• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os Ainur e o oceano

Mestre Elrond Peredhil

Blá blá blá
Estava lendo O Silmarillion e a passagem abaixo me deixou intrigado:

Já os outros Ainur contemplaram essa habitação instalada nos vastos espaços do Universo, que os elfos chamam de Arda, a Terra; e seus corações se alegraram com a luz, e seus olhos, enxergando muitas cores, se encheram de contentamento; porém, o bramido do oceano lhes trouxe muita inquietação.

Eis a questão: por quê os Ainur ficaram inquietos com o bramido do oceano?
 
Você se recorda a primeira vez que ouviu o mar revolto?

Pois é. Eles se sentiram da mesma forma.
 
A terra é forte, firme, segura, estável...
O mar por si só é revolto, instável, inseguro, inóspito.

Daqui pra frente acho que é só criar alegorias para o que o Menegroth quis dizer de forma mais objetiva.
 
Então sendo mais claro...

Os Ainur estavam cantando né?
Pois é, em algum lugar do Silma (e eu tenho certeza disso) diz que nas águas ainda estão os ecos do canto dos Ainur.

Pois bem, agora imaginem eles ouvindo, não da sua própria boca, os ecos de sua própria canção.

Bacana né? Tolkien não dá ponto sem nó.
 
Gostei de todos os posts até agora, acho que todos respondem um pouco a pergunta.
O mar é um simbolo de inconsciente, de ir no mais profundo de si mesmo, sabendo que irá encontrar espaços profundos escuros desconhecidos... O que é você?
Nas Letters Tolkien dizia gostar muito dos mares...
 
Realmente é interessante pensar dessa maneira.

Os Oceanos são realmente uma mina de tesouros, até então, quase todos desconhecidos. Ali, penso eu, é um dos maiores mistérios do mundo, nas grandes profundezas do oceano, dentro de cada caverna que existe em cada abismo é um mistério.

Ali tudo é revolto, instável, inseguro, inóspito (by elsonluiz). Do mesmo jeito que nós temos medo de encarar o mar, os Ainur a primeira vista do que criaram também pensaram assim.

Realmente a Terra é mais segura que o mar. Vendo, que, ultimamente, tudo está a mesma coisa.

Abraços!:cerva:
 
Você se recorda a primeira vez que ouviu o mar revolto?

Pois é. Eles se sentiram da mesma forma.

Nunca vi/ouvi o mar... :mrgreen:
Mas entendi a questão!


Então sendo mais claro...

Os Ainur estavam cantando né?
Pois é, em algum lugar do Silma (e eu tenho certeza disso) diz que nas águas ainda estão os ecos do canto dos Ainur.

Pois bem, agora imaginem eles ouvindo, não da sua própria boca, os ecos de sua própria canção.

Bacana né? Tolkien não dá ponto sem nó.

É esse o trecho:

E dizem os eldar que na água ainda vive o eco da Música dos Ainur mais do que em qualquer outra substância existente na Terra; e muitos dos Filhos de Ilúvatar escutam, ainda insaciados, as vozes do Oceano, sem contudo saber por que o fazem.
 
Então sendo mais claro...

Os Ainur estavam cantando né?
Pois é, em algum lugar do Silma (e eu tenho certeza disso) diz que nas águas ainda estão os ecos do canto dos Ainur.

Pois bem, agora imaginem eles ouvindo, não da sua própria boca, os ecos de sua própria canção.

Bacana né? Tolkien não dá ponto sem nó.


Não só isso...Imagine o quão poderosa era a canção, e o quão perturbados ficavam os Ainur quando ouviam/sentiam o poder de tal canção sem que esse saisse deles mesmos. É algo que nenhum de nós podemos explicar, porque tecnicamente nao temos padroes de comparação, mas deve ser uma sensação monstruosa sentir seu proprio poder e notar que ele é imenso!!
 
O mar é a fonte primordial da VIDA. os Ainur seres criados a partir da vontade direta de Eru, jamais haviam experenciado os efeitos materiais das músicas que cantavam, as quais Eru insuflava a Chama Imperecível, seu atributo absoluto de criação, transformando em matéria viva aquilo que era somente SENTIDO pelos Ainur. Por isso os ecos do mar, que são os ecos da VIDA criada e insuflada por Eru Ilúvatar assombravam e ao mesmo tempo maravilhavam os Poderosos Ainur, a ponto de seduzir um número significativo deles a "dimiuirem" suas magestades para habitar em matéria!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo