• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os elfos são imortais?

Feanor realmente se distiguia dos outros elfos.
Mas ele quando morreu nao foi para mandos certo ??? ele foi condenado, mas o que aconteceu com ele apos sua morte ???
 
Glorfindel disse:
Os elfos fazem parte do mundo, eles não saem dele como os homens. Os elfos não morrem, eles se cansam. Um elfo cansado ou vai dá TM para Valinor ou vai como espírito para os salões de mandos. Também tem Lorien onde varios também vão para recuperar suas forças. Elfos nunca saem do circulo do mundo portanto elfos não morrem. Se eles são assassinados vão para mandos e se quiserem voltam para TM ou Aman. Elfos nunca morrem.


nao eh bem assim... um elfo que morre nao volta para a TM, eles ficam nos saloes de mandos e lá permanecem até que Mandos, o vala, libere seus espíritos para voltarem a possuir corpos.... se o elfo em questao cometeu crimes seu tempo de permanecia nos Saloes será maior...

uma vez que seus espiritos reencarnem... os elfos permanecem em valinor... existem algumas excessoes: entre elas luthien e Glorfindel...
 
The Berserk disse:
Feanor realmente se distiguia dos outros elfos.
Mas ele quando morreu nao foi para mandos certo ??? ele foi condenado, mas o que aconteceu com ele apos sua morte ???

segundo Mandos, em sua maldiçao (sil pag 100):

"Sobre a Casa de Feanor a ira dos Valar se abate e sobre todos aqueles que se dispuserem em segui-los [...] vcs podem ser assassinados, e serao: por armas, tomentos e pela tristeza; e seus espíritos sem pouso virao, para Mandos. Ali ficarao por muito tempo a ansiar por seus corpos, e encontrarao pouquessima compaixao, mesmo que aqueles que vcs assassinaram venham a implorar por vcs".

Logo, acho que ele permaneceu nos saloes de Mandos por muuuuiiiitoooooo tempo.... na verdade, acho que ele ainda deve estar po lah tomando um chazinho de cadeira.. :cheers:
 
Emerwen disse:
Como assim "a energia vai para os filhos"? O fato de uma elfa ser mãe pode afetar sua imortalidade?

sim, isso eh dito nos HoMe, acho q no HoME X... e um exemplo eh o que aconteceu com Míriel, primeira esposa de Finwë, que após ao parto de Fëanor, afirmou:

"Nunca mais terei filhos, pois as forças que teriam nutrido a vida de muitos foram todas para Fëanor"

e após isso Míriel só fez definhar e ela foi enviada para Lórien onde deitou-se para dormir, mas tamanha era sua exaustao que seu espirito deixou o corpo...
 
Emerwen disse:
Elfos não são imortais no sentido literal da palavra, eles tem uma vida prolongada e entre os elfos mais antigos temos Círdan e a Galadriel, a filha da luz que foi a única elfa a ser comparada com Fëanor, criador das Silmaril

Se eles não são realmente imortais, o q acontece com o fëa depois q eles saem dos círculos do mundo??? Eles não podem ir p/ o mesmo "destino desconhecido" dos homens determinado por Eru. Ou podem???


Nas Cartas, tolkien deixa claro que os elfos nao sao imortais... diz que eles apenas possuem uma vida tao longa [do tamanho da duraçao da propria existencia de Arda] que frente aos olhos mortais, os elfos pareciam imortais... mas eles nao o eram!

qdo morrem, o fëa dos elfos vao para os saloes de Mandos para o período de recordaçao, e depois podem vir a reencarnar ou lá permanecerem até o dia do juízo... isso dependia do julgo de mandos, o vala. Mas a dádiva de Erú aos elfos, foi que eles teriam uma vida tao longa qto a propria Arda, mas seus fëa estariam restritos a ela pelo mesmo período de tempo.... e isso nao pode ser alterado pelos Valar, ok?
 
nao eh bem assim... um elfo que morre nao volta para a TM, eles ficam nos saloes de mandos e lá permanecem até que Mandos, o vala, libere seus espíritos para voltarem a possuir corpos.... se o elfo em questao cometeu crimes seu tempo de permanecia nos Saloes será maior...

uma vez que seus espiritos reencarnem... os elfos permanecem em valinor... existem algumas excessoes: entre elas luthien e Glorfindel...


Os salões ficam nos limites do mundo e como eu disse eles vão para lá em espírito. Luthien não é uma excessão, ela assim como Arwën escolheu ser humana e viver com Beren. A única coisa que Glorfindel fez de diferente dos outros elfos foi que voltou para Terra-média após seu Feä voltar ao corpo. :wink:

Eu disse que um elfo cansado vai dá TM para Valinor ou como espírito para Valinor. Eu não disse que ele voltava para TM.

Acredito também que Glorfindel foi o único elfo citado que mesmo após "morrer" decidiu voltar para TM e não ficar em Valinor já de uma vez.
 
Glorfindel disse:
Os salões ficam nos limites do mundo e como eu disse eles vão para lá em espírito. Luthien não é uma excessão, ela assim como Arwën escolheu ser humana e viver com Beren. A única coisa que Glorfindel fez de diferente dos outros elfos foi que voltou para Terra-média após seu Feä voltar ao corpo. :wink:

Luthien eh uma excessao sim... :D pois seja ela humana ou elfa, ela voltou a TM após ter morrido (Beren tb, mas eu soh tava falando das excessoes entre os elfos)

Eu disse que um elfo cansado vai dá TM para Valinor ou como espírito para Valinor. Eu não disse que ele voltava para TM.

desculpe, eu entendi errado :(

Acredito também que Glorfindel foi o único elfo citado que mesmo após "morrer" decidiu voltar para TM e não ficar em Valinor já de uma vez.

acho q ele nao decidiu.... pelo que já li, eh provavel que ele tenha sido enviado pelos Valar
 
Oakshield disse:
Glorfindel disse:
Os salões ficam nos limites do mundo e como eu disse eles vão para lá em espírito. Luthien não é uma excessão, ela assim como Arwën escolheu ser humana e viver com Beren. A única coisa que Glorfindel fez de diferente dos outros elfos foi que voltou para Terra-média após seu Feä voltar ao corpo. :wink:

Luthien eh uma excessao sim... :D pois seja ela humana ou elfa, ela voltou a TM após ter morrido (Beren tb, mas eu soh tava falando das excessoes entre os elfos)

Exato... Luthien não só era uma excessão como é a UNICA excessão... unica dos Eldar q teve o destino dos Edain.

Arwen e os meio-elfos não eram de fato elfos... apenas não tinham feito sua escolha ainda... não tinham destino definidos e por enquanto viviam o destino de seus pais.

Oakshield disse:
acho q ele nao decidiu.... pelo que já li, eh provavel que ele tenha sido enviado pelos Valar

A história de Glorfindel é confusa... foi escrita e re-escrita milhares de vezes... no final, Glorfindel volta a TM meio q junto com os Istari... com propositos +ou- iguais... ajuda a combater Sauron...

Isso foi uma dádiva dos Valar dado a ele e somente a ele.
 
A história de Glorfindel é confusa... foi escrita e re-escrita milhares de vezes... no final, Glorfindel volta a TM meio q junto com os Istari... com propositos +ou- iguais... ajuda a combater Sauron...

Isso foi uma dádiva dos Valar dado a ele e somente a ele.

A um texto, vou lembrar e colocar aqui, que diz que Glorfindel amava a TM e assim não só voltou para combater Sauron como para passar mais um tempo aqui.
 
Tlz... mas ele nao veio apenas por que queria.. ele veio pq foi incubido dessa missao pelos Valar. É provavel que ele tenha sido incubido justamente por ter esse grande desejo em voltar.. E por ser um grande inimigo da Sombra, afinal, se nao me engano, ele morreu matando um balrog na queda de Gondolin
 
Tlz... mas ele nao veio apenas por que queria.. ele veio pq foi incubido dessa missao pelos Valar. É provavel que ele tenha sido incubido justamente por ter esse grande desejo em voltar.. E por ser um grande inimigo da Sombra, afinal, se nao me engano, ele morreu matando um balrog na queda de Gondolin
_________________

Isso que eu queria dizer, ele realmente "decidiu" de alguma forma voltar para TM, claro que nesse sentido ele é uma excessão. :wink: É realmente, a história ou melhor a pequena parte onde é citado que Glorfindel matou um Balrog é d+. O Glorfindel e d+. :mrgreen:
 
Eu tava pensando em criar um tópico para perguntar isso, mas o assunto é + ou - o mesmo desse aqui, então por favor alguém me explica: depois que os elfos se tornam adultos eles vão envelhecendo como os humanos, mas beeeem devagar ou elessempre tem o mesmo aspecto??? Tipo, se eu fosse uma elfa adulta a minha bisavó ia parecer ter a mesma idade do que eu??? :?
 
+ou- sim... depois de adultos eles envelheciam muito devagar... um elfo de 3000 anos e outro de 4000 provavalmente terão aparencia parecidas
 
Eu tava pensando em criar um tópico para perguntar isso, mas o assunto é + ou - o mesmo desse aqui, então por favor alguém me explica: depois que os elfos se tornam adultos eles vão envelhecendo como os humanos, mas beeeem devagar ou elessempre tem o mesmo aspecto??? Tipo, se eu fosse uma elfa adulta a minha bisavó ia parecer ter a mesma idade do que eu???

Os elfos envelhecem muito devagar depois de atingir certa idade. O único elfo citado que possui uma aparência mais velha é Cirdan dos portos que tem até barba branca (mas ele tá na terra-média a muito tempo.
 
Glorfindel disse:
Eu tava pensando em criar um tópico para perguntar isso, mas o assunto é + ou - o mesmo desse aqui, então por favor alguém me explica: depois que os elfos se tornam adultos eles vão envelhecendo como os humanos, mas beeeem devagar ou elessempre tem o mesmo aspecto??? Tipo, se eu fosse uma elfa adulta a minha bisavó ia parecer ter a mesma idade do que eu???

Os elfos envelhecem muito devagar depois de atingir certa idade. O único elfo citado que possui uma aparência mais velha é Cirdan dos portos que tem até barba branca (mas ele tá na terra-média a muito tempo.

Mas a barba de Cirdan é um Q a mais nele e não um sinal de velhice já q haviam outros elfos vivos a tanto tempo qto Cirdan só q sem barba...

A barba de Cirdan é algo q ele tem e ponto... não significa nada nem é explicável por nada...
 
Nas Cartas, tolkien deixa claro que os elfos nao sao imortais... diz que eles apenas possuem uma vida tao longa [do tamanho da duraçao da propria existencia de Arda] que frente aos olhos mortais, os elfos pareciam imortais... mas eles nao o eram!

aham... na verdade creio que o destino dos elfos estáligado com o Destino de Arda... eles viverão até Arda viver.. eu acho que é mais ou menos assim =}}~
 
Oakshield disse:
nao eh bem assim... um elfo que morre nao volta para a TM, eles ficam nos saloes de mandos e lá permanecem até que Mandos, o vala, libere seus espíritos para voltarem a possuir corpos.... se o elfo em questao cometeu crimes seu tempo de permanecia nos Saloes será maior...

uma vez que seus espiritos reencarnem... os elfos permanecem em valinor... existem algumas excessoes: entre elas luthien e Glorfindel...

Mas só uma pergunta: E os orcs? Eles são elfos corrompidos, não são? Eles iriam até Mandos também (claro que seu tempo de permanência seria maior), ou para o Vazio?

PS: Editado. Eles (os orcs) poderiam reencarnar também?

Editado de novo. E quando Arda finalmente se acabar, para onde os elfos irão?
 
quanto às duas primeiras perguntas eu não posso responder ^^".. até gostaria de saber também..
mas quanto a essa
E quando Arda finalmente se acabar, para onde os elfos irão?
creio que o destino dos elfos está ligado com o destino de arda (assim como o destino dos Nazgûl estava ao do Um Anél)... para mim os elfos morreriam quando Arda se extinguisse...como eu disse acima :D... por isto estes sào chamados de Imortais.. pois ninguém nunca os viu "morrer de velhice".. ;)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo