• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os anões de Moria falavam élfico ???

Antes de mais nada, eu gostaria de agradecer pelas respostas no meu tópico anterior sobre a picada da Laracna (não pude agradecer lá pq o tópico foi trancado antes). Agora já sei q Frodo foi picado no pescoço onde o mithril não o protegia. No filme, apenas mais um erro bobo. Vale destacar dentre as respostas a pequena mas produtiva aula de biologia do Pandatur. Ano q vem também vou cursar biologia se Deus quiser e ajudar.

Agora, voltando ao assunto desse tópico. Gostaria de saber pq no portão de Moria a mensagem está escrita em élfico. Que eu saiba os anões abominavam os elfos e nunca iriam escrever na língua deles, pois tinham a sua própria. Também queria saber pq Gimli sugeriu o caminho das minas se nem ao menos sabia como entrar.

Mais uma vez agradeço se alguém puder esclarecer a minha dúvida.

Elfos de Eregion, se não me engano, costumava fazer comercio com Moria, tanto que quem desenhou aqueles sinais no portão de Narvi foi Celebrimbor, criador dos anéis.
Quanto a indicação de Gimli, você me pegou. Talvez ele contava com a ajuda de Gandalf ou nem conhecia o portão. Realmente eu não sei.

Também queria saber pq Gimli sugeriu o caminho das minas se nem ao menos sabia como entrar.
Se não me engano no livro não foi o Gimli que sugeriu esse caminho foi o Gandalf , agora no filme sim foi o anão que fiz a sugestão mas acho que o que interessa pra gente é o livro.

Alguns elfos sobreviventes de Beleriand se fixaram em Eregion, que ficava perto de Moria. E, além do comércio, surgiu uma grande amizade entre esses dois povos, como nunca havia tido em outro lugar.

E Gimli sugeriu o caminho de Moria porque ele pensava que Balin estava vivo e poderia recebe-los.

[EDIT]

**EvenStar** disse:
Se não me engano no livro não foi o Gimli que sugeriu esse caminho foi o Gandalf , agora no filme sim foi o anão que fiz a sugestão mas acho que o que interessa pra gente é o livro.

:doh:
É mesmo! Gandalf tinha pensado em Moria mesmo antes de a Sociedade partir. E o sugeriu porque só havia 3 possibilidades: passar por Caradhras, por Moria ou pelo Desfiladeiro de Rohan. Aragorn era contra a passagem por Moria, não lembro direito, mas acho que era por causa do Balrog. Então eles foram por Caradhras. Só que não conseguiram passar. Então só haviam 2 possibilidades. Só que o Desfiladeiro de Rohan ficava muito próximo a Isengard. Por isso decidiram ir por Moria mesmo.

Ost-in-Edhil (lembrei do nome), a cidade dos elfos em Eregion era ligada até Moria. Tanto que é da amizade entre anões e elfos durante essa época (segunda era), que os elfos dali passam a ser denominado o Povo dos joalheiros, de tanto que os dois povos aprenderam um com o outro. Provavelmente se comunicavam bem e não tinham maiores richas, já que é a maior amizade que existiu entre um grupo de elfos e anões.

Muito obrigado pelas respostas !!!! Quer dizer q ali havia uma comunidade de elfos q estabeleceu laços de amizade com os anões de Moria. Blz, não sabia disso.

MoonWitch disse:
É mesmo! Gandalf tinha pensado em Moria mesmo antes de a Sociedade partir. E o sugeriu porque só havia 3 possibilidades: passar por Caradhras, por Moria ou pelo Desfiladeiro de Rohan. Aragorn era contra a passagem por Moria, não lembro direito, mas acho que era por causa do Balrog. Então eles foram por Caradhras. Só que não conseguiram passar. Então só haviam 2 possibilidades. Só que o Desfiladeiro de Rohan ficava muito próximo a Isengard. Por isso decidiram ir por Moria mesmo.

Tudo bem. Gandalf pode até ter sugerido Moria, mas não tinha como Aragorn saber do Balrog, e se ele sabia Gandalf também sabia. :wink:

Ah sim, existe uma característica dos anões evidenciada no Silmarillion; eles não gostavam de ensinar para ninguém a sua língua. Nem seus nomes nativos da sua língua eles costumavam revelar; assim, para manter laços de amizade, aliança ou comércio, eles preferiam aprender a língua dos aliados do que ensinar a deles.

Gandalf sabia do Balrog.
Gimli acreditava que seus parentes estavam vivos em Moria, e assim, não seria imprescindível que soubessem a "senha".

**EvenStar** disse:
Também queria saber pq Gimli sugeriu o caminho das minas se nem ao menos sabia como entrar.

E o Gandalf gostosão sabichão deveria saber tb que as Minas estavam uma droga.

Mesmo se Gimli soubesse 'a senha' d entrada d Moria ele não diria, pq Gandalf diz no livro q os anões tinham palavras secretas que não ensinavam a ninguém...além disso no tempo em q havia gente na mina as portas ficavam abertas sempre.
Acho q o q Gandalf sabia era q os portões d Moria estavam fechados, mas a historia d como isso aconteceu n escapou ninguem pra contar

Gondorian Blade disse:
Tudo bem. Gandalf pode até ter sugerido Moria, mas não tinha como Aragorn saber do Balrog, e se ele sabia Gandalf também sabia.

Tinha como Aragorn saber sim do Balrog. Ele e Gandalf discutiram muito sobre os caminhos a serem tomados antes de a comitiva partir de Valfenda.

SdA:SdA, pág. 294:

"Aragorn e Gandalf andavam juntos ou se sentavam, conversando sobre a estrada e os perigos que encontrariam, e ponderando os mapas relatados e desenhados, e os livros de estudo que havia na casa de Elrond"

E ele e Gandalf já haviam conversado sobre a possibilidade de passar por Moria:

SdA:SdA, pág 305:

- É verdade, ninguém pode saber! - disse Gandalf - Mas há outro caminho que não é pela passagem de Caradhras: o caminho escuro e secreto, do qual já falamos.
- Mas não vamos falar nele outra vez! Não por enquanto. Não diga nada aos outros, eu lhe peço, não até que fique claro que não há outra saída.
- Precisamos decidir antes de continuar - respondeu Gandalf.
- Então vamos ponderar o assunto em nossas mentes, enquanto os outros descansam e dormem - disse Aragorn.

E Aragorn também já esteve em Moria, assim como Gandalf:

SdA:SdA, pág. 315:

- Eu também atravessei o Portão do Riacho Escuro certa vez - disse Aragorn em voz baixa. - Mas, embora tenha saído vivo, as lembranças são muito maléficas. Não gostaria de entrar em Moria uma segunda vez.

E, além de ser conhecido por Aragorn, também era do conhecimento de Gimli, porque, também em SdA:SdA, na pág. 350, quando a Comitiva se depara com o Balrog, ocorre esse trecho:

Gimli olhou com com os olhos esbugalhados. - A Ruína de Durin - gritou ele, deixando cair o machado e cobrindo o rosto.

De nada! Às ordens. :obiggraz:

Na verdade, eu não lembrava de tudo isso não. Lembrava vagamente dessa passagem. Quando você levantou a possibilidade de Aragorn não saber da existência do Balrog, eu fiquei com a pulga atrás da orelha e fui conferir. :mrpurple:

Acho que Aragorn não sabia do Balrog; aliás, acho que ninguém sabia do Balrog até a hora em que ele se revelou. vejam bem, o Balrog não ficava passeando por Moria, ele ficava bem nos confins de lá. Aragorn e Gandalf, nas suas andanças anteriores por Moria, devem ter passado apenas pelos salões mais perto da superfície; não devem ter penetrado fundo o suficiente pra encontrar o Blarog ou saber de sua existência. vejam bem, Gandafl só descobre que seu inimigo é um Balrog quando a Comitiva se aproxima da Ponte de Khazad-dûm:

Gimli, olhou com os olhos esbugalhados. - A Ruína de Dúrin! - gritou ele, deixando cair o machado e cobrindo o rosto.
- Um balrog! - murmurou Gandalf - Agora eu entendo...

Vejam só, Gandalf só soube da existência do Balrog quando este se revelou. Sendo assim, nem ele nem Aragorn, e provavelmente ninguém, sabia da existência do Balrog em Moria.

Gandalf, Aragon e Gimli sabiam que um grande mal habitava a Moria mas não sabiam o que era, até Celebron dise que sempre DESCONFIOU que um mal dos dias antigos estava escondido nas profundezas de moria mas não sabia que era Balrog.

Antes das explicações é bom citar esse texto publicado hoje na Valinor: Eles, Os Anões (Parte II), que fala um pouca maisa do cotidiano e tradições deles na TM, inclusive explica algumas perguntas do Gondorian.

Vamos as respostas:

Gondorian Balde disse:
Gostaria de saber pq no portão de Moria a mensagem está escrita em élfico. Que eu saiba os anões abominavam os elfos e nunca iriam escrever na língua deles, pois tinham a sua própria.

Como já foi dito por alguns aki no tópico, os anões odiavam claro os elfos, certo. Mas não odiavam a lingua deles. Os anões falavam entre si pela lingua Kazad, a lingua secreta dos anões, usada somente por eles e entre eles. Assim como a regra aplica-se nos nomes, anões tem nomes "humanos" para seres não-anões e nomes anões para somente eles usarem.

Para comunicar-se com o 'mundo de fora' eles presisavam e necessitavam usar outra lingua, portanto os Sindar ensinaram para eles a falar Sindarin, assim como durante os tempos aprenderam a falar a lingua comum, a lingua usada na TM, que serve p/ comunicação de todos.

Gondorian Blade disse:

Quem deu a opção foi Gandalf, mas quem influenciou a escolha foi Gmili tambem, pois Gmili poderia não saber como entrar, mas imaginava que ali, nas Minas de Moria, teriam uma recepção cordial dignas de rei, com "agua boa e comida fresca".

E a outra opção que citaram, o desfiladeiro de Rohan, além de ser perto de Isengard que por sua vez tinha como dominio de Saruman, era longe e Moria era mais perto e 'mais rápido'...

É isso, me baseei principalmente nesse texto citado :obiggraz:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.734,79
Termina em:
Back