• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os ateus são mais inteligentes

Gostei do post da Prímula. Contra fatos estatísticos, como a distribuição normal citada por ela, referente às gaussianas de gênios religiosos e ateus, não há como ter argumentos. E é muito claro para mim que ela também reconhece a genialidade de alguns religiosos, ainda que mais escassos.
Mas, como já foi dito, se há vários tipos de inteligências, não podemos comparar umas com outras. Comparar a inteligencia do matemático e a do teólogo não dá certo, porque faltam parâmetros de comparação.
 
Primeiro,esses testes de Q.I são muito mais circunstanciais do que qualquer outra coisa. E desde quando inteligência se resume a conhecimentos derivados da filosofia? Digo,qualquer pessoa tem a capacidade de estudar e resolver um problema de matemática,mas não são todas que possuem o carisma necessário para aconselhar uma pessoa em um momento difícil da vida dela. Ateísmo,Agnosticismo e todos esses "ismos" se tornaram uma moda na geração internet. Por um lado,isso é muito bom,pois questionar e duvidar é algo muito nobre,talvez uma das maiores qualidades do ser humano,mas ela deve andar de mãos dadas com a humildade. Por exemplo,é muito fácil dizer que "Deus não existe",agora diz isso para uma pessoa que está em uma cama de hospital,a beira da morte e só tem "Deus" para se apegar. Até onde vai a humanidade do ser humano? Muitos dizem que os padres são cegos,tem uma formação ruim e são ignorantes. Bom,existem casos e casos,assim como tem cientistas que não aceitam nada que saia fora de sua lógica.
 
Não, não creio que ateus sejam mais - nem menos - inteligentes que crentes, única e simplesmente porque inteligência depende de inúmeros fatores, inclusive genéticos e de formação da pessoa - desde o período intra-uterino, passando pela criação empreendida por sua família, chegando à convivência social e às escolhas que faz quanto à religião, à filosofia e à ciência.
A teoria apresentada equivale a negar o próprio conceito de inteligência, que remete, basicamente, à capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair idéias, compreender idéias e linguagens e aprender, podendo também englobar os conceitos de criatividade e sabedoria.
Que eu saiba, todas essas variáveis componentes da inteligência não se restringem nem a crentes, nem a ateus, nem a gordos, nem a magros, nem a homens, nem a mulheres, nem a Zaghauas, nem a Maratas...


Concordo plenamente com você, e achei também aquela comparação dos negros africanos com os negros americanos (por serem missigenados), um tanto racista.
Para acreditar em Deus, ou ser crente como descrevem anteriormente, não precisa, necessariamente, ser religioso. Eu não me considero religiosa já que sou católica e nem mesmo frequento a Igreja, mas ainda assim acredito fervorosamente em Deus. E não preciso "ver para crêr" ou "tocar para acreditar".
O ar não pode ser visto e nem tocado, mas sabemos que ele existe.
É tudo uma questão de FÉ.
Será que a ciência consegue explicar a fé?
 
Primeiro,esses testes de Q.I são muito mais circunstanciais do que qualquer outra coisa. E desde quando inteligência se resume a conhecimentos derivados da filosofia? Digo,qualquer pessoa tem a capacidade de estudar e resolver um problema de matemática,mas não são todas que possuem o carisma necessário para aconselhar uma pessoa em um momento difícil da vida dela. Ateísmo,Agnosticismo e todos esses "ismos" se tornaram uma moda na geração internet. Por um lado,isso é muito bom,pois questionar e duvidar é algo muito nobre,talvez uma das maiores qualidades do ser humano,mas ela deve andar de mãos dadas com a humildade. Por exemplo,é muito fácil dizer que "Deus não existe",agora diz isso para uma pessoa que está em uma cama de hospital,a beira da morte e só tem "Deus" para se apegar. Até onde vai a humanidade do ser humano? Muitos dizem que os padres são cegos,tem uma formação ruim e são ignorantes. Bom,existem casos e casos,assim como tem cientistas que não aceitam nada que saia fora de sua lógica.


Concordo com você também, e quem fala essas coisas sobre padres é porque não conhecem o padre Juarez, que vai às vezes no programa Mulheres na tv Gazeta. Não conheço padre mais eclético e de mente aberta do que ele. Eu até iria na missa se ele fosse o padre aqui da Igreja.
 
Pelo que entendi dessa pesquisa, o cientista não considera a inteligencia como uma pré-disposição para se compreender algo. Ele considera inteligente o individuo que sabe mais do que o outro, e o pior de tudo, por um unico prisma.

A tendencia é, realmente, que um indivíduo religioso (e vai depender da religião) se prenderá cada vez mais à doutrina de sua religião, deixando de lado as coisas concernentes a vida material, além de deixar, tbm de notar alguma relevância em se compreender o mundo, por via científica, inclusive.

O indivíduo ateu não está preso a dogmas religiosos, estes que o afastam de um pensamento, por eles, considerado irracional. Assim, em sua maioria, buscarão encontrar, no modo de pensar racional, e fundamentando-se exclusivamente no olhar científico, contrapor o conhecimento religioso. Podemos pensar esses apsctos do comportamento ateu como as características de outro dogma, mas completamente diferente do religioso.

A pesquisa desse pesquisador aí desconsidera a sabedoria religiosa como um modo aprovado de se obserevar a realidade, diferentemente do que segue a antropologia, por exemplo, sendo esta também uma ciência, com metodologia própria. Essa pesquisa não observa a capacidade de cada individuo de produzir conhecimento, independente de cor, ou cultura.
 
Última edição:
Pelo que entendi dessa pesquisa, o cientista não considera a inteligencia como uma pré-disposição para se compreender algo. Ele considera inteligente o individuo que sabe mais do que o outro, e o pior de tudo, por um unico prisma.

A tendencia é, realmente, que um indivíduo religioso (e vai depender da religião) se prenderá cada vez mais à doutrina de sua religião, deixando de lado as coisas concernentes a vida material, além de deixar, tbm de notar alguma relevância em se compreender o mundo, por via científica, inclusive.

O indivíduo ateu não está preso a dogmas religiosos, estes que o afastam de um pensamento, por eles, considerado irracional. Assim, em sua maioria, buscarão encontrar, no modo de pensar racional, e fundamentando-se exclusivamente no olhar científico, contrapor o conhecimento religioso. Podemos pensar esses apsctos do comportamento ateu como as características de outro dogma, mas completamente diferente do religioso.

A pesquisa desse pesquisador aí desconsidera a sabedoria religiosa como um modo aprovado de se obserevar a realidade, deferentemente do que segue a antropologia, por exemplo, sendo esta também uma ciência, com metodologia própria. Essa pesquisa não observa a capacidade de cada individuo de produzir conhecimento, independente de cor, ou cultura.

Concordo com você em todos os pontos,porém,eu acho que os dogmas do Ateu existem,e estão bem escondidos. Ele já parte do pressuposto que precisa de uma prova empírica. Logo,ele já tem o dogma empírico da necessidade da experiência. Os dogmas mudam,mas nunca deixam de existir.
 
Bem, sou novato ainda, mas já vou participar:
Eu particularmente sou ateu, mas respeito todas as opiniões, já conversei com pessoas bem religiosas, inclusive amigos meus, e eles são bem inteligentes... Acho a pesquisa um pouco radical em excesso...

Obs: postem em meu tópico de boas vindas, desejo fazer muitos amigos: http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=76163
 
Acho que sim, afinal eles vem do espaço :sacou: Ateus Eteus Et´s.

Mas vejam o que a minha sátira autorizada, a Consciênciopédia acha sobre o assunto:

Hã... Hah... Eu acho que sim pois os ateus podem ver o mundo de uma maneira desprendida da religião... Creio que eles possam enxergar melhor a realidade e absorver as informações que a religião condena e assim comparar com mais imparcialidade.

Na realidade, um ateu pode estudar sobre a religião, o satanismo e a ciência e chegar a um resultado com um ponto de vista mais claro e lógico do que alguém preso a uma destas três vertentes.

O_O

Agradecemos por utilizar a Consciênciopédia

By Raphael S
 
Se Deus não existe e nós acreditamos Nele, passamos por tolos. Isso é um problema pequeno.
Se Deus existe e nós não acreditamos Nele... Bem, aí a coisa fica preta.

Ah... que a coisa fique preta pra mim então. Só acredito nele no dia em que ele se mostrar. Ninguém prova que ele não existe, mas ninguém prova que ele existe também. Acredito, inclusive que muito desses padres, bispos e gente da Igreja nem acredita nele. Estão lá porque dá dinheiro.

Se Deus existe até que se prove o contrário, então existe Papai Noel até que se prove o contrário.
Não acreditar em Deus me faz um ateu né? Não me sinto mais inteligente.

Ah é, não li a matéria do Globo.
 
Existe uma diferença entre acreditar em Deus e acreditar no "pacote completo" da religião.

Sim, porque para algumas igrejas mais conservadoras/fanáticas, para acreditar em Deus, vc tem que acreditar em todos os dogmas, incluindo Adão e Eva, Terra em 7 dias, homossexuais são do mal, etc.

Algumas religiões aceitam a teoria da Evolução e a teoria do Big Bang, pois não interferem nas suas crenças, e para alguns deístas estes foram os meios pelos quais Deus criou o universo e a vida na terra.

Não dá pra dizer que necessariamente a porcentagem de QIs altos seja formada por cristãos ou católicos ou budistas ou espíritas, mas certamente são deistas que não são ligados aos dogmas religiosos.

Acho complicado comparar ciência com religião. Ciência não é uma coisa em que se acredita. O conhecimento obtido pela ciência é comprovado, ou seja existem provas, e também é utilizado. Baseado nesse conhecimento que curam-se doenças, e fazem coisas funcionarem.

A religião não tem compromisso em provar que está certa, as pessoas religiosas não sentem necessidade de provar a si mesmas. Isso só se torna um problema na hora de convencer outras pessoas de suas crenças. Porque algumas vezes não há respostas suficiente para satisfazer algumas pessoas.

Também tem a questão de que certos dogmas podem ser incompatíveis com os conhecimentos científicos. Um exemplo é a medicina. Como pode um cientista estudar a evolução de um vírus/bactéria, para encontrar uma cura, se ele não aceitar a teoria da Evolução?

Não é que a ciência seja contrária a Deus. É que as repostas (leia-se provas) que elas encontram dizem algo diferente do que está escrito em escrituras. Mas isso não é uma prova contra Deus.
Tem gente que costuma pensar assim:
Não acreditar em Adão e Eva = Não acreditar em Deus

Corrigindo o que já foi dito, pessoas mais racionais tendem a ser questionadoras, mas acho que alguém com um QI alto já fez todas as perguntas e já tirou suas conclusões. Se não há razão para acreditarem em algo que não os convenceu, não costumam refletir a respeito também.
 
Muito bom Padme. muito bom mesmo.
Quando falamos de Deus, estamos supondo que ele se encontra no patamar mais alto de tudo que existe. Inatingivel para nossa tecnologia atual, inatingivel para nossa tecnologia futura nos próximos... quanto tempo? Cem mil anos? Um milhão de anos? Vamos durar tanto?
É uma questão ruim. Insolúvel no plano físico. Tem-se que morrer para ter certeza.
O problema é que se não tem nada além disso aqui, nós nem ao menos ficaremos sabendo se estávamos certos ou errados. Nossa consciência se tornará um "nada", e o nada não existe.
Esse papo está ficando cabeça demais para mim. Vou voltar para o tópico das piadas.
 
Para não ficar um monte de tópico sobre o assunto, vai aqui mesmo...

Campanha ateísta quer colocar pôsteres em ônibus de Londres

Alguns ônibus de Londres poderão levar, a partir de janeiro, pôsteres com um slogan pouco comum: "Provavelmente, Deus não existe".

A campanha ateísta é da British Humanist Association (BHA, na sigla em inglês) e tem o apoio do acadêmico britânico Richard Dawkins, autor do livro Deus, um delírio e conhecido pelos seus documentários questionando o papel das religiões.

O objetivo da BHA com a campanha é "promover o ateísmo na Grã-Bretanha, encorajar mais ateístas a assumirem publicamente a sua posição e elevar o astral das pessoas a caminho do trabalho".

Com o dinheiro levantado em doações, o grupo quer colocar pôsteres em dois grupos de 30 ônibus por quatro semanas.

O slogan completo diz: "There's probably no God. Now stop worrying and enjoy your life" ("Provavelmente, Deus não existe. Agora, pare de se preocupar e curta a vida", em tradução livre).

"Nós vemos tantos pôsteres divulgando a salvação através de Jesus ou nos ameaçando com condenação eterna, que eu tenho certeza que essa campanha será vista como um sopro de ar fresco", disse Hanne Stinson, presidente da BHA.

"Se fizer com que as pessoas sorriam, além de pensar, melhor", concluiu.

Como os organizadores conseguiram arrecadar mais do que planejavam, eles pretendem colocar os pôsteres também do lado de dentro dos ônibus.

A BHA também estuda a possibilidade de estender a campanha para outras cidades, incluindo Birmingham e Manchester, na Inglaterra, e Edimburgo, na Escócia.

"A religião está acostumada a usufruir de benefícios tributários, respeito não merecido, o direito de não ser ofendida e o direito de fazer lavagem cerebral nas crianças", disse Dawkins.

"Mesmo nos ônibus, ninguém pensa duas vezes quando vê um slogan religioso. Esta campanha fará com que as pessoas pensem - e pensar é um anátema perante a religião", completou.

Mas Stephen Green, da organização Christian Voice (Voz Cristã, em uma tradução livre), disse que "ficará surpreso se uma campanha como essa não atrair pichação".

"As pessoas não gostam de receber sermão. Às vezes, é bom para elas, mas, ainda assim, elas não gostam", afirmou.

No entanto, a Igreja Metodista agradeceu Dawkins por incentivar um "interesse constante em Deus".

"Esta campanha será uma coisa boa se fizer com que as pessoas pensem nas questões mais profundas na vida", disse Jenny Ellis, reverenda metodista.

"O Cristianismo é para pessoas que não têm medo de pensar sobre a vida e seu significado", completou a religiosa.
 
ÉPOCA – Por que o senhor diz que pessoas inteligentes não acreditam em Deus?
Richard Lynn – Os mais inteligentes são mais propensos a questionar dogmas religiosos. Em geral, o nível de educação também é maior entre as pessoas de Q.I. maior (um Q.I. médio varia de 91 a 110). Se a pessoa é mais educada, ela tem acesso a teorias alternativas de criação do mundo. Por isso, entendo que um Q.I. alto levará à falta de religiosidade. O estudo que será publicado reuniu dados de diversas pesquisas científicas. E posso afirmar que é o mais completo sobre o assunto.


Os céticos são mais inteligentes??!! Sou católica, acredito em Deus e meu Q.I. não é baixo. (momento de indignação, desculpem).

Ao analisar mais de 500 estudos, Lynn disse estar convencido da relação entre Q.I. alto e ateísmo. “Em cerca de 60% dos 137 países avaliados, os mais crentes são os de Q.I. menor”, disse. Seu trabalho será publicado em outubro na revista científica Intelligence.

Preciso comprar esta revista, para saber que tipo de base de pesquisa ele usou...E Tolkien, o que será que ele acharia disso? O Q.I. DE Tolkien seria considerado então 0,0%..QUE ABSURDO
 
Arabael, tbm acredito em Deus.
Mas o se deixar levar por esse tipo de pesquisa é muito pior. Concorda?

Acho que o querem criticar mais com as pesquisas, são as pessoas que adotam uma postura de relacionar todos os fato, caóticos ou gloriosos ao poder divino.

Se num sei quem morreu, era sua hora, Deus quis assim.
Ou por outro, que estudou 2 anos ininterruptos e entrou na faculdade de medicina, dizer que só porque Deus quis, ou ainda aqueles que não se preocupam com sua saúde, pois Deus irá cuidar.

E mesmo mas os religiosos as coisas não são assim.

Acredito que Deus esteja lá no céu e queira ver vc fazer as suas coisas, conquistar seus próprios méritos, buscar seus sonhos.

A única diferença entre ateus e o religiosos é ter crença em uma divindade que lhes sirva de inspiração, assim como um sentido para a vida...
 
Arabael, tbm acredito em Deus.
Mas o se deixar levar por esse tipo de pesquisa é muito pior. Concorda?

Acho que o querem criticar mais com as pesquisas, são as pessoas que adotam uma postura de relacionar todos os fato, caóticos ou gloriosos ao poder divino.

Se num sei quem morreu, era sua hora, Deus quis assim.
Ou por outro, que estudou 2 anos ininterruptos e entrou na faculdade de medicina, dizer que só porque Deus quis, ou ainda aqueles que não se preocupam com sua saúde, pois Deus irá cuidar.

E mesmo mas os religiosos as coisas não são assim.

Acredito que Deus esteja lá no céu e queira ver vc fazer as suas coisas, conquistar seus próprios méritos, buscar seus sonhos.

A única diferença entre ateus e o religiosos é ter crença em uma divindade que lhes sirva de inspiração, assim como um sentido para a vida...


:clap: Meus parabêns!!! Tem razão, não vou mais me aborrecer com tolices de um pesquisador que traçou uma meta na vida que se limita a julgar os Q.Is alheios... e isso não vai mudar em nada minha vida.
 
Os religiosos não acreditam nas provas que provam o contrário da religião, no geral eu diria que são ignorantes.
Os ateus, pessoas curiosas buscam provas que comprovem. Essa é uma grande diferença, religiosos se cegam, ateus buscam a verdade.
 
Não que não acredite em Deus, mas as histórias da Bíblia por exemplo são muito vagas.
sobre a comparação do QI, seilá, não acredito que a religião os deixem 'menos inteligentes', apenas 'cegos' a respeito da religião.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo