• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os livros de Tolkien tem cunho religioso?

Solum

Usuário
Meu irmão um dia (ele não conheçe a obra de Tolkien) falou q queria ler o livro, pq achava q tinha cume religioso. Eu falei q não tinha... q nunca vi nada relacionado de religião no livro... Ai ele disse q tinha o sauron q era o senhor do escuro e os bons q lutam contra ele... Ai eu disse q se fosse pensar desas forma, tudo qnt é livro e filme do mundo é religioso, na interminavel batalha do bem contra o mal... Mas lendo a biografia de Tolkien, o cara passou grande parte de sua vida com padres e tudo mais... Será q ele não queria colocar esse interminavel luta soh q num mundo diferente, com criaturas diferentes???
Eu acho q não, mas quero saber a opinião de vcs! :)
 
Essa quetão já foi muito comentada aqui no forum mas segundo o que Tolkien disse há um pouco de fundo religioso, como a criação de tudo por Eru Iluvatar e a criação dos Valar (para mim como se fossem anjos) que viriam moldar a terra para os primogenitos e depois os homens mas na muito mais profundo que isso.

--------------------------------------------------
O Nacionalismo é o Caminho para o Desenvolvimento.
 
eu acho que essa não e a melhor seção do fórum para discutir isso...
talvez no GERAL ou na parte do TOLKIEN mesmo

A ponte estalou. Bem aos pés do Balrog se quebrou, e a pedra sobre a qual estava caiu dentro do abismo,enquanto o restante permaneceu, oscilante, como uma língua de pedra estendida no vazio.
 
É um pouco surpreendente, saber de que o Sda tem cume religioso... Mas o mais supreendente, é saber que Tolkien deixou suas influências de católico convicto entranhado nas montanhas da terra-média...

"The field is lost, everything is lost the black one has fallen from the sky"
 
naum sei
naum ha nenhuma explicacao religiosa para nada no livro
imagino q naum tenha nada relacionado a religiao

O irmão do Gollum
A diferença q eu so gatão e papo todas..

Eae Preciosa, quer tc?

"Quando uma coisa tem tudo para dar errado,dá errado"
 
falar nisso qual era a religiao de tolkien?

O irmão do Gollum
A diferença q eu so gatão e papo todas..

Eae Preciosa, quer tc?

"Quando uma coisa tem tudo para dar errado,dá errado"
 
quote:
falar nisso qual era a religiao de tolkien?

O irmão do Gollum
A diferença q eu so gatão e papo todas..

Eae Preciosa, quer tc?

"Quando uma coisa tem tudo para dar errado,dá errado"







Ele era católico...
 
quote:
falar nisso qual era a religiao de tolkien?

O irmão do Gollum
A diferença q eu so gatão e papo todas..

Eae Preciosa, quer tc?

"Quando uma coisa tem tudo para dar errado,dá errado"






veemente catolico... bom, não sei se tem ou não... na verdade, nunca li isso nas entrelinhas do livro...
 
Olha, o TOlkien sempre deixou claro q as obras dele nao tinham nenhum cunho religioso.....

No! I ll never turn to the Dark Side!
I m a Jedi, like my father before me!
 
J.R.R. Tolkien: um intelectual entre o papismo fervoroso e os mitos ancestrais retirado da Veja do dia 19 de Dezembro
Na trilogia O Senhor dos Anéis, J.R.R. Tolkien apresentou um mundo com sua própria história e geografia, com línguas e seres especiais. Só faltou dar à Terra Média uma religião. Não que Tolkien fosse indiferente ao tema. Pelo contrário. Papista fervoroso, ele afirmava que sua obra estava ancorada com firmeza na ortodoxia católica. Como um mundo de elfos e orcs pode ser católico? Graças à peculiar teoria dos mitos defendida pelo autor. "Nós viemos de Deus, e os mitos que tecemos, ainda que contenham erros, sempre refletem um fragmento da verdadeira luz", dizia ele. Todas as sagas antigas conteriam esses "reflexos" – e Tolkien procurava harmonizar elementos retirados de vários textos ancestrais em seus escritos. O autor arriscou uma versão do mito do Gênesis em O Silmarillion, o mais pessoal de seus livros. Aí, as ligações com a simbologia cristã são explícitas. Mas ele optou por deixar essas mesmas ligações ocultas em O Senhor dos Anéis, embora tivesse uma idéia clara do ponto que as aventuras de Frodo ocupariam na seqüência de eventos descrita pela Bíblia: entre a expulsão de Adão e Eva do paraíso e a vinda de Cristo. Esse Tolkien era para lá da Terra Média.


"-Do they Gandalf?
 
eu acho q naum.
esse negocio de religiao e h. potter e senhor dos aneis naum te nada a ver. a pessoa naum escreve o livro pensando nisso.

One ring to rule them all
One ring to find them
One ring to bring them all and in darkness bind them.
 
Não tem cunho religioso nas obras do Tolkien.
Ele era católico, sem dúvida. E em nenhum momento ele quiz misturar a mitologia que ele criou com fatores religiosos.
Uma das coisas que ele quiz mostrar com seus livros, pricipalmente SdA, é o conflito entre natureza e tecnologia, que esta nas entrelinhas de seus livros...
 
Não sei se vocês notaram, mas na obra nenhuma raça parecia ter religião. O único lugar da obra onde conseguimos ver uma "religião" é na saga de Númenor, onde os numenoreanos tinham um monte para adorar Eru e mais tarde, com a vinda de Sauron, construiram um templo para adorar Melkor(o Morgoth).

Glaurung, o urulóki
 
Será que Tom Bombadil era Adão? Eles sempre diziam que ele era "o mais antigo" e que "estava aqui antes de todos nós"...

(Insert Signature Here)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo