• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os NUMENORIANOS superam os elfos!!??

Bem, o desenvolvimento e a superioridade numérica dos numenorianos é facilmente explicada, pois, embora não tivessem a vida tão curta quanto a dos homens da terceira era, ainda sim eles dispunham de pouco tempo, em comparação aos Quendi.

Assim, se reproduzem numa taxa bem maior que a dos elfos; E com o conhecimento de que cedo ou tarde morreriam, tinham pressa em deixar suas marcas na terra, na sociedade, etc... E apesar disso, tiveram tempo e o auxílio dos elfos.

Olhando por esse lado, não é mais do que a obrigação dos Numenorianos terem superado os elfos em se tratando de estruturas e tecnologia.
Quanto a beleza das coisas, bem... Isso é relativo, mas, na minha opinião, ninguém jamais vai entender tão bem de beleza, quanto os elfos.

Ah! Neithan, vc fala de Minas Tirith comparando-a as casas nas árvores de lórien né? Quero ver comparar com Gondolin... =D


Bem... acho que por enquanto, é só isso o> o/
 
Se a comparação se fez presente, antes de mais nada devemos então ressaltar que os númenorianos aprenderam todas as suas "artes" com os elfos, e todo desenvolvimento parte desse pressuposto.
 
Como poderemos comparar então? Analisaremos cada característica individualmente?:think:

Tipo:

-Arquitetura;
-Cultura;
-Riqueza;
-Poderio Militar;
-Expansão ao longo do tempo;

Algo assim? Como poderemos então saber quem era maior que quem?:think:


Se fossem essas características acima, eu diria que Númenor superou os Eldar em Arquiterura (Orthanc é um bom exemplo), riqueza (depois de suas incursões na TM, os navios voltavam a Ilha com ouro, prata de balde!), poderio militar (enquanto Gil-Galad quase foi derrotado por Saurom, os Numenoreanso trouxeram a TM um exército que nem Saurom desafiou) e expansão territorial....mas.......

Em cultura e no principal, que foi sua "lealdade" aos Valar, os elfos nunca foram superados....IMO.:hihihi:
 
É complexo dizer que superou, e comparar Orthanc (mesmo que maravilhosa) com edifícios em Gondolin, com as construções de Nargothrond, e coisas do tipo.
É claro, para poderem invadir Aman, os humanos aprenderam muito, e muito bem com os elfos. Mas, essa questão do "progresso" é questionável, até onde essa "superação" é realmente boa, até onde é realmente uma superação?
 
Orthanc foi um exemplo...além de altíssima, era feita de um material aparentemente desconhecido de outros povos, pois somente os Dunedain utilizaram essa pedra indestrutível. E outra, Armelenos nunca fi bem descrita para compararmos com Gondolin.

Nunca disse que a superação foi uma coisa boa. É óbvio que, por ficarem muito podersos, ficaram arrogantes e orgulhosos...e queria também a imortalidade. A superação de Numenor e toda sua glória (incomparavel, no último reinado) foi também sua queda.
 
Então, numa análise aos moldes tolkienianos, eles decairam, não se superaram; vide a carta 131, quando Tolkien trata a "queda moral" humana, a exemplo de Númenor.

Como essa questão de "conceitos" é chata, não Neithan? Se eu conhecesse um filósofo analítico pessoalmente eu esbofeteava ele. =]
 
Mas eles decaíram na questão moral. Mas como avaliamos uma civilização? Por exemplo, quem era superior a quem: Roma ou Cartago?

Não importa a mroal nessa história..só analisarmos os povos em si.

PS: Você foi irônico 03?
 
Claro, vejo que está esperto. Mesmo que para Tolkien essa queda moral permeie todas as demais questões, você tem razão. Como civilização podemos analisar suas evoluções tecnológicas, e tudo mais, aos moldes de Maquiavel, desligando a ética da política, por exemplo.

(off: neithinho: irônico, eu?)
 
Então..analisando friamente as duas "civilizações", Númenor superou sim os elfos. Até porque, os eldar nunca tiveram um grande reino..Finrod e Thingol talvez. Mas Turgon, por exemplo..governava apenas uma cidade. Númenor não, era gloriosa, grande, rica. Podemos cmpara com Gil-Galad, mas nessa comparação, Númenor se mostra SIM mais poderosa. (analisando o reino em si, não a moral)

PS: Realmente, você nunca é irônica 03.
 
Sim, dentro do âmbito civilizacional diria que sim, ainda mais tendo como norteadores os textos "abandonados", nos quais a descrição do ataque da Armada de Ar-Pharazôn é notoriamente superior, e há massacre de elfos na invasão de Aman, nas proximidades de Kortirion.
 
EXATO! Analisando o Reino e não a moral, Númenor foi o reino de maior glória e poder de todos. As descrições da Armada diz tudo. Florestas de velas e mastros no mar....e o exército marchando sobre a TM, desafiando Saurom. Os exército de Mordor nem pensaram em desafiar a glória do Ponente. Já contra os Eldar, Saurm brincou bastante. Fez até espetinho de Celebrimbor.
 
Nossa, me assustei com essa sua empolgação Neithan, hahahaha.
Mas, é isso mesmo, ao menos nas primeiras concepções, é inegável a evolução tecnológica e política de Númenor, chegando a criar colônias em Endor.
 
Sim, aí mostra seu poder..além de Númenor enteira..ja dominava territórios na TM...E mesmo após a queda, Elendil e seus filhos dominaram grandes territórios na TM. (embora, cm o tempo, tenha decaído, Gondor sempre foi mais poderosa que os reinos élficos (embra í tenha que dar um desconto, pis eles estavam partindo)

E cara...amo os Edain e Dunedain.
 
Mas o que se discute é civilização, não somente poder. Civilização inplica desenvolvimento, e desenvolvimento requer, bem como desenvolvimento militar, um altíssimo desenvolvimento social. E esse desenvolvimento social é fruto de um governo sem grandes crises, com uma política segura e assistência de todas as necessidades básicas da sua população.

A expansão dos numenorianos foi incrivelmente rápida. No entanto, faltaram políticas conciliadoras e união das pessoas no poder. As cisões que ocorriam dentro da sociedade numenoriana raramente poderiam ser consideradas sinais de desenvolvimento.

Abraços.
 
O Poder de Exercito e de Frota Naval é sem duvida muito maior que os dos Elfos, ja que o ultimo eram muito menos ambiciosos, e adoravam o que tinham.
Numenor caiu pela ambição e fata de cautela dos homens em querer mais e mais, seu poder de estratégia era sem duvida bem mais inferior que de outras raças, mas no geral, acho que eles superam os Elfos sim.
 
Mas o que se discute é civilização, não somente poder. Civilização inplica desenvolvimento, e desenvolvimento requer, bem como desenvolvimento militar, um altíssimo desenvolvimento social. E esse desenvolvimento social é fruto de um governo sem grandes crises, com uma política segura e assistência de todas as necessidades básicas da sua população.

A expansão dos numenorianos foi incrivelmente rápida. No entanto, faltaram políticas conciliadoras e união das pessoas no poder. As cisões que ocorriam dentro da sociedade numenoriana raramente poderiam ser consideradas sinais de desenvolvimento.

Abraços.

Sim, mas Numenor só começou a ter um "racha" de ideais quando surgiram os Homens do Rei que batiam de frente com os Fiéis. Antes disso, Númenor foi sempre bem unida.

E outra..se for assim, Numenor nunca superou Lórien? Para avaliar o Reino de Númenor, com os reinos élficos, podemos escolher várias características, e dizer quem era melhor em quê. E Númenor então, só não superou os elfos em desenvolvimento social, pois no resto sim

E outra, apenas no fim de Numenor que é citado algum tipo de violência ou doeça, antes disso, não é citado nenhum problema com a população.
 
Analisando a questão como o fez Maquiavel em O Príncipe, as atitudes tomadas pelos líderes númenorianos antes da queda eram atitudes que levariam Númenor a seu apogeu, desligando-se da moral, usando da virtu (concretude nas ações do líder) e da fortuna (saber a hora certa de agir), mantendo sempre um exército armado de prontidão. Claro, a Itália da renascença não é Númenor; mas o parelo da separação da visão da ética com a política é cada vez mais clara, ainda mais após a chegada de Sauron.

(off: Ah, e não me esquecendo, como um parêntese, Maquiavel não era um monarquista, e sim um republicano, O Príncipe não é um "manual" de política, mas uma análise da Itália renascentista - aviso para os interessados).
 
Exato. Deixar a moral e investir em riqueza...isso não faz com que Númenor não supere os elfos. Seu poder, sua riqueza, seu poderio militar eram superiores a qualquer povo.

E, eles, largando a religião (abandonando a história de Valar), mostra inclusive uma mudança de Teocentrismo mediveal, com um Antropocentrismo renascentista. Eles começaram a achar que Numenor era o centro da TM e tudo mais; começaram com as grandes navegações, colonizaram terras distantes a procura de Ouro e riquezas...enfim...Númenor lembra uma Europa Renascentista sim. Isso, pra mim, mostra uma grande superação em relação a qualquer outro povo.

Mas, como Tolkien era um teocentrista, o descaso com os Senhores do Oeste determinou o fim de Númenor.

PS: Não duvido que, caso Númenor tivesse mais uns séculos..teria desenvolvido a pólvora. :lol:
 
Como assim? Teriam descoberto a pólvora? Não faz sentido..senão Gondor teria certo?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo