1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Os exércitos na Guerra da Ira

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Guardião de Ithilien, 3 Ago 2008.

  1. Eu estive olhando o Silmarillion e notei que a guerra da Ira foi a maior de todos os tempos, e foi uma guerra que durou quase 100 anos e foi tão violenta, tão vamos dizer "escatológica" que Beleriand foi submersa pelo mar.

    Então se Beleriand chegou até a afundar significa que houve milhões e milhões de guerreiros de ambos os lados, dos Vala e de Melkor não é mesmo.

    Não há como ser simplismente 500 mil de um lado e 500 mil do outro que teriam uma força para detonar com toda uma região da Terra média com foi feito.

    Então eu acho que as forças dos Valar eram da ordem de milhoes e milhoes de soldados e de Angaband também.

    E o que vocês acham?
    Obrigado!
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  2. cpm22

    cpm22 Visitante

    :yep:sua teoria faz sentido
    ja que os elfos nao morriam em amam
    e os orcs se reproduziam rapidamente
    os exercitos deviam ser relmente colossais
    e isso ai :roll:
     
  3. JPHanke

    JPHanke Usuário

    Gostei da teoria, faz bastante sentido sim!!

    Concordo, devia ter muito soldado em ambos os lados da batalha por estes dois motivos.
     
  4. Eärelen Lothmen

    Eärelen Lothmen Usuário

    Concordo, faz bastante sentido mesmo, teria que ter uma grande massa de soldados dos dois lados para acabar com Beleriand...
    Muito boa a sua teoria!!!
    Mas vocês acham que tinham mais soldados de que lado?De Orcs?Ou Elfos?
     
  5. Lord Khamûl

    Lord Khamûl Usuário

    Você tem razão Guardião de Ithilien;

    Eu acho que haviam mais soldados do lado de Melkor uma vez que os orcs se multiplicavam igual coelhos, além dos milhares de se não dizer, milhões de vampiros, lobisomens, trolls, milhões de homens do leste (os easterlings) e outras criaturas como balrogs, dragões, morcegos e etc.

    Mas também haviam milhões de elfos e milhões de maiar e outros valar que foram para Beleriand neutralizar as forças de Melkor.

    Realmente uma guerra colossal que além dos milhões e milhões de soldados para fazerem as batalhas corpo a corpo, haviam os poderes "espirituais" dos valar e maiar envolvidos no conflito que durou realmente quase 100 anos. Devido ao tempo associado ao grande contingente de soldados de ambos os lados, mais os poderes "espirituais" fizeram com que Beleriand entrasse em convulsão.


    Depois da Guerra da Ira, a segunda maior batalha de todos os tempo ficou por conta da Batalha da Última Aliança (se não me engano).


    Interessante tópico, parabéns!
     
  6. Daewen

    Daewen Elener

    Com certeza foi a maior batalha ja travada no mundo de Tolkien. Melkor criou toda espécie de criaturas horrendas para lhe servir e passou anos praticamente 'sozinho' em Beleriand, sem nenhum Valar para combatê-lo. Dai dá pra se ter idéia da quantidade de monstros e inimigos que os elfos, homens e maiar e Valar enfrentaram quando decidiram se unir.
    E em Amam os elfos que permaneceram também deveriam ter se multiplicado em um bom número. Com certeza foi com confronto de proporções colossais. Mas acho que mais que os exércitos envolvidos, foi o nível de poder dos combatentes que fez com que a Guerra durasse tanto e tivesse conclusões tão desastrosas. Quem sabe a destruição de Beleriand e sua submersão foi a única solução encontrada pelos Valar, claramente na pessoa de Ulmo, para livrar a terra dos inúmeros males criados e causados por Melkor?
     
  7. Dúnadan Thorongil

    Dúnadan Thorongil Mensageiro de Gondor

    Com certeza foram muitos indivíduos, isso não se pode negar. Sobre a suposição do Daewen que diz sobre a destruiçãomde Beleriand: "Quem sabe a destruição de Beleriand e sua submersão foi a única solução encontrada pelos Valar, claramente na pessoa de Ulmo, para livrar a terra dos inúmeros males criados e causados por Melkor?", pode até ser verdade porque não??? Algumas das criaturas de Melkor poderiam escapar das batalhas da Guerra da Ira e podiam continuar com os males de Melkor pelo resto da Terra-Média. Essa foi uma medida bem drástica, mas até que eficiente, já que pelo que eu me lembro não teve tantos casos das criaturas de Melkor que escaparam da destruição de Beleriand assolar a Terra-Média após a derrota de seu mestre.
     
  8. Lord Almeida

    Lord Almeida Usuário

    concordo 100% vc
    sua teoria pra mim faz sentido...
    Ass.lord
     
  9. Lórien Leaf

    Lórien Leaf Usuário

    Sim, isso é bem possivel!

    Acho que haviam mesmo milhões e milhões de guerreiros de todos os lados e além da força física empregada na guerra, existiam os poderes mágicos envolvidos entre os personagens de Beleriand.

    Milhões e milhões mesmo.
     
  10. Deriel

    Deriel Administrador

    Eu não acho que tenham havido milhões na batalha, é mais uma questão de dimensão dos poderes envolvidos. Uma bomba nuclear tem muito mais impacto do que 100 mil soldados, por exemplo.

    Os número envolvidos podem ter sido surpreendentemente poucos, talvez algumas dezenas de milhares de cada lado (afinal, não esqueça que os Elfos vieram em navios: e com certeza o material envolvido na construção bem como os Elfos envolvidos na contrução eram limitados. Pelo número incial de Elfos e seu número médio de filhos, há como se ter uma idéia do número possível de Elfos combatentes na Guerra da Ira).

    A Guerra da Ira envolveu Grandes Poderes - Valar, Maiar, Dragões, Elfos da Luz e por isso seu imenso impacto. Vide a Guerra de Utumno, que envolveu basicamente apenas Valar e Maiar (os quais sabemos nãoserem muitos) mas mesmo assim destroçou boa parte da Terra-média
     
  11. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Concordo com o Deriel, milhões de milhões de cada lado é muita coisa para um ataque final. E até pela velocidade com que as tropas iam varrendo orcs e Balrogs, a vanguarda deveria ser formada pela "elite" dos maiar e vanyar (lembrando que Oromë e Ëonwe não ficavam dançando e cantando ao redor das Pélori e sim treinando com afinco seus soldados).

    Claro, assim que as tropas de assalto limparam o caminho, o restante da força dos Valar foi desembarcando em Beleriand, mas não milhões! Umas centenas de maiar de cada lado em seus fánar (é esse o plural?) já é suficiente para fazer grandes estragos na T-m.
     
  12. Lord Treville

    Lord Treville Ciências Sociais do Boteco

    Sempre imaginei a guerra da Ira sendo travada por milhares de guerreiros, tanto de um lado como do outro. Ora, hordas inteiras foram utilizadas nessa
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    . Aman provavelmente ficou vazia, exceto pelos Teleri que preferiram não se envolver, ainda ressentidos pelo Fratricídio (O Silmarillion, pg:98-99). Do lado de Morgoth, é dito que ele usou todo seu poder (todas as crituras que criou) para barrar as hordas de Valinor, de tal forma que não havia espaço em Anfauglith para conte-lo, porém sem sucesso (O Silmarillion, pg:320).
    Pra mim, está claro que a força utilizada nessa guerra foi de longe a maior de todas. Acredito que o contigente empregado na guerra não chegou à casa dos milhões, mas a centenas de milhares com certeza. Claro que os valar e maiar estavam na guerra, mas vale lembrar que Angband estava muito mais fortificada que Utumno, logo foi necessário um poder maior pra destruir as forças de Morgoth.
     
  13. Ettelen

    Ettelen eu sou mesmo um

    Concordo com vc, Deriel. Acho que nao foi nem pelo número de soldados...mas porque a Guerra envolveu poderes capazes de transformar o mundo, e afundar Beleriand.
    Nao eram apenas orcs, elfos e homens lutando, mas os grandes poderes de Arda, de ambos os lados!
    Acho que nenhuma guerra superou a da Ira, já que tanto foi modificado com a destruição completa de Beleriand, e o surgimento da ilha de Númenor.
     
  14. JPHanke

    JPHanke Usuário

    Essa questão dos poderes envolvidos é bem interessante. Como eu mesmo disse anteriormente, devia ter um número enorme de soldados em ambas as frentes de batalha. Mas agora com essa questão dos poderes envolvido fiquei pensando nisso. Também acho que a melhor explicação para o naufrágio de Beleriand seja os poderes envolvidos nas batalhas tanto dos Valar quanto dos Maiar, não o contingente de soldados na ordem dos milhões.
     
  15. Duilin

    Duilin Eruhín Alcarohtar

    Como já foi dito aqui, os números eram absurdos, mas para aquela realidade.
    Não tinha como ser de milhões. acredito sequer que haveria espaço para isso.

    Talvez com todos esses conhecimentos a respeito de cálculos populacionais, talvez se consiga ter uma idéia do tamanho do exército do mal pelo seguinte trecho:

    Mas, de fato, o que degradou de forma irrecuparável toda Beleriand, foi o poder usado pelos combatentes de cada exército. Balorgs e Dragões contra Ainur, águias e tudo mais...

    Sem falar em toda a imundice e restos pútridos de um pós guerra.
     
  16. Avastgard

    Avastgard Alwaystanding

    A Guerra da Ira durou mesmo 100 anos? Eu não me lembro de ter lido isso no Silmarillion...

    E, desculpem-me pela ignorância, mas o que causou a submersão de Beleriand não foi a ira de Eru, quando ele "dobrou" Arda, deixando-a com um formato esférico? Pelo que eu me lembro, a Guerra da Ira alterou a paisagem de Beleriand, acabando, criando e alterando o curso de alguns rios, alterando montanhas, etc., mas não chegou a submergí-la... Ou eu estou enganado?
     
  17. Dúnadan Thorongil

    Dúnadan Thorongil Mensageiro de Gondor

    E aí Avastgard blz??Bom, não sei, mas eu acho que Beleriand foi submersa sim com a Guerra da Ira, pelo menos foi o que eu entendi dessa passagem do Silmarillion:

    "Pois tamanha foi a fúria daqueles adversários, que as regiões setentrionais do mundo ocidental se partiram, e o mar invadiu com estrondo muitos abismos, e houve confusão e enorme barulho. E os rios pereceram ou descobriram novos leitos, e os vales foram elevados, e as colinas, arrasadas; e o Sirion deixou de existir." (TOLKIEN, J.R.R. . O Silmarillion. Cap. XXIV "Da viagem de Eärendil e da Guerra da Ira. p. 321. Martins Fontes, 2003)

    Dessa passagem o que eu entendi foi isso: os efeitos da Guerra da Ira provocaram a submersão de Beleriand. Se eu estiver errado me corrijam, por favor!
     
    Última edição: 14 Set 2008
  18. Gerbur Forja-Quente

    Gerbur Forja-Quente Defensor do Povo de Durin

    Se você estiver errado então somos dois. Pois também acredito no que você acredita. Esse trecho que você colocou é muito bonito né? Nossa como o professor escrevia bem. Fiquei com vontade de ler novamente o silma.
     
  19. Tarik Khalil

    Tarik Khalil Usuário

    Tem questionamentos interessantes sobre a Invasão Persa a Grécia em muitos anos A.C. ( não me lembro a data, que vergonha :oops: ). E um historiador da época do qual o nome também não me recordo cita 2 milhões de soldados envolvidos ( ou só invasores ) número absurdo e provavelmente muitas vezes superior ao real. Dependendo da época/conflito poucos milhares de soldados já seriam forças destruídoras. No final não falei muita coisa importante, mas think about it. :mrgreen:
     
  20. Gerbur Forja-Quente

    Gerbur Forja-Quente Defensor do Povo de Durin

    Você está falando da história contada no filme "300". Na verdade o filme mostra só a primeira batalha. A Batalha das Termópilas. E o historiador é ninguém mais ninguém menos que Heródoto, o pai da história!

    Muito bonita essa guerra também, se é que uma guerra pode ser bonita. E os números são mesmo colossais. Tinha uma divisão do exército persa de Xerxes que se chamavam "Os Imortais" porque não importava quantos os gregos e espartanos matavam, sempre havia outros para repor os que caíam.
     

Compartilhar