1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Os casamentos entre elfas & homens...

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Daewen, 12 Out 2008.

  1. Daewen

    Daewen Elener

    Na obra de Tolkien foram três os que aconteceram:

    Lúthien e Beren, Idril e Tuor e Arwen e Aragorn.

    Tenho cá uma dúvida com relação a eles.

    Sabemos que há uma especulação sobre Tuor ter ido com Idril para Valinor. Nada certo, pelo que vi no tópico sobre o assunto. Mas é possível. Assim, a elfa não teria tido que abrir mão de sua imortalidade para ficar com o amado.

    A história de Beren e Lúthien é amplamente conhecida por todos. Os dois se amavam, ele acabou morrendo em batalha e ela intercedeu junto a Mandos pelo retorno de seu amado a Terra-Média como mortal. Conseguindo o fato e voltando ela mesma como uma simples humana.

    E depois chegamos a Arwen e Aragorn. Fico me perguntando porque foi imposta a ela a decisão de abdicar de sua imortalidade para ficar com ele, assim de maneira tão primária.

    Não seria possível os dois serem contemplados tempos depois com uma partida para as Terras Imortais, como pode ter acontecido com Idril e Tuor? Não poderia ela ter intercedido junto a Mandos quando Aragorn falecesse e só então abdicar de sua imortalidade para viver junto dele?

    Isso me causa certas dúvidas. Mas fico me lembrando que o contexto da época era diferente, já que os elfos estavam se retirando da Terra-Média. Teria sido apenas por isso que Arwen teve que optar tão sumariamente se queria seguir com seu povo ou ficar e ser rainha dos homens?

    O que vocês acham?
     
  2. TorUgo

    TorUgo a.k.a. Tortoruguito...

    nunca me tinha debruçado sobre o assunto...
    mas tentando raciocinar rapidamente (e tentanto recordar as histórias de Idril/Tuor e Lúthien/Beren), acho que a hipótese que tu apresentaste talvez seja a mais correcta...

    Na história de Lúthien e Beren, os elfos estavam no "início" dos seus tempos, ainda viviam em Beleriand e os humanos estavam longe de ser os senhores da Terra Média. O tempo dos elfos ainda estava a acontecer e por isso a Lúthien conseguiu a mercê de poder viver um pouco mais com Beren, ainda que sendo ambos mortais! (creio)

    Com Idril e Tuor, acho que o real motivo de Tuor ter (se foi mesmo) ido para as Terras Imortais é ele, além de ser dos poucos que se casou com uma elfa, gerou com ela Eärendil, o marinheiro, figura de maior importância em Arda...

    Aragorn foi o ponto decisivo em que a Era do Homem começa e portanto, se Arwen se quer juntar a ele, que se junte, mas não pode pedir uma benesse quando o seu tempo acabou na Terra Média....

    Creio que será mais ou menos isto... xD
     
  3. ALF

    ALF The Proudest Monkey!!

    Por enquanto eu tenho duas coisas para complementar:

    1 - Sobre Tuor e Idril:
    As Bocas do Sirion eram agora protegidas por Eärendil e Elwing, mas Tuor navegou para o Oeste com Idril, e foi tido como tradição entre os Eldar e Edain que eles chegaram a Valinor, passando pelo Banimento dos Valar, e que apenas Tuor, dentre os Homens, foi contado entre o povo Élfico, ainda vivendo lá agora. Em uma carta Tolkien indicou que a "conversão" de Tuor foi aceita por Eru Ilúvatar como única exceção, assim como Lúthien ter assumido uma vida mortal.

    2 - Sobre Lúthien:
    Ela só voltou como mortal, mas ainda era da raça dos Elfos


    Pesquisei um pouco sobre a Arwen e a quantidade absruda de informação repetida me tirou um pouco a vontade de garimpar algo sobre a deicsão dela ter abdicado de sua imortalidade para ficar com Aragorn.
    Assim que eu estiver com mais ânimo eu volto aqui.
     
  4. Elwë_Singollo

    Elwë_Singollo O de sonoridade ímpar!

    Muito provavelmente existiram outros casamentos (ou pelo menos relações) entre elfas e homens - Dol Amroth é um exemplo. Os 3 clássicos que tu citastes são referentes aos casamentos noldorin - teleri e estirpes mais "baixas" se relacionavam com humanos em taxas maiores :)
     
  5. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Arwen sabia o que estava fazendo ao abdicar da Imortalidade. Ela fez a escolha por amor a Aragorn e seu pai Elrond sabia que, num futuro próximo, ela tomaria tal decisão. Creio que, para ela, a viuvez seria um fardo insuportável de se carregar pois, dificilmente ela abandonaria a T-m após a morte de Elessar e tornar-se-ia um espectro errante. Foi uma decisão muito sábia e corajosa. Assim, ela também partiria para fora dos Círculos de Arda da mesma maneira que seu amado Rei.

    Há uma explicação para as raras uniões entre eldar e edain, feita por Finrod à Andreth, descendente de Bëor. No começo até existia, mas ao perceberem que os humanos morriam muito depressa, decidiram não mais se unir a eles. Os elfos não se casam de novo, só amam uma única vez, com a excessão de Finwë.

    Aqui está o texto para quem quiser ler:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    É muito bonito, recomendo com ênfase.
     
    • Mandar Coração Mandar Coração x 1
  6. _ Sauron _

    _ Sauron _ Senhor dos Lobisomens

    Não tive tempo para ler tudo, e não sei se já disseram isso, mas a Elrond e seus decendentes foi dada a opção de escolher a sua raça entre elfo e homem.
     
  7. Daewen

    Daewen Elener

    Bom, que eu saiba isso tinha sido feito com Elros e Elrond. E a escolha destes já determinava a raça de sua descendência. Ou então Aragorn, como descendente distante de Elros e dos Reis de Numenor, poderia decidir ser imortal, o que não era possível.
    Acho que a escolha foi posta aos meio-elfos de Ëarendil e não a sua descendência, se não os reis de Numenor não teriam invejado a imortalidade dos elfos e Arwen não teria tido que abdicar da sua para ficar com Aragorn.
     
  8. Excluído038

    Excluído038 Excluído a pedido

    Sumariamente a escolha de Arwen foi por amor, sendo meio-elfo, e chegando o fim do tempo dos elfos da Terra Media ela deveria escolher entre morrer e viver. O tempo dos elfos estava chegando ao fim, e depois qual seria a graça de viver imortalmente depois de ter conhecido o verdadeiro a amor e o perdido para um destino mais inexorável que todos os outros??
    Ainda assim,n ão tem como comparar os destinos dos três casais, afinal eram situações diferentes em tempos diferentes. Cada qual com sua função no contexto histórico.
    Mas, vale ressaltar que quem fez o sacrifício no caso de Idril e Tuor foi Tuor, porque ele não queria exatamente ser imortal, mas o fez por ela.
     
  9. Pam EQA

    Pam EQA Usuário

    As três uniões embora sejam do mesmo "tipo" diferem umas das outras por tratarem de personagens e épocas diferentes. Cada uma tem suas particularidades e motivos próprios, assim não teria mesmo sentido se tivessem sido "resolvidas" de forma idêntica.

    Como já foi dito, provavelmente houveram outras uniões de elfos e humanos, afinal estamos lidando aqui apenas com os personagens destacados na obra.
     

Compartilhar