• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os orcs mereciam ser extintos?

Elessar Hyarmen

Senhor de Bri
E então colegas do fórum!

Os orcs mereciam ser extintos da face de Arda? Ou mereciam viver na deles?

A prática da caçada de orcs na Quarta Era seria uma espécie de crueldade ou não? Eru Ilúvatar com certeza enxergava isso, mas a opinião do Deus poderoso de Arda seria qual? :D
 
Acho que ele não seria contrário, pois ele mesmo quase extinguiu os anões porque Aulë foi apressadinho demais.
Além do que, orcs foram criados por pessoas malignas com propósitos malignos, o que contribui mais ainda pra Eru não fazer questão que vivessem.
E por fim, Tolkien queria criar um passado mitológico para a Inglaterra. Se os orcs tivessem sobrevivido teríamos visto essas criaturas =p
 
Sua pergunta, Erkenbrand, é se eles mereciam ser extintos. Eu acredito que sim, pois os Orcs foram criaturas que poderíamos dizer que cavaram sua própria sepultura. Seus feitos maléficos nos mostram que a morte seria um excelente destino para essa raça sem uma estrutura de liderança, sem união, sem uma sociedade.

Entretanto, será que os orcs deveriam ser extintos? Aí eu já julgo que não! Gandalf, em sua imensa sabedoria, já nos disse:

Muitos que vivem merecem morrer. Muitos que merecem viver morrem. Você pode dar-lhes vida? (...) Nem mesmo os sábios conseguem ver os dois lados.

Não acredito que seria um bom "esporte" a caça aos orcs. Se eu pudesse escolher, não apoiaria a matança indiscriminada dos orcs.
 
Eu acredito que, em um momento de paz prolongada e trégua entre os povos livres e os orcs, estes poderiam passar por um processo de evolução, talvez chegando até a ter uma sociedade organizada. O que eu não acho correto é exterminar essas criaturas sem um motivo justo, apenas por eles serem daquela raça. Esse tipo de "esporte" apenas motivaria o processo inverso, ou seja, criaria o ambiente necessário para a revolta e possivelmente uma nova guerra.
 
Eu acredito que, em um momento de paz prolongada e trégua entre os povos livres e os orcs, estes poderiam passar por um processo de evolução, talvez chegando até a ter uma sociedade organizada. O que eu não acho correto é exterminar essas criaturas sem um motivo justo, apenas por eles serem daquela raça. Esse tipo de "esporte" apenas motivaria o processo inverso, ou seja, criaria o ambiente necessário para a revolta e possivelmente uma nova guerra.

Perfeito, Bauer! Exterminar orcs pelo simples fato de os coitados serem orcs me soa a genocídio. É como o doido do Hitler matar judeus pelo simples fato de serem judeus....
 
Os Orcs eram criatura irredimíveis - simples assim. Não poderiam ser nada diferentes de um poço de maldade, rancor e raiva, ele foram "criados" (modificados) para serem assim.

Portanto não só deveriam ser eliminados como isso seria uma benesse aos mesmos. Ele mereciam ter seu sofrimento (enquanto espécie) eliminado.
 
Então... Eu penso que a permissão da existência das espécies irracionais e sem alma ficava a cargo dos governantes (os Valar). Existia grande pressão na corrupção dos corpos dos Orcs... Por serem corpos amadiçoados os recursos de recuperação física talvez estivessem além do poder dos Valar.

Por outro lado em uma conversa entre os hobbits, um dos orcs fala que piedade não era um dos defeitos do seu rival... O que nos leva a pensar que podia haver qualidades nos Orcs, apesar de eles nunca conseguirem encará-las como qualidades, mas como seu oposto (defeitos).

Melkor conseguia fazer uso dessas qualidades e Eru, num nível mais profundo e além do alcance de Melkor, também conseguia. Infelizmente ninguém mais conseguia. Se me perguntassem eu diria que nessa questão Manwë teria que matutar segundo o pensamento de Eru.
 
Os Orcs eram criatura irredimíveis - simples assim. Não poderiam ser nada diferentes de um poço de maldade, rancor e raiva, ele foram "criados" (modificados) para serem assim.

Portanto não só deveriam ser eliminados como isso seria uma benesse aos mesmos. Ele mereciam ter seu sofrimento (enquanto espécie) eliminado.

E poderia ser que essas almas, indo a Mandos pudessem ser purificadas e redimidas. Não se sabe quais eram os desígnios de Eru para os orcs!
 
... isso se tivessem mesmo almas :g:

Mas isso é discussão de outro tópico, eu sou da Facção dos Sem-Alma.
 
Eu não acho que os Orcs aceitariam a politica "cada um no seu quadrado", eles são hostis, gostam de briga, brigam e se matam entre sí, até parece q vão respeitar fronteiras, limites, regras...
Se houvesse uma forma de mante-los em um lugar, aí sim mas caso não... tanta briga acabaria em exterminio mesmo.
 
Não seria "só por que são orcs", é por que eles são maus, inúteis, comedores-de-qualquer-carne (inclusive a sua, humano), perturbadores da paz, arruaceiros, feios, burros, fedorentos, destruidores, etc etc, motivos suficientes para fazer nossos machados de anões zunirem no ar.
 
Matar por matar apenas, por prazer com o argumento de que eles são cruéis, fedorentos, malígnos e que não possuem cura para suas vidas, seria uma espécie de atrocidade.

