• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os elfos querem controlar o mundo?

Hal

Usuário
Lendo o livro O Mundo Mágico de O Senhor dos Anéis, vi um capítulo que falava que, na consepção de Tolkien, os elfos tinham o mesmo objetivo de Sauron: controlar o mundo.

Há exemplos nos livros de Tolkien de seres que quizeram ser maior que Ilúvatar, quizeram ter o poder de criar e controlar a natureza. Melkor, Saruman e Sauron são os meiores.

Os elfos também têm esse tipo de desejo, em menor intensidade, por exemplo, quando procuram retardar o tempo com a criação dos Anéis. Os elfos procuram entender o funcionamente e criar coisas.

Isso, segundo o livro seria uma falha no caráter dos elfos, a parte que contribuía direta ou indiretamente para o mal.

Esse tipo de coisa pode ser comparado ao trabalho dos cientistas. E aqui o tópico pode ir mais pro lado da ciência, mas eu vou postar aqui mesmo.

Vocês concordam essa visão do livro? E Tolkien realmente pensava isso?
 
Bem, é aceitavel dizer que alguns elfos não são 100% bons e perfeitos, mas afirmar que eles possuiam os mesmos objetivos de Sauron soa meio estranho. Eu digo isso porque veja bem, querer entender o funcionamento das coisa é diferente de querer domina-las como queria Sauron e Morgoth. Acho que os elfos sem desejar fazer o mal acabaram contribuindo para que algo maligno acontece-se, como aconteceu com Celebrimbor.
 
O problema é que os membros da casa de Fëanor nunca foram lá flores-que-se-cheirassem. Celebrimbor foi uma rara excessão pois no final ele fez a coisa certa e dividiu os anéis, ou seja, abriu mão de suas criações para o bem comum. O próprio propósito dos Anéis de Poder era de alguma maneira mais altruísta do que o propósito das silmarils, criadas para o único prazer de Fëanor.

Entretanto a criação das silmarils se assemelha à ciência pura aonde a única motivação é a curiosidade do indivíduo e o desejo de melhor compreender o mundo. Motivações intelectuais que satisfazem a necessidade básica de compreender as coisas, mas não necessariamente controlá-las.
A criação dos Anéis de Poder seria mais uma ciência aplicada, um desenvolvimento tecnológico, que tem propósitos mais materialistas. Aonde o objetivo é compreender o funcionamento das coisas para que sejam desenvolvidas técnicas capazes de controlá-las. Motivações materialistas que satisfazem a necessidade básica de controlar o mundo ao nosso redor.
 
Acho os elfos de Silmarilion diferentes de OSDA. Li primeiro OSDA e fiquei com a impressão q eles eram como anjos, altruístas, curandeiros,guerreiros quando necessário, mas q sempre buscavam a paz.
Aí li o Silma 8O .O povo quase se extermina por causa de umas pedras q pra mim num serve pra nada, principalmente depois q se cria o Sol e a Lua.
Vai entender!
Sem falar na arrogancia como Thingol, na ganancia dos filhos de Feanor, na fraqueza moral dos noldor, seguindo cegamente Feanor nas atrocidades q ele fez.
 
Elfos queriam ser mais poderosos sim, depois da Segunda era, qndo eles perderam o dominio sobre o mundo fizeram os aneis do poder, para dominar, não vem dizer q eh coisa de feanoriano pq Gilgalad nem Galadriel quiseram destruir os aneis, os elfos não se conformaram de terperdido o dominio do mundo, e então quiseram continuar na terra media onde eram superiores, não queriam ser a base de Valinor.
 
Destruir os aníes pra que? e por que? eles não faziam mal a ninguém, pelo contrário.Não acho q eles relutavam em sair da TM apenas por serem superiores as outras raças, afinal, há quantos mil anos eles estavam na TM? já tinham fincado raízes, acho q ali agora era o lar deles.
 
Riff disse:
Elfos queriam ser mais poderosos sim, depois da Segunda era, qndo eles perderam o dominio sobre o mundo fizeram os aneis do poder, para dominar, não vem dizer q eh coisa de feanoriano pq Gilgalad nem Galadriel quiseram destruir os aneis, os elfos não se conformaram de terperdido o dominio do mundo, e então quiseram continuar na terra media onde eram superiores, não queriam ser a base de Valinor.

Fizeram os Anéis de Poder para dominar o que exatamente?
 
Elrond Meio-Elfo disse:
Riff disse:
Elfos queriam ser mais poderosos sim, depois da Segunda era, qndo eles perderam o dominio sobre o mundo fizeram os aneis do poder, para dominar, não vem dizer q eh coisa de feanoriano pq Gilgalad nem Galadriel quiseram destruir os aneis, os elfos não se conformaram de terperdido o dominio do mundo, e então quiseram continuar na terra media onde eram superiores, não queriam ser a base de Valinor.

Fizeram os Anéis de Poder para dominar o que exatamente?

A natureza
 
Riff disse:

Ah, esse era o objetivo dos Anéis de Poder, dominar a natureza??? Essa eu não sabia. Eu sempre pensei que era para retardar os efeitos do tempo. E como funcionava o efeito de dominação da natureza????????
 
Eu concordo com o que o Elrond disse sobre conhecimento puro e aplicado em geral. Mas, pra dar crédito aos elfos, não acho que eles queriam de fato controlar a natureza, nem mesmo inconscientemente, aplicando o conhecimento deles na feitura dos Anéis.

O pessoal diz que eles quiseram fazer isso justamente por causa dos Anéis, que preservavam as coisas intocadas pelo tempo. Mas os anéis inicialmente não foram feitos para serem instrumentos de dominação ou controle, e quando os Três (que de todos os anéis foram os que melhor preservaram os objetivos iniciais com que haviam sido criados) foram usados, em Valfenda e Lórien, eles não tiraram a liberdade de ninguém nem estabeleceram qualquer forma de domínio. Certamente não sobre as pessoas que habitavam esses lugares, e também não com relação ao ambiente em que viviam. Os elfos viam o efeito dos três como cura (do ambiente e das pessoas que viviam em redor), não como domínio ou demonstração de poder.

Celebrimbor não dividiu os Anéis por ser bonzinho. Ele os dividiu pra poder escondê-los de Sauron, e porque ele não tinha outra saída.

Lórien, os elfos do SdA são os elfos do Silma com um cansaço de duas eras de encrencas em cima deles. Eles, especialmente os Noldor, não tinham mais números, nem vontade, nem poder para combater na Terceira Era como faziam na Primeira. Agora, mesmo no Silma ainda tinha muito elfo gente boa, veja Finrod, Maglor (pra citar um dos temíveis filhos de Fëanor)...
 
Mas os elfos não quiseram dominara a Terra, se o quissesem tinham todos ficado depois da queda de Melkor, se tivessem ficado todos, seria muito facil dominar a terra, com Sauron meio desaparecido e so com homens para combater. Para alem disso temos reis Elficos que so quiseram paz, como Finrod, Tingol ou Turgon e que so combateram Melkor para ter paz nos seus reinos. Mesmo na terceira era, se fosse desejo dos elfo dominar a terra porque não tiraram o anel a Frodo? O grande senhor dos elfos (Elrond, Galadriel, Glorifindel) podia ter poder suficiente para vergar o anel ao seu poder e dominar a terra. Dizer que eles tinham o mesmo desejo de Melkor e Sauron, que queriam por a seus pes todo os seres e todo o mundo é claramente exagero.
 
Isto mesmo Samwise portuga, Galadriel foi a mais tentada pelo anel, ela mesma diz, que passou no teste, que iria diminuir e dirigir-se para o Oeste. Acho que aquilo foi uma tentação enorme pra ela, na 1 era (como me explicou a Swanchild) acho q ela não estaria preparada para tal teste.
 
Swanhild disse:
O pessoal diz que eles quiseram fazer isso justamente por causa dos Anéis, que preservavam as coisas intocadas pelo tempo. Mas os anéis inicialmente não foram feitos para serem instrumentos de dominação ou controle, e quando os Três (que de todos os anéis foram os que melhor preservaram os objetivos iniciais com que haviam sido criados) foram usados, em Valfenda e Lórien, eles não tiraram a liberdade de ninguém nem estabeleceram qualquer forma de domínio. Certamente não sobre as pessoas que habitavam esses lugares, e também não com relação ao ambiente em que viviam. Os elfos viam o efeito dos três como cura (do ambiente e das pessoas que viviam em redor), não como domínio ou demonstração de poder.

Não concordo, os Três tinham dominio sobre o tempo, tanto q Bilbo não consegue contar o tempo em Valfenda tampouco a comitiva em Lórien, e dominar o tempo eh uma coisa bem egoista, atrapalhar o desenvolvimento da Tm soh pra continuar lah eh sacanagem.

Outra coisa, os Sete anéis, no "projeto original" eles não seriam entregues aos anões, ficariam com os elfos, q assim poderiam aumentar suas riquezas.
 
Lórien*bsb disse:
Mas o tempo só era controlado em Valfenda e em Lórien, no q isso atrapalha o desenvolvimento da TM?

Será q é só em Valfenda e Lórien, ja percebeu q em 5000 anos desde a criação dos anéis não acontece nada de novo na Tm em relação a tecnologia e ciencia, q isso só vem a acontecer na 4a era, pq será :roll:
 
Controlar o mundo é claramente um exageiro, mas os elfos ao fazerem os anéis do poder quiseram mudar o destino a que eram destinados. E aceitaram passar por cima da natureza para tal.

O tempo é uma das coisas mais importantes em Eä, é foi estabelecido pelo próprio Ilúvatar, e os elfos sabiam disso. Celebrimbor e os ferreiros de Eregion tentaram junto com Sauron recriar Valinor na TM. Isso é blasfemo. Ao tentarem passar por cima da natureza e mudá-la de forma tirânica os elfos chegaram muito perto da Máquina. Tolkien chega a dizer que foi a segunda Queda dos elfos (comparável aos atos de Feanor e seus filhos).

Qual foi parte de Sauron nessa Queda, eu não sei. Não estou falando dos conhecimentos que passou aos Mírdain, mas como ele pode ter convencido os artífices a fazerem os anéis. Mas de qualquer forma eles aceitaram (ou partiu deles mesmo a idéia). Isso mostra quão os noldor estavam dispostos a se afastar dos princípios que lhes foram ensinados em Valinor, pelos próprios Deuses.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo