1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Os elfos e a madeira

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Loky, 20 Jun 2004.

  1. Loky

    Loky Usuário

    É sabido que elfos amavam a natureza, moravam geralmente em florestas, e não a violentavam como os homens o fazem. Mas ontem eu estava pensando sobre os barcos em que a Comitiva parte de Lothlórien e me veio uma pergunta à mente: Os elfos desmatavam? Porque existem vários objetos élficos feitos presumivelmente de madeira: móveis e barcos sendo os principais. Então, o que vocês pensam do assunto?
     
  2. Proview

    Proview Go

    Sim é provavel q eles desmatasse...
    Mas o faziam moderadamente e provavelmente reflorestavam imediatamente...
    e acumulavam material, p/ ão ficar desmatando toda hora...

    Eles desmatavam, caçavam, deviam pescar, mas o faziam com sabedoria e moderação. Isso não faz mal.
     
  3. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Eles sem dúvida deitavam abaixo árvores. Mas não o faziam exageradamente, faziam-no com moderação, evitando ao máximo derrubá-las, fazendo por isso as suas casas, na maior parte das vezes, nas próprias árvores.
     
  4. Thais Tûk

    Thais Tûk (avulsa)

    Existe algo chamado desenvolvimento sustentável. Trata-se de aproveitar da Natureza tudo o que puder, mas sempre tomando cuidado com o meio-ambiente.

    Por exemplo, se precisamos cortar uma árvore para fazer uma mesa, cortamos a árvore, mas aproveitamos tudo dela; o negócio é "cortar o menos possível", para que o avanço da sociedade não interfira nem abale a Natureza.

    Os elfos respeitavam a Natureza, mas dependiam dela também para sobreviver. De qualquer forma, vez ou outra eles teriam que cortar uma árvore ou matar um animal. O respeito girava em torno disso: em aproveitar o máximo quando algo desse tipo era necessário.
     
  5. Mith

    Mith This server is too busy!

    Tanto que Eru preparou Eä para a chegada dos seus Primogênitos.
    E não só os homens que desmatam: os Anões também. Tanto que quando Aulë criou os Anões, ele foi correndo para Yavanna contar do seu feito errôneo, e ela diz para o Vala manter os seus filhos longe do tronco de suas amadas árvores.
     
  6. Ivan

    Ivan Vai passar do joelho

    Aule para Yavanna (mais ou menos): "Mesmo assim, eles precisarão de madeira."

    Os elfos desmatavam sim, só que não sistematicamente. Deviam retirar madeira em pontos distantes um do outro, dar tempo para a floresta se recuperar, replantar, etc. Bem diferente do que os numenorianos faziam.
     
  7. Loky

    Loky Usuário

    Quanto a essa questao dos anoes, eu estava ciente disso, mas soh fiquei meio encucado com os elfos desmatando. mas agora eu vi que isso era necessario sim. obrigado a todos.
     
  8. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    E então foram criados os Ents, para as proteger.
     
  9. Mith

    Mith This server is too busy!

    Sim sim, e até a terceira Era eles cumprem com o seu trabalho bravamente. :mrgreen:
     
  10. Loky

    Loky Usuário

    tao bem que ilharam um Maia fazendo isso :eek:
     
  11. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Ilharam? o que queres dizer com isso? :roll:
     
  12. Proview

    Proview Go

    ele quis dizer q tranformaram Orthanc numa ilha...
     
  13. kilson Viegas

    kilson Viegas Usuário

    Eles tambem deviam aproveitar troncos de arvores mortas, para fazer objetos, acredito q os elfos deviam reciclar as coisas.
     
  14. 8-) Eles, por serem os filhos mais velhos de Eru e por terem o dom da imortalidade eram mais responsaveis pois creio que: suas vidas já eram melancolicas demais sem precisar ver o meio em que viviam ser destruido.
     
  15. Mith

    Mith This server is too busy!

    E todos os artefatos feitos pelos Elfos eram feitos para durar. Eles sabiam trabalhar muito bem a matéria-prima que utilizavam.
     
  16. Loky

    Loky Usuário

    é, faz sentido que eles não fabriquem nada "descartável", já que passarão alguns milênios utilizando aquelas coisas....

    e 10º Membro, eu quis dizer que eles transformaram Orthanc numa ilha, exatamente o que o Proview disse.
     
  17. Smaug

    Smaug Cacho

    Nem mesmo um adorador da natureza-madeira pode ficar sem cortar um galho. Os elfos eram, ou podem ser associados, a indios, pois indios não tem tanto contato com o homem, isso seria no caso os elfos viverem felizes em seu cantinho, como 'bobos alegres' mas mesmo assim sempre há um indio que tem contato com o humano, então: elfo com humano, isso depende de cada um.

    Mas agora a questão de madeira é claro que eles cortavam e utilizavam ela, mesmo sendo em pequna escala, claro. Eles usavam tambem a madeira para construir os 'flets', o lugar citado no SdA onde eles tambem dormem, são aqueles 'palcos' lá em cima da arvore.

    É claro que eles refolrestavam, isso é, plantavam as arvores para o equilibrio. E para isso os Ents tambem foram criados, para pastorear as arvores, tipo, 'moderadores' :mrgreen: que cuidam e governam determinada parte para um controle e bom andamento das coisas (credo, que falta de palavras :roll: )

    Mas a questão de Ent que eu puxei, só determinados numeros de arvores comuns é que viravam Ents, com o toque divino da agua pura dos rios que corriam perto. Por exemplo, Barbavore que era puro cuidava de sua floresta, mas as arvores que não gostavam da 'vida' viravam carrancudas, como arvores normais.

    Enfim, elfos usavam a madeira moderadamente. :wink:
     
  18. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Os troncos se estivessem apodrecidos não serviam para nada; eu não estou a ver reciclagem no tempo deles. Reciclar é aproveitar algo usado, e através de várias técnologias tranformar isso em algo quase novo, que possa ser utilizado. nada disso na Terra-Média.
     
  19. Loky

    Loky Usuário

    eu tambem noa vi nada disso. e boa observaçao, 10º membro, troncos mortos apodrecem com qualquer chuvinha.
     

Compartilhar