• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os Dez Mandamentos

Gil-galad Æ

Usuário
Os dez mandamentos não eram apenas "normas morais úteis", mas sim leis rígidas que tinham penalidade de morte:

Êxodo 20:2,3 (1) Não terás outros deuses diante de Mim [Penalidade de morte: Êxodo 22:20; Deuteronômio 13:1-18]

Êxodo 20:4,5 (2) Não farás para ti imagem de escultura [mesma penalidade de morte que nº(1).] (Leia também Levítico 26:1,30; Deuteronômio 4:23-26)

Êxodo 20:7 (3) Não tomarás o nome do Senhor em vão [penalidade de morte: Levítico 24:10-16]

Êxodo 20:8-10 (4) Lembra-te do dia do sábado, para o santificar [penalidade de morte: Êxodo 31:14,15; 35:2]

Êxodo 20:12 (5) Honra a teu pai e tua mãe [penalidade de morte: Êxodo 21:15,17; Levítico 20:9; Deuteronômio 21:18-21]

Êxodo 20:13 (6) Não matarás (assassínio) [penalidade de morte: Êxodo 21:12; Levítico 24:17,21; Números 35:16-31]

Êxodo 20:14 (7) Não adulterarás [penalidade de morte: Lev.20:10; Deu.22:22]

Êxodo 20:15 (8) Não furtarás [castigo: Êxodo 22:7; Provérbios 6:30; penalidade de morte: Êxodo 21:16]

Êxodo 20:16 (9) Não dirás falso testemunho contra o teu próximo [castigo e/ou penalidade de morte: Deuteronômio 19:16-21]

Êxodo 20:17 (10) Não cobiçarás coisa alguma do teu próximo

Gálatas 4:21 Dizei-me, os que quereis estar debaixo da lei, não ouvis vós a lei?


Dentro daquilo que acredito e só pra trocar em miudos, esses ditos "Dez Mandamentos da lei de Deus" foram criados para "regrar" os povos daquela época a fim de se manter o controle, assim como as leis de hoje! É nítido que hoje elas não tem mais efeito nenhum sobre a humanidade!

Se hoje fosse fazer um "remix" dessas leis, elas seriam só Dez? Vc acrescentaria mais alguma coisa, do tipo "Não Poluirás", "Sempre Reciclarás" ou "Não terás nenhum tipo de preconceito" e etc...?? E as penalidades, existiriam??
 
Ah, tipo... sei lá... pra que regras pra controlar o povo se somos na verdade incontroláveis?!

Eu acho que a única regra deveria ser uma só, e uma regra geral

"Não faças nada de errado sem ter a plena conciência de o estar fazendo para não dar o direito ao outro de fazer o mesmo...."

Bem básico isso... saber o que é certo e errado todo mundo sabe... sei lá... talvez eu tenha falado merda mas... essa é a minha opnião... :obiggraz:
 
Ah, tipo... sei lá... pra que regras pra controlar o povo se somos na verdade incontroláveis?!

Tem uma frase no tópico sobre a Biblia de um post (muito legal por sinal) que fala sobre um manualzinho de como se deve fazer as coisas certas ou erradas... mais ou menos isso... mas o importante é a ênfase sobre o ser humano precisar, necessitar, não saber viver sem regras!! O ser humano precisa temer alguém ou alguma coisa....!! Já ouviu a frase "Sou uma pessoa temente a Deus!"?? Ou seja, não fazem o que seria certo por consciência e sim por medo das punições divinas... a figura do inferno... os castigos de Deus...!! Porisso tem que haver regras!!
 
não acho que seriam mais....

depois desses 10, Jesus, se não me engano, resumiu tudo em 1 (!)

"amai-vos uns aos outros"

acho que esse pra mim é suficiente... criando uma espécie de cadeia: quem ama o próximo, o respeita; se o respeita, aceita as diferenças e não faz mal pra ele.... e por aí vai ... até incluir: não poluir :mrgreen:
 
Como burlar os mandamentos:


Êxodo 20:2,3 (1) Não terás outros deuses diante de Mim [Penalidade de morte: Êxodo 22:20; Deuteronômio 13:1-18]

É só tê-los escondidinho...


Êxodo 20:4,5 (2) Não farás para ti imagem de escultura [mesma penalidade de morte que nº(1).] (Leia também Levítico 26:1,30; Deuteronômio 4:23-26)

É só fazer esculturas para os outros e trocar com as que eles fizeram...


Êxodo 20:7 (3) Não tomarás o nome do Senhor em vão [penalidade de morte: Levítico 24:10-16]

Senhor é pronome de tratamento. Essa a gente nem olha... 8O É só achar que tudo na vida tem seu valor e nada é em vão... ehehe


Êxodo 20:8-10 (4) Lembra-te do dia do sábado, para o santificar [penalidade de morte: Êxodo 31:14,15; 35:2]

Esse eu faço questão de cumprir, e paro no domingo tb!


Êxodo 20:12 (5) Honra a teu pai e tua mãe [penalidade de morte: Êxodo 21:15,17; Levítico 20:9; Deuteronômio 21:18-21]

Sendo orfão, esse mandamento se anula.


Êxodo 20:13 (6) Não matarás (assassínio) [penalidade de morte: Êxodo 21:12; Levítico 24:17,21; Números 35:16-31]

Todos matamos. Matamos para comer, para sobreviver. Se você come um bife, alguém morreu por sua causa... Todos os seres vivos não autotróficos matam...
Então a Criação toda comete esse pecado. Então é melhor ir pro inferno com todos do que ficar sozinho no céu... :lol:


Êxodo 20:14 (7) Não adulterarás [penalidade de morte: Lev.20:10; Deu.22:22]

Só não assumir compromisso que não posso quebrá-lo... :assobio:


Êxodo 20:15 (8) Não furtarás [castigo: Êxodo 22:7; Provérbios 6:30; penalidade de morte: Êxodo 21:16]

Mas ladrão que rouba ladrão... E se eu disser que estou tomando emprestado? :assobio:


Êxodo 20:16 (9) Não dirás falso testemunho contra o teu próximo [castigo e/ou penalidade de morte: Deuteronômio 19:16-21]

Só não testemunhar e dar a entender coisas erradas... :mrgreen:


Êxodo 20:17 (10) Não cobiçarás coisa alguma do teu próximo

Aí já é sacanagem... Cobiço as coisas dos distantes e vou morar sozinho como ermitão na montanha e pronto...


Brincadeira, viu gente? Ou não... :mrgreen:
 
As leis de um povo de centenas de anos atrás não valem para os dias de hoje. A vida não é preta e branca. Os 10 Mandamentos podem indicar algumas moralidades interessantes, mas não serviriam como uma espécie de constituição ou coisa do tipo. Vide países da atualidade regidos pela "Palavra Divina". Há poucas nações mais caóticas e atrasadas.
 
depois desses 10, Jesus, se não me engano, resumiu tudo em 1 (!)

"amai-vos uns aos outros"

Os mandamentos não eram conselhos, eram regras com punições...!! Isso o que disse é regra, mandamento ou um conselho divino??
:wink:

Viver num mundo sem regras? Como fazer para quebra-las? Não burla-las, quebra-las mesmo, agir diferente na cara de todo mundo??
 
Gil-galad Rei Elfo disse:
depois desses 10, Jesus, se não me engano, resumiu tudo em 1 (!)

"amai-vos uns aos outros"

Os mandamentos não eram conselhos, eram regras com punições...!! Isso o que disse é regra, mandamento ou um conselho divino??
:wink:

eu sei que eram regras... mas é aí que tá, o cara amenizou um pouco a situação, dando um conselho... acho que ele tentou mudar a cara de Senhor Impiedoso/Rigoroso para Pai...

na minha opinião, esse conselho não foi pra frente pq me parece que as pessoas precisam ter medo de uma punição pra seguir a regra...

"se não tem punição, pra que que eu vou me esforçar pra seguir a regra?"

Viver num mundo sem regras? Como fazer para quebra-las? Não burla-las, quebra-las mesmo, agir diferente na cara de todo mundo??[/

não entendi... vc quer regras pra poder quebrá-las?? :eek:
 
Citação:

Viver num mundo sem regras? Como fazer para quebra-las? Não burla-las, quebra-las mesmo, agir diferente na cara de todo mundo??[/


não entendi... vc quer regras pra poder quebrá-las??

Talvez para contesta-las!! Mas por exemplo se impuserem "Não Poluirás os rios, córregos e nascentes" e com a sua devida punição, que poderia ser "usará aquela água que poluiste para sua sobrevivência, tomarás banho nela, beberás dessa água, você e todos os seus" Eu não iria contestar, pelo contrário, iria ser um fiscal só pra ver o porco se f....!! O que eu digo é que as regras foram criadas para se controlar, submeter, punir... ou seja... manter as coisas do jeito que queriam, só pelo poder e usaram o nome de Deus para isso... não acredito na história dos Dez Mandamentos!! Propus esse tópico para que pudéssemos talvez imaginar uma justiça sendo feita através de mandamentos divinos...!!
A Lei de Deus que levo comigo é a da AçãoxReação, essa funciona.... essa é incostetável!! O resto sigo a minha consciência... se eu pisar na bola, espero a reação da minha ação! Mas os Dez Mandamentos é pura balela!! Conversa fiada!!
 
de acordo....

esses mandametos foram criados numa época que, se não me engano, ainda não existia um código de leis apurado... com direitos e deveres e tlaz...


"Não Poluirás os rios, córregos e nascentes" e com a sua devida punição, que poderia ser "usará aquela água que poluiste para sua sobrevivência, tomarás banho nela, beberás dessa água, você e todos os seus" Eu não iria contestar, pelo contrário, iria ser um fiscal só pra ver o porco se f....!!


chique 8-)
 
Acho que melhoraria se fosse: Amai-vos uns aos outros, respeitando cada um o seu espaço :wink:

Porque amar pode ter várias formas, incluindo a de amar e não respeitar sua liberdade
 
não entendi... vc quer regras pra poder quebrá-las??
eu juro que entendi réguas, mas td bem :lily:

Outro dia meu profº de en. religioso falou uma coisa interessante: a igreja (pelo menos a católica) nos ensina coisas boas, e precisamos saber toda a história de Jesus, e decorar os mandamentos, e rezar, e saber + um monte de coisas q no geral aprendemos na catequese. Mas não seria mais interessante viver os mandamentos ao invés de decorá-los?

Ñ sou mt religiosa, mas achei isso interessante...
 
**Lily** disse:
Porque amar pode ter várias formas, incluindo a de amar e não respeitar sua liberdade

eu, pessoalmente, não consideraria isso amor... não amor de verdade, pelomenos

muäh disse:
Mas não seria mais interessante viver os mandamentos ao invés de decorá-los?

bom, seria sem dúvida, e mais dificil também 8-)
 
Parando com a brincadeira do meu post lá encima, vale para os mandamentos uma significação muito mais social e política do que religiosa. Visavam consolidar valores da comunidade e regras para evitar o caos desordenado, em considerando que os hebreus eram um povo exilado no meio do deserto e sem uma hierarquia clara (eram todos escravos fugidos e com fome). Não vou entrar aqui num debate sobre se foi Deus ou não quem redigiu e entregou a Moisés, mas creio que se for analisado friamente, apenas o primeiro mandamento tem um tom mais religioso.
 
Titio Eru disse:
Parando com a brincadeira do meu post lá encima, vale para os mandamentos uma significação muito mais social e política do que religiosa. Visavam consolidar valores da comunidade e regras para evitar o caos desordenado, em considerando que os hebreus eram um povo exilado no meio do deserto e sem uma hierarquia clara (eram todos escravos fugidos e com fome). Não vou entrar aqui num debate sobre se foi Deus ou não quem redigiu e entregou a Moisés, mas creio que se for analisado friamente, apenas o primeiro mandamento tem um tom mais religioso.
Ditto. 8-)
Sendo Deus ou não quem deu a Moisés as leis, elas tinham um sentido muito, mas muito social mesmo. Até mesmo os criacionistas mais fervorosos que eu conheço concordam com isso.
 
Lady Ana disse:
não acho que seriam mais....

depois desses 10, Jesus, se não me engano, resumiu tudo em 1 (!)

"amai-vos uns aos outros"

acho que esse pra mim é suficiente... criando uma espécie de cadeia: quem ama o próximo, o respeita; se o respeita, aceita as diferenças e não faz mal pra ele.... e por aí vai ... até incluir: não poluir :mrgreen:

Na verdade são dois...

E este citado é o segundo, o primeiro é amar a Deus sobre todas as coisas, de toda força alma e mente...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo