No Volume IX, "Sauron Defeated" (Sauron Derrotado) das The History of Middle-earth (HOMe), temos umas informações (ou citações) sobre Durin I, o Imortal.
Numa determinada parte do texto, durante uma noite (algum tempo depois da Queda de Sauron), Sam está em Bolsão fazendo anotações para o Livro Vermelho, que lhe foi legado por Frodo. Elanor, sua primeira filha, que está junto, espia as anotações e vê que existem muitas perguntas e respostas. São perguntas feitas por vários amigos próximos, como Rosa (esposa do Sam) e a sua filha Elanor, que Sam tenta responder através de seus conhecimentos e das histórias que são contados por outros. E temos a seguinte pergunta:
"As Minas de Moria foram reabertas?"
Resposta: "Não ouvi notícias. Talvez a previsão sobre Durin não seja para nossos tempos"
Aí surge uma nota sobre essa "previsão":
"Sam certamente estava pensando no final da canção de Gimli em Moria, que o impressionou fortemente [pág. 330 da edição brasileira]:
A sua coroa no lago fundo
E Durin dorme sono profundo.
Ou então pensava nas palavras de Gimli quando Frodo e Sam olharam com ele no Lago-Espelho: 'Oh, Kheled-zâram, belo e maravilhoso! Ali permanece a Coroa de Durin até que ele acorde.' "
Mais sobre essa história pode ser lida aqui:
http://www.geocities.com/otsoandor/Epilogue.htm
O que me pareceu é que (claro, Durin certamenete morreu um dia) existia uma "crença" ou uma "lenda" entre os anões de que um dia Durin
acordasse. Ele talvez não teria "morrido" mesmo, mortinho, mortinho. Por isso essa lenda de ser o Imortal.
Corrijam-me se estver errada essa interpretação.