• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os Elfos não traem? Nem os anoes, Homens e hobbits?

Radaga £

Usuário
Levanto o seguinte tópico para discussão filosófica:

"Não há traição na obra de Tolkien, nenhum casamento, depois de consumado, evolui para triângulo amoroso, e mesmo após o "Divórcio" (Erendis) não existe novo cometimento amoroso."

O que acham desse mundo fiel? Característica inconsciente do autor, conincidência ou mensagem propositadamente inserida?
 
Eu vou até mais longe. Sequer há 2 namorados. Qualquer elfa, mulher ou anão, depois de iniciar o namoro com um outro personagem mantem-se apenas com ele até o final.

Eowyn gostou de Aragorn, mas nunca chegou a ficar com ele.
 
E Finwë só se casou com Indis depois que Míriel estava morta. Daí concluímos que Tolkien de certa forma não permitiu que seus personagens abandonassem algumas leis cristãs que ele tanto prezava.
 
Mas o caso e a justificativa de Finwe mostram que poderia haver mais de um amor, e que nem todos se casavam com almas gêmeas. Acho que é só questão de fidelidade mesmo.
 
Ringil Æ disse:
Mas o caso e a justificativa de Finwe mostram que poderia haver mais de um amor, e que nem todos se casavam com almas gêmeas. Acho que é só questão de fidelidade mesmo.

quer dizer que em nao sei quantos mil anos de historia (e tendo elfos que viveram todo esse período) com pessosas casadas /não necessariamente/ com almas gêmeas, todo mundo permanece fiel e contente.

Ele era um otimista :)
 
Nem sempre felizes, creio. É só perceber que muitas das esposas dos noldor não seguiram seus maridos no exílio, e que Indis já tinha se afastado de Finwe antes de sua morte. Mas ainda assim, não trairiam a memória de seus cônjuges.
 
É claro que Tolkien colocou alguma de suas crenças na obra.....e a da indissolubilidade do casamento é uma delas.

Axo q isso não tem nada haver...
os personagens de tolkien não seguem necessariamente os principios cristãos, e axo q tolkien naum tinha esse objetivo...

imagine Sauron sendo o bom samaritano =P essa so foi ra esculhambar heueheuheue
 
Tolkien era cristão, mas há muitas crenças pagãs imbuídas dentro de sua obra, até mais que crenças cristãs. No entanto, acho que, nesse ponto do casamento, isto é uma verdade: a fidelidade e o casamento eterno, que são princípios básicos cristãos dentro de um matrimônio. É claro que não foi algo intencional por parte dele, mas se ele colocou desta forma é porque realmente tinha essas crenças dentro de si.
 
Fingolfin disse:
Eowyn gostou de Aragorn, mas nunca chegou a ficar com ele.

Éowyn adorava Aragorn, assim como Arwen o amava. Mas Aragorn preferia a Arwen, portanto se casaram e Éowyn partiu pra outra... E nem por isso ela ficava com 'ódio' ou inveja. Na Arda, aparentemente, um é feito p/ o outro. Pelo que eu pude observar nas obras tolkienianas não há 'traições' de casais, pois quando uma mulher ou homem (elfo, elfa,....) escolhem viver com seu amor, isso significa viver eternamente com seu amor. Não há 'perda' de gosto de uma mulher p/ homem, assim como de um homem p/ mulher.
Quando a mulher escolhe viver com o homem, viverá p/ sempre com ele, sem ter atração nenhuma com outro alguem.

Assim quis Eru
 
Sr. Cachopardo, o caso de Finwe te contradiz. Ele continuou amando Míriel, mas se sentiu sim atraído por Indis.
 
Sr. Cachopardo disse:
Éowyn adorava Aragorn, assim como Arwen o amava.
o q Eowyn amava naum era o homem aragorn era apenas uma "sombra"dele(acho q ele msm disse isso...)...tem isso no livro qndo ele "da o fora" nela.

E gente...qual eh o problema em alguem ser fiel a seu parceiro ateh a morte? se eles se casam com alguem q amam d verdade, ou consideram o casamento algo sagrado (abencoado por Eru, naum se eskeçam...) logico q serão fieis....
Tolkien devia considerar isso importante, e por isso aparece dessa forma nas obras dele.
 
Ringil Æ disse:
Sr. Cachopardo, o caso de Finwe te contradiz. Ele continuou amando Míriel, mas se sentiu sim atraído por Indis.

quem sabe falotu algo na parte em negrito:

Sr. Cachopardo disse:
Quando a mulher escolhe viver com o homem, viverá p/ sempre com ele, sem ter atração nenhuma com outro alguem.

Bem, atração pode ter, mas depende da atração (fisica, mental,...), mas chegar a trair ou chegar a 'separação' não. Por exemplo, um personagem 'X' (homem) ama 'Y' (mulher) que se amam e vivem juntos ate a morte, porém durante todos esses anos 'X' se sentiu atraido pela mulher 'W'... mas essa atração de 'X' p/ 'W' pode ser só mental, isso é, X pode adimirar W apenas pelos seus feitos, mas X ama muito mais Y do que W...

:roll:

mas bom lembrar, agora a discussão é prolongada 8-)

PS: desculpe se eu tive que usar X, W, Y... Mas é a explicação mais rápida :mrgreen:
 
Bom... tem que ter muito amor para um casal de elfos se aguentarem por toda a eternidade, né? :lol: Hehehehe :lol:
 
Eu acho que teve muita traição no mundo de Tolkien sim, mas ele simplesmente não falou sobre isso. Convenhamos, se depois de uns 30 anos a maioria dos casamentos já vira uma desgraça, imagina depois de 1000 ou 2000 anos. :tsc:
 
E a questão da castidade? Será que entra aí tbém?

Será que os elfos/homens/anões etc não davam nenhum pimba antes de casar??

Cara é muita falta de fogo no rabo hein hehehehehehe!
 
Claro que houveram traições em Tolkien, mas Tolkien afirma no Leis e Costumes dos Eldar que atos de luxúria eram raríssimos entre os elfos. Entre os edain deveria ser bem raro também, mas entre os povos escuros deveria ser regra, quase. Polígamos, possivelmente.

Quanto à castidade, temos vários exemplos. Finrod nunca se casou, nem seu irmão Aegnor ou Bilbo, ou Frodo. Entre os anões é dito que grande parte não se casava, por uma desproporção entre o número de anões e anãs brutais.
 
Eu acho que colocar os elfos numa discussão levando em conta os nosso padrões "humanos" é incoerente.Os elfos eram diferentes espiritualmente/psicologicamente dos Homens. Eles sentiam prazer de uma forma diferente que os Homens. Muita gente diz que deve ser um saco passar milênios num continente só vendo pasarinhos, animaizinhos, estrelas e os bosques floridos, e realmente para os Homens isso não deveria ser o ideal de vida. Daí a gente leva isso pro aspecto das relações pessoais e pronto.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo