• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os Nazgûl foram vítimas de Sauron?

Roderick

Banned
Relendo o grande livro Silmarillion, me veio uma questão na cabeça sobre os servos de Sauron Nazgûl que são considerados como "vilões". Mas essa maldade veio de dentro deles? Ou poderiam ser vítimas? Pois Passaram para o reino das Sombras, fazendo só o que Sauron queria. Ou seja, a maldade que havia não deveria ser essencialmente deles...

Mas será que eles poderiam ser vítimas da cobiça ou de corações gananciosos, e principalmente de Sauron?
 
Eles eram vítimas do Sauron, mas também tinham culpa no cartório. Só do fato deles se aliarem a Sauron mostra uma certa "vontade" cega de dominar grandes reinos e pessoas.

Os nazgûl antes de se tornarem o que já conhecemos eram reis, e homens de grande influência nos povos da Terra media e acho que todos tinham uma pré-disposição para atitudes crueis o que não significa que antes de se tornarem espectros do Anel já eram malígnos.

Possivelmente antes de se aliarem a Sauron devem ter ouvido conselhos tanto dos elfos quanto dos demais povos inimigos de Sauron.
Se aceitaram uma aliança, já fizeram conscientes de todas ou pelo menos de quase todas as consequencias que ela podia proporcionar.

Eles só não sabiam que os anéis eram malígnos, do resto sim!
 
E os tópicos renderam uma boa discussão! Ficou empatada a questão. Não lembro se cheguei a postar neles; em todo caso, não considero os Espectros como vítimas da malícia de Sauron. Todos os Nove foram escolhidos cuidadosamente e entre os Nove não há menção de alguém que tenha pertencido aos Povos Livres ou da linhagem de Elendil. Suas origens estão entre aqueles que renegaram Eru (no caso dos númenoreanos negros que seguiram Ar-Pharazôn) e os povos dos Leste e do Sul; inimigos declarados dos Homens de Ponente e dos elfos desde a traição de Ulfang e Uldor na Primeira Era.

Sauron sabia perfeitamente que não poderia entregar os Anéis de Poder a algum familiar da Casa de Hador, por mais tentador que fosse ter um alidado poderoso, sempre havaria a remota possibilidade de arrependimento. Diferentemente dos leais súditos em Khând e Harad ou Cardolan e Rudhaur.
 
Eu diria que os Nazgul foram "vítimas" de suas próprias paixões e de mais ninguém. No entanto, muitos acreditam que somos responsáveis por tudo o que fazemos ou sentimos, inclusive responsáveis pela nossa paixão. Então não estou bem certo se eles foram vítimas de si próprios ou nem isso. Mas, não acredito mesmo, que foram vítimas de Sauron.
 
Mesmo já tendo um tpc parecido, eu acho que é meio óbvia a resposta.
Os caras receberam os anéis como presentes e foram escravizados... Logo...
 
Todas as resposta a seguir serão desnecessárias..., não tem como deixar isso mais claro...rs
 
Última edição:
Mesmo já tendo um tpc parecido, eu acho que é meio óbvia a resposta.
Os caras receberam os anéis como presentes e foram escravizados... Logo...

Logo, Frodo também foi vítima de Gandalf que entregou-lhe o Anel. Não tem fundamento a conclusão já que ela poderia ser aplicada a outros exemplos e que levariam a um rol sem fim de vítimas do Um.
Os Nove não foram entregues a camponeses ou a um rei benevolente que aceitou um anel de poder para melhorar a vida de seus súditos, foram ofertados a tiranos, homens de poder ávidos por mais poder para subjugar seus semelhantes através da força, do terror e da submissão. Pessoas sem arrependimentos ou remorsos. Nada que pudesse tirar-lhes o sono, a não ser a eterna desconfiança de possíveis traições e conspirações. Era este tipo de seres que Sauron procurava para integrar sua "força de elite".
 
Desde que lí SdA pela 1ª vez, achei que os Reis que originaram os Nazgûl tinham algo a ver com os Númeranos Negros, mas o filme do PJ sempre me mostra aqueles velhos e fica uma imagem de que os caras não eram assim tão maus. Mesmo com essa "impressão maldita do filme" sempre ficou a impressão da força de persuasão de Sauron.
Os reis "seduzidos", a meu ver, apesar de receberem os "presentes", também foram enganados da mesma forma que os Anões e da mesma forma que os Elfos seriam. Não acredito que se soubessem que seriam escravos de Sauron para sempre, eles os teriam aceitado, apesar de sua sede de poder. Isso não inclui o rei de Angmar, é claro!

Enfim, é muito possível que eu esteja errado, mas em parte acredito que apesar de eles serem na sua maior parte inimigos dos Reinos do Ponente, de alguns deles serem Númenorianos Negros, ainda vejo-os como vítimas. Mas vejam, "vítimas", não quer dizer que eu os considere inocentes.
 
Última edição:
Os reis "seduzidos", a meu ver, apesar de receberem os "presentes", também foram enganados da mesma forma que os Anões e da mesma forma que os Elfos seriam. Não acredito que se soubessem que seriam escravos de Sauron para sempre, eles os teriam aceitado, apesar de sua sede de poder. Isso não inclui o rei de Angmar, é claro!

É como eu disse no meu post lá em cima. Eles (nazgûl) tinham culpa no cartório, mas com relação ao poder e controle do anêl não! Ou seja, não tiveram culpa de se tornarem espectros do anel, mas ao mesmo tempo tiveram culpa em se aliar a Sauron, uma vez que sua fama pela Terra media não era das boas.
 
Eles não foram obrigados a aceitar os aneis, e só receberam os aneis por Sauron saber como os seres humanos são. Não são vítimas de Sauron, mas de sua própria ganância.
 
Sauron não disse: "chaga aí, olha só. Esses anéis aqui vão tornar vocês mais poderosos, massssss, entretanto, porém e contudo. Vocês vão se tornar meus escravos imortais pela enternidade. E aí, topam?". O cara os iludiu, sendo tiranos ou não, uma vítima de enganação e trapaça sempre é uma vítima. Essa é minha opinião.
 
Bem, era Sauron, né. Ele tinha acabado de trair os elfos. Os homens podiam ver que coisa boa não devia ser.
 
Se quiser falar que os Reis foram uma antas, tudo bem, eu concordo plenamente. Mas eles continuam sendo vítimas. Quem iria querer virar uma sombra pro resto da eternidade?
 
É justo!

Sauron não disse: "chaga aí, olha só. Esses anéis aqui vão tornar vocês mais poderosos, massssss, entretanto, porém e contudo. Vocês vão se tornar meus escravos imortais pela enternidade. E aí, topam?". O cara os iludiu, sendo tiranos ou não, uma vítima de enganação e trapaça sempre é uma vítima. Essa é minha opinião.

Bem, era Sauron, né. Ele tinha acabado de trair os elfos. Os homens podiam ver que coisa boa não devia ser.

Lembrando que "até" os Elfos foram enrolados por "Annatar", um cara com pique de bonzinho, que chegou ajudando ou querendo ajudar a TM, e que também usou a ganância dos Elfos.
Se os Homens eram ganânciosos e "Annatar" sabia disso, o mesmo sabiam os Elfos. E não foi o Sauron, com a maldade exposta, com aura maligna e com aquela corôa/elmo pontudo que se apresentou. No caso, ninguém havia associado um com o outro. O que muda aqui, o que pende na estória, é que os Elfos tinham a percepção mais apurada do que os Homens, e no caso, poucos Elfos perceberam "Sauron".
 
Se os Homens eram ganânciosos e "Annatar" sabia disso, o mesmo sabiam os Elfos. E não foi o Sauron, com a maldade exposta, com aura maligna e com aquela corôa/elmo pontudo que se apresentou. No caso, ninguém havia associado um com o outro. O que muda aqui, o que pende na estória, é que os Elfos tinham a percepção mais apurada do que os Homens, e no caso, poucos Elfos perceberam "Sauron".
Mas não é dito que Sauron se apresentou aos homens como Annatar. E quando Sauron deu os Anéis aos homens, a traição dele já era pública.
 
!mmmmmmmmm!:think:

Caí do Mearas agora! Tinha em mente que as "premiações" teriam se dado à mesma época.

Valeu, Meneldur!:joinha:
 
Última edição:
Bem Meneldur, so fico com duvida em um ponto.

Você disse que a traição já era pública. Mas será mesmo? Afinal, mesmo estando os elfos cientes dela, humanos e anões parecem nao o estar em momento algum.
Não creio que os reis humanos e anões, ao menos não todos eles aceitassem esses presentes do Sauron. Eles o devem ter recebido acreditando ser dos elfos e de Annatar.
Veja-se Angmar, ou as montanhas azuis! Em meio a duvida e batalha, não creio que os elfos se lembrassem de mandar noticias a tais locais! E ambos estavam distantes dos acontecimentos.
Acredito que os Nazgul foram sim, enganados e escravizados, pois nao vejo como poderia se acreditar neles como culpados sem culpar tambem os anões!
 
Bem Meneldur, so fico com duvida em um ponto.

Você disse que a traição já era pública. Mas será mesmo? Afinal, mesmo estando os elfos cientes dela, humanos e anões parecem nao o estar em momento algum.
Não creio que os reis humanos e anões, ao menos não todos eles aceitassem esses presentes do Sauron. Eles o devem ter recebido acreditando ser dos elfos e de Annatar.
Veja-se Angmar, ou as montanhas azuis! Em meio a duvida e batalha, não creio que os elfos se lembrassem de mandar noticias a tais locais! E ambos estavam distantes dos acontecimentos.
Acredito que os Nazgul foram sim, enganados e escravizados, pois nao vejo como poderia se acreditar neles como culpados sem culpar tambem os anões!

Os atos de Sauron eram conhecidos em grande parte da Terra media, principalmente com aqueles povos que tinham ligações direta ou indiretamente com Sauron.

Como os númenorianos estava dispersos por amplas regiões da Terra media, os feitos de Sauron eram conhecidos, talvez não em sua plenitude.

Os nazgûl foram realmente enganados e escravizados porque ambora não soubessem exatamente qual era o propósito embutido nos anéis de poder, eles se aliaram a Sauron conscientes de que ele não era bem visto pelos povos livres, vale ressaltar suas campanhas militares ao oeste e a devastação das terras élficas em Eregion e também no antigo território de Rohan.

Esses reis e senhores nobres eram conscientes das carnificinas de Sauron. Escolheram Sauron por livre e espontânea vontade com o objetivo de ganharam poder e territórios, não importante se tais territórios fossem élficos, dos homens em geral ou dos anões.
 
Mas você crê que eles foram vítimas, porque foram enganados e escravizados no fim das contas? Ou acha que não foram vítimas porque eles se aliaram por livre e espontânea vontade?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo