• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os Erros de Sauron

Na verdade eu não vejo muitos erros na estratégia de ação de Sauron, inclusive Sauron tinha alguns artifícios a mais que Morgoth, por exemplo, Sauron tinha mais conhecimento sobre a funcionalidade do mundo, pois quando a música se expandiu, não estava tão focado em pensamentos próprios como Melkor, durante um bom tempo Sauron não serviu apenas aos seus desejos, e isso não é analize minha. Sauron não escolheu se juntar ao lado do "mal", mas sim ao lado que lhe permitia fazer/criar/modificar as coisas como ele desejava, eu vejo o plano de Sauron como um dos melhores ja arquitetados, mesmo sendo ficcional, mas mesmo os maiores planos podem dar errado, afinal ninguém é perfeito, com exceção de Eru e dentro das milhares de possibilidades que existem no mundo, até mesmo pequenas variáveis podem fazer a diferença.
 
O que eu quis dizer é: "Que utilidade você acha que Sauron encontraria para Gollum", que equivale ao que você disse.

Aí é que está o ponto. Sauron não fazia a mínima idéia que seus Inimigos levariam o Anel até Mordor (e, para o Senhor do Escuro, isso seria a mais estúpida decisão que os seus Inimigos poderiam ter feito).
Se Gollum se apoderasse do Anel, ele sabia que Sauron o procuraria feito louco. E então a nossa criaturinha se embrenharia nos túneis das Montanhas Sombrias, e ficaria lá, sozinho, por mais 500 anos. Sauron sabia que Gollum se esconderia assim que o Anel lhe voltasse às mãos, e ele era um mestre em se esconder. Se escondeu em uma caverna escura por 500 anos, todo o tempo se esquivando dos orcs que lá viviam. Obviamente, cedo ou tarde seria descoberto, ou o Anel o abandonaria. Mas isso atrasaria demais os planos do Senhor do Escuro, o que poderia se provar fatal. A proteção dos guardiães, como você diz, não foi suficiente para impedir a entrada dos Nazgûl no Condado, nem de impedir que Frodo fosse apunhalado pelo Rei dos Bruxos.

Não foi a incompetência dos seus servos que permitiu que Frodo entrasse em Mordor. Os orcs de Cirith Ungol conseguiram encontrar o hobbit (e teriam pego Sam também, não fosse pela invisibilidade do Anel), mas um golpe do destino permitiu que Sam tivesse uma chance de resgatar seu mestre. Sauron jamais seria negligente a ponto de permitir que servos relapsos guardassem os únicos acessos a seu território. Os Nazgûl se certificariam disso. E, além do mais, se não fosse por Gollum, Frodo tentaria entrar em Mordor pelo Morannon. Uma tarefa obviamente impossível. A travessia das montanhas seria impossível, o próprio passo de Cirith Ungol foi extremamente difícil, imagine então dois hobbits desequipados tentando escalar as Ephel Dúath. Hobbits são bichos de campo que sabem subir em árvores, não galgar precipícios escarpados e traiçoeiros, cujos picos são cobertos por tempestades.

O fato é que "se" não está na história. O fato é que Gollum destruiu o Anel, e sem Gollum Sauron teria conseguido a jóia. As palavras de Gandalf:



Nem Sauron previra, porque sabia que Gollum jamais tentaria destruir o Anel de livre e espontânea vontade. Mas tentar remover a importância de Gollum para a sua destruição é absurdo. Graças a Gollum o Anel foi encontrado novamente, mas também graças a ele o Anel foi desfeito finalmente.

Li o livro (e o estou relendo), mas não lembro de nenhum momento em que Gollum joga Sam contra Frodo (ao menos não a ponto de causar uma briga entre os dois, isso é coisa do filme). Mas o papel do Sam na história não é de conselheiro que diz a Frodo o que fazer. Talvez Gandalf preencha esse papel. Mas o Sam é apenas um hobbit devotado ao seu patrão, e essa devoção dá a Frodo as forças para seguir em frente. Em nenhum momento Sam conseguiria "mandar" Frodo fazer isso ou aquilo. E também, mesmo sabendo que a decisão de Frodo de tomar o Anel para si era errada, Sam não brigaria com ele pela posse do Anel. E se o fizesse, seria ele também tomado pelo desejo da jóia. Frodo sabia muito bem o que estava fazendo quando tomou o Anel para si. Da mesma maneira, seria impossível tentar convencer Gollum a simplesmente jogar o anel no fogo: ele e Frodo estavam em estágios semelhantes, por assim dizer, de desejo pelo artefato de poder de Sauron.

O papel de Gollum é, de uma forma ou de outra, crucial para a história. Seja por acaso ou pelo destino, como o próprio Gandalf disse: "A pena de Bilbo ainda pode governar o destino de muitos."

Ok, dizer que Gollum encontrou o anel, levou Frodo até Mordor e finalizou destruindo o anel. Sabendo de tudo o que aconteceu, é óbvio em achar que Sauron deveria ter matado o Gollum. Mas era impossível prever algo assim. Por isso que não concordo em dizer que foi um dos maiores erros de Sauron não ter matado Gollum.

Se é por isso, o maior erro de Sauron foi ter ido lutar pessoalmente contra Gil-Galad e Elendil. Se tivesse ficado quieto, vendo como ia acabar a batalha, poderia dar no pé, se esconder em algum lugar com o seu precioso anel.


Ha, vc tem razão, as intrigas que o Gollum criou foi só no filme. Não lembrava dessa parte direito. Confundi mesmo.
 
Como, eu me pergunto, Sauron iria se esconder se Barad-dûr estava sob cerco? Para onde ele correria? Obviamente Sauron não tinha como prever a cadeia de acontecimentos que estaria por vir. Mas considerando que o Maia ponderou a questão de ter executado Gollum, e optou por não fazê-lo, isso foi o que no final causou sua destruição. O combate com Gil-galad e Elendil foi um combate necessário, de outro modo o Senhor do Escuro teria perecido com sua torre. Não se diz em lugar algum que apenas o Fogo poderia destruir o Anel. Diz-se, sim, que grandes forças poderiam fazê-lo. Acho que se Barad-dûr inteira caísse sobre a jóia, ela também seria destruída, e o reinado de Sauron terminaria antes mesmo de ter começado.

O plano de Sauron se baseava no simples fato de que todos que possuíssem o Anel desejariam o poder dele, mais cedo ou mais tarde. Foi isso que aconteceu, mas no final foi esse mesmo desejo e cobiça, que compunham o alicerce mestre de sua cuidadosa construção, foi o que destruiu o artefato (mesmo que por pura cagada). Ou seja, Sauron plantou no fim das contas a semente de sua própria destruição (como normalmente fazem os grandes vilões que tanto nos marcam).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo