• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os Axiomas de Zurique [Max Gunther]

Primula

Moda, mediana, média...
Observem a Suiça: um país minúsculo, sem quase nenhum recurso natural, encrustrado no meio de um continente que viveu centenas e centenas de guerras.

E no entanto, abrigam um dos povos mais prósperos do mundo.

Claro que essa é a propaganda para vender o livro. Você diria que são um bando de malandros vendendo livro pra enganar trouxas.

O engraçado é que livros para educação financeira não são mais caros que livros de faculdade ou livros de ficção. E Os Axiomas de Zurique segue essa regra.

Veja o Best Seller da moda de ficção atual: Crepúsculo. Harry Potter. Quanto custa? No auge deve ter chegado - como muitos deles - a 60 reais, agora por 40 reais em média.

Procure Halliday&Resnick ou livro de engenharia. Quanto custa? Em média sempre 70 reais.

Se os "banqueiros inescrupulosos suíços" forem depender da venda de livros com Os Axiomas de Zurique, acho que eles seriam pobres e não ricos. Um auto-ajuda bem idiota ganha mais.

O preço médio de Os Axiomas é 30 reais, mas pode-se achar por 20 reais.

E no entanto, livros agradáveis como esse não são best-sellers exceto no nicho pequeno dos que sempre estudam finanças. Não falo sobre gerentes de banco - como disse R. Kiyosaki, no congestionamento capaz de você olhar para sua direita e ver seu gerente de banco ali junto com você naquele inferno - mas das pessoas como Gustavo Cerbasi e Mauro Halfeld que NÃO DÃO RECEITA DE BOLO.

Mas até aqui, o pessoal prefere os livros dieta da moda "façam o que eu fiz que vão conseguir".

Os Axiomas de Zurique, mostram conceitos óbvios, que uma pessoa racional logo perceberia. Todos dirão é apenas bom senso, porque vou comprar um livro sobre bom senso? Eu quero a fórmula mágica que tornou Bill Gates rico.

Esse é o problema: um dos principais axiomas é que NÃO EXISTE a fórmula mágica, não existem gurus com projetos infalíveis pro seu dinheiro. Se as chances dele fracassar são as mesmas de você mesmo fracassar, porque você põe seu dinheiro nas mãos de gurus?

O que existe é um aprendizado constante de que somos bombardeados o tempo todo com tentações de consumo, de que alguém que não tem dinheiro quer "cuidar dele" pra mim... e que você não pode ser preguiçoso em fazer a lição de casa sozinho. Não existe "cola" para ter sucesso.

Esse é o ponto: no mundo ideal, as pessoas normais agiriam com bom senso, e não de qualquer jeito por medo/desejo/etc. Só que as pessoas normais não agem com bom senso, e reagem de qualquer jeito, piorando suas vidas.

Por isso livros como Os Axiomas são necessários: eles tentam te acordar que você É IGUAL AOS OUTROS neste ponto, e que é hora de parar de (re)agir como um animal irracional.

Eu sempre digo "enquanto o imitador te imita, não pode andar na tua frente"

Esse é o pessoal da cola, dos que não fazem lição de casa sozinhos. Precisam sempre que alguém avise que aquilo é uma oportunidade.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo