• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os Melhores Artistas De Todos Os Tempos

Aquele que veio do oeste disse:
esse deve ser o Wolverine mais horrível que eu já vi :evil:

Aham. O do Ian Churchill é que é bom, né?

2239_churchill-wizard-cover-art-detail.JPG


:puke:
 
Aquele que veio do oeste disse:
esse deve ser o Wolverine mais horrível que eu já vi :evil:
Na verdade essa imagem que o Ashram postou era única do Wolverine no google imagens do Quitely. Eu procurei também e tal. O Wolverine dele fica legal sim, é essa imagem que não está lá grandes coisas...


Achei muito bom também o traço do Darrick Robertson que o Ashram postou. Bem característico mesmo, o que ficou bem legal.
 
Aquele que veio do oeste disse:
V disse:
Aquele que veio do oeste disse:
esse deve ser o Wolverine mais horrível que eu já vi :evil:

Aham. O do Ian Churchill é que é bom, né?

Né ! com qual você fica ?

:lol: :lol: :lol:

Fala sério, aquela capa da Wizard tá horrível. A anatomia tá toda errada, ele não conseguiu fazer o foreshotening direito, a finalização é toda exagerada e cheia de rabiscos inúteis do tipo "olhem pra mim, eu tenho detalhes!", as sombras não têm a mínima dramaticidade, a textura do cabelo está totalmente dura (parece coisa do Rob Liefeld) e o rosto e as garras estão bem feios.

Só as sombras do casaco naquele desenho do Quitely já detonam qualquer coisa feita pelo Churchill.
 


A anatomia tá toda errada,

ta errada V, por que ? :lol:

ele não conseguiu fazer o foreshotening direito,

o que é isso ? :eh:
a finalização é toda exagerada e cheia de rabiscos inúteis do tipo "olhem pra mim, eu tenho detalhes!",

esse foi o comentário mais pobre que você já fez :lol:
nada a ver...


as sombras não têm a mínima dramaticidade,

É dia, no ar e era pra ter dramaticidade? ou melhor, sombra da maneira que você fala? :lol:

a textura do cabelo está totalmente dura (parece coisa do Rob Liefeld) e o rosto e as garras estão bem feios.

:lol:
o rosto e as garras estão bem feios
mais um comentário

Só as sombras do casaco naquele desenho do Quitely já detonam qualquer coisa feita pelo Churchill.

isso me lembra " Ah, o meu irmão é mais forte que o seu, so o braço dele da dois do seu irmão "

V :lol:

Depois dos seus comentário V eu pude analizar melhor, e de " deve ser o Wolverine mais horrível " é horrível :P
 
Aquele que veio do oeste disse:


A anatomia tá toda errada,

ta errada V, por que ? :lol:

ele não conseguiu fazer o foreshotening direito,

o que é isso ? :eh:
a finalização é toda exagerada e cheia de rabiscos inúteis do tipo "olhem pra mim, eu tenho detalhes!",

esse foi o comentário mais pobre que você já fez :lol:
nada a ver...


as sombras não têm a mínima dramaticidade,

É dia, no ar e era pra ter dramaticidade? ou melhor, sombra da maneira que você fala? :lol:

a textura do cabelo está totalmente dura (parece coisa do Rob Liefeld) e o rosto e as garras estão bem feios.

:lol:
o rosto e as garras estão bem feios
mais um comentário

Só as sombras do casaco naquele desenho do Quitely já detonam qualquer coisa feita pelo Churchill.

isso me lembra " Ah, o meu irmão é mais forte que o seu, so o braço dele da dois do seu irmão "

V :lol:

Depois dos seus comentário V eu pude analizar melhor, e de " deve ser o Wolverine mais horrível " é horrível :P
Velhinho, acho que vc é a maior piada que já passou aqui pelo Quadrinhos.
besouro_a.gif
 
Aquele que veio do oeste disse:
A anatomia tá toda errada,

ta errada V, por que ? :lol:

"Por que"? Eu não sei ao certo. Talvez porque o Churchill não tenha se preocupado em aprender a desenhar direito, contentando-se em estagnar num nível medíocre, já que uma arte podre vende do mesmo jeito, desde que mimetize os vícios de artistas de sucesso.

Agora, se você tivesse me perguntado onde ela está errada, a resposta seria praticamente em tudo quanto é lugar. A começar pelas mãos, que estão grotescas, principalmente a direita – ele inventou tantos tendões que o pulso é praticamente inexistente, e as dobras não funcionam daquele jeito. As costelas estão completamente deformadas, e o pescoço parece uma mixórdia de calombos encaixados em cima dos peitorais. E isso é só o mais gritante. No geral nada se encaixa direito na figura: o Wolverine parece um monstro criado pelo Dr. Frankenstein, composto de pedaços arrancados de diferentes personagens desenhados pelo Jim Lee. Terrível.

ele não conseguiu fazer o foreshotening direito,

o que é isso ? :eh:

Foreshotening é quando a ação acontece na direção do leitor, e certas partes da anatomia do personagem são distorcidas para que a perspectiva fique mais dinâmica – as coisas que estão em primeiro plano são aumentadas, e as que estão num plano posterior são diminuídas, etc.

O Churchill não tem capacidade pra fazer isso direito, e talvez tenha sido isso que o levou a cometer tantos erros de anatomia - ele simplesmente distorceu a figura a esmo, deixando a perna direita tão pequena que parece que ela está a um quilômetro de distância, e totalmente deslocada da bacia. O braço direito, no entanto, não está num ângulo favorável à distorção, e por causa disso o ombro se encontra numa posição completamente impossível – o que ainda se complicou mais por causa do volume do casaco, que ele não soube representar corretamente.

a finalização é toda exagerada e cheia de rabiscos inúteis do tipo "olhem pra mim, eu tenho detalhes!",

esse foi o comentário mais pobre que você já fez :lol:
nada a ver...

Não é assim que se faz, filho. Você comenta sobre o assunto, não sobre o usuário. Esse seu comentário foi ofensivo e completamente desprovido de argumentos. Me explica então porque meu comentário foi “nada a ver”. Ou melhor, argumente sobre o comentário a seguir:

A finalização do Ian Churchill é sim exagerada e ridícula - ele se utiliza de um rebuscamento excessivo pra desviar atenção das falhas, fazendo um monte de hachuras masturbatórias e inúteis, que não têm harmonia e não cumprem nem de longe a sua função – que seria definir pesos, texturas e meia-luz. Aliás, esses três elementos estão entre as maiores falhas dele – a arte praticamente não tem pesos, tudo parece estar no mesmo plano e isso deixa o resultado extremamente confuso e bidimensional. Os traços das garras, por exemplo, deveriam estar muito mais grossos, já que elas estão em primeiro plano. Em termos de textura, ele cometeu um erro ridículo: couro não parece couro se você encher ele de hachuras finas – blocos de sombra mais sólidos seriam a opção ideal. E sobre a meia-luz, ela simplesmente não funciona, justamente porque as hachuras são finas e constantes demais, sem a sobreposição necessária pra dar o efeito de degradê.

as sombras não têm a mínima dramaticidade,

É dia, no ar e era pra ter dramaticidade? ou melhor, sombra da maneira que você fala? :lol:

Eu não entendi porra nenhuma do que você disse aí. Toma um chazinho, se acalma e pensa antes de escrever.

Anyway, sombras são um elemento fundamental na dramaticidade de uma ilustração, criando impacto, atmosfera, etc - ou seja, transmitindo sentimento, algo que a arte deveria fazer. O Churchill parece não ter o mínimo planejamento de luz e sombra, fazendo tudo de forma meio aleatória e burocrática, deixando o resultado final completamente sem sal. Normalmente ele define as sombras com as já mencionadas hachuras finas, usando o preto puro só em coisas, bem, pretas. Isso afeta tremendamente a tridimensionalidade da ilustração, que fica sem profundidade e equilíbrio.

a textura do cabelo está totalmente dura (parece coisa do Rob Liefeld) e o rosto e as garras estão bem feios.

:lol: o rosto e as garras estão bem feios

Alguém fez alguma piada ou você é só um bobo-alegre? Porque você riu de todos os meus comentários, mas não explicou porque eles são engraçados.

Tipo, aquele cabelo está medonho. Só porque o cara ficou fazendo um porrilhão de fiozinhos não significa que a coisa funcionou – aliás, esse monte de rabiscos só está lá porque ele não consegue definir a forma do cabelo só com a sombra e poucos traços. Esse tipo de coisa é a marca de um artista incompetente – detalhamento excessivo para esconder limitações. Ao contrário, por exemplo, do Travis Charest, que faz um detalhamento consciente e elegante.

As garras, como eu disse, deveriam ter sido definidas com traços mais grossos, por estarem em primeiro plano, e a forma delas está bem tosca (as da mão direita nem parecem estar saindo de dentro da pele dele, parece que colaram elas com durex).

E sobre o rosto... putz, tipo, o Churchill é extremamente limitado em termos de rostos: ele só sabe desenhar uns três tipos de nariz, os elementos não se encaixam harmoniosamente e ele é péssimo em representar expressões. O rosto desse Wolverine não ficou medonho, mas está bem meia-boca. Pra começar, os olhos estão tão pequenos que nem dá pra decifrar a expressão dele, e as limitações em variar as características de um personagem pra outro são gritantes: eu não senti que é o Logan ali. Podia ser qualquer outro cara, bastava mudar o cabelo e a barba.

mais um comentário

Só as sombras do casaco naquele desenho do Quitely já detonam qualquer coisa feita pelo Churchill.

isso me lembra " Ah, o meu irmão é mais forte que o seu, so o braço dele da dois do seu irmão "

Tipo, essas suas tentativas de me ridicularizar são pífias (pra não dizer patéticas), e já começaram a encher o saco. Torno a lembrar que você deve se concentrar no assunto, não no usuário – isso é um fórum de discussões, não de ofensas. Você separou meu post todo em um monte de quotes e não deu nenhum argumento pra justificar sua discordância. Desse jeito você só está queimando seu próprio filme, e daqui a pouco ninguém aqui vai te dar ouvidos. Se é isso que você quer, parabéns, você está no caminho certo.


Ei, pensa rápido ------------------> :loser:

Depois dos seus comentário V eu pude analizar melhor, e de " deve ser o Wolverine mais horrível " é horrível :P

Agora eu não entendi mesmo o que você quis dizer. Tem certeza que você não sofre de dislexia?
 
V disse:
Aquele que veio do oeste disse:
A anatomia tá toda errada,
ta errada V, por que ? :lol:


"Por que"? Eu não sei ao certo. Talvez porque o Churchill....

Pronto ! já esta respondido, você não sabe ao certo ! falou do desenho por falar ! l

ele não conseguiu fazer o foreshotening direito,

o que é isso ? :eh:

Foreshotening é quando ...

Obrigado v, :)

e talvez tenha sido isso que o levou a cometer tantos erros de anatomia - ele simplesmente distorceu a figura a esmo, deixando a perna direita tão pequena que parece que ela está a um quilômetro de distância, e totalmente deslocada da bacia. O braço direito, no entanto, não está num ângulo favorável à distorção, e por causa disso o ombro se encontra numa posição completamente impossível – o que ainda se complicou mais por causa do volume do casaco, que ele não soube representar corretamente.

Me explica então porque meu comentário foi “nada a ver”. Ou melhor, argumente sobre o comentário a seguir:
A finalização do Ian Churchill é sim exagerada e ridícula - ele se utiliza de um rebuscamento excessivo pra desviar atenção das falhas

eu dou risada, que você diz que ele faz alguma de proposito, para escoder uma falha sendo que todo artista tem um estilo, e esse é o dele

fazendo um monte de hachuras masturbatórias e inúteis, que não têm harmonia e não cumprem nem de longe a sua função – que seria definir pesos, texturas e meia-luz.
Aliás, esses três elementos estão entre as maiores falhas dele – a arte praticamente não tem pesos, tudo parece estar no mesmo plano e isso deixa o resultado extremamente confuso e bidimensional.

:o?:
Os traços das garras, por exemplo, deveriam estar muito mais grossos, já que elas estão em primeiro plano. Em termos de textura, ele cometeu um erro ridículo: couro não parece couro se você encher ele de hachuras finas – blocos de sombra mais sólidos seriam a opção ideal.

Olha que legal, ele sabe fazer blocos de sombra

asamiya_juggernaut.jpg


nossa, olha so, você disse que ele não sabe fazer uma roupa de couro, depois quer que eu não de risada :x

E sobre a meia-luz, ela simplesmente não funciona, justamente porque as hachuras são finas e constantes demais, sem a sobreposição necessária pra dar o efeito de degradê.

você deve esta falando da jaqueta
é obrigado a dar degradê? você fala de um modo geral dos trabalhos dele, ou so esse ?

as sombras não têm a mínima dramaticidade,

É dia, no ar e era pra ter dramaticidade? ou melhor, sombra da maneira que você fala? :lol:

Eu não entendi porra nenhuma do que você disse aí. Toma um chazinho, se acalma e pensa antes de escrever.

É dia = o tempo esta claro, luz muito forte
no ar = ele não esta no chão, terra, solo

se você estiver de frente para o sol, e a luz do sol estiver batendo no seu rosto, para onde a sombra se projeta?

Anyway, sombras são um elemento fundamental na dramaticidade de uma ilustração, criando impacto, atmosfera, etc - ou seja, transmitindo sentimento, algo que a arte deveria fazer.


O Churchill parece não ter o mínimo planejamento de luz e sombra, fazendo tudo de forma meio aleatória e burocrática, deixando o resultado final completamente sem sal.
ele é diabético

Normalmente ele define as sombras com as já mencionadas hachuras finas, usando o preto puro só em coisas, bem, pretas. Isso afeta tremendamente a tridimensionalidade da ilustração, que fica sem profundidade e equilíbrio.

acentei, você estava falando da jaqueta.

a textura do cabelo está totalmente dura (parece coisa do Rob Liefeld) e o rosto e as garras estão bem feios.

:lol: o rosto e as garras estão bem feios

Alguém fez alguma piada ou você é só um bobo-alegre? Porque você riu de todos os meus comentários, mas não explicou porque eles são engraçados.

por que foi muito feio como você analisou o artista,

Tipo, aquele cabelo está medonho. Só porque o cara ficou fazendo um porrilhão de fiozinhos não significa que a coisa funcionou – aliás, esse monte de rabiscos só está lá porque ele não consegue definir a forma do cabelo só com a sombra e poucos traços.

Cara ! ai esta, nunca foi recomenda desenha fio por fio de cabelo, isso eu quase digo que, não existe, o mesmo vale para dentes; fazer isso é querer obter resultado idêntico e não fica bom, e também isso é quadrinho e não, retrato falado, foi o que fez Quitely no Wolverine


Esse tipo de coisa é a marca de um artista incompetente – detalhamento excessivo para esconder limitações. Ao contrário, por exemplo, do Travis Charest, que faz um detalhamento consciente e elegante.

Travis Charest :abraco:

As garras, como eu disse, deveriam ter sido definidas com traços mais grossos, por estarem em primeiro plano, e a forma delas está bem tosca (as da mão direita nem parecem estar saindo de dentro da pele dele, parece que colaram elas com durex).

pronto, ai esta, durex !

é verdade você não sabe ao certo

E sobre o rosto... putz, tipo, o Churchill é extremamente limitado em termos de rostos:
ele só sabe desenhar uns três tipos de nariz, os elementos não se encaixam harmoniosamente e ele é péssimo em representar expressões.

Três ???? 8O

então ele ganhou de Todd McFarlane que so desenha um !

O rosto desse Wolverine não ficou medonho, mas está bem meia-boca. Pra começar, os olhos estão tão pequenos que nem dá pra decifrar a expressão dele,

talvez colorido de

e as limitações em variar as características de um personagem pra outro são gritantes: eu não senti que é o Logan ali. Podia ser qualquer outro cara, bastava mudar o cabelo e a barba.

e aqui você sentiu?
new_x-men.jpg


Tipo, essas suas tentativas

eu estou tentando nada,

de me ridicularizar são pífias (pra não dizer patéticas), e já começaram a encher o saco. Torno a lembrar que você deve se concentrar no assunto, não no usuário – isso é um fórum de discussões, não de ofensas.


Você separou meu post todo em um monte de quotes e não deu nenhum argumento pra justificar sua discordância. Desse jeito você só está queimando seu próprio filme,

ok filme queimado

e daqui a pouco ninguém aqui vai te dar ouvidos. Se é isso que você quer, parabéns, você está no caminho certo.

:cry:

Ei, pensa rápido ------------------> :loser:

Tem certeza que você não sofre de dislexia

o que é isso ? :eh:
 
Você continua não dando argumentos suficientes pra contestar meus comentários (no primeiro quote você deliberadamente interpretou errado o começo da frase só pra poder ignorar tudo que eu disse sobre os erros de anatomia).

A maioria das coisas que você diz nem fazem sentido, e aparentemente você não entendeu nem metade do que eu falei - no lance sobre os cabelos você acabou dizendo a mesma coisa que eu mas nem percebeu: sim, é óbvio que é errado tentar desenhar fio por fio, o certo é definir com a sombra e alguns fios, e foi exatamente isso que o Churchill não fez - ele fez uma porrada de fios e não usou nenhuma sombra.

Só pra constar:

1) Sim, é obrigado a ter degradê se você está tentando definir sombras com hachuras. Em blocos sólidos de sombra preta obviamente o degradê não é aplicável. E não, eu não estava falando só da jaqueta, eu estava falando das hachuras em geral. E eu estava falando especificamente sobre esse trabalho do Churchill, mas o que eu disse se aplica a praticamente todos os outros também.

2) Não há nada que indique que o sol esteja na posição que você disse que está nessa ilustração. De qualquer forma, o sol do meio-dia na sua cara causa sombras bem fortes nas extremidades opostas. E certas sombras são definidas por elementos próximos ao corpo, independente do horário: o braço faz sombra no tronco, etc.

3) Sim, esse é o estilo dele. Um estilo exageradamente concentrado em rebuscamento desnecessário, e praticamente desprovido de bom-senso no que diz respeito à composição, luz e sombra, anatomia, narrativa, pesos, texturas, etc, etc, etc.

E agora chega. Eu praticamente escrevi uma tese explicando porque a arte do Ian Churchill fede, e você ignorou a maioria das coisas que eu disse, intepretou outras errado e não entendeu o resto.

Se depois desse post você ainda continuar na mesma, nem se dê ao trabalho de responder. Essa discussão não vai chegar em lugar nenhum.
 
Mudando um pouco o assunto, reparem que a cabeça do Fanático ali no desenho que o Aquele que veio do oeste postou está simplesmente no lugar errado! 8O
Bizarro... :eek:
 
Lord Ashram disse:
Aquele que veio do oeste disse:
Olha que legal, ele sabe fazer blocos de sombra

http://site.voila.fr/lesxmen/images/asamiya_juggernaut.jpg

nossa, olha so, você disse que ele não sabe fazer uma roupa de couro, depois quer que eu não de risada :x
Que que o Fanático do Asamiya tem a ver com os desenhos do Churchill? :roll:

E não, ele tb não sabe desenhar couro.
O peitoral ta muito mais p/ metal do que couro em si.
E o peitoral ali era pra ser couro? Porque se for então esse japa tem "pobrema" :lol:
E pra mim ele inventou uns músculos no braço direito. Tipo, eu fiz anatomia humana e não vi tanto músculo no braço do cadáver não... :roll:
 
Colorido tem aspecto de couro (apesar de tosco tb), mas aí os méritos não são do "Desenho todo mundo narigudo" Asamiya e sim do arte-finalista e do colorista.
E sim, tem músculo ali que só existe na imaginação desse japa maluco com tara por narigudos. Além do braço, olha o abdomem do Fanático. :eek:

Mas tb não vamos pedir muito do Japa pq ele é muito limitado tb.
 
V disse:
A maioria das coisas que você diz nem fazem sentido, e aparentemente você não entendeu nem metade do que eu falei - no lance sobre os cabelos você acabou dizendo a mesma coisa que eu mas nem percebeu: sim, é óbvio que é errado tentar desenhar fio por fio, o certo é definir com a sombra e alguns fios, e foi exatamente isso que o Churchill não fez - ele fez uma porrada de fios e não usou nenhuma sombra.[/quote ]

eu disse a mesma coisa por que eu concordei :gotinha:
Só pra constar:

1) Sim, é obrigado a ter degradê se você está tentando definir sombras com hachuras.

pqp. é isso que eu não entendo de seus comentário, quem raios disse pra você que ele estava tentando? por isso tenho de não concordar com quase tudo que diz...

2) Não há nada que indique que o sol esteja na posição que você disse que está nessa ilustração.
pqp, não há muita coisa que indique aquele monte de coisa que você disse sobre pernas, jaqueta e blocos e hachuras,

De qualquer forma, o sol do meio-dia na sua cara causa sombras bem fortes nas extremidades opostas.
pqp ! Pronto, outro coisa ! e o que indica que o sol é de meio dia ?

Se depois desse post você ainda continuar na mesma, nem se dê ao trabalho de responder. Essa discussão não vai chegar em lugar nenhum.

eu ignorei não, eu seria ignorante se eu não soubesse do assunto que estou discutindo e eu continuo na mesma,

e para deixar bem claro, já que você colocou até sentimendo dizendo que o pessoal do Forum poderia me ignorar e etc; então vou escrever de um modo a que todos leiam

todo mundo viu o tanto que você esculhambou o artista

não seria melhor dizer que ele não é um Desenhista ?


O negocio é que você escreve muiiiiito, e acaba fazendo essa rebelião,

dai você pega alguém que gosta mesmo

ai fica nessa de... ah pode ser rejeitado, está ignorando, esta falando coisa com coisa, que isso que aquilo; e sempre naquele texto do tamanho do inferno.
 
Lord Ashram disse:
Colorido tem aspecto de couro (apesar de tosco tb), mas aí os méritos não são do "Desenho todo mundo narigudo" Asamiya e sim do arte-finalista e do colorista.
E sim, tem músculo ali que só existe na imaginação desse japa maluco com tara por narigudos. Além do braço, olha o abdomem do Fanático. :eek:

Mas tb não vamos pedir muito do Japa pq ele é muito limitado tb.

Quando se olha para o Fanático a impressão que menos se deve causar é de que ele seja humano, logo ele colocou os músculos todos aglomerados ( Abdomem ), e que não pareça tecido o uniforme dele
 
Aquele que veio do oeste disse:
Quando se olha para o Fanático a impressão que menos se deve causar é de que ele seja humano, logo ele colocou os músculos todos aglomerados ( Abdomem ), e que não pareça tecido o uniforme dele
Isso é desculpa de nego que não estudou anatomia humana e foi brincar de desenhar... :tsc:
 
Aquele que veio do oeste disse:
Só pra constar:

1) Sim, é obrigado a ter degradê se você está tentando definir sombras com hachuras.

pqp. é isso que eu não entendo de seus comentário, quem raios disse pra você que ele estava tentando? por isso tenho de não concordar com quase tudo que diz...
O que vc acha que ele tava querendo fazer então? Deixar o desenho seco, em sombras e totalmente chapado? :eek:

2) Não há nada que indique que o sol esteja na posição que você disse que está nessa ilustração.
pqp, não há muita coisa que indique aquele monte de coisa que você disse sobre pernas, jaqueta e blocos e hachuras,

De qualquer forma, o sol do meio-dia na sua cara causa sombras bem fortes nas extremidades opostas.
pqp ! Pronto, outro coisa ! e o que indica que o sol é de meio dia ?
Ta difícil de entender as coisa hein? :?
Ele só falou que até no sol do meio-dia algumas áreas iriam ficar sombreadas.

Contexto, saca?

todo mundo viu o tanto que você esculhambou o artista
E colocou todos os argumentos plausíveis p/ fazer isso. Inclusive explicando o pq de cada coisa que ele esculachou no infeliz, coisa que eu não vi vc fazendo em momento algum p/ defender seu ponto de vista.
Só vi até agora vc falar "Então pq isso?" ":lol: tenho que rir" "Mas quem disse que ele não sabe?"... :roll:


não seria melhor dizer que ele não é um Desenhista ?
Acho que não. Se até o Liefield é considerado desenhista, mesmo sendo a aberração que é.

O negocio é que você escreve muiiiiito, e acaba fazendo essa rebelião,

dai você pega alguém que gosta mesmo

ai fica nessa de... ah pode ser rejeitado, está ignorando, esta falando coisa com coisa, que isso que aquilo; e sempre naquele texto do tamanho do inferno.
Rebelião? :eek:
O cara postou uma porrada de argumentos p/ tudo que ele falou tendo como base o conhecimento técnico que ele tem.
Vc acha que discutir quando há discordância é um olha p/ o outro e falar "Bah! vc ta errado!" (que é o que vc vem fazendo desde o início) ou mostrar os pontos que estão errados?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo