• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os Invisíveis - Grant Morrison

Phantom Lord

London Calling
attachment.php


[size=medium]SINOPSE[/size]

Os Invisíveis relata a história de uma "célula" integrante de um grupo anarquista e terrorista que tem como objetivo libertar a humanidade do domínio de seres transdimensionais, os Arcontes, que influenciam o destino da humanidade através de agentes plantados por eles em nossa realidade, que somente aguardam o momento certo de rasgarem as paredes da realidade humana e dominarem nosso universo. A concepção principal é de universos paralelos e das relações que estes podem estabelecer.


[size=medium]RESENHA[/size]

Repensar todos os mistérios acumulados em séculos da existência humana não é novidade há muito tempo. Grant Morrison, um dos mais importantes escritores de quadrinhos deste século (e do anterior), conseguiu criar a história definitiva de conspiração. Os Invisíveis - Revolução 1 chegou início deste mês às livrarias brasileiras pela editora Pixel.

A idéia de forças ocultas que dominam o pensamento e ações humanas é o mote da série, que chegou a ser a série número 1 do selo Vertigo, da DC Comics. Tudo pode acontecer nas páginas desta HQ, desde viagens no tempo até aparições místicas de demônios, sem esquecer, claro de alienígenas que invadem a Terra. A trama conta a história de uma célula anarquista que busca a evolução da humanidade. Isto é tudo o que é possível explicar nestas linhas. De resto, o prazer de desvendar o quadrinhos é a principal proposta de Os Invisíveis.

O gênio louco de Morrison tornou possível uma transcendência além-papel para a série. Ele é o primeiro a acreditar piamente em sua ficção, ou é isso que ele quer nos fazer acreditar. Já afirmou se tratar de sua obra “autobiográfica” e chegou a dizer que teve uma experiência de conhecer um outro estado de existência (como viajar a outra dimensão) antes de escrever o texto. Mas, para alguém que diz ser uma estudioso da Magia do Caos, tudo é possível.

Ler a série, sobretudo para quem nunca leu nenhum outro texto deste autor escocês pode ser perturbador. Centenas de referências se escondem em cada quadro, cada cena compele o leitor a se confrontar com o mundo em que vive. Existe um outro mundo além das percepções humanas, uma existência ao mesmo tempo mística e virtual. Foi por esta abordagem de um mundo obscurecido por forças dominantes que fez a série ser comparada a Trilogia Matrix, estrelada por Keanu Reeves e dirigida pelos irmãos Warchowski.

Nenhuma outra HQ rompeu tanto com parâmetros da indústria dos quadrinhos norte-americanos quanto Os Invisíveis. Até hoje, figura como referência primordial em todo tipo de experimentação nos quadrinhos. De todos os gênios da nona arte revelados nos anos 80, como Neil Gaiman, Frank Miller e Alan Moore, Morrison é o mais visionário de todos.

Para muitos, seus argumentos chegam a ser egocêntricos e herméticos, mas à ocasião do lançamento do primeiro volume de sua obra maior, disse que travava um diálogo com seus leitores para que eles “despertassem”, ou numa linguagem pop mais entendível, tomem a pílula azul.

CAOS

Mais complicado do que entender os conceitos e idéias por trás de Os Invisíveis era tentar acompanhar a série no Brasil. Obra-prima de Grant Morrison, só agora ela ganha uma edição merecida. Lançado pela editora Brainstore, nunca teve peridiocidade definida, nem mesmo uma boa distribuição. A Pixel tenta agora lançar a série em encadernados com nova tradução e bom acabamento.

Chama a atenção também os extras que tentam contextualizar a série com suas diversas referências. Outro renomado escritor de HQs, Peter Miligham (Shade, X-Táticos) assina o prefácio e o jornalista Delfin fez um interessante posfácio do livro. Entre tantos acertos, o único deslize é o formato, menor que o original americano sem que isso significasse uma diminuição no preço. Lembrando que esta era uma das principais queixas que os leitores Vertigo faziam das edições da Devir.

Mas restam razões para comemorar o lançamento de uma das mais importantes obras de quadrinhos do século 20.


Talvez seja o grande trabalho de Grant Morrison,não é uma obra fácil,onde inúmeras referências permeiam toda a obra,mas o resultado é fantástico,além de ser uma leitura mais do que prazerosa.
Apesar de ter lido esta obra há alguns anos,ela permanece indelevelmente marcada em minha mente de uma forma positiva(mesmo não tendo lido tudo o que foi lançado).
Preciso realmente reler isto.
Mais alguém já teve contato com esta obra?
 
Meu primeiro contato foi quando resolvi procurar a série depois de ler uma matéria na qual o Morrison se dizia enfurecido por um suposto plágio dos Wachowski em Matrix (é, tipo, "Matrix copiou minha idéia n'Os Invisíveis"). A verdade é que eu não vi nada de semelhante (pelo menos não lembro de ter visto), mas fiquei feliz por ter lido a notícia porque adorei a HQ. Ragged Robin foi por muito tempo uma das minhas personagens femininas favoritas, adorava o jeitão dela. Preciso reler, sério. Deu saudades agora ^^
 
Mas uma HQ que eu tenho e ainda não li. Tinha lido o primeiro número e não chamou minha atenção e por isso eu não fui mais a fundo. O assunto é legal e tudo mais, só que o primeiro número, que é sempre a revista com a função de chamar a atenção do leitor, é muito fraca já nas primeiras páginas.
 
Juntamente com Watchmen, foi a série que me fisgou definitivamente para o mundo dos quadrinhos.

É difícil descrever o que sinto ao ler essa obra-prima. Parafraseando Eduardo Nasi (um dos colaboradores do site Universo HQ), Os Invisíveis é uma daquelas HQs que deixa o leitor boquiaberto, provoca taquicardia e faz com que ele exclame alguns palavrões durante a leitura. É que a história é muito boa mesmo!

Só queria que alguma editora competente publicasse todas as edições aqui...
 
Se saísse tudo seria bom, só lí um ou dois números, aqui praticamente não chegava, e Morrison é MESTRE, deu até vontade de voltar com o avatar antigo.
 
Esse TP ai (Say You Want a Revolution) foi lançado por aqui pela Pixel com o título Revolução 1. Péssima escolha, ao meu ver. Os desinformados compraria, o encadernado na expectativa de um Revolução 2, 3, 4...
 
Cabal, você deveria ler os outros. Para mim, os arcos Entropia no Reino Unido e Ciência Negra são os melhores, e estão entre as melhores coisas que já li em quadrinhos. A edição em que ele faz uma releitura dos 120 Dias de Sodoma (Marquês de Sade) também é foda!

Você pode baixá-los no Rapadura Açucarada.
 
Valeu de novo Sebastian, vou procurar sim, até porque sou fã do cara, Morrison pra mim é o principal de todos, pois me influenciou muito com o seu homem-animal.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo