• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os Gigantes do Hobbit

Ele sabia que alguma coisa inesperada poderia acontecer, e não se atrevia a ter esperanças de que pudessem atravessar aquelas altas montanhas de picos solitários e aqueles vales onde nenhum rei governava sem aventuras atemorizantes. E não puderam mesmo. Estava tudo bem, até que um dia depararam com uma trovoada - mais que uma trovoada. Uma verdadeira guerra de trovões. Vocês sabem como pode ser terrível uma grande tempestade sobre a terra num vale de rio, especialmente quando duas grandes tempestades se encontram e se chocam. Mais terríveis ainda são trovões e relâmpagos nas montanhas à noite, quando as tempestades vêm do leste e do oeste e guerreiam. Os relâmpagos se estilhaçam nos picos, as rochas tremem e grandes estrondos partem o ar e vão ecoando e invadindo cada caverna e cada gruta, e a escuridão se enche de um ruído esmagador e de clarões inesperados.

Bilbo nunca vira ou imaginara qualquer coisa semelhante. Estavam lá em cima, num lugar estreito, um terrível precipício sobre um vale escuro bem ao lado. Estavam abrigados sob uma pedra saliente onde pretendiam passar a noite, e ele estava deitado debaixo de um cobertor, tremendo da cabeça aos pés. Quando espiava os clarões dos relâmpagos, via os gigantes de pedra do outro lado do vale, lançando pedras uns sobre os outros, como num jogo, apanhando-as, jogando-as na escuridão embaixo, onde elas se despedaçavam por entre as árvores ou se estilhaçavam em mil fragmentos com um ruido ensurdecedor. Então vinham vento e chuva, e o vento sacudia chuva e granizo em todas as direções, de tal modo que uma pedra saliente não representava proteção nenhuma. Logo estavam todos quase encharcados, e os pôneis estavam parados com as cabeças baixas e os rabos entre as pernas; alguns gemiam de pavor. Ouviam os gigantes gargalhando e gritando por todas as encostas das montanhas.

- Assim não dá! - disse Thorin. - Se o vento não nos levar, se não nos afogarmos, se um raio não cair em nossas cabeças, seremos apanhados por algum gigante e chutados para o céu como uma bola de futebol.

- Bem, se você conhece algum lugar melhor, leve-nos para lá! - disse Gandalf, que estava muito irritado e nada satisfeito com os gigantes.

Bem, por esta passagem completa dá pra concluir que, de fato, Bilbo nunca vira uma tempestade dessas no Condado, mas mesmo assim os gigantes não são uma metáfora, pois Thorin diz que seriam apanhados por algum gigante com todas as letras.

Pesquisei no livro O Mundo de Tolkien, mas nada diz sobre o episódio da tempestade, apenas fala sobre o episódio dos três trolls.
No entanto, achei uma passagem interessante:

TRIBOS DE TROLLS

Gigantes, Ents e Olog-Hai


(...)

Os trolls eram a antítese dos ents sob todos os aspectos. Eram seres assassinos e canibais. Sua dieta era composta principalmente de carne crua. Frequentemente matavam por prazer - ou sem qualquer motivo. Enquanto os ents foram feitos a partir da madeira viva e crescente, os trolls foram feitos de pedras duras e mortas. Aqui estava a razão principal de um atrito antigo entre floresta e montanha. Certa vez, Barbárvore explicou a diferença: "Os trolls são apenas cópias mal feitas pelo Inimigo na Grande Escuridão, em zombaria aos ents, assim como os orcs o são para os elfos".

No poema épico Beowulf, muitas das criaturas parecidas com trolls foram raças torturadas que se acreditava serem descendentes do assassino bílbico, Cain. Em outros lugares da literatura anglo-saxônica temos uma confusão de palavras para uma confusão de criaturas que Tolkien moldou e padronizou: "eoten", que significa "gigante" ou "ent" no inglês antigo; "jotunn" que significa "gigante" em norueguês antigo; e "troll", que significa "gigante" ou "monstro" em norueguês. Para os trolls, Tolkien nos dá uma série de categorias: Trolls de Pedra, Trolls da Caverna, Trolls da Colina, Trolls da Montanha, Trolls da Floresta e Trolls da Neve.

[página 82]

Acredito então que os gigantes que eles viram neste trecho de O Hobbit podiam ser Trolls de Pedra ou Trolls da Montanha.
 
Morgoth fala...

Exato, bem colocado. Não podemos nos esquecer da realidade secundária. O texto é vivo... e até as bolas de futebol e espingardas podem ser explicadas como adições tardias da mesma forma que um conto transmitido de geração para geração tem os seus acréscimos no mínimo anacrônicos para explicar os fatos de acordo com a realidade atual.
 
Ressuscitando o tópico porque estou relendo "O Hobbit" e essa passagem dos gigantes (ou o que for) na montanha sempre me intrigou.

Agora, depois de ler todas as opiniões, acredito mais na ideia de que eram mesmo gigantes (e gigantes "gigantescos", porque jogar rochas um no outro, no meio de uma tempestade e ainda gargalhar... 8-O ) e que são criaturas que o Tolkien incluiu na história e depois não retomou, não desenvolveu etc.
Acho que o post da Elriowiel Aranel deixou isso bem claro ao lembrar que o Thorin também fala dos gigantes como seres e não como metáfora pra tempestade violenta.

Agora, que é divertido imaginar o Gandalf colocando medo no caipirinha do Bilbo, fingindo que são gigantes, isso é. :lol:
 
.

Os gigantes são o equivalente "montanhês" dos seres sem nome que habitam as profundezas da Terra.

.
 
Bom, eu creio que não seja metáfora, e muito menos os trolls, pois eu não me lembro direito a citação, creio que em "O Hobbit", nao me lembro direito tenho que dar uma conferida que Gandalf ou Beorn fala que precisa arrumar um gigante de bom coração para fechar nao lembro o que . ausheuasheuasheuas estou meio perdido . mas ai já da pra ver que não é metáfora e nem trolls, porque vocês já viram algum troll sangue bom ? asueausehasu

E logo no segundo capítulo de A Sociedade do Anel, muitos hobbits discutem ver gigantes passando pelas terras deles, porém creio que esses possam ser ents (ou eu só falei besteira aqui ?) uahseuasheua
 
Última edição:
Aqui ele

mummy3_yeti.jpg


é gigante mesmo
 
Ao ler a primeira vez O Hobbit achei que fosse apenas metáfora.....mas também acho atualmente que são trolls.
 
O Peter Jackson e os roteiristas de "O Hobbit" também entenderam "gigantes" literalmente?

Pelo menos é o que parece no minuto 1:52 do trailer novo. :yep:

 
Última edição por um moderador:
Esse trailer é muito bom! eu sempre entendi os gigantes como gigante mesmo! mas pensando bem esse papo de tempestade.. tbm pode ter haver! Mas mesmo assim ainda fico como gigantes sendo gigantes!! to precisando ler o hobbit de novo! faz muito tempo que li!
 
Gigantes n’O Hobbit?

Há uma passagem um tanto enigmática em O Hobbit, que é a única citação sobre a existência de Gigantes. Será que eles aparecem no filme de Peter Jackson? O segundo trailer de O Hobbit parece indicar que sim. Abaixo o trecho do livro e o still do trailer: (…) via os gigantes de pedra do [...]Artigos relacionados:
  1. LOTRO – Personagens da Terra-Média: Gigantes
  2. [Atualizado!] Novo trailer de ‘O Hobbit – Uma Jornada Inesperada’ já está online!
  3. Peter Jackson fala sobre a polêmica d’O Hobbit em 48fps


Leia Mais...
 
Minha opinião: Sim, a citação é literal. Sim, há gigantes no hobbit. E sim, não existem gigantes xD.

Explicando: O "lengendárium" de Tolkien é na verdade composto de várias versões, escritas em épocas diferentes, e nunca houve uma "revisão total". "O Hobbit" não foi escrito pensando numa total coerência com "os contos dos dias antigos" (que àquela época eram bem diferentes do que são hoje). Depois, Tolkien publicou o Senhor dos Anéis, e nele (e apenas nele) vemos uma real intenção de fazer parte da sua mitologia. E apenas o Senhor dos Anéis pode ser colocado como "canônico". Na verdade, acho que deve-se ler o Hobbit sem a pretensão de este seja coerente com todo o legendárium, como se fosse uma "versão diferente" do mesmo, uma versão mais infantilizada dos fatos. Provavelmente, dentro da realidade do SdA publicado, não haveriam gigantes (nem qualquer menção a eles), ou espingardas, etc...

Nem o Silmarillion pode ser colocado como indubtavelmente canônico. No Contos Inacabos, temos uma versão diferente da história de Galadriel, que é mais tardia que a versão do Silmarillion (ou seja, teoricamente mais próxima do desejo final de Tolkien).

Moral da história: leia cada conto, cada livro, apreciando-o como se fosse absoluto, sem tentar "estudá-lo" como parte de um mundo que "tem" que fazer sentido. O Hobbit é uma história com gigantes. Gostaria muito de ler os "Contos Perdidos" do HoME: a história dos "gnomos", do Senhor dos Gatos Tevildo, etc (não são apenas versões antigas, mas são histórias por si só^^)
 
Eu os vi como gigantes literalmente no momento em que li e depois reli esse trecho do livro, mas pensei que PJ nem fosse dar atenção a eles, já que é um detalhe bem pequeno e que pode passar desapercebido facilmente XD Eu gostei de ver hehe
 
Muito bom esse tópico! :yep:

Gostei muito dos argumentos do @Meneldur nesse post. Faz bastante sentido que os tais gigantes sejam Ents. Considerando esse outro post da @Elriowiel Aranel, embora ela tenha concluído que os "gigantes" possam ser Trolls de Pedra, eu acho que existe um outro argumento para que os gigantes sejam Ents: Pela descrição dos acontecimentos, os gigantes parecem estar jogando, ao invés e guerreando (como vemos no filme Uma Jornada Inesperada). Uma brincadeira de gigantes pode facilmente ser algo desastroso para não-gigantes. Se o livro falasse que os gigantes estavam guerreando, seria estranho supor que eles eram Ents, já que eu acho que não há registros de Ents lutando uns contra os outros.

No final das contas, acho que a interpretação de Perter Jackson foi a pior possível, já que os gigantes de pedra são elementos soltos nos filmes (considerando ambas as trilogias) e ficamos sem ter a mínima ideia de pq eles estavam lutando.
 
Nossa, nem lembrava desse meu post.

@Grimnir acho difícil que sejam, de fato, ents porque os ents foram criados por Yavanna para proteger a natureza, especialmente as florestas, e não para destruí-las. E como o próprio Barbárvore disse que os trolls são para os ents assim como os orcs são para os elfos, não acho nem difícil nem improvável que eles tenham o mesmo tamanho.

Esse ano reli O Hobbit e achei um outro trecho que corrobora a versão de que são gigantes de fato, quando Gandalf comenta sobre a tempestade e os gigantes com o Beorn e, como disse o @Kirk00x, ele diz também que precisará encontrar um gigante 'de bom coração' para fechar a entrada da caverna que dá para a cidade dos orcs.
Infelizmente não estou com o livro aqui para fazer a citação completa, mas se não me engano está na parte em que os anões vão chegando aos poucos na casa de Beorn.

Ainda que seja literal, a cena no filme foi RIDÍCULA, pois eles deveriam apenas assistir a briga (ou jogo) dos gigantes de longe e não estar no meio dela!!!
Quanto a eles serem "elementos soltos" no filme e não sabermos o motivo da (suposta) briga, eu não vejo problema nisso, pois no livro tbm não foi aprofundado. Também no livro eles são elementos soltos que só estão ali para assustar os personagens.

Quanto à espingarda, eu nunca vi (que me lembre) um trecho em que se fala de espingarda. Alguém sabe me dizer em que parte ou página está?
 
Faz sentido esse argumento, @Elriowiel Aranel. Encontrei a passagem que você comentou:

— Preciso ver se encontro um gigante mais ou menos confiável para bloqueá-la de novo — disse Gandalf — ou logo não haverá como atravessar as montanhas.

Mas se existem gigantes "mais ou menos" confiáveis, poderiam ser eles Trolls?

Sobre a história da espingarda:

— Cuidado! Cuidado! - disse ele - Não é do seu feitio, Bilbo, deixar amigos esperando no capacho, e depois abrir a porta como um espingarda de pressão. Deixe-me apresentar Bifor, Bofur, Bombur e, especialmente, Thorin.
 
Última edição:
Faz sentido esse argumento, @Elriowiel Aranel. Encontrei a passagem que você comentou:

Mas se existem gigantes "mais ou menos" confiáveis, poderiam ser eles Trolls?

Sobre a história da espingarda:

Voce está citando a mesma frase, duas vezes, Grimnir.

Eu não acho que sejam trolls, eles não eram tão gigantes assim pra jogar rochas uns nos outros. =/

Acho que eram gigantes, apenas isso.
Seres que o Tolkien mencionou em O Hobbit mas que depois não desenvolveu.
 
Acho que foi um erro o PJ inclui-los no filme. Não gostei. Tanto pela trama em si, quanto pelo visual Monstro-Jaspion-Daleon-japonês.

Era melhor ter deixado passar, como ele deixou passar o Bombadil.
 
Acho que foi um erro o PJ inclui-los no filme. Não gostei. Tanto pela trama em si, quanto pelo visual Monstro-Jaspion-Daleon-japonês.

Era melhor ter deixado passar, como ele deixou passar o Bombadil.

O problema é que no Hobbit o PJ teve que transformar um livro em três filmes, enquanto em SdA ele teve que se virar com o tempo. Por isso, ele tenta tirar o máximo de cada trecho, principalmente se for pra colocar alguma cena de ação.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo