Nossa, que confusão!
Os elfos "acordaram" no lago Cuiviénen e por lá permaneceram um bom tempo.
Os Valar procuravam por eles mas nunca os encontravam. Melkor foi o primeiro a achá-los e mandava suas feras para que capturassem os elfos que se desgarrassem da "manada" hehehe.
Esses elfos que foram capturados, foram levados até Melkor, e ele os transformou, através de tortura e magias em seres "opostos" aos elfos, em todos os sentidos: enquanto os elfos adoravam todas as formas de vida, os orcs odiavam-na; os elfos adoravam a luz, os orcs a temiam....
Quando os orcs surgiram os homens ainda não estavam presentes em Arda (ou estavam?).
NA MINHA OPINIÃO, os orcs não são imortais. Mesmo que fossem, morriam cedo, pois as lutas entre orcs era comum, eles mesmos guerreavam entre si; havia uma constante luta pelo poder entre um grupo, pois além de odiarem os seres livres de Arda, odiavam a eles próprios...
Ungoliant era uma Maia, logo podia adotar a forma que quisesse pelo que sei.
Sobre os dragões não sei muita coisa, mas não devem ter sido "criados" já no Ainulindalë. Uma coisa é certa; Melkor foi seu "criador" e acho que o Glaurung está certo em relação ao parentesco com répteis e/ou lagartos.
"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"