É um assunto intrigante. No Myths X, há o seguinte trecho:
Mas mesmo antes que essa maldade de Morgoth fosse sequer suspeitada, os Sábios dos Dias Antigos sempre ensinaram que os Orcs não foram 'feitos' por Melkor, e por isso não eram maus em sua origem. Eles devem ter se tornado irredimíveis (pelo menos por elfos e homens), mas continuavam sob a Lei. Isto é, apesar da necessidade (por serem como que os dedos da mão de Morgoth) de serem combatidos com extrema severidade, eles não deviam ser tratados em seus próprios termos de crueldade e traição. Quando prisioneiros, não deveriam ser torturados, nem mesmo para descobrir informações para a segurança das casas de elfos e homens. Se algum Orc se rendesse e pedisse por misericórdia, eles deveriam garanti-la, a qualquer custo. Esse foi o ensinamento dos Sábios, embora no horror da guerra isso nem sempre fosse obedecido.
Então é preciso analisar se os "Sábios dos Dias Antigos" estão corretos em sua concepção. Eu creio que sim. Orcs são irredimíveis em curto prazo (por "elfos e homens"), mas não num ponto de vista teológico. Para analisar o destino deles nesse ponto de vista, seria preciso discutir sua natureza, que é um assunto muito controvertido. Como o Myths X sugere, creio que orcs foram feitos a partir de humanos. E também creio que tinham fëar. Assim, após a morte, tornam-se espíritos impotentes, vagando na Terra-Média. Não acatariam o chamado de Mandos, e duvido até que este seria feito. Seu destino final, talvez sua redenção, deve esperar o fim de Arda. Situação parecida com a situação do próprio Sauron.
A caça aos orcs pode ser justificada como um ataque preventivo, afinal, se deixados em paz, podem crescer em número e futuramente atacar e destruir de modo implacável.