• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os Mortos de Erech

Não N'liärien, infelizmente essa "teoria" foi baseada no pouco conhecimento que tenho do catolicismo e espiritismo, e não em algum relato Tolkien. Apesar do catolicismo pregar a destino das almas como inferno, purgatório ou paraíso muitos acreditam em espíritos atormentados que ainda vagam neste plano por ainda possuírem um vínculo muito forte com alguém ou algo (que é exatamente o caso destes espíritos da obra de Tolkien) e que só seguem para um destes três locais depois de resolvido o "problema". O espiritismo é mais direto quanto a isso, o catolicismo é resistênte e costuma chamar de demônios aqueles que atormentam os vivos por aqui.

Enfim, apesar de católico Tolkien provavelmente tinha conhecimento sobre outras religiões ou quem sabe até, tinha suas próprias convicções religosas sobre alguns assuntos que divergiam um pouco das apresentadas pelo catolicismo. O fato é que essa teoria dos espíritos se manifestarem "da forma que desejarem" é perfeitamente aceitável na ótica do espiritismo.
 
Já pensaram na teoria de que os mortos de Erech poderiam mais ou menos ser iguais aos Nazgûl? :think: Estando em dois mundos diferentes mas podendo interagir com o mundo visível..... Sim claro se eles fossem iguais os Nazgûl eles não teriam passado pela água, porém os Nazgûl foram almadiçoados pelos anéis e os mortos de Erech pela Maldição de Isildur... Creio que eles devam estar entre o grau de espíritos e os de Vivos, como foram almadiçoados seus espíritos ficaram presos mas seus corpos se foram então há um meio termo...... :think:
 
Eu estava lendo novamente a Passagem da Comitiva Cinzenta no RdR e meu palpite era de que os Mortos do Dimholt eram almas condenadas a vagarem sem descanço enquanto não cumprissem o juramento que fizeram a Isildur. Creio que todos os seres viventes tem um objetivo no mundo a realizar e aqueles que por algum infortúnio, são impedidos de atingir tal meta, não têm a permissão de partirem para o além até que cumpram o lhes foi determinado. Eu acho.
 
Sim, eles por algum modo estão presos a maldição de Isildur e somente poderam sair quando fizerem oque lhes foi determinado... Mas por outros lados acho que talvez não funcione bem assim, vejamos por exemplo os noldor, eles fizeram algo que foi contra o que lhes foi determinado e Mandos os jogou uma maldição conhecida como 'A maldição dos Noldor', mas não necessariamente isso afetou sua vida após a morte (mesmo pelo fato de serem imortais)... Eu concordo que suas almas ficaram presas, mas não talvez por não terem cumprido a sua meta e por isso serem impedidos de partir....
 
Statues Argonath disse:
Já pensaram na teoria de que os mortos de Erech poderiam mais ou menos ser iguais aos Nazgûl? :think: Estando em dois mundos diferentes mas podendo interagir com o mundo visível..... Sim claro se eles fossem iguais os Nazgûl eles não teriam passado pela água, porém os Nazgûl foram almadiçoados pelos anéis e os mortos de Erech pela Maldição de Isildur... Creio que eles devam estar entre o grau de espíritos e os de Vivos, como foram almadiçoados seus espíritos ficaram presos mas seus corpos se foram então há um meio termo...... :think:
Mas os Nazgûl não foram amaldiçoados pelos anéis, e sim aprisionados por eles. Os Nazgûl não estão mortos, mas tb não estão vivos no sentido literal da palavra, eles estão num tipo de sub-existencia, seus corpos ainda estão lá, mas não podem ser vistos(por isso a capa negra) e seus espíritos e vontade estão dominados pelo Um.
Já os mortos de Erech, são homens que não cumprindo sua promessa, foram amaldiçoados por Isildur. Como maldição na terra-média é um negócio que pega pra valer, depois de mortos, seus espíritos não puderam seguir o caminho a eles destinado, e ficaram presos à Arda, até cumprirem seu juramento. O detalhe todo aí, é como eles conseguem interagir com o mundo dos vivos.
 
Shantideva disse:
Mas os Nazgûl não foram amaldiçoados pelos anéis, e sim aprisionados por eles.
Hum, eu acho que a partir do momento que eles foram aprisionados pelo Anel, indiretamente (ou diretamente) eles já estão sob efeito da maldição de Sauron. Aprisionar dá a idéia de que eles se tornaram o que é contra a vontade, parece que foi isso. Mas teve a maldição também. Entende? ^^
 
Quando o plano de Sauron se concretiza com a criação do Um Anel todos os possuidores dos demais são aprisionados, são pegos pela vontade do Um.
Não chamaria plenamente de maldição, Sauron não amaldiçoou os portadores dos demais anéis assim como fez Isildur com os eredrim, mas sim os prendeu em sua vontade e malícia com o uso do Um Anel.
A interação dos mortos com o plano vivo deve-se somente ao poder da maldição de Isildur, uma espécie de arte necromântica eu diria.

Abraços.
 
É, confesso que maldição não seria uma palavra adequada para isso, mas ainda se encaixa no assunto. Quando Sauron criou o Um, automaticamente, os portadores dos outros anéis estavam sob a vontade dele, uma espécie de rede ^^
 
Última edição:
Aracáno Elessar disse:
Quando o plano de Sauron se concretiza com a criação do Um Anel todos os possuidores dos demais são aprisionados, são pegos pela vontade do Um.
Não chamaria plenamente de maldição, Sauron não amaldiçoou os portadores dos demais anéis assim como fez Isildur com os eredrim, mas sim os prendeu em sua vontade e malícia com o uso do Um Anel.
A interação dos mortos com o plano vivo deve-se somente ao poder da maldição de Isildur, uma espécie de arte necromântica eu diria.

Abraços.


Aracáno, caro amigo, só acho q uma coisa, em todo o debate, ainda não está muito clara: qual é a natureza precisa do corpo dos nazgûl?... Aliás, será q podemos mesmo chamar estes corpos de hröa?...

Abraços, caro sábio.
 
Salve meu querido amigo. Aí está uma questão que também a mim não é totalmente clara.
Hroa, em sua definição é: Tolkien diz que hroa é "praticamente mas não exatamente equivalente a 'corpo/corpo físico' " (como contrário de "alma/espírito"). Os Incarnados vivem pela necessária união de hroa (corpo) e fëa (alma) (WJ:405).
Sendo assim, creio que a vestimenta que eles usavam em Arda, mesmo invísivel ao plano dos vivos, seja um hroa, pois a união dele com seu fëa permite a eles interagir com este plano.
Quanto a sua natureza, podemos supor que seja ela agora uma deturpação de um hroa humano ocasionado pelos poderes necromânticos dos Nove, agora escravizados pelo Um Anel.
Mas mesmo assim não é algo muito certo. O que você acha, meu sábio amigo? =]

Abraços.
 
Última edição:
Digno Aracano, quanto à naturza dos corpos dos n., julgo que podem ser chamados assim, ou seja, de 'corpo', mas não julgo que ainda haja nada parecido com carne e ossos, nestes envoltórios.

Por isto, para a minha pobre compreensão dO SdA, os corpos dos naz. são são envoltórios supracarnais, verdadeiros corpos de energia vital, sem sangue, quase sem matéria; algo como o que os orientais chamam de "corpo místico".

Talvez eu tenha me expressado bem, mais estou escrevendo sem mais do que um minuto para fazê-lo... De outra feita, aprofundo o pensamento.

Abraços a ti, meu caro e à Fairy.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo