelou, mas eu ainda acredito que Gandalf nunca tivesse nenhum vínculo ao mau, ele poderia ser simplesmente a figura do bem que representa os poderes do mau.
Legolas, não sei se eu entendi direito a sua frase, mas nunca foi levantado aqui que Gandalf pudesse ter alguma ligação com o mal. Os espiritos de Fogo não são todos maus. Arien, por exemplo, não é má e é um Espírito de Fogo.
 
Última edição:
Eu também não entendi direito, Legolas. Eu não disse que Gandalf tinha relação com Melkor, e sim com os espíritos do fogo.

Ah Célio, mas o Gandalf sempre deu todas as dicas. E suas habilidades com fogos de artifíco, por exemplo? E sem falar que ele sempre repreendeu a insensatez com rispidez, e sempre ficava explosivo quando eram imprudentes perto dele. Tem até isso no CI.
 
Bem eu nao acho que ee fosse um espirito de fogo.... senao ele estaria ao nivel de sauron afinal.....eles eram servos de morgoth tanto quanto proprio sauron....ou seja eh de se acreditar que fossem tao poderosos quanto!
 
Os espíritos de fogo não eram todos servos de Melkor. Arien era um espírito de fogo e não sera serva de Melkor.
 
Realmente não percebi porque insistem em dizer que os espíritos de fogo eram todos súbditos de Morgoth. Apesar da existência dos Balrogs como nós os conhecemos, em lugar nenhum é dito isso. Aliás, Morgoth tentou levar Arien para o seu "lado" mas não conseguiu.

Gandalf poderia sim ser um Maia ligado ao fogo e até poderia ser tão forte quanto Sauron. Não podemos apenas esquecer que Sauron aprendeu muito com Melkor e desenvolveu as suas capacidades. Por outro lado, durante centenas de anos, Gandalf utilizou um hröa na sua visita à Terra Média, estando extremamente limitado e mesmo nos anos finais da Terceira Era, utilizando um fána, Gandalf provavelmente não seria tão poderoso quanto Sauron devido às diferentes condições de experiência.
 
Pelo que lembro, as qualidades dos seres poderosos podiam ser usadas para o bem ou para o mal.

Em se falando no fogo, alguns deles usavam o fogo para a destruição (balrogs e dragões por exemplo) enquanto outros usavam o fogo para aquecer e iluminar (Arien por exemplo).

Após a vinda de Morgoth, as coisas no mundo ficaram tão divididas que até mesmo os elementos podiam se encontrar servindo a um senhor do mal ou do bem.

Imagino que a natureza de Gandalf estivesse debaixo de um véu que cobrisse sua memória e seus dons maiores para que evitasse ser o protagonista principal e deixasse que os povos livres tivessem o direito de escolher.

Disso, Círdan recebeu um pouco de dom premonitório especial do qual pouco se fala e do qual penso ter feito uso ao oferecer o anel de fogo a Gandalf. Se essa decisão foi sem maior significado então pouco foi dito, porém é notável que os mais sábios da terra naqueles tempos tivessem esses dons de previsão e soubessem que Gandalf podia usar a aura do anel a favor dos povos livres.

É notável que alguns Maiar as vezes podiam servir a um senhor e a outro como é o caso de uma criada que servia a 2 senhores de poder em Aman. (não recordo o nome, seria Este? Preciso voltar ao começo do Silma).

Sauron antes de se corromper estava em aprendizado com um dos senhores dos Valar e depois foi aprender com outro destes senhores, no caso Morgoth, e por isso seu poder era enorme.

Também é curioso ver que os maiar tivessem afinidades e eu relaciono caracteriscas de Gandalf presentes tanto em Aule quanto em Varda ou outros, ainda, pois no final Mithrandir estava de posse legal da representação de todo o círculo da lei perante os mortais e imortais.
 
Boa teoria,
Talvez ele fosse um servo de Morgoth que se rebelou, mas eu ainda acredito que Gandalf nunca tivesse nenhum vínculo ao mau, ele poderia ser simplesmente a figura do bem que representa os poderes do mau.

Eu também não acredito que Gandalf tivesse algum tipo de vínculo com Melkor ou algo do tipo (isso nem está escrito no Silmarillion) Só porque seu poder estava mais ligado ao elemento do fogo e temos os servos de Morgoth (os Balrogs) que também eram ligados a esse elemento, não significaria uma aliança entre o mago e o inimigo no passado.

O encontro do Gandalf com aquele Balrog de Moria foi simbólico: ao dizer aquelas palavras, "guardião do fogo secreto" "chama de udûn", o mago queria ressaltar as diferenças de seus poderes, ambos ligados ao mesmo elemento: um usava os poderes para trazer ânimo e aquecer os corações e o outro para causar apenas a destruição que não conhece limites (ou seja, simplificando, as características que poderíamos considerar boas e ruins do fogo, cada uma personificada pelos personagens do lado de Eru ou Melkor, bem e mal). Eu acredito que a teoria de Gandalf ser um espiríto do fogo não-corrompido faz sentido. :roll:
 
Última edição:
O encontro do Gandalf com aquele Balrog de Moria foi simbólico: ao dizer aquelas palavras, "guardião do fogo secreto" "chama de udûn"

Com o 'Servidor do Fogo Secreto' ele está dizendo que ele serve aos Senhores do Oeste, que ele está ali para cumprir uma missão imposta pelos Poderes. Chama de Udûn é um 'apelido' do Balrog, Udûn é outro nome de Utumno. Mas isso não diz nada sobre a natureza de Gandalf.
 
Com o 'Servidor do Fogo Secreto' ele está dizendo que ele serve aos Senhores do Oeste, que ele está ali para cumprir uma missão imposta pelos Poderes. Chama de Udûn é um 'apelido' do Balrog, Udûn é outro nome de Utumno. Mas isso não diz nada sobre a natureza de Gandalf.

É, esse episódio isolado pode não confirmar sobre a natureza de Gandalf .O que ele queria dizer seria apenas isso mesmo: ele servia a Eru, o guardião da chama imperecível. Mas, e se ele disse na ponte de Khazad-Dûm que é "guardião do fogo secreto" ao invés de "servidor do fogo secreto", como o Finwë colocou no tópico,eu acho que também poderíamos interpretar que ele tem um poder ligado ao fogo. Servir e guardar tem significados muito diferentes e o fato de falarem que ele era "guardião" me levou à interpretação do post anterior (alguém tem os livros para confirmar o que ele realmente disse? Eu estou sem eles, no momento...).

Mas que há outras partes do livro mostram uma maior ligação do mago com o fogo, disso tenho certeza. O fato dele ser justamente o guardião do anel do fogo, trabalhar com fogos de artifício na festa do Bilbo e também já ter sido intitulado como " chama radiante, que se revela nas horas de necessidade",por exemplo. É só uma teoria. Ele pode ser um espiríto do fogo.
 
Última edição:
Aqui está a parte:

Saía fogo de suas narinas. Mas Gandalf ficou firme.

— Você não pode passar — disse ele. Os orcs estavam quietos, e fez -se um silêncio mortal. — Sou um servidor do Fogo Secreto, que controla a chama de Anor. Você não pode passar. O fogo negro não vai lhe ajudar em nada, chama de Udún. Volte para a Sombra! Não pode passar.
A Sociedade do Anel, Cap. V, A Ponte de Khazad-Dum.
 
Ah, então, acho que esse episódio não confirma nem invalida a teoria, se ele quer dizer apenas que é servo de Eru, enquanto o outro é servo de Morgoth. Foi uma interpretação mais forçada de minha parte :mrgreen:
 
Última edição:
Não só por isso, mas tudo que diz respeito aos poderes de Gandalf está relacionado a luz, fogo e fumaça. E como eu disse, foi muito conveniente ele receber logo Narya, o Anel do Fogo, que aumentaria seu poder muito mais.
 
Bem eu nao acho que ee fosse um espirito de fogo.... senao ele estaria ao nivel de sauron afinal.....eles eram servos de morgoth tanto quanto proprio sauron....ou seja eh de se acreditar que fossem tao poderosos quanto!

Nao é porque Gandalf era ou nao um espirito de fogo que ele tinha que se igualar a Sauron lembre que como disse logo no inicio do Silmarillion (Sauron era um Maia poderoso de Aulë,mas quando forá corrompido por Melkor seu poder nao diminuiu,nem sua percepção do mundo fora reduzida e sim ampliado,ele se torno tao poderoso que era uma sombra de Melkor,um rumor tao forte que colocava medo em outros Maia).
nao creio que gandalf seja tao poderoso seu fanar é menor que o de Saruman(mesmo todo mundo defendendo o Gandalf o fato é que Saruman antes de ir a terra media e se corrompido pela cobiça era mais forte que gandalf, em sua verdadeira forma imortal), entao acredito que Sauron era superior em poder a gandalf tanto em forma fisica quanto em forma imortal.
( se eu estiver errado em alguma passagem esclareçam a situaçao)=]
 
Morgoth fala...

Não só por isso, mas tudo que diz respeito aos poderes de Gandalf está relacionado a luz, fogo e fumaça. E como eu disse, foi muito conveniente ele receber logo Narya, o Anel do Fogo, que aumentaria seu poder muito mais.

Humm eu entendo Narya de uma forma diferente... nada relacionado com "luz, fogo ou fumaça" mas apenas o "poder" de se incutir a vontade no coração das pessoas, o desejo de buscar algo melhor, e de lutar contra as ameaças que rondam...

..."Narya é um fogo que arde sem se ver" :rofl:
 
Morgoth fala...



Humm eu entendo Narya de uma forma diferente... nada relacionado com "luz, fogo ou fumaça" mas apenas o "poder" de se incutir a vontade no coração das pessoas, o desejo de buscar algo melhor, e de lutar contra as ameaças que rondam...

..."Narya é um fogo que arde sem se ver" :rofl:

Eu não disse que os poderes de Narya estavam relacionados a "luz, fogo e fumaça", e sim que os poderes de Gandalf estavam. Eu também não tenho dúvidas quanto aos poderes do Anel do Fogo, mas faltou uma característica que eu particularmente acho que ele tenha: ampliar qualquer encantamento relacionado ao fogo.

É algo curioso sobre os poderes de Gandalf, e é algo que está explícito até no O Hobbit, quando se diz que o Mago Cinzento fez um estudo especial sobre encantamentos de fogo e luz.
 
Humm, excelente teoria!
De fato, relacionava a "tendência" de Gandalf às magias de fogo e luz ao Narya, que, como já citaram por "fazer arder a chama dos coraçoes dos homens e elfos", incitando-os. Quanto ao poder de Gandalf, está escrito nos CI, que durante o conselho dos Valar, e Yavanna decidiu por enviar Olórin à Terra-média, também é dito que deveriam enviar Curunír, por ser o mais poderoso, embora tenha-se dito posteriromente que em Gandalf residia a verdadeira esperança e intenções dos Valar. Já em realção de que Olórin poderia ser um dos espíritos de fogo citados n´O Silmarillion, acho ser perfeitamente plausível, mas vai ficar em´dúvida mesmo, até porque, se assim fosse, creio que isso seria considerado mais tarde por Tolkien, na primeira vez em que Olórin fosse citado. O fato de Gandalf ter dito em Moria que era o "guardião do fogo secreto", acho, que refere-se mesmo ao Narya, uma vez que somente ele, Círdan, Elrond, Galadriel e Saruman sabiam que ele portava o anel do fogo. :mrgreen: Mas, de qualquer modo, até gosto de pensar que essa teoria pudesse ser a verdadeira, daria um outro ar de "salvador da pátria" a Gandalf, sem falar que o tornaria mais mítico e isso seria muito interessante.
 
Uma ótima teoria sem dúvida, Mas nao acho que Gandalf seria um espírito do fogo por suas diferenças psicologicas...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo