• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os hobbits eram um povo conhecido por todos os outros?

Sindar Princess

Que deselegante...
Me peguei pensando neste assunto outro dia:

Barbárvore nunca tinha ouvido falar sobre os hobbits...

Os rohirrim, pelo visto, também não...

Os gondorianos, muito menos...

Afinal... pq os hobbits eram um povo tão "à parte" da Terra Média?

Será que era proposital? Ignorar e serem ignorados?

Como isto era possível, sendo que a vida que os hobbits levavam era a que todos os outros gostariam, no fundo, de levar?

Vamos lá, pessoal!

Eu gosto da riqueza das respostas que possam surgir...

e viva os hobbits! :cerva:
 
Última edição:
Os Rohirrin tinham "ouvido falar", idem o povo de Gondor - para eles, os hobbits eram um povo meio lendário, coisa de contos de fadas.
Os hobbits, acho pelos costumes deles mesmo, parecem um povo meio "na deles". Eles não saíam muito de Hobbiton nem se envolviam muito nos assuntos do pessoal de fora. Então só os vizinhos mesmo os conheciam, e aqueles que viajavam pela região. O restante da TM - só na forma de boatos sobre uns seres pequeninos que viviam em tocas.
 
Os hobbits não eram tão a parte assim dos demais povos da Terra Média, afinal, em Bri os hobbits e os homens viviam juntos.

Esse afastamento é algo geral na Terra Média. Apesar de algumas exceções, cada povo fica na sua. O elfos nos reinos deles, os homens nos seus, idem para os anões.

Os hobbits passam a idéia de serem um pouco mais isolados, por preferirem ficar em sua terra e terem menos contato com povos estranhos, do que os outros. Eles não chegam a ser xenófobos, mas não gostam de estranhos.

E como para os elfos, anões e homens, os hobbits não são tão importantes, são deixados em paz.

Barbárvore é um ser antigo na Terra Média, porém vive em suas florestas mais ao sul, onde raros hobbits se aventuraram, e como os hobbits eram relativamente novos na Terra Média, é compreensível que ele não os conhecesse.

O mesmo vale para o povo de Gondor e de Rohan, reinos do sul.
 
É graças a natureza simples do hobbits que são um povo tão maravilhoso.

como a Moriel e Fox falou, Gondor e Rohan ja tinham ouvido falar mas não passava de histórias de criancinhas, lenda, mitos etc.

Um dos partes mais lindas que eu acho no livro SDA é quando Sam passa por todo aquela dificuldade em Salvar o seu mestre e antes dele chegar na Torre ele olha para a vastidão de Mordor e o Anel começa a agir em seus pensamentos e vontade:

"O Anel já o tentava, devorando sua vontade e raciocínio. Fantasias loucas despertavam em sua mente, e ele via Samwise, o Forte, Herói do seu Tempo, caminhando a passos largos com uma espada flamejante através da terra escurecida, e exércitos se arrebanhando a um chamado seu, no momento em que marchava para derrotar Barad-dûr. E então todas as nuvens se dissipavam, e o sol branco brilhava, e a uma ordem sua o vale de Gorgoroth se transformava num jardim de flores e árvores que davam frutos. Ele só tinha de colocar o Anel e reivindicar a sua posse, e tudo isso podia acontecer.

Naquela hora de provação, foi o amor por seu mestre que mais o ajudou a manter-se firme, mas também, no fundo de seu ser, ainda vivia independente seu senso simples de hobbit: sabia em seu coração que não era grande o suficiente para carregar o tal fardo, mesmo que aquelas visões não fosse apenas uma mera ilusão para atraiçoá-lo. O pequeno jardim de um jardineiro era tudo o que desejava e de que precisava, não um jardim expandido em um reino; queria trabalhar com as próprias mãos, e não ter as mãos dos outros para comandar."
SDA - O Retorno do Rei​
 
Pois é... Mas deu para perceber que era um povo bastante especial já pelo interesse de Gandalf por eles.
Mas o bom senso dos hobbits é realmente admirável.
 
gente...
eles são de arrepiar!
sério mesmo!
eu me identifico muito com os elfos por uma questão pessoal e ligada aos costumes, mas os hobbits têm mostrado seu fascínio agora pra mim!
 
sindar princess disse:
Me peguei pensando neste assunto outro dia:

Barbárvore nunca tinha ouvido falar sobre os hobbits...

Os rohirrim, pelo visto, também não...

Os gondorianos, muito menos...

Afinal... pq os hobbits eram um povo tão "à parte" da Terra Média?

Será que era proposital? Ignorar e serem ignorados?

Como isto era possível, sendo que a vida que os hobbits levavam era a que todos os outros gostariam, no fundo, de levar?

Acho que eles não contribuia para nada na questão social da terra média, assim poucos sabiam de sua exitencia. Só foi logo depois no final da Terceira Era na Terra média que eles foram reconhecidos por todos.
 
Os Rohirrim e os Gondorianos já tinham ouvido falar em contos sobre os Pequenos, mas era algo lendário para eles.

Barbárvore não saía de Fangorn, exceto numa época muito antiga quando ele disse que, com alguns ents, foram procurar pelas entesposas. Nunca ouviria mesmo sobre hobbits.

Mas os hobbits deviam ser "à parte" porque assim escolheram, por principalmente não se importarem com o que acontecia fora de suas fronteiras. Os "grandes" também não se importavam com eles, pois houve guerra entre Angmar e os reinos do norte, e em nenhum deles, eu li sobre alguma participação de qualquer hobbit que fosse.

Viva os hobbits! :cerva:
 
Concordo com a maioria das pessoas aqui. Acho que os hobbits não tinham destaque por ser um povo muito na deles, sem querer se meter com assuntos fora da área que eles tanto amavam, como o Condado por exemplo.


Hum, já :D
Mas complicar as coisas é bem mais divertido. Parece que não sou uma hobbit de jeito algum :cerva:

Eu os acho um povo muito adorável, mas concordo com vc Moriel, complicar é beeeem mais divertido.Eu tb não sou uma hobbit de jeito nenhum :P
 
Os gondorianos e os rohirrirm tomavam os hobbits por mito/lenda pelo mesmo motivo que a Barbarvore nunca havia visto um: os hobbits eram um povo de natureza pacata, apreciadores de boa mesa e conforto. Por isso raros indivíduos se aventuravam fora do condado...Pensem bem: abri mâo do conforto e de várias refeições fartas ao dia? Realmente, um hobbit teria que ter um espiríto muito aventureiro ou uma necessidade muito grande pra abandonar sua boa vida.
 
Os gondorianos e os rohirrirm tomavam os hobbits por mito/lenda pelo mesmo motivo que a Barbarvore nunca havia visto um: os hobbits eram um povo de natureza pacata, apreciadores de boa mesa e conforto. Por isso raros indivíduos se aventuravam fora do condado...Pensem bem: abri mâo do conforto e de várias refeições fartas ao dia? Realmente, um hobbit teria que ter um espiríto muito aventureiro ou uma necessidade muito grande pra abandonar sua boa vida.

Pois vc falou tudo: eles não tinham um espirito aventureiro. Os hobbits tb eram um povo muito acomodado :P
Tá, é bom ter sempre comida farta e viver sua vidinha confortavelmente. Mas sem emoção, sei lá, a vida perde a graça. :D
 
Os Hobbits não eram aventureiros, não participavam das guerras, dos conflitos nem nada. Era como se nem vivessem na TM. Como o Condado támbém não era um lugar muito visitado por outras raças (nem teriam porque fazer isso), eles eram sim um povo pouquíssimo desconhecido na Terra Média.
 
Pontuando alguns fatos:

O povo de Khand provavelmente não sabia da existência dos halflings (pequeninos).

Harad e Rhûn também penso que não tinham conhecimento sobre eles, talvez em períodos históricos do passado.

Umbar, também acredito que não, se bem que, esta região era uma espécie de provîncia de Gondor (rebelde).

Erebor/Valle/Esgaroth acho que não conheciam eles até os eventos de Bilbo e Thorin.

Lohtlórien/Valfenda, sim...eles tinham noção e consciência da existência dos hobbits, tanto é que, muitos passavam pela região do Condado para zarparem nos portos cinzentos.

Rohan e Gondor, conheciam em lendas. Já ouviram falar muito neles.
Isengard, com certeza.

Dol Goldur, com certeza.

Mória, não sei dizer.

Arnor com certeza conheciam eles, uma prova disso, os Dùnedain do Norte.

Os beronings, talvez em períodos históricos do passado.

Sauron e Mordor, ja tinham ouvido a respeito em histórias, lendas e devido a questão do Um Anel por volta de 100 a 80 anos finais da Terceira Era.

A meu ver, os hobbits era um povo muito na sua, acomodado com suas tarefas do dia a dia do Condado. Mas os hobbits são guerreiros e tem um passado glorioso com relação a conflitos contra os orcs e os Nazgul. Um exemplo disso é quando mil arqueiros foram ajudar se não me engano Glorfindel na Batalha de Fornost.

Então, eu quero dizer que, os hobbits ficavam na sua e só se entrometiam em questões extra-Condado caso fosse realmente muito necessário.
 
Última edição:
Como já foi dito acredito que apesar de conhecidos os povos viviam separadamente e alguns (boa parte do povo) tinha conhecimento porém não haviam visto e se mantinham alienados por vontade própria mesmo... para que as raças não se misturassem, mas vimos que isso não deu mto certo no caso de Aragorn e Arwen.
 
Talvez seja como eh uma comparação muito grosseira...muitas coisas que nossos restos da Sociedade como os Ents, Balrog e etc...eram lendas que todos conheciam soh pelas musicas...como o Legolas fala quando conhece Barbarvore ou um pouco antes, e quando acaba a batalha do Abismo de Helm eles cruzam uma floresta e conhecem os Pastores que novamente não tinham vistos/ouvidos falar.

Acredito que como antigamente em nosso mundo a TM não tinha internet e era menos globalizada, talvez pela falta de TV, vontade e medo, afinal a TM eh uma terra sofrida.
Vejamos, os índios conheciam o que alem dos bichos da amazônia? os Samurais, Os Mais, Incas e por ai vai...o que posso dizer eh
O Mundo ERA grande.

abs,
 
O próprio Tolkien descreve os Hobbits como um povo que preferia ficar a parte, "escondidos" no seu condado. Além disso, esta é uma atitude bem hobbit, não há como esquecer que eles eram (e são?8-O) peritos em manter-se ocultos e andar por aí furtivamente, portanto, é de se pensar também que eles preferissem ficar em "sua" terra em paz, sem o incomodo de ter que lidar com povos estrangeiros, isto é algo que se manifesta na maioria dos Hobbits, o próprio Bilbo era assim antes de sua Grande expedição, ja que seu "lado Bolseiro" logo viu problema na visita de Gandalf (Primeiro capítulo d'O Hobbit).
É, ou era, algo natural, ao menos até a Quarta Era.
 
como disseram os outros : os hobbits eram boatos , porque faziam questao de ficarem de fora de todos os acontecimentos importantes da TM.

quem nao e visto , nao e lembrado.

obs: meu teclado nao produz mais acentos. desculpe
 
Não completamente de fora, o quer o Belfalas falou é muito interessante, eles mobilizaram arqueiros para a guerra e por que fizeram isso se são tão na sua?

Bem, no meu entender os Hobbits realmente não são de guerras e nem se intrometem nas questões politicas dos homens, más, se caso sua pacata moradia estiver em ameaça eles vão para a luta no intuito de proteger sua raça, talvez quando eles foram ajudar glorfindel algo possivelmente os atingiriam e por isso foram para o combate, já a guerra do anel como foi pouco falada e comentada e gandalf preferiu manter em segredo eles não agiram, mas se essa situação se tornasse publica sem duvidas eles mandariam soldados para a guerra, o proprio Saruman no expurgo do condado recrutou alguns poucos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo