1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Os elfos poderiam ter olhos sem pupila?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Bekasobiskie, 9 Jan 2017.

  1. Bekasobiskie

    Bekasobiskie Usuário

    Olá a todos. Sabe-se que os elfos eram mais reconhecidos nos livros pelo brilho de seus olhos do que pelo formato de suas orelhas. Então eu observei que olhos de bonecas sem pupilas tem um brilho peculiar e maior que olhos com pupila. Será que talvez os elfos tinham olhos sem pupilas, tornando-os portanto facilmente reconhecidos como não humanos a primeira vista? Dessa forma, as suas orelhas poderiam ficar em segundo plano para reconhecimento....
     
  2. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    Ahh, elfos. Meu cérebro entrou em colapso com o título. :lol:

    E olha, do jeito que Tolkien era hiperdescritivo e tinha um apreço especial por descrever olhos e cabelos, eu diria que a sua hipótese está descartada.
     
  3. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Sobre olhos... Em certas passagens Tolkien descreve a cor dos olhos dos elfos. Do Tolkien GateWay:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Em passagens indiretas ele compara as características de cabelo e olhos a de alguns humanos. Quer dizer, em cor (Iris que é a parte colorida do olho no centro da esclera branca) e função (pupila que é o buraco preto no centro da iris por onde entra a luz) eles deviam ser semelhantes (os humanos eram irmãos dos elfos na mente de Eru).
     
    Última edição: 9 Jan 2017
  4. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    Se você fala somente da aparência das pupilas provavelmente sim, mas é importante lembrar que os elfos podiam captar a luz de objetos muito mais distantes, então funcionalmente suas pupilas eram diferenciadas.
     
  5. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Eu adicionaria que os elfos sendo os mestres definitivos do mundo (diferentemente dos humanos) faziam bem mais coisas com menos recursos tendo ainda a vantagem sobrenatural, em razão de terem ajuda de poderes subcriativos e de seus espíritos estarem bem mais confortáveis e adaptados a matéria do mundo do que seres vivos comuns (Em aman eles viam espíritos).

    Enxergar profundamente seria então uma tarefa que não demandaria mudanças morfológicas que não viessem a perturbar a beleza e a poesia. Por exemplo, um humano precisaria ter olhos grandes como os de uma baleia para captar toda a luz necessária, já um elfo não estaria tão preso a função que depende da forma. Por outro lado a função estaria muito presa a poesia e a beleza clássica e elfos com deformidades morais enxergariam ou tenderiam a enxergar menos penso eu.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  6. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    Na teoria poderia ser verdade, mas não consigo encontrar indicativos disso nas obras, mesmo não sendo raros os exemplos de elfos com deformidades morais, em maior ou menor grau; pelo contrário: para citar, Fëanor e Maeglin eram extremamente talentosos, e não parecem ter tido as habilidades mitigadas ao longo de sua degradação.
     
    Última edição: 9 Jan 2017
  7. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Na prática também foram afetados e a história foi feita para que eles não percebessem isso. Feanor e seus filhos foram afetados pelo poder do escuro. O ódio plantado por Melkor primeiro retira a força da verdade da visão de futuro do fim infernal de quem os seguisse. Também a cegueira favoreceu cada vez mais a traição na casa de seus filhos e por aí vai... De fato o poder do escuro deformava a própria matéria dos corpos dos filhos e a destrói junto da poesia e da beleza. Quando Melkor atacou o reino abençoado a escuridão subia em torres em Aman e a visão se turvou, até mesmo os Valar não enxergavam e Tulkas ficou como que se debatendo em teias de trevas, perdido. Maeglin tinha um olhar escuro e também uma escuridão que pairava sobre ele. Sobre os homens pairava uma sombra no passado e eles não conseguiam ver.
     
  8. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    Certo, mas você já está falando num sentido mais "cognitivo" de visão. Eu falo no aspecto puramente físico, sensorial.
     
  9. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Eu também falo no sentido sensorial. Enxergar no tempo e no espaço é um atributo de visão élfica tão natural quanto ver uma bola de basquete. As pedras videntes ampliavam a capacidade mas a origem estava no espírito do usuário. Longe, perto, passado, futuro, se o elfo estiver debaixo da sombra ele não pode usar os olhos.
     

Compartilhar