1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Os livros da magia x Harry potter. Plágio ou não?

Tópico em 'Hogwarts' iniciado por BethSparrow, 2 Abr 2015.

?

Plagio?

1. sim

3 voto(s)
    30,0%
  2. não

7 voto(s)
    70,0%
  1. BethSparrow

BethSparrow Capitã Beth Sparrow

A autora de Harry potter
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

nega ter plagiado Os livros da magia de Neil Gaiman.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    Mas as semelhanças são incontestáveis:
    Menino bruxo; coruja; óculos...Harry é uma cópia quase exata de
    Timothy hunter...

Coincidencia?ACHO QUE NAO!

2. adrieldantas

adrieldantas Relax and have some winey

Não acho que seja plágio, isso acontece muito no meio editorial, você escreve algo e depois vem alguém mostrar algo parecido.

3. BethSparrow

Inegaveis semelhanças...

4. Éomer

Éomer Well-Known Member

• Ótimo Ótimo x 1
  5. BethSparrow

:lily:Realmente muito bom. Da pra dividir e esclarecer certos pontos, e instigar mais pesquisas. Mas tem inegaveis semelhanças...

6. Bruce Torres

Bruce Torres Let's be alone together.

Acho que a inspiração mais provável pra ambos foi The Once and Future King, do TH White e as obras da Diana Wynne Jones. Mas o link do Literatortura aponta que a ideia de um mago adolescente com tantas características similares é algo muito presente na literatura inglesa - deve ser algo de zeitgeist, como esse boom de heroínas em romances young adult/scifi/fantástico.

7. fcm

fcm Visitante

acho que algum moderador deveria mover esse tópico para a área correta.

• Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1
  8. Lindoriel

Lindoriel Saurita Catita

Acho que não. Rowling pega muitos elementos de várias obras já existentes, mas plágio acho que ela não fez não.

Eu já cheguei a escrever fics que fui ver depois, tinham ideias muito semelhantes a de fics já publicadas, mas eu nunca as havia lido. É meio de cair o queixo, mas acontece sim.

9. adrieldantas

adrieldantas Relax and have some winey

Aconteceu algo parecido comigo na semana passada. Eu estava conversando com um amigo e disse que tinha um livro de fantasia para ele ler, para ver opinião, críticas, etc... Aí ele me perguntou sobre o que era, eu peguei e contei a ele, quando eu terminei ele disse: Olha, tu lês livro de fantasia? Eu disse: Não muito, apenas aventuras clássicas como Verne, etc... Ele continuou: Porque eu vi elementos de vários livros e tem um filme da disney que está pra sair que é quase a mesma coisa. Eu fiquei pasmo, mas mesmo assim ele disse que ia ler para ver se era muito semelhante.
    Nisso faz anos que eu não vejo um filme da disney ou leio algo de cunho fantástico , porque eu poderia ter visto/lido alguma coisa e achado inspiração nisso, mas não.

Essas coisas acontecem com tanta frequência que o povo nem imagina.

Última edição: 2 Abr 2015
    • Gostei! Gostei! x 3
  10. Bel

Bel Moderador Usuário Premium

Pq não usou o botão Denunciar pra avisar a moderação? =P

• Ótimo Ótimo x 1
  11. Éomer

Éomer Well-Known Member

Mas Larry Potter e muggles no mesmo livro de 1984 eu já consideraria mais plágio do que influência, hein? :dente:

12. Seiko-chan

Seiko-chan Retardada

Li algo parecido no prólogo que Moacyr Scliar escreveu em 'Max e os Felinos' sobre as inegáveis semelhanças entre 'As Aventuras de Pi': o que ele teve a dizer entre a diferença entre propriedade intelectual sobre uma ideia e plágio propriamente dito me parece bastante pertinente à dúvida exposta pelo tópico. Ainda estou digerindo uma conclusão, mas o que ele colocou foi muito interessante:

Para quem quiser ler o prólogo da íntegra,
    .

Para quem está com preguiça de ler: :dente:

• Gostei! Gostei! x 3
  13. Clara

Clara Antifa Usuário Premium

Também falaram que era plágio da série
    . =/

Lembro de, ainda na época do lançamento do 5º ou 6º livro da série Harry Potter, ter lido um conto chamado A Muralha ao Redor do Mundo (autor Theodore Cogswell) que era bem semelhante ao "Harry Potter", embora tenha me parecido mais uma história sobre liberdade de pensamento, intolerância e conservadorismo burro do que sobre bruxos e magia.
    A história é sobre um garoto de 11 ou 12 anos que vive em um mundo mágico no qual as máquinas e a evolução tecnológica são proibidas e os que insistem nesse tipo de coisa são exilados para o mundo "normal" (o nosso, no caso) que é separado do mundo mágico por um muro altíssimo.
    O garoto é órfão, meio rebelde, adora voar e tem uma enorme fascinação por máquinas e por saber o que existe por trás do muro que cerca seu mundo.
    Ele vive com os tios e um primo meio pentelho, que lhe dizem que seu pais morreram em um acidente meio obscuro.

Esse conto foi escrito em 1962 (
    ) e podemos ver que essa ideia de "mundo mágico", "sociedades paralelas" não é de fato algo novo no mundo da literatura.
    O próprio Gaiman afirmou isso, que ele não foi o primeiro escritor a criar um bruxo adolescente e que a Rowling não foi a primeira a enviá-lo pra escola (vide a série The Worst Witch que citei acima, que se passa exatamente em uma escola de bruxaria e magia) segue
    da série de livros:

Cito aqui o texto do Gaiman (de 1998!) mas a história toda e detalhes sobre essa acusação podem ser lidos no
    :

Última edição: 4 Abr 2015
    • Ótimo Ótimo x 1
  14. Éomer

Éomer Well-Known Member

É bom saber da existência desses livros todos. Confesso que eu só conhecia, apesar de não ter lido, o Timothy Hunter. E é bom também para aqueles fãs mais exaltados pararem de achar que o HP é a coisa mais original do mundo.

• Gostei! Gostei! x 5
  15. fcm

fcm Visitante

pq eu não sabia dessa funcionalidade :D

Compartilhar