• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os Ainur podem morrer

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Eu estava pensando sobre isso e me bateu a duvida: os Ainur que assumiram forma fisica podiam morrer? Pois Melkor foi tirado dos circulos do mundo, Gandalf "ressuscitou" etc. Sobre Saruman não me lembro se há alguma informação no Senhor dos Anéis.

E então os Ainur podiam morrer?

(não sei se ja existe algum topico parecido, no procurar não me retornou nada)

(era para ter uma interrogação no título, desculpem-me)
 
Última edição:
Não morrem não.

Gandalf teve seu corpo corrompido e retornou a Aman, de lá mandaram ele de volta em um novo corpo, mas com a mesma aparência.

Valar e maiar não morrem, a mesma coisa aconteceu com Sauron, Melkor e Saruman.
 
Na verdade, não podem MORRER, mas podem perder seus corpos para sempre. Saruman e Sauron foram destruídos. Só sobraram sombras, mas sem nenhum poder.
 
Mas acredito que "morrer" na obra tolkieniana significa "perder o corpo". Pois se formos considerar o espírito, ninguém morre, nem os homens.
 
Como o Célio falou. Devemos considerar que o Hroa pode ser perdido por danos e isso é considerado como morte aparente para os elfos. Pois a alma pode voltar a receber das mãos dos Valar um corpo. Uma operação bem delicada segundo as palavras de Manwe.

Já a alma deles não morre, mas pode se tornar inofensiva para o mundo se não tiver uma "casa" para habitar.
 
Se não me engano, podem morrer, caso o nível de corrupção chegue a níveis extremos [pena que isso não acontece com nossos políticos =/]

Peguemos Melkor: ele foi ao nível mais baixo de corrupção e no final estava preso ao fána, que acabou se tornando um hröa.

Fingolfin se tivesse conseguido matar Melkor no duelo teria acabado com a guerra [pelo menos teria derrotado o líder, mas ainda haveriam os capitães que poderiam lutar pelo poder e mimimi, mas enfim].

O que pode acontecer é do Ainur passar muito tempo fora de Arda [tipo, tempo bagarai] e acabar por recuperar poder para formar um corpo novo. Se não me engano isso poderia acontecer com Melkor, e por isso ele poderia retornar e fazer guerra de novo. Isso aconteceria se o Ainur passar muito tempo sem pensar em fazer o mal, ele pode acabar reconquistando poder, pois seu poder subcriativo não estaria sendo gasto com tais pensamentos.
 
Essa questão é relativa. Depende de o que você considera morrer.

Os corpos visíveis dos Ainur em Ëa podem ser destruídos, como foi o caso de Sauron por duas vezes: Sua aparencia bela e sábia em em Númenor e depois seu corpo terrível e poderoso na Guerra do Anel.

Mas seus espíritos, seu verdadeiro ser não podem ser destruidos por completo, eu acho, apenas diminuídos como aconteceu com Sauron e Melkor, e no caso dele ser poderoso como Melkor ainda poderia juntar poder para formar um novo corpo (e até por isso ele foi mandado para o Vazio). E Sauron, por ainda ter grande parte do seu poder na Terra-Média com o Um Anel, pode criar mais um corpo.


Então, se pensar bem, apenas as "roupas" dos Ainur podem ser destruídas, e depois precisam de uma boa quantidade de poder para recriar esses corpos.
 
Eu ia dar um "Citar++" em todos os posts, mas ia ficar muito bagunçado. assim sendo vou resumir meu pensamento em algumas frases, e considerem-se todos citados. assim:

1- A morte na terra média e um assunto muito relativo;
2- Nem mesmo os Homens morrem totalmente, assim sendo um Ainur também não;
3- Vejo as vidas dos Ainur da terra média, como uma forma de "evolução", através da qual eles adquirem conhecimento e poder, para cumprir seus designos.

Abraços.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo