• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os direitos autorais de O Hobbit - O Filme

Guga_theOld

Excluído a pedido
Bom, me surgiu uma dúvida, a New Line/Waner Bros. tem os direitos autorais para filmar O Hobbit - O Filme?

Até agora eu não vi nenhuma notícia/artigo falando sobre isso :think:

Alguém sabe sobre o assunto?
 
Última edição:
Ah, esse rolo é todo complicado e cheio de coisas obscuras e caminhos tortuosos. è mais ou menos assim:

Em 1966 Tolkien vendeu os direitos de produção, distribuição e merchandising de O Hobbit e O Senhor dos Anéis para a United Artists. Em algum momento entre 1966 e 1977 Saul Zaentz comprou esses direitos, com exceção do direito de distribuição, e fundou em 1977 a Tolkien Enterprises (que não tem nada a ver com a família de Tolkien ou Tolkien).

Por volta de 1981 a MGM adquiriu a United Artists e, com isso, os direitos de distribuição de O Hobbit. No final da década de 1990 a New Line "comprou" os direitos do SdA e Hobbit da Tolkien Enterprises... "comprou" porque na verdade ela alugou os direitos por determinado tempo. Os direitos ainda são da Tolkien Enterprises (Saul Zaentz) mas a New Line tem o direito de utilizá-los por certo tempo. Ainda neste ano de 2008 a New Line foi absorvida pela Warner Bros.

Então a MGM tem os direitos de distribuição, a Warner Bros. tem os direitos de produção que foram "alugados" da Tolkien Enterprises do Saul Zaentz, que usou o fato de que o "aluguel" estava vencendo pra fazer as coisas andarem para O Hobbit.

Sacou?
 
Ah, ninguém sabe, é um segredo deles. Dizem as lendas que esses direitos se acabariam em 2009 e que teria isso que o Saul Zaentz usou para forçar a New Line (Warner Bros) a engolir de volta o Peter Jackson e outras coisinhas mais. Algo como "olha, se não fizer assim eu não renovo"

Como teremos O Hobbit em algum momento entre final de 2010 a final de 2011 (ou 2012), acredita-se que os direitos de produção tenham sido renovados ou no mínimo ampliados.

Claro que tudo isso são boatos de bastidores e nunca saberemos a verdade verdadeira.
 
Bem eu li algures que ja houve confusão com o Cristopher Tolkien mas não percebo nada de coisas dessas ai... bem mas o hobitt tem que ser filmado, nos não podemos perder essa opurtunidade :lol: desta vez estou contra cristopher... cara, os fãs de tolkien necessitam outro filme! :lol::lol:
 
Bem eu li algures que ja houve confusão com o Cristopher Tolkien mas não percebo nada de coisas dessas ai... bem mas o hobitt tem que ser filmado, nos não podemos perder essa opurtunidade :lol: desta vez estou contra cristopher... cara, os fãs de tolkien necessitam outro filme! :lol::lol:

Tá, onde entra o Christopher nessa história, né? Eu explico (ou tento). Na verdade na verdade Tolkien não vendeu completamente os direitos. Ele vendeu os direitos em troca de uma certa quantia em dinheiro e mais um percentual da renda (bruta, dizem!) obtida com filmes/merchandising feitos em cima das obras.

Depois da morte de Tolkien, todos esses direitos da obra e outros contratos ficaram a cargo da Tolkien Estate, cujo resposnável principal é Christopher Tolkien. Este último, alegando que a New Line deu um balão financeiro nele com relação aos lucros de o Senhor dos Anéis, entrou na justiça pra cobrar esses valores e, ao mesmo tempo, por causa dessa mixórdia da New Line, "recuperar" os direitos de O Hobbit (ou algo assim - os detalhes jurídicos são complexos).

Ainda está rolando a disputa na justiça, a Tolkien Estate parece ter perdido o primeiro round, mas a luta ainda não acabou.

Ufa!
 
É claro que o Christopher Tolkien pode botar o dedo na Tolkien Enterprises e dizer: "Não renovem o contrato"

Não podemos descartar essa possibilidade.

Isso pode atrapalhar...

Mas será que o Christopher Tolkien tem como mover fundos para influenciar a Tolkien Enterprises?
 
É claro que o Christopher Tolkien pode botar o dedo na Tolkien Enterprises e dizer: "Não renovem o contrato"

Não, ele não pode. A Tolkien Enterprises não tem nada a ver com o Christopher Tolkien ou com a Tolkien Estate, a qual detém todos os direitos da obra escrita de Tolkien, bem como os direitos de produção/distribuição de tudo exceto O Hobbit e O Senhor dos Anéis.

A Tolkien Enterprises é do Saul Zaentz que é movido, óbvio, por lucro financeiro.
 
Bem eu apenas disse que cristopher estava contra os filmes, e que estava contra ele neste caso, mais em jeito de brincadeira, pois não percebo mesmo nada dessa besteira de leis.
 
Não, ele não pode. A Tolkien Enterprises não tem nada a ver com o Christopher Tolkien ou com a Tolkien Estate, a qual detém todos os direitos da obra escrita de Tolkien, bem como os direitos de produção/distribuição de tudo exceto O Hobbit e O Senhor dos Anéis.

A Tolkien Enterprises é do Saul Zaentz que é movido, óbvio, por lucro financeiro.

hummm
Então isso é bom :yep:

A decepção é me parece que O Hobbit não vai sair tão cedo...

Foram marcadas duas conferências uma em 8 de Dezembro deste ano e uma em 2009, em outubro.

Além disso, há possibilidades ter uma outra conferência, o que pode atrasar o filme ainda mais :think:

Atrasar porque eles não podem filmar até que a justiça decida algo.

Quantos aos direitos de filmagem, é aguardar pra ver o que vai acontecer e torcer para que esses direitos durem até um bom tempo.
 
hummm
Então isso é bom :yep:

A decepção é me parece que O Hobbit não vai sair tão cedo...

Foram marcadas duas conferências uma em 8 de Dezembro deste ano e uma em 2009, em outubro.

Além disso, há possibilidades ter uma outra conferência, o que pode atrasar o filme ainda mais :think:

Atrasar porque eles não podem filmar até que a justiça decida algo.

Quantos aos direitos de filmagem, é aguardar pra ver o que vai acontecer e torcer para que esses direitos durem até um bom tempo.

Um ano ou menos basta (penso eu)... qualquer um dos tres tomos do senhor dos aneis e maior que o hobitt inteiro e no entanto cada filme do senhor dos aneis apenas demorou um ano a ser feito.

Mas tambem e preciso ter em conta que curtaram algumas cenas do senhor dos aneis, e que no hobitt possam querer fazer a historia toda sem cortes... mas ai entra aquela parada de sairem dois filmes.
 
Que confusão em..., mas tomara que tude dê certo ara nós e o hobbit esteja nos cinemas em 2010.
 
Se eu não me engano a data já é 2011 e não 2010, mas preciso reconfirmar isso.

Mas ach que será 2011/2012. Confirmado: pelo site imdb.com as datas previstas são 2011 para The Hobbit e 2012 para The Hobbit 2
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo