• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os melhores romances dos últimos 20 anos

Ana Lovejoy

Administrador
Mais uma listinha para vocês =]

From the winners of the biggest literary prizes to acclaimed books that somehow missed out, a panel of literary experts have compiled what they believe should be the definitive list of the best books of the past two decades – topped by Wolf Hall, a novel that "transformed the literary landscape”.

Marking the 20th anniversary of the Independent Bath Literature Festival the project was led by its artistic director, Viv Groskop.

“I wanted to celebrate books readers have loved and to pinpoint the novels that, with hindsight, transformed the literary landscape,” Ms Groskop said. “Wolf Hall has done that with bells on.”

1995 Captain Corelli’s Mandolin by Louis de Bernieres
1996 Alias Grace by Margaret Atwood
1997 American Pastoral by Philip Roth
1998 England, England by Julian Barnes
1999 Disgrace by JM Coetzee
2000 White Teeth by Zadie Smith
2001 Atonement by Ian McEwan
2002 Any Human Heart by William Boyd
2003 The Curious Incident of the Dog in the Night-time by Mark Haddon
2004 Small Island by Andrea Levy
2005 We Need to Talk About Kevin by Lionel Shriver
2006 The Road by Cormac McCarthy
2007 Half of a Yellow Sun by Chimamanda Ngozi Adichie
2008 The Outcast by Sadie Jones
2009 The Little Stranger by Sarah Waters
2010 Wolf Hall by Hilary Mantel
2011 A Visit From the Goon Squad by Jennifer Egan
2012 State of Wonder by Ann Patchett
2013 Life After Life by Kate Atkinson
2014 The Goldfinch by Donna Tartt

http://i100.independent.co.uk/artic...20-years-according-to-the-experts--gyA3EZgkpe
 

Clara

Perplecta
Usuário Premium
Eu sempre estou atrasada quando se refere a nova literatura.
Fiquei até surpresa quando vi que tinha lido um (The Road) dessa lista. :dente:
 

DiegoMP

Usuário
Li 3 que estão na lista.
Atonement, Disgrace e The road. Os dois primeiros são excepcionais, lembro de ter gostado bastante do último na época, mas pensando agora em retrospecto acho ele bastante aquém dos outros dois.

Tenho muita curiosidade pela Chimamanda Ngozi Adichi, esse ano ainda eu encaro o Americanah ou o Sol amarelo.
E... outro dia, revirando as estantes aqui, achei um livro da Margaret Atwood, dei uma folheada meio despretensiosa e acabei gostando muito dos pequenos trechos que li, pulou pro topo da fila.
 
C

Calib

Visitante
Vixe, não li nenhum.
Chora, contemporâneos! :P

Mas tenho 3 comprados aqui: Desonra, A Estrada e O Pintassilgo. Só falta vergonha na cara.
 

Ana Lovejoy

Administrador
1999 Disgrace by JM Coetzee
2001 Atonement by Ian McEwan
2003 The Curious Incident of the Dog in the Night-time by Mark Haddon
2006 The Road by Cormac McCarthy
2009 The Little Stranger by Sarah Waters
2011 A Visit From the Goon Squad by Jennifer Egan
2014 The Goldfinch by Donna Tartt

life after life já tentei começar trocentas vezes mas nunca engrenou. saiu pela editora globo aqui no brasil (pela biblioteca azul? acho que sim). the curious incident eu li para a faculdade, é genial. dizem que a tradução brasileira é um cocô, não sei porque nunca li. the road, atonoment e disgrace são lindos. lindo assim, que se destacam inclusive dos outros aí na lista (pelo menos do que li). é outro nível.
 

G.

Ai, que preguiça!
the road, atonoment e disgrace são lindos. lindo assim, que se destacam inclusive dos outros aí na lista (pelo menos do que li). é outro nível.
Esses são os que mais quero ler mesmo! Tenho o reparação, qualquer dia leio :3

Tbm tenho o Any Human Heart. Espero seja bom.

E, argh, visit from The goon squad não =P

E acho que esse life after life saiu pela globo mesmo.
 

DiegoMP

Usuário
Fui dar uma pesquisada sobre os outros ali da lista, curti a ideia do Life After Life.
Saiu por aqui pela Globo Livros, finalzinho do ano passado com o título Fio da vida. Acho que vou atrás.

E se você pudesse mudar as escolhas da sua vida? E se ao nascer de novo, refazendo sua trajetória, pudesse mudar o destino de outras pessoas e até o curso da história? É esse fascinante jogo com o tempo que permeia a narrativa de Ursula, a personagem principal de O fio da vida, livro da escritora britânica Kate Atkinson.

Vencedor do Costa Book Prize, O fio da vida transformou-se em fenômeno de crítica e de público. Além de ter ficado por mais de um ano na lista dos mais vendidos na Inglaterra e nos EUA, foi eleito o melhor livro do ano pela revista Time, um dos cinco melhores romances de 2013 pelo jornal The New York Times, o melhor livro do ano pelo jornal The Independent e um dos 10 melhores livros do ano pelos jornais Guardian e USA Today e pelos sites Salon, Amazon e The Daily Beast.

Na trama, Ursula, que nasce em 1910, parece viver em um eterno déjà-vu. Às vezes, sabe o que alguém vai dizer antecipadamente. Ou prevê um incidente banal que vai acontecer. Fica confusa entre o que é real ou não.

Sua família vive no interior da Inglaterra. Uma das criadas acha que Ursula tem um sexto sentido. A tia a considera uma pequena vidente. A mãe chega a dizer que Ursula é uma estranha no ninho. E o psiquiatra, dr. Kellet, comenta sobre reencarnação quando ela tem dez anos. Ele explica que seu cérebro pode ter uma pequena imperfeição, que a leva a pensar que esteja repetindo experiências, morrendo e renascendo, apesar de isso não ser verdade.

A autora Kate Atkinson narra os destinos de Ursula – todo o contexto se passa entre 1910 e 1945, abarcando os dramas das duas guerras mundiais – e desenha novas perspectivas a partir de um mesmo fato. E se ele tivesse acontecido de outra maneira, qual seria o seu fim?

O relacionamento, nem sempre muito cristalino, entre os integrantes da família Todd, as criadas e os jardineiros, é muitas vezes pontuado por mortes, que nem sempre são esclarecidas. E é assim, com uma morte, a do futuro líder nazista, que Kate Atkinson nos apresenta Ursula e começa a jornada de sua personagem: ela saca da bolsa o velho revólver de seu pai, um movimento ensaiado uma centena de vezes, e dá um tiro, bem na altura do coração de Hitler. Cai a escuridão. Tudo recomeça?
 

Clara

Perplecta
Usuário Premium
Fui dar uma pesquisada sobre os outros ali da lista, curti a ideia do Life After Life.
Saiu por aqui pela Globo Livros, finalzinho do ano passado com o título Fio da vida. Acho que vou atrás.

Nossa, que bacana.
Fiquei curiosa.
 

G.

Ai, que preguiça!
você não gostou de a visita cruel do tempo? o_O
Não =/ lembro que nao consegui me conectar com nada da historia e o modo (ou modos) como ela foi escrita me entediava demais, tipo de escrita esparsa e pouco concentrada (ou assim a recebi) que, para mim, é insuportável...
 

Valinor 2021

Total arrecadado
R$125,00
Meta
R$4.800,00
Termina em:
Topo