• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os Ainur eram anjos??

Os Ainur são espíritos primordiais criados do pensamento de Eru Ilúvatar.

Se levarmos em conta que isso tudo foi alegoria (qeu Tolkien nega, mas...), e que Eru era Deus, podemos dizer que ainur são "parecidos" com anjos, mas não são exatamente anjos. Os Valar e os Maiar "governaram" Arda, enquanto na nossa Terra, "Deus" ( de acordo com a Biblia) que teve esse papel.
 
Os anjos são criaturas que existem para servir a Deus, em seu serviço de proteção e louvor. Não tem nenhuma relação com a Terra dos homens, eles não decidem e nem interferem na história da humanidade, podem nos proteger, e por vezes o fazem, mas não interferem nem nos aconselham quanto aos nossos caminhos.

Os anjos guardam a glória e a santidade de Deus em seu santuário (como é referido no livro de Isaías).

Foram criados um pouco acima dos homens, mas é o homem a grande criação de Deus, que está aqui na Terra aprendendo a conviver com a grande responsabilidade de louvar e reconhecer a direção e a glória de Deus, não reconhecida na sua estada no jardim do Éden. A única ajuda que os homens poderiam ter recebido seria de Lúcifer, mas esse se recusou em nos ensinar o louvor, (coisa que o homem tem aprendido através do Espírito Santo) se tornando então o inimigo da alma de todo homem, o Satanás... (conceitos retirados da Bíblia).

Os Ainur tem um papel totalmente diferente em relação a Arda, com Eru e com os homens... Não, não são anjos!
 
Eu acho que são uma versão mitológica que Tolkien deu aos anjos. Nas Cartas ele chama várias e várias vezes os Ainur de "seres angélicos". =)
 
Resposta direta: não.
Eles não eram Anjos, Ilúvatar não era Deus.
Mas há muitas semelhanças.

Os Valar e os Maiar "governaram" Arda, enquanto na nossa Terra, "Deus" ( de acordo com a Biblia) que teve esse papel.

Há uma teoria que muitas religiões acreditam que diz que o tempo Celeste acontece de outra forma, diferente da que usamos para contar aqui. Segundo essa teoria estamos vivendo o Sétimo Dia da Criação. Para os que não lembram é o dia do Descanço.

Sendo assim, o governo da Terra ficou sob a tutela dos Arcanjos, o grupo mais poderoso de anjos (que podemos comparar aos Valar).

E abaixo desses estão outras diversas legiões de anjos, os Querubins, Serafins, Ofanins (que, numa comparação, podem ser enquadrados entre os Maiar).

Isso pode mudar a visão que temos dos anjos, e aproximar ainda mais as comparações.

Os anjos são criaturas que existem para servir a Deus, em seu serviço de proteção e louvor. Não tem nenhuma relação com a Terra dos homens, eles não decidem e nem interferem na história da humanidade, podem nos proteger, e por vezes o fazem, mas não interferem nem nos aconselham quanto aos nossos caminhos.

Os homens tbm foram criados com essa natureza. A idéia original era que os homens, tbm vivessem única e exclusivamente à glória de Deus. E pelo que vemos não foi bem assim que aconteceu.

Como disse anteriormente, pode ser que os anjos tenham um papel mais profundo que algumas religiões destinaram à eles.

Até pq se fosse assim, sequer saberíamos sobre o já conhecido Lúcifer.



E concordo que não sejam anjos, mas não pelos argumentos citados.
Mas sim por um motivo muito mais simples, quem criou os anjos para seu auxílio foi Deus, Ilúvatar criou os Ainur rs...

Mas se os anjos inspiraram esses seres? Creio que sim.

Talvez Tokien conhecesse uma outra versão da criação, alguma história além...
Ou simplesmente acreditasse em teorias próprias, que possam ter inspirado outros autores e mudar sua visão do que já estava estabelecido...
 
Hmmm acho que não, pois se formos ver eles eram mais poderosos que anjos, eles são como Deuses - poderes da Terra, bom novamente eu repito é dificil você fazer um paralelo com o Legendarium e a Mitologia Cristã - Judaica enfim. Mas sim como fonte de inspiração acho que o Professor deve ter utilizado a Mitologia Cristã.

Abraços.
 
O Ainur são seres que tem algumas semelhanças com os anjos cristãos, mas destoam dele na maioria das coisas. O primeiros fazem parte da música de Eru, e foram feitos por ele para moldar o mundo e o universo que ele criou e nele habitar. Já os Anjos, como foi dito aqui, são seres submissos a Deus e que nada interferem na criação do mundo. Acho que qndo Tolkien chama os Ainur de 'sere angelicais'..é tentando mostrar a beleza e a importancia deles..não os chamando de anjo...são criaturas parecidas..mas com poderes e propósitos diferentes...
 
Hum...

Vendo do ponto de um ponto de vista hierárquico, pode ser que sim, pois os Anjos são grandes "servos"(não achei uma palavra decente que expressasse o que eu queria dizer) de Deus, são inferiores á Deus.

Os Ainur são meio parecidos não? Na hierarquia são inferiores a Eru e "servos também.

Mas, como a SARA disse, as finalidades angélicas no cristianismo são diferentes das dos Ainur de Eru.

Realmente interessante, pena que não soube me expressar, mas está valendo.

Abraços!:cerva:
 
Hum...

Vendo do ponto de um ponto de vista hierárquico, pode ser que sim, pois os Anjos são grandes "servos"(não achei uma palavra decente que expressasse o que eu queria dizer) de Deus, são inferiores á Deus.

Os Ainur são meio parecidos não? Na hierarquia são inferiores a Eru e "servos também.

Mas, como a SARA disse, as finalidades angélicas no cristianismo são diferentes das dos Ainur de Eru.

Realmente interessante, pena que não soube me expressar, mas está valendo.

Abraços!:cerva:

É, no ponto de vista hierárquico pode ter semelhança, mas como disse a Daewen, eles diferem quando pensamos em suas "funções" diante do mundo. Afinal, os anjos não participaram da criação, enquanto os Ainur, além de fazer parte da Música, a partir dela deram forma às criações de Eru, da forma como a interpretaram.

O termo "seres angelicais" deve mesmo estar remetendo a uma certa "pureza", beleza e talvez até uma "majestade" presente em ambos os seres.

Acredito que os Ainur estariam mais próximos de "mini deuses" (o termo é horrível, mas acho que dá para entender.. ehehe) do que de anjos.
 
Bom, as idéias são bem próximas mesmo se nós vermos com a idéia cristã de anjos acredito que seja quase a mesma coisa.

Pois vamos pensar:

Eru= Deus que écontemplado por Anjos (Ainur).
Ainur= Anjos que contemplam Deus (Eru).

Ou seja as idéias são realmete bem próximas. Tolkien era um catolicícimo, um acreditador da idéia cristã, onde existe Deus e os Anjos.

Esse fato de Tolkien ter se aproximado desse fato tão religioso, certamente é porque o mesmo ela um "católico roxo*"

Vamos ver a história de cada um, os dos Ainur e dos Anjos (uma história bem resumida.
Eu achei um texto sobre a definição do que é os Ainur, e dá para ser usado na definição do que é um anjo, basta só inverter as palavras.
Na verdade é uma pequena frase que é a definição.

Vejam:
Os '''Ainur''' são os espíritos primordiais criados por Ilúvatar|Eru Ilúvatar antes da existência do universo.

Invertendo os nomes:

Os Anjos são espíritos primordiais criados por Deus, antes da Existência do universo

Trocando as palavras as definições ficam bem parecidas.

Ou seja, dependendo da interpretação de cada um, sim, os Ainur pode ser interpretado com Anjos, aí fica no critério do jeito como vocês querem ver.

As histórias são muito parecidas, a minha interpretação é que Tolkien quis fazer algo parecido com isso sim.
 
São entidades abaixo de Eru, criações do pensamento de Eru, podem sim ser algo semelhante aos anjos, mas com um certo arbítrio mais amplo.
 
Nunca vi os Ainur como anjos, mas mais como deuses inferiores ao deus supremo, isto é, Eru. Pode até ser que seja usada essa colocação de "anjos". Assim eu diria que são anjos de grande poder, cada um com seu quê.
 
Resposta direta: não.
Eles não eram Anjos, Ilúvatar não era Deus.
Mas há muitas semelhanças.



Há uma teoria que muitas religiões acreditam que diz que o tempo Celeste acontece de outra forma, diferente da que usamos para contar aqui. Segundo essa teoria estamos vivendo o Sétimo Dia da Criação. Para os que não lembram é o dia do Descanço.

Sendo assim, o governo da Terra ficou sob a tutela dos Arcanjos, o grupo mais poderoso de anjos (que podemos comparar aos Valar).

E abaixo desses estão outras diversas legiões de anjos, os Querubins, Serafins, Ofanins (que, numa comparação, podem ser enquadrados entre os Maiar).

Isso pode mudar a visão que temos dos anjos, e aproximar ainda mais as comparações.



Os homens tbm foram criados com essa natureza. A idéia original era que os homens, tbm vivessem única e exclusivamente à glória de Deus. E pelo que vemos não foi bem assim que aconteceu.

Como disse anteriormente, pode ser que os anjos tenham um papel mais profundo que algumas religiões destinaram à eles.

Até pq se fosse assim, sequer saberíamos sobre o já conhecido Lúcifer.



E concordo que não sejam anjos, mas não pelos argumentos citados.
Mas sim por um motivo muito mais simples, quem criou os anjos para seu auxílio foi Deus, Ilúvatar criou os Ainur rs...

Mas se os anjos inspiraram esses seres? Creio que sim.

Talvez Tokien conhecesse uma outra versão da criação, alguma história além...
Ou simplesmente acreditasse em teorias próprias, que possam ter inspirado outros autores e mudar sua visão do que já estava estabelecido...

Então, mas no sétimo dia, estava tudo "pronto". Já em Arda, Os Valar que deram forma, criaram os animais, as árvores, a chuva, etc...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo