1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Os elfos,tão divinos como se pensa??

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por Samuel Lima, 3 Abr 2008.

  1. Samuel Lima

    Samuel Lima Usuário

    Outro dia,pelo msn coversei com um amigo meu e ele disse que os elfos não eram nada divinos e criaturas ás vezes imperfeitas.

    Então amigos da Valinor,o que vocês acham,os elfos são divinos como parecem ser,ou são seres tão imperfeitos como os humanos??
     
  2. yoko

    yoko Usuário

    Para mim eles são divinos, com toda aquela delicadeza!
     
  3. Imrahil

    Imrahil Kyknos kyknón

    "Divindade" não é bem a palavra. Eles obviamente têm uma estatura mental, física e espiritual maior que a nossa, e parecem correr menos risco de se corromper, mas também podem se tornar destrutivos e pervertidos, tal como os humanos. Certamente possuem falhas de caráter, como nós. Só que eles parecem pecar mais pelo orgulho.

    Abraços,
     
  4. Mírëloth

    Mírëloth Ex Eleri

    É verdade que os elfos têm suas virtudes, mas falar que eles são divinos é exageiro. E eles também têm seus defeitos, mas dizer que eles possuem tantas imperfeições como os homens também é exageiro. Uma frasezinha sobre os elfos que tem no meu livro de mitologia (O Livro de Ouro da Mitologia):

    Ou seja, eles deviam ser superiores aos homens, mas não eram "divinos".
     
  5. Samuel Lima

    Samuel Lima Usuário

    Bem,este trecho retirado do Site Dúvendor pode ajudar a entender um pouco da natureza dos elfos:

    "Embora distantes em estatura e poder em relação aos valar, os Elfos compartilham a natureza de seu poder muito mais de que os Homens, seu cabelo é como ouro trançado ou tecido, prata forjada ou polida, e luz de estrelas brilha em toda parte em seus olhos, usam roupas sedosas e mãos enfeitadas com jóias. O som de suas vozes sempre é claro e nobre, mas ao mesmo tempo sutil como a água, e de todas suas artes eles se superam em fala, canção e poesia. Os Elfos foram os primeiros seres a falar com vozes e nenhuma criatura terrestre antes deles cantou. E justamente eles se chamam os quendi, os "oradores" porque eles ensinaram as artes faladas a todas as raças de Arda."
     
  6. Samuel Lima

    Samuel Lima Usuário

    Pode-se dizer que,visando a partir desse texto,os elfos tanham algo de "divino",não acham???
     
  7. Finwë Fëfalas

    Finwë Fëfalas Nas Echoriath...

    A Raça dos Primogênitos de Ilúvatar foram criadas já com uma qualidade especial.

    No caso, é a raça mais poderosa de todas elas, e a que mais se destaca como "anjos".

    Interessante que todos os Elfos gostam das criações de Yavanna e de Varda.

    Até os que moram nas florestas escuras e isoladas.

    Eu consigo os Elfos como que fossem "anjos" criados por Ilúvatar para habitar a Terra Média e fazer dela um lugar melhor para as outras raças, pena que Morgoth e Sauron corromperam alguns.
     
  8. superior a raça humana com certeza , mas divinos acredito que não.

    exemplos de alguns elfos que para mim cometeram erros dignos dos humanos:

    Feanor - o mais orgulhoso de todos , principal culpado do Fratricídio de Alqualondë , primeiro a derramar sanguem no reino abençoado.

    Thingol - Elwë : morto por anões por puro orgulho e ganância.

    Eol e Maglin : a dupla de dois ( ehehe) que arruinou Gondolin.


    e existem muitos outros ainda
     
  9. Éomer

    Éomer Well-Known Member

    Assim como os anjos da tradição judaico-cristã se corromperam os elfos também cometeram vários crimes como o fratricídio e a tentativa de assassinar Beren e Luthien . Não acho que os crimes dos elfos foram cometidos só por orgulho, mas que eles como qualquer ser racional traziam tanto a capacidade de fazer o bem quanto a de fazer o mal. Vemos isso muito bem nos filhos de Feanor, que eram violentos, invejosos e inconsequentes. Claro que havia os que eram acima de qualquer suspeita, como Finrod, por exemplo.
     
  10. Duilin

    Duilin Eruhín Alcarohtar

    Talvez possamos até comparar os Elfos de Tolkien com divindades de outras culturas.
    Mas no legendarium eles são filhos de Ilúvatar, assim como os Homens.

    Têm graças diferentes.
    E os Elfos como Primogênitos têm mais proximidade às divindades de fato (Ainur).

    Suas qualidades em geral são muito superiores, em todas expressões.
    De grande poder subcriativo acabam sendo confundidos com seres divinos, mas não são.
    Seres, de vida duradoura - imortais, não eternos e apesar de todas os adjetivos sublimes, não são Deuses.
     
  11. Almirante Ackbar

    Almirante Ackbar Usuário

    Imrahil matou a parada! Eles tinham falhas não são seres perfeitos!
     
  12. Sindar Princess

    Sindar Princess Que deselegante...

    perfeitos, perfeitos eles não eram...
    pegue o caso de fëanor, por exemplo, ou o Fraticídio dos Elfos.
    eles não eram tão corrompidos facilmente como os homens, mas como nada é perfeito, sempre existiu um ou outro que saísse da linha.
    mesmo na normalidade, se pegarmos o contexto de perfeição, pode-se dizer que talvez fossem "perfeitos" na aparência, na dedicação às artes, nas vestimentas...
    mas no contexto de perfeição, impecável, digamos assim, creio que não: os elfos eram desconfiados e arrogantes, por exemplo, especialmente com os outros Homens que não os Dúnedain e com os Anões.
     
  13. Izze.

    Izze. What? o.O

    Divinos não. São superiores, mais fortes, mais bonitos, mais inteligêntes, vivem mais, e toda essa coisa. Mas dizer que eram divinos ("oooh, maravilha da terra, venerem-os!"), já é demais.
     
  14. Rogério Magno

    Rogério Magno Guarda da Cidadela

    Superiores espiritual e fisicamente em relação aos humanos dentro dos círculos de Arda mas divínos não.
    Assim como os homens, os Elfos são filhos Eru Illuvatar, porém são os primogênitos, diferentemente dos Ainür que possuem sim características que podem ser classíficadas como divinas (ao menos de certa forma).
     
  15. Com certeza havia imperfeições nos Elfos!

    É só dar uma lidinha no Silmarillion e você vai encontrar o quanto de imperfeição pode habitar num elfo, Fëanor que o diga...!

    E ainda: Sentem inveja, ciúme, despeito, ira, vingança e mentem também... Muito humano então, nada divino, quando principalmente usamos essa semântica "divino" para relacionar exatamente isso, o fato de um ser ser superior a esses sentimentos tidos como inferiores ou ainda não nobres!

    Então meu caro, divinos, não... não eram divinos... apenas diferentes!

    Muito menos "divinos" os Valar, Maiar... xiii... é melhor parar por aqui!
     
  16. Almirante Ackbar

    Almirante Ackbar Usuário

    Isso mesmo, outro exemplo era Meaglir filho da irmã de Turgon, que traiu seu povo para ficar com Idril.
     
  17. lukazjau

    lukazjau Usuário

    Acho que não eram divinos, eram apenas criaturas dotadas de poderes e com uma vida quase imortal. Os Elfos são criaturas fascinantes, com todo seu poder e conhecimento, mas não são literalmente divinos!!
     
  18. zannah

    zannah The Red

    Divinos... não. Dotados de maior saber, de imortalidade e outros atributos invejáveis aos meros mortais, com toda certeza.
     
  19. Eu concordo plenamente que os Elfos são imperfeitos assim como os Humanos porque vejam bem... pra começar, eles eram muuuuuuito arrogantes, se achavam a última bolacha do pacote!Principalmente os sindar (nada contra eles). Depois que eles de certa foram e or um tempo "desprezaram" os homens...Ou seja, de perfeitos eles não tinham nada! Podiam ser perfeitos de aparência mas...

    Eu fico muito "chateada" e ás vezes furiosa quando leio aquela parte da história de Túrin quando falam que matar um elfo é criame...enquanto quiseram matar um homen estava tuuudo bem mas, fala de matar um elfo...é um absurdo. E parece que eles se achavam superiores aos Homens.

    Aff....desabafei! Hahahahahhaha
     
  20. Thorin Escudo de Carvalho

    Thorin Escudo de Carvalho Part-time Ninja

    Tlavez ele não tenha a Visão Tolkieniana dos Elfos,talvez seu amigo ache que estava falando dos elfos feios e sujos de Rowling.
     

Compartilhar