Imaginem Eru assistindo uma matança indiscriminada de orc apenas pelo pazer de matar e sob o pretexto de que orcs são cruéis etc. Nesse caso eu acho que seria contra.

Mas agora, existe uma diferença entre alma e espirito.

Qual dos dois os orcs possuíam? Pois, se eles tinham discernimento, consciência e sua existência, tinham sentimentos como medo, insegurança, angústia por estar no estado de miséria, ou seja, um dos dois eles tinham.

Qual? Alma ou espírito?

Qual o destino da alma com relação a Mandos/Eru? Qual o destino do espírito também em relação a Mandos/Eru?
 
É um assunto intrigante. No Myths X, há o seguinte trecho:

Mas mesmo antes que essa maldade de Morgoth fosse sequer suspeitada, os Sábios dos Dias Antigos sempre ensinaram que os Orcs não foram 'feitos' por Melkor, e por isso não eram maus em sua origem. Eles devem ter se tornado irredimíveis (pelo menos por elfos e homens), mas continuavam sob a Lei. Isto é, apesar da necessidade (por serem como que os dedos da mão de Morgoth) de serem combatidos com extrema severidade, eles não deviam ser tratados em seus próprios termos de crueldade e traição. Quando prisioneiros, não deveriam ser torturados, nem mesmo para descobrir informações para a segurança das casas de elfos e homens. Se algum Orc se rendesse e pedisse por misericórdia, eles deveriam garanti-la, a qualquer custo. Esse foi o ensinamento dos Sábios, embora no horror da guerra isso nem sempre fosse obedecido.

Então é preciso analisar se os "Sábios dos Dias Antigos" estão corretos em sua concepção. Eu creio que sim. Orcs são irredimíveis em curto prazo (por "elfos e homens"), mas não num ponto de vista teológico. Para analisar o destino deles nesse ponto de vista, seria preciso discutir sua natureza, que é um assunto muito controvertido. Como o Myths X sugere, creio que orcs foram feitos a partir de humanos. E também creio que tinham fëar. Assim, após a morte, tornam-se espíritos impotentes, vagando na Terra-Média. Não acatariam o chamado de Mandos, e duvido até que este seria feito. Seu destino final, talvez sua redenção, deve esperar o fim de Arda. Situação parecida com a situação do próprio Sauron.

A caça aos orcs pode ser justificada como um ataque preventivo, afinal, se deixados em paz, podem crescer em número e futuramente atacar e destruir de modo implacável.
 
Última edição:
Matar por matar apenas, por prazer com o argumento de que eles são cruéis, fedorentos, malígnos e que não possuem cura para suas vidas, seria uma espécie de atrocidade.

Imaginem Eru assistindo uma matança indiscriminada de orc apenas pelo pazer de matar e sob o pretexto de que orcs são cruéis etc. Nesse caso eu acho que seria contra.

Não é o prazer de matar - é a eliminação da uma obra maligna de maior grau, uma obra de Melkor, é como acabar com o sarampo ou a poliomielite. Não há nada de atrocidade nisso.

Só lembrando: Eru e os Valar assistiram à eliminação dos Orcs. Não parece que tiveram algo contra.
 
Erkenbrand, eu sou um anão, somos duas raças em guerra, queria que eu tomasse chá com um deles?

(comentário de afinco e aprofundamento do personagem a parte, eu também concordo que não é certo cometer isso, mas me diga um bom motivo para os orcs continuarem na terra-média, apenas um)
 
Não vejo motivo para que orcs continuassem vivos, são seres projetados para o mal, causadores de destruição e que, ao meu ver, não entrariam em acordo com outras espécies (ou falhariam em suas promessas de paz).
Porém, exterminá-los aos montes, acabando com essa raça, é uma atitude cruel (sem levar em conta que são orcs, apenas analisando a parte de matar aos montes) e que necessita uma frieza brutal de quem comete esse ato (ou seja, pensar que está "limpando" o mundo, e não matando). Como pode-se prever que, ao extinguí-los, alguns seres não desenvolveriam um espírito malígno criando, futuramente, uma raça pior que os orcs?

(Já estou divagando sobre eras que o grande mestre nem cogitara criar, melhor acabar a resposta por aqui antes que escreva maiores besteiras)
 
Concordo com o Bauer...imagino que nem todos os orcs são como seu arquétipo de ''monstruoso,cruel...''.Penso que com alguma evolução,eles possam viver em paz.:roll:
 
Penso q os orcs não deveriam ser extintos, para todo o bem há o mal, os orcs fazem parte desse equilibrio (minha opinião), então sua extinção poderia acarretar em consequencias piores, como o surgimento de um novo mal, ainda pior ... (quando se mata um deixamos espaço para os outros existirem)
xD


A Erunyauve expressou perfeitamente o que penso. Na minha opinião, os orcs fazem parte da Terra-Média, um lado podre, mas continuam fazendo parte.
 
Não exterminá-los seria uma maneira de reforçar os exércitos de Sauron, devem sim ser extintos, vendo de forma ambiental isso não causaria impácto nenhum, hummm, pensando bem...talvez laracna fosse procurar outro alimento que não orcs, como hobbits, elfos, anões, humanos...é causaria um pouco de impácto sim, mas se tratando de uma criatura só ela se vira, também uma aranha não devoraria uma raça inteira de hobbits etc e tals...será que viajei? Mas exterminá-los seria a melhor maneira de manter o Sr. do Escuro bem quietinho lá no canto dele.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo