• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os Infiltrados (The Departed, 2006)

Com as recentes estimativas de faturamento do fim de semana, confirma-se a suspeita de que Os Infiltrados será o filme de maior bilheteria na carreira de Scorsese e talvez o mais lucrativo.

Entrando na quarta semana de exibição nos EUA, o filme já rendeu USD$91 milhões, sempre com as menores quedas porcentuais em relação às semanas anteriores, só perdendo nesse quesito para Open Season entre os filmes do top 10.

O sucesso comercial aliado à excelente recepção da crítica especializada torna prováveis indicações para as categorias mais prestigiadas do Oscar e talvez seja o momento do diretor finalmente levar a estatueta.

É claro que a importância da obra de Scorsese ou qualquer outro cineasta independe das eventuais premiações que receba, mas o Oscar é um jogo que eu gosto de acompanhar.
 
Pq diabos americanos sempre tem que pegar filmes asiáticos (e tantos outros) e refilmá-los? Eita falta de originalidade!

Vide além desse a refilmagem ridícula do japones 'Shall we dance?'

Me pergunto se um dia vao refilmar algum filme brasileiro!
 
Pq diabos americanos sempre tem que pegar filmes asiáticos (e tantos outros) e refilmá-los? Eita falta de originalidade!

Por que talvez o original não utilizou todo o potencial da premissa engenhosa. Você viu o original? Você viu a refilmagem? Você pode me explicar como a sua indignação é justificada, nesse caso?

Me pergunto se um dia vao refilmar algum filme brasileiro!

Deviam, visto que a maior parte do que é feito aqui é lixo. Por outro lado, eles não tem muitas opções, já que o problema nem chega a ser somente na execução.

Mas eu ia adorar uma versão americana de O Homem Que Copiava Com o Final Moralmente Repugnante sem o final moralmente repugnante (e com o Lázaro Ramos substituído por alguém que consegue atuar).


PS: Eu revi o filme hoje. Minha nota subiu dois pontos. Talvez. Talvez não. Talvez vá se foder.
 
Última edição:
75.

"Pfft! What's the matter, smartass, you don't know any fuckin' Shakespeare? "

Dignam > all.
 
O filme é bom; eu precisei assistir duas vezes pra ficar satisfeito. Frank Costello é o único mafioso "razoável" que eu me lembro de ter visto (isto é, ele não te mata com golpes na cabeça com o objeto pesado mais próximo só porque ele considerou extremamente ofensivo alguma coisa que você falou).

O Matt Damon, apesar de conseguir perfeitamente parecer um fdp, não convence quando está fingindo. Acho que foi por isso que ele ficou tão bem em O Talentoso Ripley. O DiCaprio também não sabe fingir, e o tempo todo expressa coisas que não têm relação com o contexto e ficam sem sentido. O cara que aparece no final só para
matar o Costigan
ficou meio forçado.

Mesmo assim eu daria uma nota bem alta pra esse filme.
 
Olá, Balbo,

Alguns spoilers...

Frank Costello é o único mafioso "razoável" que eu me lembro de ter visto (isto é, ele não te mata com golpes na cabeça com o objeto pesado mais próximo só porque ele considerou extremamente ofensivo alguma coisa que você falou).

"Razoável"? Você assistiu o filme duas vezes e conseguiu cochilar na parte, e.g., onde ele assassina brutalmente um casal, e quando eles caem em uma posição "engraçada", começa a rir? Ou quando ele aparece no bar com os braços e a camisa cheios de sangue, um pouco antes de descobrirmos que ele acabou de assassinar a maior parte da equipe dele porque não conseguia descobrir quem era o rato?

Que diabos de filmes de mafiosos você costuma encontrar personagens "menos razoáveis" que o Frank? Ele é absolutamente insano.

O DiCaprio também não sabe fingir

Como assim, não sabe fingir? Tanto ele quanto o Damon estavam bem firmes nas enganações. Mas ok, vamos riscar isso como parte de seus critérios malucos pra atuação, e seguir pra sua outra afirmação maluca:

[DiCaprio] o tempo todo expressa coisas que não têm relação com o contexto e ficam sem sentido.

Quando ele expressa essas coisas que "não tem relação ao contexto"? Dá pra especificar. Do jeito que você colocou, nada realmente faz sentido.

PS: Eu acredito que essa seja a melhor atuação da carreira do DiCaprio. Ele está excelente.

O cara que aparece no final só para
ficou meio forçado.
Você está falando do Mark Whalberg, que roubou todas as cenas do filme, teve as melhores falas e recebeu a maior aclamação entre todos os atores no filme?

Ah, ok.

Mesmo assim eu daria uma nota bem alta pra esse filme.

Eu fico feliz em saber que, apesar das suas afirmações malucas, você pôde apreciar o filme.
 
Última edição:
Que diabos de filmes de mafiosos você costuma encontrar personagens "menos razoáveis" que o Frank? Ele é absolutamente insano.

Mais do que insano... está genial!! É totalmente imprevisível...

PS: Eu acredito que essa seja a melhor atuação da carreira do DiCaprio. Ele está excelente.

Ele tá muuuito bem nesse filme, mas ainda prefiro a atuação dele em "O Aviador"

Você está falando do Mark Whalberg, que roubou todas as cenas do filme, teve as melhores falas e recebeu a maior aclamação entre todos os atores no filme?

Ah, ok.

Não... ele tá falando do colega do Sullivan(Damon) que aparece quando o Costigan(DiCaprio) prendeu-o...

Acho que ele quis dizer que, botar o cara ali como outro infiltrado só pra salvar o Sullivan é meio forçado...

Mas no final das contas vemos que não são somente eles... tem no mínimo 4 infiltrados, contando só os q vem na cabeça... Fora que o prórpio Costello é um "infiltrado"...
 
Ah, sim, obrigado Gennari. Confundi os nomes.

Perdão Balbo, essa sua afirmação não chega a ser maluca. Mais pra chata.

Eu acho a idéia de
um personagem revelar uma nova identidade só pra ser assassinado alguns segundos depois
tremendamente hilária, especialmente no contexto e tom que o Scorsese deixou naquela cena.

O resto das suas afirmações permanecem malucas.
 
Ah, sim, obrigado Gennari. Confundi os nomes.

Perdão Balbo, essa sua afirmação não chega a ser maluca. Mais pra chata.

Eu acho a idéia de
um personagem revelar uma nova identidade só pra ser assassinado alguns segundos depois
tremendamente hilária, especialmente no contexto e tom que o Scorsese deixou naquela cena.
Ainda mais porque
foi o próprio Sullivan que mata o cara :lol:

Não tem ninguém do filme que foi desperdiçado, nenhum coadjuvante que você diga que foi mal, nada nesse sentido.

O personagem do DiCaprio é desesperador, eu também achei a melhor atuação dele.
 
Olá, Balbo,

Olá, Folco.

"Razoável"? Você assistiu o filme duas vezes e conseguiu cochilar na parte, e.g., onde ele assassina brutalmente um casal, e quando eles caem em uma posição "engraçada", começa a rir? Ou quando ele aparece no bar com os braços e a camisa cheios de sangue, um pouco antes de descobrirmos que ele acabou de assassinar a maior parte da equipe dele porque não conseguia descobrir quem era o rato?

Que diabos de filmes de mafiosos você costuma encontrar personagens "menos razoáveis" que o Frank? Ele é absolutamente insano.

Você deve saber que quando uma palavra aparece escrita entre aspas ("desse jeito") ela não significa exatamente o que seria sem as aspas. Leia outra vez o que eu escrevi considerando isso. Se mesmo assim você não entender, tente se lembrar de Os Intocáveis, em que o Robert De Niro bate com um bastão de baseball na cabeça de um cara em plena mesa de jantar por causa de uma "piadinha" (está vendo, outra palavra entre aspas).

Agora pense no que o Frank fez quando o Costigan (LEONARDO DICAPRIO, não MATT DAMON) falou "Listen, Frank, etc." pra se justificar por ter arrancado os dentes do Jimmy Bags, ou quando o Sullivan (MATT DAMON) disse "consiga isso, consiga aquilo", ou quando o cara que devia ter jogado o corpo no pântano ficou rindo da bronca.

Deve estar bem fácil entender o que eu disse, a não ser que você tenha dormido o filme todo.

Como assim, não sabe fingir? Tanto ele quanto o Damon estavam bem firmes nas enganações.

Isso foi o que você achou (e eu discordo).

Mas ok, vamos riscar isso como parte de seus critérios malucos pra atuação,

Sim, o fato de eles não conseguirem fazer o fingimento parecer verossímil não tem importância nenhuma (mesmo com Costigan e Sullivan tendo enganado quase todo mundo durante mais de um ano). Não é pra isso que os atores servem. Você tem toda a razão.

Quando ele expressa essas coisas que "não tem relação ao contexto"?

Por ex. quando ele sai do bar e dizem "You're a cop". As expressões e o jeito de falar foram incoerentes com a situação.

Você está falando do Mark Whalberg, que roubou todas as cenas do filme, teve as melhores falas e recebeu a maior aclamação entre todos os atores no filme?

Ah, ok.

Você assistiu o mesmo filme que eu? Porque no filme que eu assisti, não é o Whalberg que
mata o COSTIGAN.

Perdão Balbo, essa sua afirmação não chega a ser maluca. Mais pra chata.

Qual é o seu critério pra definir quais críticas são chatas e quais não são? (não precisa responder)

Eu acho a idéia de
um personagem revelar uma nova identidade só pra ser assassinado alguns segundos depois
tremendamente hilária, especialmente no contexto e tom que o Scorsese deixou naquela cena.

Seria, se aquela conversa de "precisamos protejer um ao outro" tivesse algum fundamento. Ou se ele não desse explicação nenhuma.
 

Sim, Tônho. Eu estou bem ciente que você disse "razoável" no contexto de gangsters psicóticos.

O que eu não entendi foi porque você achou o Costello o mais "razoável" dos mafiosos que você já viu.

Primeiro páragrafo inútil deixado de lado, você segue para o crucial:

Agora pense no que o Frank fez quando o Costigan (LEONARDO DICAPRIO, não MATT DAMON) falou "Listen, Frank, etc." pra se justificar por ter arrancado os dentes do Jimmy Bags, ou quando o Sullivan (MATT DAMON) disse "consiga isso, consiga aquilo", ou quando o cara que devia ter jogado o corpo no pântano ficou rindo da bronca.

Tudo que isso prova é que ele é mais maleável que os piores. Dizer que ele é o "mais razoável mafioso" já é um grande pulo, a não ser que você viu, tipo, 2 filmes sobre gangsters.

Um exemplo aleatório: DeNiro, em Os Bons Companheiros, que é como um filhotinho de gato comparado ao Costello

Isso foi o que você achou (e eu discordo).

8-O Jura?

O meu propósito foi tentar extrair uma explicação de você.

Sim, o fato de eles não conseguirem fazer o fingimento parecer verossímil não tem importância nenhuma (mesmo com Costigan e Sullivan tendo enganado quase todo mundo durante mais de um ano). Não é pra isso que os atores servem. Você tem toda a razão.

Você distorceu completamente o meu comentário (e sabe disso).

Quando eu disse que seus critérios pra atuação eram malucos, eu não estava me referindo à "importância de fazer o fingimento parecer verossímil", mas sim ao que você considera verossímil ou não - que parece ser diferente da maioria das pessoas.

Por ex. quando ele sai do bar e dizem "You're a cop". As expressões e o jeito de falar foram incoerentes com a situação.

O quê????

Ele reage exatamente como uma pessoa normal reagiria na situação (i.e. alguém que está escondendo algo). Eu não conseguiria descrever com precisão a reação, minha memória não é ótimo - e se você consegue, por favor, embora eu tema que a descrição virá filtrada pelos seus critérios malucos de atuação previamente mencionados - mas eu lembro pensar que essa foi uma das três ou quatro notas no filme que o DiCaprio acerta com mestria (uma das outras sendo as veias dele pulando na testa enquanto escuta provocações do Dignam no começo). Uma mistura de "confusão", "atitude defensiva" e "tentando levar no bom humor"; foi foda.

Você assistiu o mesmo filme que eu? Porque no filme que eu assisti, não é o Whalberg que
mata o COSTIGAN.

Sim, Tônho, eu já havia me explicado.

Qual é o seu critério pra definir quais críticas são chatas e quais não são?

Intuição feminina (para de agir como se você estivesse levando minhas alfinetadas a sério, jesus do céu).

Seria, se aquela conversa de "precisamos protejer um ao outro" tivesse algum fundamento.

Os dois estão correndo risco de serem descobertos como espiões. O Costigan estava ameaçando dedar o Sullivan, o que poderia levar à novas investigações na polícia sobre possíveis infiltrados.

Mas acima de tudo, eu acredito que tem a ver com algum tipo de lealdade mafiosa sentimental. De qualquer forma, colou pra mim - e eu acredito que parte do motivo porque colou foi porque a cena em si foi tão hilária e repentina.
 
Última edição:
O que eu não entendi foi porque você achou o Costello o mais "razoável" dos mafiosos que você já viu.

Então por que você não pergunta, em vez de desfiar isso:

Razoável"? Você assistiu o filme duas vezes e conseguiu cochilar na parte, e.g., onde ele assassina brutalmente um casal, e quando eles caem em uma posição "engraçada", começa a rir? Ou quando ele aparece no bar com os braços e a camisa cheios de sangue, um pouco antes de descobrirmos que ele acabou de assassinar a maior parte da equipe dele porque não conseguia descobrir quem era o rato?

Que diabos de filmes de mafiosos você costuma encontrar personagens "menos razoáveis" que o Frank? Ele é absolutamente insano.

como se não tivesse entendido nada?

Tudo que isso prova é que ele é mais maleável que os piores. Dizer que ele é o "mais razoável mafioso" já é um grande pulo, a não ser que você viu, tipo, 2 filmes sobre gangsters.

A maioria dos chefes de máfia que eu vi são como o Al Capone nos Intocáveis: loucos. O Frank não é neurótico, ele só é praticamente indiferente às vidas das pessoas.

O meu propósito foi tentar extrair uma explicação de você.

Você quer que eu explique por que eles não pareceram verossímeis? O que você espera que eu diga além de "não conseguiram"?

Quando eu disse que seus critérios pra atuação eram malucos, eu não estava me referindo à "importância de fazer o fingimento parecer verossímil", mas sim ao que você considera verossímil ou não

Eu olho pra cara do Matt Damon e do DiCaprio e várias vezes parece que está escrito na testa deles que estão mentindo. É subjetivo.

- que parece ser diferente da maioria das pessoas.

Sim.

O quê????

Ele reage exatamente como uma pessoa normal reagiria na situação (i.e. alguém que está escondendo algo). Eu não conseguiria descrever com precisão a reação - e se você consegue, por favor, embora eu tema que a descrição virá filtrada pelos seus critérios malucos de atuação previamente mencionados - mas eu lembro pensar que essa foi uma das três ou quatro notas no filme que o DiCaprio acerta com mestria

Não.

(uma das outras sendo as veias dele pulando na testa enquanto escuta provocações do Dignam no começo). Uma mistura de "confusão", "atitude defensiva" e "tentando levar no senso de humor"; foi foda.

Pelo que eu me lembro, Sim.

Os dois estão correndo risco de serem descobertos como espiões. O Costigan estava ameaçando dedar o Sullivan, o que poderia levar à novas investigações na polícia sobre possíveis infiltrados.

O problema não é a explicação lógica. É que o que ele disse soou forçado.
 
Então por que você não pergunta, em vez de desfiar isso:

[minha resposta inicial]

como se não tivesse entendido nada?

Eu não consigo compreender com você pode ter lido a minha 1a resposta e pensado:

1) Ele não sacou o significado do meu "razoável".
2) Ele não está me perguntando nada.

Sério. Não tem segredo ali. Você simplesmente não entendeu o que eu falei.

A maioria dos chefes de máfia que eu vi são como o Al Capone nos Intocáveis: loucos. O Frank não é neurótico, ele só é praticamente indiferente às vidas das pessoas.

Don Corleone era louco/neurótico? Ele saía andando por bares com metade do corpo ensanguentado?

Esse é o segundo exemplo que eu dou de um mafioso mais "razoável" que o Costello. Mas essa parte do "o mais razoável" eu já desconsiderei; você mesmo confirmaria que é falso (a não ser que o seu único ponto de referência é Os Intocáveis).

Eu ainda não entendo como você pode considerar o Costello abaixo da média (no contexto de gangsters violentos). Eu considero ele possivelmente mais maluco que qualquer outro, tirando possivelmente o Joe Pesci em Os Bons Companheiros. Não só os ataques violentos dele, mas o comportamento geral do Jack deu uma imagem de demência pro personagem.

Você quer que eu explique por que eles não pareceram verossímeis? O que você espera que eu diga além de "não conseguiram"?

Você pode tentar analisar um momento específico da atuação deles onde tocaram notas que soaram falsas.

Por exemplo, se eu tivesse tentando argumentar que o DiCaprio deu uma atuação excelente, eu teria citado aquele momento onde dizem pra ele que "You're a cop". Minha afirmação de que seus critérios de verossimilhança estão fora de sincronia com o resto dos críticos foi reforçada por você mencionar justamente esse momento como um que soou falso.

Eu olho pra cara do Matt Damon e do DiCaprio e várias vezes parece que está escrito na testa deles que estão mentindo. É subjetivo.

Devo mencionar (o óbvio) aqui que o estilo de atuação no filme não é Naturalista. Pessoas normalmente não agem daquele jeito, ou falam daquele jeito, ou falam aquelas coisas. É (levemente) teatral. É pra ser propulsivo e elétrico.

Se nós estivessemos falando do Mundo Real, ninguém naquele filme seria verossímil.

[Eu: (uma das outras sendo as veias dele pulando na testa enquanto escuta provocações do Dignam no começo). Uma mistura de "confusão", "atitude defensiva" e "tentando levar no senso de humor"; foi foda.]

Pelo que eu me lembro, Sim.

Btw, a segunda sentença está se referindo ao momento do "You're a cop", e não ao momento citado entre parênteses.

A explicação para o momento entre parênteses seria algo como "vulcão prestes a explodir."

Folco...nem vou me rebaixar e responder o seu comentario ao meu post.

Teoricamente, você não precisaria rebaixar, visto que o teclado geralmente fica bem em frente ao seu corpo. Basta sentar reta e digitar com os braços há um angulo de aprox. 90°.

Agora, falando não tão literalmente, eu não vejo como você precisaria se rebaixar, visto que eu não fiz nenhum comentário ofensivo ali, a não ser que você sinta tremenda empatia pelo cinema brasileiro - e nesse caso, meus pêsames.

Ainda estou esperando as respostas, no entanto: já viu o original? já viu a refilmagem? pq acha que a refilmagem foi inferior ao original? etc.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo