• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os justos devem pagar pelos pecadores?

MAs os fiéis(justos) fugiram para a TM.

Ou seja os que continuaram em Númenor eram pecadores acreditando que seus senhores voltariam vitoriosos contra os Valar.
 
Eu acho que primeiramente não tem como dividir os seres entre justos e pecadores, nem na nossa realidade, nem na TM.
Bem, quanto ao ocorrido em Númenor o que Eru fez, se matou ou não inocente é algo comum e recorrente nos deuses em geral e isso só foi retratado por Tolkien.
Talvez não seja justo, simplesmente porque não existe justiça, se existisse muitos não acreditariam em uma justiça pós morte e/ou divina, pois estariam satisfeitas com a justiça evidente que vivenciariam. (tá, isso é só um pensamento meu! =D)
Ainda no caso de Eru é importante lembrar que existe um pouco do que poderia chamar "destino", alguns mesmo que não por punição, tem que morrer para que as coisas aconteçam de acordo com o planejado. Mas acho isso muito vago e apesar de ser parte da minha resposta insatisfatória...:roll:
 
Eu acho que mesmo as pessoas inocentes que pereceram em Númenor tiveram sua redenção porque afinal de contas, eles eram inocentes e sangues inocentes foram derramados em forma de sacrificio a Eru, então eles tiveram conforto em sua morte, mesmo que issa pareça trágico aos nossos olhos.
 
Oi Fingon,

Não, os profetas da época imediatamente pré-exílio, e principalmente no pós-exílio, já estabelecem claramente a responsabilidade individual na tradição bíblica ;-)

Abração,
 
Oi Prímula,

Concordo que na vida real -- e em Arda tb! -- ninguém é totalmente bom ou mau. Mas, cá entre nós, se existe algum tipo de crime que mereça punição severa, sacrifícios humanos de gente inocente pra um Vala do Mal certamente se qualifica, vai? ;-)

Abraços,
 
É claro que a maioria não deve ser generalizada.
No caso de Númenor, quem não tomou partido se ferrou, e acabou perecendo junto com os "abusados".
Contudo, acho que os homens e elfos nasceram para ser os filhos de Eru, sem nenhuma maldade no coração. E isso só foi conseguido através da malícia de Morgoth. Portanto, Númenor não deveria de modo alguma ter se transformado em um lar de malucos e doentes pela imortalidade.
Mas foi um preço que os próprios homens pagaram quando não escutaram uns aos outros, não discutiram a política da ilha e não estabeleceram limites dentro dos próprios corações. Os Numenorianos incitaram a avançar sobre Aman, e mereciam morrer, isso com certeza.

Os sobreviventes acabaram pagando pelo pato, e pela própria natureza da raça humana. Eu vejo mais como uma "lei da sobreviência" do que como uma interferência divina. É preferível supor que os próprios homens se destruíram, e é o que de fato pode acontecer com o mundo hoje.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo