1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Os poderes de Gandalf

Tópico em 'O Senhor dos Anéis - os Filmes' iniciado por GuthoEleser, 21 Ago 2016.

1. GuthoEleser

GuthoEleser "Grindeaw se manterá pra sempre valiosa"

Gente, uma duvida que surgiu enquanto eu via os filmes...
    Gandalf era realmente poderoso? Pq ele não interferiu na guerra?

2. Haran Alkarin

Haran Alkarin Usuário

- Perigoso! - exclamou Gandalf - Eu também sou, muito perigoso: mais perigoso que qualquer outro ser que jamais encontrarão, a não ser que sejam levados vivos diante do trono do Senhor do Escuro. (O Cavaleiro Branco, As Duas Torres)
    Gandalf é um ainu, um poder angélico, e como os anjos no catolicismo, ainda que sejam muito mais magníficos e poderosos que os homens em geral, só influenciam estes de forma indireta, por sugestões, conselhos, inspirações.

Isso, é claro, se dá a partir da abdquicão ao trono de Arda por parte de Manwë, nos idos da queda de Númenor. Antes disso (i.e., nos contos de O Silmarillion) os ainur portavam-se no mundo mais como deuses gregos. Isso é visto como um equívoco - em Contos Inacabados é dito explicitamente que a convocação dos elfos à Aman foi um erro, e o reconhecimento desse fato motivou a abordagem mais sutil dos magos. Nos HoME é dito algo parecido sobre a criação da própria Aman.

Última edição: 22 Ago 2016
  3. GuthoEleser

GuthoEleser "Grindeaw se manterá pra sempre valiosa"

Muito obrigado!Eu imaginei que seria algo do tipo mesmo, em vista que a terra-média não era a casa de um Istari e que a guerra era enfim dos homens e
    não dele...quanto aos restante da explicação, por mais que interessante, eu boiei pq ainda não li O Silmarillion e os Contos inacabados...

Compartilhar