• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os Magos Azuis e os Espectros do Anel

.

O post do Ragnaros é digno das antologias do Fórum Valinor, afinal ele conseguiu, brilhantemente, conciliar as duas versões. Parabéns!

.
 
Interessante esse tópico, eu nunca pensei muito profundamente sobre o destino dos magos azuis, imaginava que eles estivessem mortos. Mas, a minha opinião é que eles não foram transformados em espectros do anel, estes seriam homens do passado. Hum, mas eu estou pensando, se Sauron conseguisse que os magos azuis virassem espectros do anel, eles seriam mais fortes que o rei bruxo de Angmar, que era apenas um grande rei humano antigo e tem o título de " maior dos nove Nazgûls".
 
.

Fato pouco lembrado é o de Gandalf ter usado o anel élfico do fogo durante toda sua estada na Terra Média, o poder deste anel reanimava corações exaustos e fazia renascer a esperança.

Ele (Gandalf) o recebeu de Círdan assim que desembarcou nos Portos Cinzentos.

.
 
Mas os anéis élficos estavam a salvo do poder de Sauron, não? E se os Magos Azuis usassem algum anel feito por Sauron eles iriam se subjugar à força dele, vide Gandalf se negar a tocar no Um.
 
Muito bom esse tópico. Embora @Meneldur tenha encerrado bem a questão inicial (sobre a possibilidade dos Magos Azuis serem Nazgûls), outras informações bem interessantes foram apresentadas. O último post do @Ragnaros., em particular, mostra bem a possibilidade de eventos inexplorados no Leste e Sul da Terra-Média.

Considerando os escritos tardios, os Magos Azuis chegaram na Terra-Média antes de Gandalf, Radagast e Saruman, por volta de 1600 da Segunda Era. Como já foi citado, o próprio Tolkien suspeitava que "que eles foram fundadores ou iniciadores de cultos secretos e tradições mágicas que perduraram após a queda de Sauron". Isso ajuda a responder uma pergunta sem resposta (pelo menos pra mim) sobre algo que é dito dos Nazgûls: que eles eram reis, guerreiros e feiticeiros. Claro, esses feiticeiros poderiam ser homens corrompidos por Sauron, iniciados na arte da necromancia, como aconteceu em Númenor.

Por outro lado, é interessante imaginar que os Magos Azuis levaram ensinamentos místicos para os povos do Leste e Sul, dificultando o trabalho de Sauron. Além disso, o próprio domínio costeiro dos numenorianos a partir de 1800 da Segunda Era também se mostrou um obstáculo para o avanço da influência de Sauron na direção do Sul.

É interessante imaginar que por alguma época existiu um domínio real das forças do bem, mas que a ambição dos numenorianos pode ter começado a enfraquecer esse domínio. Se não me engano, é dito que os numenorianos começaram a cobrar tributos das tribos do Sul, gerando descontentamento. Ao mesmo tempo, nada impederia Sauron de corromper os reis, guerreiros e os feiticeiros (aprendizes dos Magos Azuis) com os Anéis do Poder. Talvez grandes conflitos desconhecidos tenham acontecido no Sul, dentre eles batalhas entre Nazgûls e os Magos Azuis, a partir de 2265 da Segunda Era, quando os espectros surgiram. Mas não poderiam esses feiticeiros ter outras origens?

Enfim, são coisas que nunca saberemos, mas é legal de imaginar.
 
Desculpem-me por desenterrar esse tópico, mas acho que esses dois magos poderiam ser a base das forças inimigas da Quarta Era - A Nova Sombra.

Até porque Tolkien fala que eles possivelmente se perderam da missão incumbida e terem fundado cultos e religiões pagãs, após a queda de Sauron.

E sabemos que o esboço da "A Nova Sombra" inclina para essas questões de cultos sombrios a Melkor.

Digamos que eles, os azuis, ainda nos primórdios, foram previamente seduzidos por Melkor como válvula de escape para um eventual futuro sem sucesso, e permaneceram na dissimulação e no fingimento em Aman, até que foram enviados à TM, e assim, quando oportuno, instaurariam os propósitos melkorianos.

Ou seja, resolveram se revelar só depois da Guerra, pois já observavam que a deflagração da guerra por Sauron era algo inevitável, assim como também era a saída dos elfos da TM. Conjugado a isso, esperavam o fim da guerra para saberem o que ocorreria com Gandalf, Saruman, Sauron, Aragorn. E então, só com os homens e alguns anões na TM, eles puderiam vislumbrar um sucesso na causa própria.

Eles não viajaram para as Terras imortais, como Gandalf e os elfos. Ficaram na TM, portanto.

Dois Senhores do Escuro, em vez de um, seria muito da hora.

Já pensei nisso.
 
Última edição:
É uma possibilidade. Mas então eles ficaram a toa esse tempo todo? Se vc considerar q s maioria dos nazgûl deve ter nascido no sul/leste, ou os magos os enfrentaram desde cedo ou então js estavam vendidos.
 
É uma possibilidade. Mas então eles ficaram a toa esse tempo todo? Se vc considerar q s maioria dos nazgûl deve ter nascido no sul/leste, ou os magos os enfrentaram desde cedo ou então js estavam vendidos.

Sim. Talvez vendidos não para Sauron, mas para os propósitos pessoais ou melkorianos, pois se estivessem vendidos para Sauron, Sauron iria querer utilizá-los na guerra. Talvez Sauron nem soubesse onde eles estavam. Talvez se soubesse, iria querer destruí-los ou utiliza-los para si.

A toa mesmo. Talvez eles estavam apenas omissos, escondidos, tanto de Sauron quando das forças do bem (Gandalf), esperando o desenrolar das coisas, para depois, quando oportuno e conveniente, se revelarem.

Ao chegarem na Terra-média, ligaram o "foda-se" e se esconderam. Tanto nem os próprios magos sabiam do paradeiro deles, e nem mesmo Sauron e os Nazgul. Estavam na moita assistindo de camarote seus pretensos rivais se matarem.
 
Última edição:
Sim. Talvez vendidos não para Sauron, mas para os propósitos pessoais ou melkorianos, pois se estivessem vendidos para Sauron, Sauron iria querer utilizá-los na guerra. Talvez Sauron nem soubesse onde eles estavam. Talvez se soubesse, iria querer destruí-los ou utiliza-los para si.

A toa mesmo. Talvez eles estavam apenas omissos, escondidos, tanto de Sauron quando das forças do bem (Gandalf), esperando o desenrolar das coisas, para depois, quando oportuno e conveniente, se revelarem.

Ao chegarem na Terra-média, ligaram o "foda-se" e se esconderam. Tanto nem os próprios magos sabiam do paradeiro deles, e nem mesmo Sauron e os Nazgul. Estavam na moita assistindo de camarote seus pretensos rivais se matarem.


Eu concordo com vc, so não acho que chegaram com esse proposito de "ligar o foda-se" axo q dps de avaliarem a situação, e terem interferido um pouco ou nada, resolveram ficar de braços cruzados apenas evitando as forças de sauron, agora porque 2 istaris fariam isso? não sei.... E também eles não pareceram que foram expulsos da ordem... assim como aconteceu com Saruman.


Tenho uma duvida, esse magos azuis seriam hierarquicamente + fortes que gandalf sendo ainda "o cinzento"? assim como penso que gandalf cinzendo seria mais sabio e forte que radagast o castanho.
 
Eu concordo com vc, so não acho que chegaram com esse proposito de "ligar o foda-se" axo q dps de avaliarem a situação, e terem interferido um pouco ou nada, resolveram ficar de braços cruzados apenas evitando as forças de sauron, agora porque 2 istaris fariam isso? não sei.... E também eles não pareceram que foram expulsos da ordem... assim como aconteceu com Saruman.


Tenho uma duvida, esse magos azuis seriam hierarquicamente + fortes que gandalf sendo ainda "o cinzento"? assim como penso que gandalf cinzendo seria mais sabio e forte que radagast o castanho.

Seja bem vindo ao fórum, @Tomaz. Infelizmente não há muita informação sobre os Magos Azuis (sugiro fazer uma pesquisa no fórum, já tem bastante debate sobre eles, ou então esse artigo da Valinor).

Sim. Talvez vendidos não para Sauron, mas para os propósitos pessoais ou melkorianos, pois se estivessem vendidos para Sauron, Sauron iria querer utilizá-los na guerra. Talvez Sauron nem soubesse onde eles estavam. Talvez se soubesse, iria querer destruí-los ou utiliza-los para si.

A toa mesmo. Talvez eles estavam apenas omissos, escondidos, tanto de Sauron quando das forças do bem (Gandalf), esperando o desenrolar das coisas, para depois, quando oportuno e conveniente, se revelarem.

Ao chegarem na Terra-média, ligaram o "foda-se" e se esconderam. Tanto nem os próprios magos sabiam do paradeiro deles, e nem mesmo Sauron e os Nazgul. Estavam na moita assistindo de camarote seus pretensos rivais se matarem.

Brunus, nesse artigo da Valinor que sugeri para o Tomaz são ditas algumas coisas que parecem ajudar nesse debate. Num primeiro momento Tolkien suspeita que os magos azuis falharam em suas missões, embora de uma forma diferente de Saruman (but I fear that they failed, as Saruman did, though doubtless in different ways). O importante aqui é que ele destaca que se eles falharam, foi por outros motivos, bem diferentes daqueles que levaram a traição de Saruman. Uma possibilidade é que tenham morrido em batalha, já que o Sul e o Leste são grandes candidatos para locais de origem dos nazgûls.

Em escritos posteriores, Tolkien revisitou a questão dos magos azuis e chegou a conclusão de que eles foram bastante ativos no Sul e no Leste e que de certa forma foram bem sucedidos (They must have had very great influence on the history of the Second Age and Third Age in weakening and disarraying the forces of East ... who would both in the Second Age and Third Age otherwise have ... outnumbered the West).

Essas duas passagens reduzem bastante a possibilidade dos magos azuis serem aliados de Sauron, na minha opinião.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo