• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os Anéis de Poder

Deriel enviou um novo Artigo

Os Anéis de Poder



Notas IntrodutóriasEste imenso apanhado de dúvidas sobre os Anéis de Poder foi criado por Stan Brown, da Oak Road Systems, e a versão original do mesmo, em inglês, podem ser vista neste endereço. Ele é composto de 48 questões que englobam praticamente todos os aspectos dos Anéis, em questões tratadas dentro da outra ou meramente especuladas, com as informações que temos.O r.a.b.t. que se espalha por todo o artigo é o...
Continue lendo o Artigo original
 
Última edição por um moderador:
Deixei separado para ler com calma e a atenção que merece!
Em uma passada de olho rápida não pude deixar de vir comentar! Que trabalho fantástico!
 
Nossa, muito bom esse artigo, tira muitas duvidas... Gostei muito de saber + sobre os aneis elficos, eles eram poderoso como escudos e não como armas =]
 
Me sur uma dúvida sobre o um anel.
Há duas frases nele. Essas duas frases aparecem dentro e fora ? Ou uma aparece dentro e outra fora ?
 
A inscrição foi determinante para que o Anel fosse reconhecido e destruído. Sauron ter feito a inscrição é meio que um tiro no próprio pé. Sempre me pareceu que foi um artificio usado por alguem para criar uma fraqueza no "esquema" do Anel.

Também acho que como a história está, somente Sauron poderia ter feito. Mas sempre fico esperando uma reviravolta.

Não sei o quanto Tolkien conhecia de ocultismo ou magia, mas é de conhecimento geral que inscrições podem fornecer poder a um objeto, sendo Arda criado através da canção dos Ainur parece mais lógico que a inscrição sendo a palavra materializada tivesse o intuito de fortalecer o poder do Anel...
Bom é só uma suposição...
** Posts duplicados combinados **
Tenho algumas dúvidas... não me lembro agora, e não tenho os livros de O senhor dos anéis para conferir... Partindo do pressuposto que houve um confronto entre o Senhor dos bruxos de Angmar (ou o Senhor dos Nazgul) e Gandalf... Como ele foi capaz de dobra-lo (quebrar o cajado)?! Ele estaria usando o seu anel?! E se estivesse o anel seria poderoso a ponto de o elevar ao status de um Maiar?! Seria este o poder do elemento Morgothiano (outro pressuposto que seria que parte da corrupção dos anéis de poder seja este elemento)?! E se estivesse usando o anel ainda estaria subjugado a vontade de Sauron?!
** Posts duplicados combinados **
Outra ideia... A resposta para os anões não poderem ser corrompidos talvez seja o fato de que eles não foram criados nas canções dos Ainur e sim pelo próprio Aulë...
Se bem que na minha opinião Aulë é meio suspeito... Os noldor foram seus discípulos, Sauron foi seu discípulo, Saruman foi seu discípulo... ou ele é muito suspeito ou ele tem uma ambição que ele transmite a tudo... O que pode ter a ver com o elemento terra que é o elemento da prosperidade e riqueza, talvez esta ambição seja inerente a ele...
Bom se alguém puder refutar ou apoiar esta suposição ficaria muito grato...
 
Tenho algumas dúvidas... não me lembro agora, e não tenho os livros de O senhor dos anéis para conferir... Partindo do pressuposto que houve um confronto entre o Senhor dos bruxos de Angmar (ou o Senhor dos Nazgul) e Gandalf... Como ele foi capaz de dobra-lo (quebrar o cajado)?! Ele estaria usando o seu anel?! E se estivesse o anel seria poderoso a ponto de o elevar ao status de um Maiar?! Seria este o poder do elemento Morgothiano (outro pressuposto que seria que parte da corrupção dos anéis de poder seja este elemento)?! E se estivesse usando o anel ainda estaria subjugado a vontade de Sauron?!
Pelo que me lembro agora de cabeça, esse confronto entre os dois nunca ocorreu. Quando iam começar a se enfrentar, acontece alguma coisa, os cavaleiros de Rohan chegam eu acho. Mas se realmente houvesse este confronto, eu apostaria no Gandalf. Ele usa o anel dele o tempo todo sim.
A resposta para os anões não poderem ser corrompidos talvez seja o fato de que eles não foram criados nas canções dos Ainur e sim pelo próprio Aulë...
Os elfos e os homens não foram criados nas canções dos Ainur, tanto que os grandes Valar pouco sabiam a respeito dos Filhos de Ilúvatar - eles não tiveram participação na sua criação. E, de qualquer forma, após Aulë criar os anões, Eru lhes deu vida.

Já a respeito de Aulë ter seus seguidores corrompidos por Morgoth, há este trecho em O Silmarillion:

Melkor sentia inveja de Aulë, pois era Aulë o que mais se assemelhava a ele em idéias e poderes; e houve um longo conflito entre os dois, no qual Melkor sempre desfigurava ou desfazia as obras de Aulë; e Aulë se exauria a reparar os tumultos e as desordens de Melkor. Os dois também desejavam criar coisas que fossem suas, novas e ainda não imaginadas pelos outros, e gostavam de ter sua habilidade elogiada. Aulë, porém, mantinha-se fiel a Eru e submetia tudo o que fazia à sua vontade; e não invejava os feitos dos outros, mas procurava conselhos e os dava. Ao passo que Melkor dissipava seu espírito em inveja e ódio, até que afinal não fazia mais outra coisa a não ser ridicularizar o pensamento de terceiros, e destruiria todas as obras alheias se pudesse. (Valaquenta)

Ou seja, Morgoth e Aulë eram muito semelhantes, até na vontade de criar as coisas. Então na minha opinião faz sentido que os seguidores de Aulë fossem mais facilmente corrompidos do que os demais seguidores de outros Valar.
 
Obrigado Mireille! Realmente não tenho certeza da existência desse confronto nos livros... Ele faz parte das cenas excluídas do filme O Senhor dos Anéis: O retorno do Rei... E sim o Narya com certeza daria poder o suficiente à Gandalf, se bem que esta cena faz parte pois depois deste momento Gandalf aparece sem cajado...
Quanto a Aulë me lembrava vagamente do trecho que você citou, obrigado, e é verdade realmente faz sentido já que ambos os mestres são criativos..

** Posts duplicados combinados **
Ah Mireille... Quanto a criação dos filhos de Illuvitar quis dizer durante a Canção já que o terceiro tema não foi cantado pelos Ainur mas sim diretamente por Eru, sendo assim eles não participaram, porém tanto os primogênitos quanto o segundos filhos (não lembro o termo...) são criados durante a canção, já os anões foi criado separado... Entende talvez esta criação separada seja a justificativa para estes não serem corrompidos...
 
Não sei o quanto Tolkien conhecia de ocultismo ou magia, mas é de conhecimento geral que inscrições podem fornecer poder a um objeto, sendo Arda criado através da canção dos Ainur parece mais lógico que a inscrição sendo a palavra materializada tivesse o intuito de fortalecer o poder do Anel...
Bom é só uma suposição...
** Posts duplicados combinados **
Tenho algumas dúvidas... não me lembro agora, e não tenho os livros de O senhor dos anéis para conferir... Partindo do pressuposto que houve um confronto entre o Senhor dos bruxos de Angmar (ou o Senhor dos Nazgul) e Gandalf... Como ele foi capaz de dobra-lo (quebrar o cajado)?! Ele estaria usando o seu anel?! E se estivesse o anel seria poderoso a ponto de o elevar ao status de um Maiar?! Seria este o poder do elemento Morgothiano (outro pressuposto que seria que parte da corrupção dos anéis de poder seja este elemento)?! E se estivesse usando o anel ainda estaria subjugado a vontade de Sauron?!
** Posts duplicados combinados **
Outra ideia... A resposta para os anões não poderem ser corrompidos talvez seja o fato de que eles não foram criados nas canções dos Ainur e sim pelo próprio Aulë...
Se bem que na minha opinião Aulë é meio suspeito... Os noldor foram seus discípulos, Sauron foi seu discípulo, Saruman foi seu discípulo... ou ele é muito suspeito ou ele tem uma ambição que ele transmite a tudo... O que pode ter a ver com o elemento terra que é o elemento da prosperidade e riqueza, talvez esta ambição seja inerente a ele...
Bom se alguém puder refutar ou apoiar esta suposição ficaria muito grato...

Podemos dizer que segundo o histórico das lutas no livro de SdA, em um confronto entre Gandalf e o rei Bruxo as chances estavam ao lado de Gandalf por alguns fatores interessantes:
-Gandalf vinha se preparando para ser o único capaz de enfrentar um inimigo ainda mais poderoso que um homem que seria Sauron.
-Ainda na forma cinzenta, em Moria, Gandalf conseguiu derrotar um Balrog que era uma criatura ainda mais perigosa e de status superior ao rei bruxo (mesmo que Sauron houvesse reforçado bastante o poder dele nos últimos tempos). Na forma branca ele retorna com poderes maiores que Gandalf o Cinzento.

Também, conforme lemos no funcionamento do anel de Gandalf, os 3 anéis élficos só poderiam ser subjugados por Sauron se o senhor do escuro estivesse com o Um no dedo (o Um era a peça para dominar o mundo inteiro e não apenas os anéis menores). Sem o seu anel Sauron não poderia sabotar o poder do adversário uma vez que ele não chegou a tocar neles para corrompê-los.

A respeito dos anões eu só acrescentaria que Aulë, dotado do poder de previsão dos Valar e de acordo com os textos no Silma, planejou para que os anões já fossem dotados de resistência e constituição forte contra o que seria ainda um longo período de luta contra Melkor.

Eru descobre isso, que Aulë desejava fazer "filhos" muito precocemente, e os faz dormir debaixo da pedra para que não retirassem o privilégio dos elfos de serem os primogênitos dele.

Aos elfos e homens esse padrão também é seguido por Tolkien e as primeiras famílias a despertarem em cada povo contam com indivíduos muito superiores em relação às futuras gerações porque no começo eles sempre eram poucos e precisavam garantir que a espécie sobreviveria em meio a tumultos enormes. Por exemplo, os elfos de Cuiviénen são os elfos da grande marcha de onde vieram os governantes das 3 famílias élficas. Enquanto que nos homens as famílias mais destacadas são as 3 que chegaram primeiro ao oeste das terras mortais e que derivariam a ilha de Númenor gerando o que se conhece como Reis dos Homens.

Quer dizer, os anões haviam sido concebidos do início para serem fortes e eram baseados naquilo que Aulë tinha de mais fiel em sua memória em relação ao que ele vira dos filhos de Eru do lado de fora do mundo.

E que em razão desse esforço para se aproximar de Eru as formas que ele dá aos anões são bem mais graciosas que as obras de Morgoth (orcs, etc...). Para protegê-las ele usa de todo seu conhecimento porque seria uma das suas maiores obras (tornada futuramente a maior delas porque Eru lhes deu o dom da existência numa espécie de trabalho conjunto).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo